A Vigilância Sanitária de Salgueiro está realizou na manhã desta sexta-feira (10) uma ação para proibir a comercialização de pomadas para trançar e modelar cabelos que têm causado problemas oftalmológicos. Lojas de cosméticos e salões de beleza estão sendo fiscalizados e, nos casos de descumprimento da medida da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, será feita a interdição, lavrados autos de infração e apreensão das mercadorias.
A equipe pede aos comerciantes em geral que recolham todas as pomadas de transar, modelar ou fixar cabelos até que seja dada uma nova orientação pela Anvisa, que segue examinando os produtos. Os profissionais de salões de beleza devem suspender o uso desses produtos, mesmo aqueles que na teoria não causem nenhum agravo, pois é passível de reação adversa. E aos que tem o produto em casa, não é recomendado o uso, se já está com o cabelo trançado, a orientação é que retire o produto imediatamente, de forma cuidadosa, inclinando a cabeça para trás, lavando os fios de forma que evite o contato com os olhos.
Para qualquer denúncia ou esclarecimento, é possível entrar em contato com a ouvidoria municipal pelos telefones 87 9 8824-2702 ou 87 3871-7074.