Um vigilante terceirizado foi morto a pauladas dentro do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife. Manoel da Silva Santos estava trabalhando na madrugada da terça-feira (15), quando o crime ocorreu.
Nesta quarta (16), a instituição de ensino postou uma nota nas redes sociais sobre o crime. A UFRPE disse, no comunicado, que um homem entrou por trás do prédio em que Manoel estava, quando o colega que trabalhava com ele no posto de vigilância saiu para ir ao banheiro.
Ainda segundo a universidade, Manoel, que voltava de uma ronda de moto pelo campus, teve uma arma roubada e foi agredido pelo invasor.
Na nota a UFRPE disse, ainda, que o vigilante que trabalhava com Manoel voltou do banheiro e presenciou a agressão. Após a chegada dele, o invasor fugiu.
Na nota divulgada no site, a universidade disse que Manoel foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De lá, seguiu para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife, onde morreu.
De acordo com a instituição de ensino, o suspeito do crime já foi identificado e está sendo procurado pela polícia. A Polícia Federal disse que o caso ficou com a Polícia Civil porque a vítima não era servidor federal e o crime não trouxe prejuízo para a universidade.
O g1 procurou a Polícia Civil, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.
Em nota, a universidade afirmou que, mesmo diante dos cortes orçamentários, conseguiu “manter um sistema de segurança com qualidade”.
“A Administração da UFRPE reforça o seu reconhecimento pelo excelente trabalho desempenhado por Manoel e por todos os nossos agentes de segurança, o qual permitiu a UFRPE atingir indicadores importantes explicitados em não termos tido nenhum caso de morte, tentativas de estupro, assaltos e outros crimes violentos dentro do Campus”, escreveu a instituição.