O ator José Dumont, de 72 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, na quinta-feira (15/9), por armazenamento de pornografia infantil e estupro de vulnerável. De acordo com as autoridades, as denúncias partiram de vizinhos, que já suspeitavam da conduta do veterano.
Em 2021, Dumont esteve no ar na Globo no papel do coronel Tonico na novela das 6 ‘Nos Tempos do Imperador’. Ele já estava contratado para a nova novela “Todas as Flores”, porém através de nota a emissora comunicou o afastamento do ator.
“O ator José Dumont estava contratado como obra certa especificamente para a novela Todas as Flores, a ser exibida no Globoplay. Diante dos fatos noticiados, a Globo tomou a decisão de retirá-lo da novela. A suspeição de pedofilia é grave. Nenhum comportamento abusivo e criminoso é tolerado pela empresa, ainda que ocorra na vida pessoal dos contratados e de terceiros que com ela tenham qualquer relação”, diz o texto.
Investigações apontam que o global, detido por estupro de vulnerável, oferecia presentes à vítima para, conseguir beijá-la na boca e fazer carícias em suas partes íntimas. Tudo foi filmado por câmeras de segurança.
A polícia enquadrou o ator no crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Metrópoles revelou, com exclusividade, que o artista fez uso do dinheiro e da fama para abusar de um menino de 12 anos.
Dumont foi transferido para o presídio de Benfica, no Rio de Janeiro, onde ficará até a audiência de custódia.