Em reunião com a bancada pernambucana no Congresso Nacional, realizada na noite desta terça-feira (20), em Brasília, o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu que a ferrovia Transnordestina será concluída, no trecho entre Salgueiro e Suape, através de recursos federais ou parcerias com a iniciativa privada.
Durante o encontro, marcado através da iniciativa dos coordenadores da Bancada, os deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT), o ministro também assegurou a retomada da duplicação da BR-104, no Agreste, e a execução da obra de duplicação da BR-423, na mesma região, cuja ordem de serviço deverá ser assinada pelo presidente Lula antes do início do Festival de Garanhuns, que acontecerá na segunda quinzena de julho.
O Ramal entre Salgueiro e Suape vai transportar minério de ferro extraído no Piauí para exportação através do terminal marítimo pernambucano. Os parlamentares pernambucanos estão mobilizados para destravar a obra desde que surgiu a informação de que o traçado entre Salgueiro e Suape não seria construído pela concessionária TLSA, que decidiu completar somente o trecho Salgueiro e o porto de Pecém (CE).
Através de sua conta no Twitter, Renan Filho falou sobre o encontro. “Recebi a bancada de PE para a entrega de 116 km de revitalização da BR-407/PE e para falar sobre a Transnordestina. O presidente Lula prometeu e iremos reincluir o trecho entre Salgueiro e Suape, que foi ignorado pelo governo anterior. O Brasil está de volta!”, escreveu o ministro.
Vale ressaltar que o ramal até Suape está 48% concluído, frente a 18% do traçado cearense. Outra vantagem operacional de Suape é o potencial de cargas de retorno, uma vez que os trens poderão fazer o trajeto de volta levando combustíveis, gás, contêineres e veículos. O trecho pernambucano também é 92km mais curto que o Ramal de Pecém e, consequentemente, terá custo menor.
Fonte: Jornal do Commércio