O papa Francisco defendeu nesta segunda-feira, 1, que “o amor nunca sufoca” e é contrário à “toda forma de posse ou abuso”, após a oração do primeiro Ângelus de 2024 da janela do Palácio Apostólico. “Lembremos disso: o amor nunca sufoca, o amor dá espaço ao outro e permite que cresça”, afirmou ele diante dos milhares de fiéis que o escutavam da Praça de São Pedro no Vaticano.
A Igreja lembra neste primeiro dia do ano da Virgem Maria e, por isso, o papa dedicou sua mensagem do Ângelus às mulheres e mães. “(O amor) sabe dar espaço ao outro, respeitando sua dignidade, permitindo-lhe a liberdade de se expressar, rejeitando toda forma de posse, abuso e violência”, afirmou.
Nesse sentido, Francisco afirmou que “o amor é feito de respeito e gentileza”. “Dessa maneira, derruba as barreiras e ajuda a viver relações fraternais, a construir sociedades mais justas e humanas, mais pacíficas”, afirmou.
Anteriormente, Francisco havia celebrado a primeira missa do ano na Basílica do Vaticano e, em sua homilia, abordando o mesmo tema, afirmou que “quem fere uma mulher, profana Deus”.
Fonte: Estadão