A cidade italiana de Milão proibiu fumar em espaços públicos, incluindo as ruas ou áreas públicas lotadas. Essa é a limitação que atinge os fumantes mais severa em todo o país, e a multa para quem infringir a lei pode variar de 40 a 240 euros.
A lei já entrou em vigor e a única exceção permitida são locais isolados onde seja possível manter uma distância de pelo menos 10 metros de outras pessoas.
A iniciativa começou em 2020, quando a lei de qualidade do ar de Milão foi aprovada pelo conselho municipal. A partir de então, ficou exigido a implementação de proibições progressivas mais rigorosas para fumar na cidade.
Em 2021, ficou estabelecida a proibição de fumar em parques, parques infantis, estacionamento de carros e instalações desportivas.
Segundo autoridades locais, a medida tem o objetivo de reduzir as partículas transportadas pelo ar para melhorar a qualidade do ar da cidade e proteger a saúde dos cidadãos, incluindo a proteção contra o fumo passivo em locais públicos, também frequentados por crianças.
A restrição ainda não se aplica ainda aos cigarros eletrônicos.
Fonte: Diário de PE