Autor: Vinícius Oliveira

Alemão pede velório em bar de Canoa Quebrada e é atendido pelos amigos: ‘Cliente assíduo’

O alemão Gerhard Totzauer, 66, morador da praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no litoral oeste do Ceará, fez um pedido inusitado: quando morresse, ele queria que seu velório fosse regado a amigos, música e cerveja no Bar Caverna, um dos seus lugares preferidos na Broadway, que tem um dos mais tradicionais bailes de reggae da região.

Gerhard, ou Geraldo, como passou a ser chamado pelos amigos brasileiros, morreu na última semana, vítima de um câncer. E ele teve o seu desejo atendido.

Continue lendo

Governo de Pernambuco regulamenta pagamento do Bônus Livro para professores da Rede Estadual

Analistas e assistentes da Educação receberão R$ 500 destinados à compra de livros

Com o objetivo de fomentar a formação continuada e melhorar a qualidade do ensino na Rede Estadual, a governadora Raquel Lyra assinou o decreto Nº 56.274, que regulamenta os critérios do Bônus Livro. O texto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (15).

O benefício é destinado à aquisição de livros e de material didático-pedagógico por servidores efetivos e contratados que estejam em pleno exercício de suas funções na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). O bônus, que será pago uma vez por ano, corresponde ao valor de R$ 1.000 para os professores e R$ 500 para analistas e assistentes.

“Em mais uma ação do programa Juntos pela Educação, que vai investir mais de cinco bilhões no setor até 2026, estamos fazendo o aporte de cerca de trinta e cinco milhões para que os nossos servidores da Educação possam utilizar esse recurso em feiras de livros que sejam apoiadas pela secretaria. Queremos, cada vez mais, melhorar a qualidade do ensino público, também valorizando os professores da rede estadual que tanto se empenham para que possamos construir um futuro melhor para as nossas crianças e jovens”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Continue lendo

Julio Lossio divulga vídeo informando sobre alta hospitalar

Ex-prefeito de Petrolina descobriu um tumor e passou por cirurgia em São Paulo

O ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio, compartilhou uma mensagem em suas redes sociais nesta sexta-feira (15), informando sobre sua alta hospitalar após 15 dias de internação. No vídeo, Lossio expressou sua gratidão pelo apoio e orações recebidas durante seu período de tratamento, enquanto permanecerá em São Paulo para acompanhamento pós-operatório antes de retornar à sua cidade natal.

“Oi pessoal, depois de 15 dias aqui no hospital hoje, nós estamos recebendo alta. Eu vou ficar mais um pouco aqui em São Paulo para o acompanhamento pós-operatório, mas estou animado e feliz de poder estar aqui agora para agradecer a cada um de vocês que me mantiveram nas suas orações e mantiveram os seus pensamentos que torcem pela minha recuperação. Continue torcendo, viu? Continue torcendo, continue orando”, declarou Lossio, visivelmente emocionado.

Continue lendo

Serra Talhada sedia pesquisa sobre impactos da Covid-19

Mil moradores do Recife e de Caruaru, no Agreste, e Serra Talhada e Petrolina, no Sertão, serão entrevistados na segunda fase de uma pesquisa nacional que busca avaliar o impacto da Covid-19 na saúde da população. O estudo vai reunir dados para entender as sequelas do coronavírus, chamada de Covid longa, além de orientar a criação de políticas públicas.

Em Pernambuco, serão entrevistados 250 moradores em cada uma das quatro cidades. O estudo, chamado “Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil’, vai ouvir ao todo 33.250 pessoas no País — as visitas domiciliares serão feitas em março. Todos os entrevistados serão pessoas que tiveram Covid-19.

Continue lendo

Pesquisa nacional vai avaliar as sequelas da covid-19 em quatro cidades pernambucanas

Recife, Caruaru, Santa Talhada e Petrolina estão entres as cidades selecionadas para participar da segunda fase do estudo nacional que visa avaliar o impacto da Covid-19 na saúde da população. O Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de COVID-19 no Brasil' encomendado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) pelo Ministério da Saúde, será realizada por meio de visitas domiciliares, durante todo o mês de março. Em todo o Brasil, 33.250 pessoas que tiveram covid-19 serão entrevistas em 133 municípios. No Pernambuco, 250 pessoas de cada um dos quatro municípios serão ouvidas, um total de mil pernambucanos. Iniciada nesta semana, a pesquisa tem como objetivo reunir dados precisos sobre as sequelas da Covid-19, chamada de covid longa, para orientar a criação de políticas públicas.

 “A Epicovid 2.0 faz parte do trabalho de fortalecimento do monitoramento da Covid-19, que o Ministério da Saúde vem realizando desde maio de 2023”, explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel. De acordo com a secretária, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 20% das pessoas, independentemente da gravidade da doença, desenvolvem condições pós-covid. Neste sentido, segundo ela, é preciso apurar os dados relativos ao Brasil para ampliar serviços, como atendimento neurológico, fisioterapia e assistência em saúde mental.

Continue lendo

Salgueiro: Conselho de Odontologia interdita clínicas alegando mofo e baratas

O CRO-PE realizou uma ação de fiscalização em Salgueiro, no Sertão pernambucano, nos dias 11 e 12, inspecionando um total de 20 unidades de saúde odontológica do serviço público do município. Durante a ação, foram identificadas irregularidades que levaram à interdição ética preventiva dos consultórios odontológicos do Centro de Saúde (PACS Rural) e da Unidade Básica de Saúde da COHAB.

Entre as principais irregularidades encontradas destacam-se a presença de vestígios de baratas, paredes e forros com mofo, salitre e sinais de infiltração, ausência de água encanada devido a problemas estruturais, cadeiras odontológicas danificadas, móveis enferrujados e vidraças quebradas, entre outros.

Continue lendo

São João de Petrolina terá lançamento na próxima quarta-feira

Petrolina, no Sertão do São Francisco, está na lista dos principais polos juninos do país. E para este ano, a festa promete entregar cultura e muita tradição. A programação do Melhor São João do Brasil será anunciada na próxima quarta-feira (20). O prefeito Simão Durando vai divulgar o cronograma e atrações do ciclo junino de 2024. O lançamento do São João de Petrolina será realizado na Casa de Festas Jatobá, às 18h30.

Continue lendo

SISEMSAL convoca paralisação e assembleia extraordinária em defesa dos direitos dos trabalhadores em Educação

O Sindicato dos Servidores Municipais de Salgueiro (SISEMSAL) está convocando todos os trabalhadores em Educação para uma paralisação no dia 19 de março, Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial, Carreira e em defesa do Ensino Médio.

A presidente do SISEMSAL, Edvane Teixeira, enviou um comunicado ao Secretário de Educação, Marcelo Sá, informando sobre a mobilização e convocando os trabalhadores para a ação em defesa de seus direitos.

Continue lendo

Onze cidades de Pernambuco obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Até o momento, o estado tem 85 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes pela falta de chuvas

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 11 cidades de Pernambuco afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (14). Confira neste link.

Estão na lista os municípios de Afogados da Ingazeira, Alagoinha, Bom Jardim, Caruaru, Flores, Paranatama, Santa Cruz, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte, Triunfo e Vertentes. Com a medida, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa.

Continue lendo

Por unanimidade, Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista aprova PL enviado pelo prefeito George Duarte que concede aumento salarial para professores

A Câmara Municipal de Santa Maria da Boa Vista acaba de aprovar o Projeto de Lei enviado pelo prefeito George Duarte, que concede aumento salarial para os professores do município. O reajuste será de 18,55% para os profissionais com magistério e 10% para os servidores com graduação, pós-graduação e mestrado. Os percentuais são bem superiores ao índice nacional estabelecido pelo Governo Federal para o exercício de 2024, que foi de apenas 3,62%.

Continue lendo

Trilhas da Democracia realiza ações no Sertão

O projeto Trilhas da Democracia, do TRE Pernambuco, promove, nos próximos dias 19 e 20 de março, mais uma rodada de audiências públicas sobre Cota de Gênero, Violência Política de Gênero e Canais de Denúncia, promovida pela Ouvidoria do Tribunal, nas cidades Araripina, Ouricuri e Salgueiro (Sertão).

A audiência em Araripina acontece no dia 19, às 18h, no Centro Tecnológico do Araripe, com endereço na rua Antônio Alexandre Alves, s/n. No dia 20, serão duas audiências públicas: às 10h, em Ouricuri, no auditório do IFPE – Campus Ouricuri, com endereço na Estrada do Tamboril, s/n, Vila Quixadá; e às 18h, em Salgueiro, no auditório do IFPE – Campus Salgueiro, com endereço na BR-232, Km 508, s/n, zona rural.

Continue lendo

Fazenda quer zerar até 2027 benefício tributário em programa do setor de eventos

A proposta do Ministério da Fazenda para a remodelagem do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) prevê uma “escada” para a redução gradual do benefício tributário, chegando a zero em 2027.

O texto, apresentado, ontem, aos parlamentares pelo secretário executivo da Fazenda, Dario Durigan, também estabelece corte de 30 para sete atividades da lista de CNAEs (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) autorizadas a ter acesso ao programa. O novo Perse vai custar R$ 10 bilhões em 2024.

Continue lendo

Câmara aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, o Projeto de Lei (PL) 81/2024 que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos (R$ 2.842,00). A proposta será enviada ao Senado Federal.

O texto do líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Guimarães (PT-CE), incorpora a Medida Provisória 1206/24 sobre o mesmo tema.

Continue lendo

Diretório municipal do PT pressiona João pela vaga de vice

Além de compor uma aliança com o PSB, não há nenhuma sinalização do prefeito do Recife, João Campos, que indique que ele deve colocar um integrante do PT como candidato a ser seu vice na disputa pela reeleição em outubro. Mas apesar disso, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores vai se reunir, no próximo sábado, na capital pernambucana, para escolher qual nome dentro do seu portfólio vai colocar como opção de vice do prefeito do Recife.

Continue lendo