Autor: Vinícius Oliveira

Ato de Bolsonaro é marcado por discursos religiosos, citações da Bíblia e orações

O ato bolsonarista na Avenida Paulista, São Paulo, convocado pelo próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-MG) em sua defesa, foi marcado por passagens da Bíblia. O ex-chefe do Executivo é investigado por tentativa de golpe.

Com caráter religioso, em todos os discursos feitos em cima do carro de som, deputados, senadores e até a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, puxaram orações pelo país.

Continue lendo

Pernambuco: 4,8 mil escolas públicas participam de mobilização nacional contra a dengue

Lançada nesta quarta-feira (21), a iniciativa marca o esforço dos Ministérios da Saúde e da Educação em combater o mosquito Aedes aegypti. Ação faz parte da retomada do Programa Saúde na Escola

Em mais um importante passo para o enfrentamento das arboviroses e de conscientização sobre o aumento de casos de dengue no Brasil, o governo federal realiza uma mobilização nas escolas públicas do país contra o mosquito Aedes aegypti. Além de chamar e sensibilizar estados e municípios, a ação também faz parte da retomada do Programa Saúde na Escola, reestruturado em 2023 e marca a união de esforços dos Ministérios da Saúde e da Educação, ressaltando a urgência de combater o mosquito. Serão 20 semanas de atividades e engajamento das comunidades escolares. No âmbito do programa, 25 milhões de estudantes serão orientados em mais de 102 mil instituições públicas de ensino, sendo 4.810 em Pernambuco.
Continue lendo

Saiba como ter acesso a absorventes gratuitos em Pernambuco


Absorventes gratuitos estão sendo distribuídos para pessoas em situação vulnerabilidade em todo o país, desde o último mês de janeiro. O acesso ao item de higiene é feito via Farmácia Popular, que conta com 585 estabelecimentos habilitados para distribuição em 166 cidades de Pernambuco. A iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal e visa acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual. Nos últimos dias, foi lançada a cartilha “Programa Dignidade Menstrual – um ciclo de respeito” que está disponível no portal do Ministério da Saúde.
Continue lendo

Apoiadores começam a lotar Av. Paulista em ato convocado por Bolsonaro

Os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que participarão de ato em apoio ao ex-presidente começam a se concentrar no local marcado para o evento deste domingo (25), a Avenida Paulista, no centro de São Paulo (SP).

Imagens da área mostram a via lotada de pessoas vestidas com roupas nas cores verde-amarela e com bandeiras do Brasil ou até de Israel.

Continue lendo

Banco do Nordeste atinge recorde de R$ 58,5 bilhões em contratações de operações de crédito em 2023 (+27,1%)

Presidente do BNB, Paulo Câmara
Presidente do BNB, Paulo Câmara

O Banco do Nordeste (BNB) encerrou o exercício de 2023 com volume de contratações de operações de crédito que somaram R$ 58,5 bilhões. O valor representa um acréscimo de 27,1% em relação aos R$ 46 bilhões alcançados em 2022. Já o lucro líquido do ano foi de R$ 2,1 bilhões, o que corresponde a um aumento de 4,1% ante os cerca de R$ 2 bilhões obtidos no ano anterior. Esse resultado líquido reflete melhoria na eficiência operacional e a elevação na margem de intermediação financeira. Além desses fatores, houve aumento dos ganhos com prestação de serviços, que incluem tarifas bancárias e outras receitas provenientes de fundos de investimento e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

Outra importante contribuição foi na operação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que superou a meta de crescimento de 12,4% estabelecida para o ano. “Estamos bastante satisfeitos com resultado de 2023, pois os números premiam o nosso esforço em superar metas e nossas expectativas em relação ao potencial de crescimento e de investimentos da região. Mais uma vez nossa equipe bateu recorde no volume de contratações com o FNE e aplicamos R$ 43,7 bilhões com recursos do Fundo, o que equivale a um incremento de 35,4% em relação ao desempenho de 2022,” afirma o presidente do BNB, Paulo Câmara.

Continue lendo

Jovens e adolescentes das Casas das Juventudes recebem formação sobre Cidadania Digital

 
Em Arcoverde, a ação ocorre nesta quinta-feira (22); em Glória do Goitá, a parada na Casa da Juventude será na próxima terça-feira (27); e, em Paudalho, a formação acontecerá no dia 29 de fevereiro

Os jovens e adolescentes das Casas das Juventudes das cidades de Arcoverde, no Sertão, Glória do Goitá e Paudalho, na Zona da Mata Norte do estado, estarão recebendo neste mês de fevereiro formações sobre os direitos e deveres da sociedade e do poder público, além de formações e orientações quanto à política e estrutura da juventude e exemplares do Estatuto da Juventude. A iniciativa é da Secretaria da Criança e Juventude, por meio da sua Superintendência da Juventude, em parceria com a SaferNet, ONG que atua com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil . A expectativa é da participação de até 50 jovens em cada cidade.

Continue lendo

Pernambuco instala três unidades da Casa da Mulher Brasileira em parceria com o Governo Federal

Governadora Raquel Lyra e ministra da Mulher, Cida Gonçalves, assinam acordo de cooperação para construção dos espaços no Recife, em Caruaru e Petrolina

Para fortalecer ações voltadas ao combate à violência de gênero e à proteção das mulheres em situação de risco, a governadora Raquel Lyra e a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, assinaram, nesta sexta-feira (23), o acordo de cooperação técnica para a construção de três unidades da Casa da Mulher Brasileira em Pernambuco. Localizadas no Recife, em Petrolina – no Sertão, e Caruaru – no Agreste, o espaço integrado e humanizado de atendimento às mulheres vai oferecer serviços especializados para os mais diversos tipos de violência. Os terrenos para construção foram cedidos pelo Governo do Estado.

Continue lendo

Moradores de Juazeiro cobram retirada de estátua de Daniel Alves

Moradores da cidade de Juazeiro, na Bahia, lugar onde Daniel Alves nasceu, cobram que estátua em homenagem ao jogador seja retirada pela prefeitura. O movimento aconteceu após a condenação do jogador nesta quinta-feira (22/2), pelo estupro de uma jovem espanhola em dezembro de 2022.

A obra foi inaugurada em 2020 e já foi vandalizada em pelo menos duas ocasiões desde que o lateral foi preso em janeiro de 2023.

Continue lendo

Morre o ex-piloto de F1 Wilson Fittipaldi, aos 80 anos

Aos 80 anos de idade, morreu nesta sexta-feira às 6h, em São Paulo, Wilson Fittipaldi Júnior. Vítima de complicações por uma parada cardíaca sofrida em dezembro após um engasgo, o ex-piloto da Fórmula 1 era irmão mais velho do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi. Ele deixa ainda a esposa Rita e o filho Christian Fittipaldi, que também teve passagem pela F1. Wilsinho também era tio de Emmo Fittipaldi e tio-avô de Pietro e Enzo Fittipaldi, estes piloto reserva da Haas na F1 e ex-piloto da Carlin na F2, respectivamente.

Continue lendo

Concurso da Caixa 2024: veja o número de vagas em Pernambuco

A Caixa Econômica Federal publicou, nesta quinta-feira (22), o edital do concurso público com 4.050 vagas em todo o país.
A remuneração inicial é de R$ 3.762, podendo chegar a mais de R$ 14 mil, a depender do cargo, mais benefícios.
Em Pernambuco, são 278 vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva.

Continue lendo

Raquel Lyra discute retomada de obras de habitacionais e ações do novo PAC com o ministro Jader Filho

A governadora Raquel Lyra participou, nesta quinta-feira (22), de uma reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no Distrito Federal.

Na ocasião, foram tratados temas como a retomada de obras de habitacionais pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida, e outras ações estruturadoras que serão atendidas pelo Novo PAC. Temas como obras nos corredores metropolitanos também foram abordados durante a reunião.

Continue lendo

Flávio Dino toma posse como ministro do STF

Dino assume a vaga da ministra Rosa Weber, que se aposentou em setembro. Com sua posse, o STF retoma sua composição completa.

Em sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira (22), Flávio Dino tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Participaram da cerimônia, realizada no Plenário da Corte, autoridades da República, convidados e familiares. Com a posse, o Supremo volta a ter a composição completa, com 11 ministros. Flávio Dino foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e assume a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou em 30 de setembro passado.

Continue lendo

Atenção: tomar remédio por conta própria pode agravar a dengue e levar a óbito

Com a explosão dos casos de dengue no Brasil, qualquer sintoma relacionado à doença (febre, dor de cabeça, no corpo, atrás dos olhos) já acende uma luz vermelha e merecem atenção. E um dos erros mais comuns é que pessoas, por desconhecerem as consequências, tentam amenizar os sintomas com a automedicação. Esse comportamento vem acompanhado de um grande risco, especialmente se o diagnóstico for positivo para a dengue.

Por isso, especialistas alertam sobre os medicamentos contraindicados para casos de suspeita de dengue.

Continue lendo