Autor: Vinícius Oliveira

Banco do Nordeste lança edital de R$ 20 milhões para apoio a cadeias produtivas de energias renováveis

Esse é o maior edital em volume de recursos não reembolsáveis da história do BNB

O Banco do Nordeste (BNB) lança, nesta terça-feira, 29, o Edital do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) 01/2023 – Energias Renováveis, com R$ 20 milhões disponíveis para apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação que proponham soluções para as cadeias produtivas de energias renováveis, com ênfase em hidrogênio verde. O evento acontece em Natal (RN), às 10h, com transmissão simultânea para auditórios de todos os estados da área de atuação da instituição financeira.

Esse é o maior edital de recursos não reembolsáveis da história do Fundeci do BNB, em valores nominais. Podem receber o apoio financeiro instituições públicas e privadas sem fins lucrativos. Detalhes como período de inscrições, tipos de projetos aceitos, limites de valor e prazos de execução por projeto serão apresentados durante o evento de lançamento.

A cerimônia será conduzida pelo presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e terá participação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e do diretor de Planejamento do BNB, José Aldemir Freire. Nos estados, devem participar autoridades do setor público, instituições de ensino, entidades representativas do segmento produtivo de energias e afins, entes integrantes do ecossistema de inovação, dentre outros.

Danilo Cabral destaca o papel de articulação da Sudene para fortalecer os municípios

Danilo Cabral

O 6º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), trouxe o tema “Inovação e Sustentabilidade”, que “dialoga com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene, e que tem a inovação como eixo central”, ressaltou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. A Autarquia vem buscando levar desenvolvimento ao interior da região e o PRDNE foca na estratégia territorial de desconcentração, levando apoio a todas as cidades, especialmente as que precisam de maior apoio, implementando políticas públicas e ações focadas em suas necessidades.

“Da mesma forma que o Brasil voltou, a Sudene também voltou e ela quer fazer parte da vida dos gestores municipais, colocando à disposição instrumentos de transformação na vida das pessoas. Anualmente, nós estamos falando de algo em torno de R$ 40 bilhões, recursos que Sudene administra através dos fundos de desenvolvimento e dos incentivos fiscais”, enfatizou. Ainda segundo Danilo Cabral, foram mais de R$ 60 bilhões investidos na região nos últimos 10 anos, graças aos incentivos fiscais administrados pela Sudene, “que ajudaram a instalação de empreendimentos em mais de 70 municípios do estado de Pernambuco”. O superintendente da Sudene falou sobre o compromisso assumido com o presidente Lula e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, de dar maior visibilidade à Sudene e ampliar a sua atuação em prol do desenvolvimento regional.

Entre as ações da Sudene para os municípios, destacam-se apoios a parcerias locais com projetos de exploração sustentável da biodiversidade; criação de uma rede de cidades-polo (a partir da influência exercidas por estes municípios, descentralizam-se ações de estímulo à economia, acesso ao crédito e desenvolvimento social); apoio à iniciativas de capacitação e consultoria e inovação em resultados nas áreas de gestão, mercado, tecnologia, finanças e desenvolvimento empreendedor em atividades rurais; financiamento de projeto que vai implantar uma unidade de aprimoramento de técnicas e procedimentos de produção de leite e derivados, beneficiando produtores de 25 municípios de Pernambuco e da Paraíba; acompanhamento da execução de obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos agrícolas, entre outros itens de apoio às atividades econômicas municipais. A Sudene vem atuando na identificação de novas vocações econômicas e estimulando a capacitação de produtores, além da pesquisa e sustentabilidade das atividades produtivas típicas dos municípios.

O Congresso acontece de hoje (28) até o dia 30 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, reunindo prefeitos, vereadores, gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir o desenvolvimento sustentável dos municípios pernambucanos, com ênfase na inovação. A programação conta com palestras e reuniões, que vão abordar Reforma Tributária, Consórcios Públicos e o impacto da Reforma da Previdência nos municípios. Estão programados, também, seminários, exposição de produtos e serviços em estandes personalizados, atrações culturais, entre outras atividades. A Sudene é uma das instituições com estande, onde estará disponibilizando material com informações sobre a sua atuação nos municípios. Amanhã (29), a Superintendência participa, ainda, da mesa temática sobre “Investimentos para o Desenvolvimento do Nordeste”.

Além de Danilo Cabral, o evento contou com a participação de lideranças políticas do estado, como a governadora Raquel Lyra, os senadores Humberto Costa, Teresa Leitão e Fernando Dueire, os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

Insônia influencia no desempenho cognitivo e colabora para a queda da imunidade do corpo

A insônia é um dos distúrbios do sono mais comuns. Atinge entre 30% e 35% da população mundial. É mais comum entre as mulheres, principalmente a partir da puberdade. Estudos mostram que 75% dos pacientes com depressão relatam dificuldade para dormir ou insônia.

O sono de má qualidade também colabora para a queda da imunidade do corpo. “É durante o sono que o corpo passa pelo processo restaurador dos tecidos, por exemplo. O metabolismo é regulado e a restauração da energia ocorre nesse período, contribuindo para a bom funcionamento do organismo”, destaca Frederico Lacerda, médico neurologista e professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras Eunápolis.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% das pessoas não dormem como gostariam. As noites mal dormidas afetam o cérebro provocando cansaço, falta de concentração e diminui o desempenho cognitivo. Mas pesquisas apontam que a insônia pode ser um fator de risco para o Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

Pesquisas realizadas com pessoas saudáveis ​​mostraram que as que sofrem de insônia apresentam alterações em algumas áreas do cérebro que também são afetadas nos estágios iniciais da doença de Alzheimer.

O neurologista explica que a falta de noites bem dormidas provoca uma série de problemas e mudanças no organismo. “Lentificação psíquica, fadiga, olheiras e sonolência diurna, são resultados de uma noite mal dormida. Esse cansaço pode provocar ainda perda de memória de curto prazo, obesidade, envelhecimento precoce, diabetes, ansiedade, hipertensão e falta de apetite, entre outros”, cita o especialista.

Para melhorar a qualidade do sono, o médico recomenda a adoção de alguns hábitos simples.

  • Crie um ambiente de sono com pouca luz
  • Desligue a televisão, celular e computador na uma hora antes de dormir
  • Não beba ou coma alimentos com cafeína a noite
  • Reduza as atividades com alto nível de estímulos físicos e mentais à noite
  • Pratique atividades físicas diariamente, preferencialmente, até o início da tarde
  • Evite cochilos, uso de bebidas alcoólicas e/ou estimulantes.
  • A cama não deve ser usada para “ficar deitado”, estudar, ler, ver TV, jogar. Procure o leito apenas quando já estiver com sono.
  • Se não tiver sono, procure atividades entediantes, ler livros chatos à noite seria um bom exemplo, mas leia fora da cama.

Salgueiro: CDL se reúne com prefeito para apresentar projeto da Exposal 2023

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Salgueiro, na pessoa do seu presidente, William de Carvalho, realizou uma reunião com o prefeito de Salgueiro, Dr Marcones. Anderson Filho, da produtora OK PROMO também esteve presente. O retorno da Exposal foi a pauta principal do encontro que aconteceu no gabinete do chefe do executivo municipal.

William e Anderson criaram a feira a feira nos anos 2000, o evento perdurou até 2015.  A Exposal marcou uma geração tanto no entretenimento, com os shows, quanto na economia, com o aquecimento do comércio através do stands, rodadas de negócios, cursos e palestras.

O encontro que aconteceu na última sexta-feira (25), e os organizadores apresentaram o Projeto Exposal 2023, que está prevista para acontecer entre os dias 07 e 09 de dezembro.

Raquel Lyra impõe revés, e João Campos reage em PE para evitar dependência do PT

Raquel Lyra e João Campos

Adversários, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), têm feito uma disputa por aliados nas últimas semanas. A tucana conseguiu atrair o PSD para a sua base aliada e o tirou do entorno do PSB, mas o prefeito da capital prepara resposta ao se juntar a ex-aliados dela.

Raquel Lyra foi eleita em 2022 no segundo turno, pondo fim no estado a um ciclo de 16 anos de poder do PSB, seu ex-partido. O PSD agora ocupa a Secretaria da Cultura de Pernambuco com Cacau de Paula, que um dia antes de tomar posse no estado era secretária do Turismo na Prefeitura do Recife.

Ela é filha de André de Paula, atual ministro da Pesca do governo Lula, ex-deputado federal e derrotado para o Senado nas eleições de 2022. Ele comanda o partido no estado e, no ano passado, havia apoiado Marília Arraes (Solidariedade) na disputa estadual.

Apesar de ter a maior bancada do Senado e uma das maiores da Câmara, o PSD não conseguiu eleger deputados federais ou estaduais em Pernambuco no último pleito. Assim, o partido precisa se fortalecer para as próximas eleições.

Essa necessidade de ampliação foi determinante, segundo integrantes do PSD, para que a legenda fosse para o governo estadual.

Com o PSD na sua base, a governadora pode ter menos entraves em relação ao governo Lula.

O atual partido da governadora, o PSDB, faz oposição ao petista, enquanto a gestora estadual tem seguido no discurso de neutralidade, iniciado na campanha, mas paralelamente buscado pontes com o governo federal, mesmo com o bolsonarista PL sendo seu aliado.

Em reação, João Campos, busca ampliar o número de aliados seus dentro da União Brasil. O objetivo é assegurar o apoio na União, que poderia atenuar danos em caso de uma baixa com o PT para a coligação em 2024. Atualmente, os petistas são apoiadores do prefeito.

João Campos selou aliança com o grupo político do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), filho do ex-senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), ex-líder do governo Jair Bolsonaro. O prefeito também é aliado de Luciano Bivar, presidente nacional do partido. Com isso, tenta isolar o deputado federal Mendonça Filho, rival do PSB, na União Brasil.

Miguel Coelho foi candidato a governador em 2022, obteve 18% dos votos e ficou em quinto lugar. No segundo turno, apoiou a tucana contra Marília Arraes. Após o segundo turno, Raquel teve conversas com Miguel Coelho, mas ambos não convergiram para uma aproximação efetiva.

Mas o estopim para o grupo dos Coelho voltar a se aliar ao PSB após sete anos foi a articulação de Raquel com o PSD. Isso porque Miguel estava preparado para ingressar no partido, mas o avanço da governadora sobre a legenda interrompeu as tratativas.

Agora, Miguel vai indicar um nome para ocupar a Secretaria de Turismo do Recife. Uma minirreforma no secretariado do prefeito não está descartada, assim como uma possível ida de Miguel Coelho para uma secretaria turbinada.

Criticada inclusive por aliados, Raquel Lyra fez desse o seu primeiro movimento de destaque político em quase oito meses de gestão. Nos próximos meses, ela deve se aprofundar em negociações com o Avante, que apoiou Marília Arraes, e com o MDB, que está híbrido, aliado de João Campos e de Raquel ao mesmo tempo. A tucana tentará a exclusividade dos emedebistas.

O PT está na base aliada de João Campos, mas pretende solicitar a vaga de vice na chapa no próximo ano.

Isso porque, caso o prefeito saia para disputar o governo contra Raquel em 2026, um petista assumiria a prefeitura da capital pernambucana. Na visão petista, nesse cenário, João Campos também poderia não sair do cargo, mas seria levado a apoiar um candidato do PT a governador daqui a três anos.

Dentro do PT, as chances de uma candidatura no Recife para enfrentar João Campos são tidas como escassas. A legenda de Lula não quer correr risco de uma derrota e de desgaste com o PSB, um aliado nacional, o que poderia gerar sequelas no Congresso e em outras alianças no país.

O entorno de João Campos acredita que apenas em 2024 terá um sinal mais nítido sobre obter o apoio do PT. Os petistas ocupam duas secretarias municipais.

Ainda assim, aliados do prefeito veem o PT como determinante para ter musculatura. A adesão de quadros petistas e o tempo de rádio e televisão do PT na coligação em 2024 seriam cruciais.

Por enquanto, João Campos tem, além do seu PSB, os apoios seguros de PDT e Republicanos à reeleição. Ele avançou nas negociações com o Solidariedade, presidido em Pernambuco por Marília Arraes.

O PSB negocia a adesão de Marília à base de João em troca de apoio a uma eventual candidatura dela à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, cidade de 643 mil habitantes no Grande Recife e hoje governada pelo PL de Bolsonaro, em 2024.

Fonte: Folha Press

Doriel Barros afirma que o PT planeja ter candidato ao governo de Pernambuco em 2026

Doriel Barros, presidente do PT-PE, ao lado de Lula – Reprodução/Site do deputado Doriel Barros

Em entrevista ao blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, o deputado e presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco, Doriel Barros, falou sobre o planejamento do PT visando as eleições de 2026. Durante a conversa, ele delineou as perspectivas da sigla para as eleições de 2026 e as diretrizes políticas que estão sendo traçadas.

“Não tem como, o PT do tamanho que é e tendo um presidente da República, não pensar em ter uma candidatura para o governo de Pernambuco em 2026. Essa é a estratégia política que o PT tem em mente. Vamos trabalhar nessa direção e, evidentemente, dialogando com os demais partidos”, afirmou Doriel Barros, enfatizando o compromisso do partido em buscar uma presença sólida na disputa pelo governo do estado.

O deputado também trouxe à tona discussões que giram em torno das possibilidades de alianças. Ao ser perguntado sobre o posicionamento em relação à disputa municipal no Recife, em 2024, Doriel destacou como as pessoas naturalmente especulam uma posição de vice em caso de apoio ao prefeito João Campos (PSB).

“Esse é um debate que nós vamos fazer, mas essa ainda não é uma questão colocada. Ainda não fizemos esse debate sobre se o PT caminhará na aliança com o prefeito João ou se lançará uma candidatura própria”, disse Barros.

Fonte: Jornal do Commercio

Julgamento do acusado de matar o jogador Filipinho em Juazeiro-BA, acontece hoje

Acontece nesta segunda-feira (28), no Fórum Conselheiro Luiz Viana Filho, o julgamento do acusado de ter assassinado o jogador Felipe Rocha de Sá Nunes, mais conhecido como “Felipinho” à época com 19 anos, na Avenida Adolfo Viana, Juazeiro-BA, durante as comemorações da eleições de 2022.

O atlela morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo em 30 de outubro. O acusado foi preso e aguardou o julgamento no Conjunto Penal de Juazeiro-BA.

Felipinho fazia parte da equipe sub-20 da Juazeirense, e estava com alguns amigos, quando houve uma discussão entre seus colegas e um outro grupo de rapazes. Foi quando o acusado sacou uma arma de fogo e efetuou os disparos na direção da vítima e seus amigos, segundo a Polícia Civil.

A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Universitário de Petrolina-PE, mas, não resistiu aos ferimentos sofridos e infelizmente evoluiu a óbito.

Fonte: Blog Notícias em Destaque

Em meio a onda de calor, queda de energia vira rotina em Salgueiro

A onda de calor que se espalhou sobre o Brasil na terceira semana de agosto de 2023 elevou ainda mais as temperaturas no Centro-Oeste, Sudeste, e em áreas do Norte e do Nordeste.

Um aviso meteorológico do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), de nível laranja, indica a persistência das altas temperaturas em alguns municípios.

Em Salgueiro, Sertão de Pernambuco a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica, a Neoenergia, tem apresentado instabilidade na distribuição .

Relatos de moradores e até memes pautaram o domingo ensolarado na principal cidade do Sertão Central.

Cidadãos relatam que há mais de quinze dias acontecem os apagões. Este blogueiro, em passagem pelo município, constatou a veracidade dos depoimentos. As quedas acontecem em até 3 vezes ao dia. Sábado (26)houveram duas interrupções entre 6h e 7h. No domingo, o fato se repetiu às 6h e 15h, no pico do calor.

“Minha gente, alguém ouviu falar qual o problema que está acontecendo com a a energia elétrica? Tem duas semanas que todos os dias, no início da manhã e também a tarde está tendo queda de energia. Muita gente já queimou aparelhos e não há nenhum posicionamento da Neoenergia” disse um morador.

“Palhaçada, todos os dias está tendo queda de energia elétrica” disparou um outro salgueirense.

A página de humor “enquanto isso em Salgueiro” usou da criatividade e fez até meme.

O canal de tele-atendimento 116 apresenta as opções de reclamações e ressarcimento os mesmos recursos estão disponíveis no site da empresa.

Araripina: em 45 dias, 5 carros caíram em obra inacabada da prefeitura

Os condutores que precisam se deslocar na Princesa do Araripe precisam de atenção redobrada ao passar pela rua Sargento Miguel, no bairro Aplausos, ao lado do loteamento Raimundo Félix.

A construção de um canal de esgoto, obra de fundamental importância para o saneamento básico da cidade é o motivo do entrave. O serviço, por mais fundamental que pareça ser, não foi concluído. O espaço não conta com nenhum isolamento e nem sinalização.

Moradores da região relataram à redação do Blog Vinícius Oliveira que nos últimos 45 dias 5 veículos já caíram nas crateras no local.

Com a palavra, a Secretaria de Obras de Araripina.

Ex-jogador do Afogados da Ingazeira morre aos 30 anos

Morreu neste sábado (26/08), o ex-jogador do Afogados da Ingazeira, Cristiano Oliveira, 30 anos, vítima de um ataque cardíaco.

O time postou uma nota de pesar em suas redes sociais, confira:

O Afogados da Ingazeira FC, lamenta com profundo pesar o falecimento de Cristiano Oliveira, 30 anos. O jogador foi vítima de ataque cardíaco no último sábado (26). Cristiano, defendeu as cores do Afogados no Campeonato Pernambucano de 2022. Manifestamos nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos.

Carmén Lúcia cobra Tarcísio por homenagem a coronel da Ditadura

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de cinco dias para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o presidente da Assembleia Legislativa do estado, André do Prado (PL), apresentem explicações sobre a homenagem realizada ao coronel Erasmo Dias em junho deste ano. A medida foi tomada em resposta a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) formulada por PSOL, PT e PDT, além do Centro Acadêmico 22 de Agosto da Faculdade de Direito da PUC e por ex-estudantes e professores da universidade.

A gestão Tarcísio promulgou uma lei que determinou que um entroncamento de rodovias localizado na cidade natal do homenageado, Paraguaçu Paulista, fosse denominado “Deputado Erasmo Dias”. No entanto, a ação do coronel Erasmo Dias à frente da invasão na PUC de São Paulo em setembro de 1977, durante o regime militar, gerou controvérsias e críticas por parte de grupos que reivindicam memória e justiça em relação ao período.

Erasmo Dias foi Secretário de Segurança Pública de São Paulo de 1974 a 1979 e se tornou conhecido por liderar a invasão na PUC de São Paulo, uma operação policial marcante que ocorreu durante os últimos anos do regime militar. Durante o ato, estudantes que protestavam pela reorganização da União Nacional dos Estudantes (UNE) foram detidos, fichados e processados sob acusações de subversão. A UNE e outras 9 instituições também assinaram uma nota pedindo a desistência da homenagem.

A ação que chegou até o STF foi movida pelo escritório do professor de Direito Constitucional da PUC-SP Pedro Serrano, em nome dos mandatos da deputada federal Luciene Cavalcante, do deputado estadual Carlos Giannazi e do vereador de São Paulo Celso Giannazi, todos do PSOL.

Fonte: Diário do Centro do Mundo

Durante evento em Petrolina (PE), Bivar não se sente a vontade para falar da saída de Miguel Coelho do União Brasil

Luciano Bivar, presidente do União Brasil não se sentiu a vontade sobre o questionamento que envolve a saída de Miguel Coelho do União Brasil.

Bivar desconversou do assunto durante a posse do novo superintendente da Codevasf, na última quinta-feira (24), em Petrolina (PE).

“Acho que isso é só burburinho o União Brasil deu todo apoio a ele, a gente tá normal, sei que cada um tem suas peculiaridades, mas está tudo bem, ele [Miguel] não falou nada sobre a sua saída”, desconversou Bivar.

Fonte: Edenevaldo Alves

Veja nossa participação da chamada do programa Barba, Cabelo e Bigode

O quadro “Barba, Cabelo e Bigode” está disponível gratuitamente para emissoras de rádio em todo o Brasil. Retornando ao mercado desde o início de 2023, o quadro combina informações sobre futebol com humor e já havia conquistado o público de 2017 a 2019. Em expansão, está presente em mais de 50 emissoras, focando nos principais times do futebol brasileiro, sendo adequado para estações de todas as regiões do país.

O projeto oferece segmentos diários, com duração entre 2 e 3 minutos, centrados na temática do futebol, um assunto de grande interesse para o público brasileiro. Esses segmentos, conhecidos como pílulas, incluem notícias atualizadas, imitações, paródias e humor relacionado ao universo do futebol.

Segundo a produção do programa, para as emissoras de rádio, a vantagem é dupla: recebem um conteúdo de qualidade sem custos e sem a necessidade de envolver mão de obra própria, uma vez que a produção e edição são responsabilidade do “Barba, Cabelo e Bigode”. Além disso, as rádios têm a oportunidade de monetizar o quadro vendendo espaços para patrocínio.

O único compromisso das emissoras parceiras é veicular os segmentos pelo menos quatro vezes ao longo do dia. Emissoras interessadas podem entrar em contato através do site oficial do quadro.

Os interessados em saber mais detalhes sobre o programa e adquirir a atração devem acessar www.barbacabeloebigode.com.br ou entrar em contato via WhatsApp, no número (31) 99392-7755.

Confira um pouco mais sobre o “Barba, Cabelo e Bigode” no vídeo a seguir:

Taxado de “psicopata” por Marcola, 02 do PCC é condenado por morte

Roberto Soriano, o segundo no escalão da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), foi condenado a 31 anos e 6 meses de prisão pela morte da psicóloga Melissa Almeida, 37 anos. À época do crime, em 25 de maio de 2017, ela atuava na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR). Soriano foi apontado como mandante.

O veredito foi dado pela 13ª Vara Federal de Curitiba, na madrugada dessa sexta-feira (25/8), após um julgamento que se estendeu por 12 dias. Soriano, conhecido como “Tiriça” (foto em destaque), considerado “psicopata” pelo chefe do PCC, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, já está detido no sistema penitenciário federal, em Brasília, devido a condenações em outros processos.

O assassinato aconteceu em Cascavel logo após Melissa buscar seu filho de apenas 1 ano na escola. A vítima foi atingida por disparos no rosto.

De acordo com as apurações da Polícia Federal, o motivo do assassinato de Melissa foi seu status como servidora da Segurança Pública. Acredita-se que os criminosos a selecionaram por ser considerada um alvo vulnerável, pois não possuía porte de arma de fogo.

Acusado pelo caso, e agora condenado, Soriano era o último suspeito de envolvimento direto no assassinato que ainda não havia sido submetido a um julgamento pelo júri. Em janeiro, outros três foram condenados e um acabou absolvido.

“Psicopata”

Conforme a coluna revelou, um dos presos mais conhecidos do país, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, já havia afirmado que não tinha relações com as execuções brutais feitas por integrantes do PCC contra policiais penais federais.

Cumprindo pena no Sistema Penitenciário Federal desde 2019, o líder máximo da facção paulista afirma que “não é um cara bonzinho”, mas não é um “psicopata” igual a Roberto Soriano, o “Tiriça”, apontado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) como o número 2 na hierarquia do PCC.

Soriano, que está preso na Penitenciária Federal de Brasília, já era acusado de ser o mandante do assassinato da psicóloga Melissa de Almeida Araújo. O interno também é visto como o cabeça da “ala terrorista do PCC” – grupo radical que coordena morte de autoridades. A coluna apurou que a facção fornece um auxílio mensal aos assassinos de policiais – o valor pode chegar a R$ 5 mil.

O 02 do PCC já está há 10 anos no sistema penitenciário federal. Sua entrada na Penitenciária Federal de Porto Velho (RO) ocorreu em 16 de novembro de 2012, depois de ter sido transferido da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP).

De acordo com a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP), subordinada ao governo paulista, a remoção de “Tiriça” para Brasília foi motivada pela apreensão de um bilhete encontrado no telhado da Penitenciária 2 de Venceslau. O bilhete continha mensagens ordenando o assassinato de policiais militares da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).
Fonte: Metrópoles