Autor: Vinícius Oliveira

Superlua Azul: saiba qual é o melhor lugar e horário para ver o fenômeno

A última superlua do ano iluminará o céu nesta quarta-feira (30/08). Por ser a segunda lua cheia do mês, o fenômeno é chamado de superlua azul. A primeira ocorreu em 1º de agosto. O satélite natural terrestre  estará a 357.181 quilômetros da Terra — a menor distância de 2023. Em média, a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 quilômetros.

“O evento de uma superlua atrai ainda mais os olhares para o céu nos ajudando a divulgar e popularizar a ciência. E, além disso, é um evento que pode ser visto por muitas horas (durante toda a noite), de qualquer lugar do mundo e por qualquer pessoa porque é visível a olho nu, ou seja, sem o uso de qualquer instrumento”, destaca a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

O fenômeno poderá ser visto de qualquer parte do país. “Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas”, diz Josina.

Fonte: Diário de PE

Compesa se pronuncia após manifestação em Conceição das Crioulas

“A Compesa informa que a falta de água na comunidade de Conceição das Crioulas tem sido motivada por desvios de água ao longo da adutora. Desde a última sexta-feira, (25), a Compesa vem intensificando a fiscalização para coibir os desvios. A expectativa é que até o fim desta semana, a vazão perdida seja recuperada e o abastecimento volte à normalidade”, diz a nota.

Polícia Militar deflagra Operação Saturação e apreende maconha dentro de ônibus

Policiais militares do 7º Batalhão conduziram à Delegacia de Ouricuri (PE), Sertão do Araripe, no final da tarde de ontem (29), um grupo de 17 pessoas que viajavam em um ônibus vindo do estado de Santa Catarina.

Durante a Operação ‘Saturação’ deflagrada pelo 7º BPM, a equipe encontrou dentro do ônibus o total de 4,5 quilos de maconha pronta para o consumo. A erva estava acondicionada em duas mochilas. Os PMs questionaram os passageiros quem seriam os proprietários das bolsas, mas ninguém assumiu a propriedade e a empresa de transporte não teve como identificá-los.

Dessa forma, os 17 suspeitos foram encaminhados à delegacia, onde a ocorrência foi registrada.

INSS realiza primeira ação do projeto Previdência para Todos

A quase 400 km da capital, está situada a cidade de Afogados da Ingazeira, no sertão pernambucano. O município abriga uma das comunidades quilombolas mais tradicionais, que escreve uma história de luta e resistência. Foi por lá que o INSS abriu a primeira de uma série de ações voltadas para os povos originários, dentro do projeto Previdência para Todos, em parceria com o Ministério da Previdência Social.

A iniciativa tem como objetivo principal levar às comunidades quilombolas e indígenas orientações e serviços previdenciários. Participaram do lançamento o superintendente regional do INSS no Nordeste, Rogério Souza, o gerente-executivo de Garanhuns, Paulo Parísio, o procurador regional federal do instituto, Alcides Gama, servidores e gestores de diversas áreas da superintendência Nordeste e da gerência. “Estão em Pernambuco 70% das comunidades quilombolas do Nordeste. A ideia é essa: trazer um pouco de retorno do Estado para essas comunidades, uma dívida antiga de reconhecimento à luta e à resistência de todos eles”, comentou o superintendente. “Trabalhei e defendi as comunidades quilombolas na questão da certificação e ainda hoje, quase 20 anos depois, trago muitas lições do que aprendi. O INSS está de parabéns, e a procuradoria está à disposição para ajudar no que puder”, completou o procurador.

O vice-prefeito do município, Daniel Valadares, e o secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins, prestigiaram a abertura, destacando a importância do projeto. Para o prefeito, foi uma escolha assertiva do governo dar o pontapé inicial por Afogados. “Começa pelo nosso município um programa que vai em busca dos quilombolas, dos indígenas, e estamos tendo a felicidade de receber esse lançamento. Nosso próximo passo nessa parceria será conseguir um terreno para garantir uma agência própria do INSS no município”, adiantou.

 Augusto Martins resgatou um pouco da história do local. Destacou que a comunidade é certificada e que, ao longo dos anos, vem resistindo. “Conheci quando aqui só existiam casas de taipa. Eles conquistaram casas de alvenaria, cisternas, energia e outros benefícios. Que bom que o INSS teve esse olhar de chegar a quem está mais distante, a quem tanto precisa, de vir para a base, para a comunidade. Isso é muito importante. Estamos de mãos dadas fazendo essa parceria”, comentou.

Sebastião José, 56 anos, chegou ao Leitão da Carapuça aos cinco anos. Respeitado entre os moradores, é um líder comunitário e também faz parte do sindicato dos trabalhadores rurais. Trabalhou no plantio de algodão, milho, feijão e outras culturas para resistir à seca e à falta de recursos. Explicou que a maioria vive da renda do Bolsa Família, do pagamento da Previdência Social e da sobra da produção e venda de animais. “Para nós é um momento muito importante. Nunca tínhamos recebido nenhum servidor, e hoje tivemos a presença de vários e do superintendente regional e do gerente de Garanhuns. Estamos muito felizes em recebê-los e por essa ajuda que chega para tirar nossas dúvidas e orientar sobre os benefícios específicos dos quilombolas do Leitão e de outras comunidades próximas daqui.

O vice-presidente do sindicato, José Matias, destacou: “Já temos um acordo de cooperação com o INSS, e isso tem ajudado muito os associados. Sairei com mais um leque de informações que serão repassadas aos trabalhadores”. Representaram a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), o líder indígena Júnior Xukuru e a diretora do programa + Previdência, Rafaela Cruz. “Temos um trabalho aliado à previdência, e essa troca de informações é muito importante. Parabenizamos por esse belo projeto”, pontuou Rafaela.

Integrante da comunidade Sítio Brejo de Dentro, outra formada por quilombolas na região, Simone Maria da Silva Santos, 31 anos, foi uma das atendidas pelos servidores. “Para nós, quilombolas, foi muito bom ter o INSS na comunidade, trazendo informações esclarecedoras. Eu vim saber sobre um auxílio-doença e estou bastante satisfeita com as explicações que recebi”, comentou.

Em Pernambuco, a região da gerência de Garanhuns possui a maior quantidade de comunidades quilombolas. “Essa é uma ação inclusiva, que faz parte da missão do INSS, ou seja, estar perto da população. Começar por aqui e dar certo, como estamos presenciando neste momento, é uma felicidade para a gente. Temos muito trabalho a fazer não só junto aos quilombolas, mas também nas aldeias indígenas, como os xukurus e os fulniôs, na nossa área de abrangência”, avaliou o gestor Paulo Parísio.

Cultura – O encerramento dos atendimentos foi prestigiado com a apresentação do grupo Coco de Roda Leitão da Carapuça. Homens e mulheres, em uma grande roda, demonstraram a beleza da dança e dos cantos que passam de geração a geração, mantendo a expressão cultural e tradicional dos povos originários. Recentemente, eles receberam o prêmio de Patrimônio Vivo do governo de Pernambuco.

Pesqueira – Na quarta-feira (30) e quinta-feira (31), a equipe do projeto estará no município de Pesqueira, com atendimento específico para os indígenas xukurus.

Prefeituras precisam explicar melhor os serviços que vão paralisar

A Associação que lidera a movimentação em Pernambuco, a Amupe não sabe estimar quantos municípios deverão aderir a Greve dos Prefeitos. As prefeituras nem a Associação detalharam quais  serviços serão paralisados, num formato em que a população não seja prejudicada. Os órgãos só informam que os serviços essências como saúde e educação funcionarão normalmente.

No Ceará, Associação dos Municípios do Estado  (Aprece) afirma que 174 das 184 prefeituras cearenses vão aderir à paralisação. A Aprece tem uma lista com todos os nomes dos participantes. As gestões municipais vão adotar ponto facultativo para estimular a adesão.

Alepe também adere

A Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decretou a suspensão das atividades legislativas nesta quarta-feira (30). Com a decisão, não haverá reuniões das comissões permanentes da Casa nem sessão plenária. Ficam mantidas as atividades administrativas e a solene prevista na agenda.

Contradição

SEM FPM NÃO DÁ é o principal mote conclamado hoje nos portais e emissoras de rádio de todo o brasil, principalmente na Região Nordeste. Notadamente observamos o tom compreensivo, fraterno e cordial de parte significativa dos formadores de opinião. Dois pesos e duas medidas? Mais interessante ainda é uma rápida passagem sobre a atuação profissional desses ‘porta-vozes” e a constatação de que se comportaram absolutamente diferente quando este mesmo protesto é realizado por professores, estudantes, metroviários, índios e quilombolas.

Embarque dos Coelhos no Recife

Foto: Ivaldo Reges

Após intensas rodadas de conversas o prefeito do Recife, João Campos, decidiu pela entrada do grupo Coelho em sua gestão. Após um hiato de seis anos afastados da Frente Popular, quando o então senador Fernando Bezerra Coelho deixou o PSB para tentar construir uma candidatura ao governo de Pernambuco, o clã de Petrolina volta ao seio da Frente Popular.

Desta vez sob a liderança do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que foi candidato a governador de Pernambuco pelo União Brasil. O próprio Miguel chegou a ser cotado para a equipe de João, mas o grupo chegou à conclusão que era mais producente a indicação do deputado estadual Antonio Coelho para a pasta.

A indicação do parlamentar abre espaço para a volta de Edson Vieira para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, contemplando mais um quadro do União Brasil. O próprio Miguel tem se dedicado à iniciativa privada, e terá que se debruçar no próximo ano ao projeto de reeleição de Simão Durando em Petrolina, por esses fatores a sua indicação não se concretizou.

Jovem extremamente qualificado, o deputado estadual Antonio Coelho está no seu segundo mandato e terá, assim como seus irmãos e seu pai, sua primeira oportunidade no executivo. O parlamentar deverá ocupar a secretaria de Turismo, e o grupo pretende dar uma grande vitrine à pasta. Esse movimento tem desdobramentos também em 2026, pois Miguel Coelho ao se aliar a João Campos, surge como uma opção para o Senado em caso do prefeito renunciar para disputar o governo de Pernambuco. Isso evidentemente passa pela conta da reeleição de João, que conta com um grupo forte e que ajudará na capilaridade de seu projeto estadual.

Fonte: Blog Edmar Lyra

Municípios do Cisape aderem a paralisação contra a grave queda nos repasses do FMP

Os municípios consorciados do Cisape – Consórcio Intermunicipal do Araripe, aderiram à paralisação e mobilização contra a grave queda nos repasses do FPM – Fundo de Participação dos Municípios para as prefeituras, que nos últimos meses enfrentam dificuldades financeiras por causa das quedas nos repasses.

No Sertão do Araripe as cidades consorciadas são Afrânio,  Araripina, Bodocó, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

Diante desse cenário, neste dia 30 de agosto, suspendemos as atividades externas, como forma de protesto e sensibilização. A iniciativa conta com o apoio de entidades municipalistas, como Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE e outras prefeituras, que deverão se mobilizar com faixas de protestos estendidas nas fachadas de suas sedes e publicações explicativas em suas redes sociais.

A paralisação não incluirá os serviços essenciais. O objetivo é fazer com que o Governo Federal e o Congresso Nacional atentem para a situação dos municípios, que beira a um colapso. Em julho, a queda no FPM chegou a 34% em relação ao mesmo período do ano passado e o primeiro repasse de agosto foi 20,32% menor que o valor repassado no mesmo período de 2022.

Estudos realizados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), afirma que 51% dos municípios estão no vermelho neste semestre devido à diminuição de receitas e aumento das despesas. Além da queda de 23,54% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), neste mês de agosto, os municípios também amargam retenção das emendas parlamentares e atraso no repasse dos royalties de minerais e petróleo. Os municípios pernambucanos, em defendem o aumento de 1.5% no FPM sugerido PEC 25/2022.

Morre Cristiane Daciolo, esposa de Cabo Daciolo, aos 52 anos

A jornalista Cristiane Daciolo, de 52 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (29/8), no Rio de Janeiro. Cristiane era casada com o ex-deputado federal e candidato à Presidência em 2018, Cabo Daciolo.

Cristiane Daciolo foi diagnosticada com leucemia em 2018 e desde então ela vinha travando uma luta contra o câncer que afeta os glóbulos brancos, as células de defesa do organismo. Cristiane deixa três filhos.

A informação foi confirmada pelo jornalista Geremias Couto. “Daciolo faz parte do meu círculo de amizades. Agora há pouco recebi a notícia de que a mulher, Cristiane Daciolo, faleceu em decorrência da doença que lhe acometera há pouco mais de dois anos. Expresso-lhe e a toda a família os meus profundos sentimentos pela perda”, escreveu ele em uma rede social.

Também jornalista e pastora da Igreja Bola de Neve, Priscila Seixas se despediu de Cristiane nas redes sociais. “Batalhou contra o câncer mas hoje Deus a recolheu. Todas as vezes que nos encontramos foi para orar no monte e em casa, mas ela estava sempre ligada aos céus. Vamos orar para que o Senhor console o coração do Daciolo e de seus filhos.”

Fonte: Metrópoles

Araripina: em menos de 24h, duas pessoas foram assassinadas

Nesta terça-feira (29), por volta das 19:30h mais um homem foi assassinado, em Araripina. O crime aconteceu no Alto do Urubu, próximo a antiga escola. O jovem de 27 anos, era conhecido como Gemin.

Segundo crime em menos de 24h

Um homem, identificado como Erlandio dos Reis Souza, foi assassinado a tiros na noite da segunda-feira (28). Segundo o Boletim de Ocorrências da Polícia Militar, a vítima tinha passagem pelo sistema prisional, por ter cometido dois homicídios, e havia saído da prisão há dois meses.

Araripina adere à paralisação da Amupe em protesto contra queda nos repasses do FPM

A cidade de Araripina, localizada no sertão pernambucano, anunciou que também participará da paralisação liderada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) nesta quarta-feira (30). A ação tem como objetivo chamar atenção para as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras em manter os serviços municipais em funcionamento devido à queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“A situação é crítica. A queda nos repasses do FPM e do ICMS afeta diretamente a capacidade de nossa prefeitura em oferecer serviços essenciais à população. Precisamos unir forças com outras cidades para garantir que nossas vozes sejam ouvidas e que medidas sejam tomadas para aliviar essa crise financeira”, disse o prefeito Raimundo Pimentel.

Apesar da “greve dos prefeitos”, a Prefeitura de Araripina assegurou que serviços essenciais, como exemplo saúde e educação,  mas não informou detalhes sobre o funcionamento.

A queda nos repasses tem sido uma preocupação crescente para muitos municípios de Pernambuco. No acumulado do ano, houve uma queda de 0,55% (descontada a inflação) e de 23,56% apenas em agosto. A situação tem levado muitas prefeituras a reavaliar seus orçamentos e a buscar soluções para manter os serviços em funcionamento.

Raquel Lyra participa de audiência sobre a Reforma Tributária e destaca necessidade de combater desigualdades

Governadora de Pernambuco Raquel Lyra
A governadora Raquel Lyra participou, nesta terça-feira (29), em Brasília, na Plenária do Senado Federal, da sessão de debates temáticos com os governadores para discutir a Reforma Tributária que está em tramitação. A chefe do Executivo estadual defendeu posicionamentos mais claros sobre o valor e os critérios de distribuição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), a governança do Conselho Federativo, bem como a manutenção de incentivos sobre a indústria automobilística nas regiões Norte e Nordeste.
“Quero parabenizar a iniciativa de fazer um debate sobre a Reforma Tributária no Brasil e aproveito aqui para fazer uma reflexão sobre o papel e os princípios que a Reforma Tributária, a meu ver, deve seguir. Temos aqui no Brasil muitas injustiças e muitas desigualdades. Desigualdades sociais e regionais, que estão incrustadas na história do povo brasileiro. Sobre as desigualdades e injustiças sociais, a Reforma Tributária tem o papel de conseguir combatê-las, diminuindo a carga tributária sobre aqueles que têm menos recursos. A tributação em cascata, sendo eliminada, permite que quem tem menos pague menos e quem tem mais passe a pagar mais”, enfatizou a governadora durante seu discurso na Plenária.
A chefe do Executivo estadual defendeu que o FNDR disponha de um orçamento de R$ 75 bilhões, diferente do texto que foi aprovado na Câmara, e que a forma de distribuição dos recursos siga critérios que combatam as desigualdades regionais, tais como o PIB per capita de cada um dos municípios considerado de forma invertida na priorização.
A governadora destacou, ainda, a necessidade de prorrogação até 2032 dos benefícios concedidos à indústria automobilística instalada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dada a necessidade de garantia da competitividade desse setor na região. O texto aprovado na Câmara deixa em aberto a renovação após o ciclo atual de incentivos e, portanto, cabe ao Senado recolocar esta questão. Além disso, também foi ressaltado que tais incentivos sejam ampliados para questões da produção de energias renováveis na região Nordeste e, em especial, o hidrogênio verde.
Outro ponto mencionado foi sobre o Conselho Federativo. A chefe do Executivo estadual ressaltou que a estrutura de governança do Conselho garanta paridade das Unidades Federativas, e que tal governança seja determinada pela própria emenda à Constituição e não em Lei Complementar. A governadora entende que este é um tema Constitucional e, portanto, deve ser garantido na própria PEC, a fim de preservar o pacto federativo.
A governadora defendeu ainda a revisão do Seguro Receita previsto na proposta aprovada pela Câmara, ampliando o percentual para os estados de 3% para 5% do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O Seguro Receita é a previsão de uma retenção de parcela da receita do IBS para redistribuir entre os entes que tiverem tido a maior queda de receita, que deverá perdurar até o ano de 2098.
A iniciativa da sessão foi do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, que considera prioridade ouvir os entes da federação sobre a simplificação tributária proposta pela reforma. Também participaram da audiência os governadores Paulo Dantas (Alagoas), Clécio Luís (Amapá), Wilson Lima (Amazonas), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Elmano de Freitas (Ceará), Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Ratinho Júnior (Paraná), Rafael Fonteles (Piauí), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Wanderlei Barbosa (Tocantins), além dos Vice-governadores Sérgio Gonçalves (Rondônia) e Zezinho Sobral (Sergipe).

Presidente Lula anuncia criação do Ministério da Pequena e Média Empresa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (29/8), durante o programa semanal on-line Conversa com o Presidente, a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais. A iniciativa busca incentivar o setor com a concessão de crédito e de oportunidades.

“Eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade. Esse é o papel do Estado. Criar as condições para as pessoas poderem participar”, afirmou o presidente.

Lula apontou que, neste ano, o Brasil deve gerar mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada, mas lembrou que muitos brasileiros preferem o caminho de empreender. Por isso, ele vê a necessidade de um ministério dedicado a esse público.

“Tem gente que prefere trabalhar em casa. Tem gente que prefere trabalhar na rua. Tem gente que prefere abrir uma salinha para produzir alguma coisa e vender. Nós precisamos entender que essa gente tem importância e precisamos dar condições dessas pessoas terem acesso a crédito para dar o pontapé inicial. Esse é o nosso papel”, disse.

DIGNIDADE – Para Lula, a melhor forma de distribuição de renda e de geração da dignidade é por meio da promoção de oportunidades de trabalho. “Eu quero valorizar muito os empreendedores individuais. Quero valorizar muito as cooperativas. Quero valorizar muito a pequena e média empresa porque ela gera 60% ou 70% dos empregos nesse país”, destacou.

“Uma nação soberana só é soberana em função da qualidade de vida do seu povo. A melhor possibilidade de fazer distribuição de renda é o emprego, é a oportunidade de trabalho. Quando o cidadão trabalha e recebe o salário, é o orgulho máximo do ser humano”, resumiu o presidente.

Brasileiro é morto asfixiado em briga de trânsito em Portugal

O brasileiro Amandio Junior foi morto com um golpe de mata-leão durante uma briga de trânsito em Portugal (Reprodução/Facebook)

O brasileiro Amandio Junior, de 44 anos, foi morto com um golpe de mata-leão durante uma briga de trânsito. O crime ocorreu em Quarteira, em Faro, no Algarve, na noite de segunda-feira (28/8). Juninho, como era conhecido, voltava da praia com um grupo de amigos quando um motoqueiro, em alta velocidade, quase o atropelou na faixa de pedestre. Junior reclamou com o motoqueiro — um francês de 39 anos —, que saiu da moto e aplicou o golpe, que o asfixiou e o levou à morte.

Amigos do brasileiro partiram para cima do assassino e o seguraram até a chegada da Guarda Nacional Republicana (GNR). Ele responderá por homicídio doloso, com intenção de matar. Junior, que era natural de Presidente Epitácio, no interior de São Paulo, agonizou por mais de 40 minutos e já estava morto, quando o socorro médico chegou. O caso está sob investigação da Polícia Judiciária.

Nas redes sociais, familiares e amigos prestaram homenagens ao brasileiro. Primo dele, Heryston Villanova escreveu: “Meu Senhor, Meu Deus, por que o senhor levou meu primo tão jovem? Vá em paz, primo. Te amarei para sempre”.

Ainda não se sabe se o corpo do brasileiro será levado para o Brasil. O Itamaraty está em contato com a família de Amandio para definir o que será feito. O Consulado do Brasil em Faro, onde fica Quarteira, foi acionado.

Violência recorrente

A violência tem vitimado vários brasileiros em Portugal. Em julho do ano passado, Jefferson Terra Pinto, 33, foi morto após ser espancado em uma briga na saída de uma boate no Parque das Nações, uma das áreas mais nobres de Lisboa.

Em junho deste ano, o carioca Allison Gonçalves, 35, foi assassinado por engano, dentro da própria casa, em frente à mulher grávida. Ele teria sido confundido com um traficante.

Fonte: Correio Braziliense

Médicos denunciam infestação de pulgas e carrapatos em UPA de Fortaleza

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Canindezinho, em Fortaleza, tem sofrido com uma infestação de pulgas e carrapatos que estão causando alergias e urticárias em médicos, enfermeiros e profissionais que trabalham no local. Segundo o relato de uma médica, o problema aconteceu pela primeira vez há cerca de três anos, e se repetiu algumas vezes.

Na semana passada, os profissionais começaram a notar novamente pulgas na sala de repouso, e receberam relatos que os percevejos chegaram a consultórios, copa e até na área de espera de pacientes, local onde também foram encontrados carrapatos.

O QUE DIZ A ADMINISTRAÇÃO?

Em nota nesta terça-feira (29), o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), responsável pela administração da UPA do Canindezinho, informa que as dedetizações de rotina no local “eram suficientes”. 

No entanto, há alguns espaços de difícil acesso à pulverização de substâncias para o extermínio dos percevejos, devido às obras que ainda estão em andamento. A unidade vai continuar agindo e acompanhando até a resolução completa do problema.

Segundo o ISGHM, “outras ações vêm sendo executadas a fim de solucionar o problema, como novas pulverizações, o fechamento de todas as frechas e orifícios internos que podem servir como acesso aos vetores, o recolhimento de reciclados metálicos na área externa oriundos de obra, bem como a limpeza geral de mobiliários internos”. 

RELATO DE PROFISSIONAIS

O Diário do Nordeste conversou nesta terça-feira (29) com funcionários que relataram, inclusive, que um paciente nesta semana chegou a receber medicação em uma cadeira de plástico, pois no estofado da unidade havia um carrapato. As profissionais não serão identificadas.

“A UPA está toda infestada, inclusive dormitório, banheiros, a recepção, os pacientes… Está todo mundo sendo picado por aquelas pulgas e carrapatos. Inclusive, hoje, uma colega nossa estava atendendo um paciente e ele estava com um carrapato pregadinho nele e com pulga subindo nele”, comenta uma médica.

Conforme outra médica, algumas dedetizações estão sendo feitas desde a semana passada, mas ela pondera que não é suficiente “setorizar” o procedimento, pois a infestação está em “praticamente” toda a unidade de saúde: “Tem risco da gente da gente trazer para casa a pulga. É além da insalubridade, isso”. 

Na última quinta-feira (24), o Sindicato dos Médicos do Ceará emitiu uma nota para cobrar dedetização eficiente e monitoramento contínuo na UPA do Canindezinho. “O Sindicato encaminhou ofício em caráter de urgência à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) e ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) requerendo a adoção de medidas imediatas no controle da situação, bem como uma dedetização eficiente e monitoramento contínuo”.

O Sindicato compartilhou que por conta da situação, médicos chegaram a repousar no chão da antiga farmácia da UPA, por conta da presença de pulgas nas acomodações. Esse caso foi confirmado por uma médica em entrevista à reportagem.

RISCO DE DOENÇAS 

O relato de uma funcionária expõe ainda que esses insetos representam risco de transmissão de doenças: “Há risco para nós e para os pacientes”. 

“Tem que vir alguém responsável aqui para fazer o controle ambiental para poder realmente eliminar a praga, mas a gente não vê isso acontecendo”, indica.

Algumas pessoas chegaram a passar mal também pela exposição aos inseticidas que estão sendo usados. “Eu por exemplo, tive uma crise alérgica [ao chegar na UPA], o nariz e o olho coçando muito, muito espirro. E eu praticamente não sou alérgica, só tenho uma crise como essa apenas quando estou gripada”. 

“Outros colegas meus estão passando com muita urticária, principalmente os que dão plantão noturno. Eles estão muito feridos, tendo que usar remédio para alergia e, às vezes, sem melhora, porque estão todo tempo sendo expostos”, diz o relato.

Fonte: Diário do NE