Autor: Vinícius Oliveira

Prefeito de Agrestina assina PL do reajuste salarial de quase 15% para professores

Na última segunda-feira (24), o prefeito de Agrestina, Josué Mendes, assinou o Projeto de Lei nº 20, de julho de 2023, que autoriza o reajuste de 14,98% nos vencimentos dos professores do município. O anúncio e a assinatura foram feitos pelo próprio prefeito, durante a abertura do ciclo de formação continuada ofertado para os profissionais da rede municipal de educação.

Com o aumento, e o pagamento retroativo referente ao primeiro semestre deste ano, o piso do magistério público de Agrestina fica maior do que o piso nacional, já que, em Agrestina, o professor passa a ganhar R$ 4.422,00, enquanto o piso nacional está fixado em R$ 4.420,55. O reajuste salarial é uma das ações que contribuem com a valorização do magistério público e da educação básica brasileira e beneficiam diretamente os professores que se encontram ativos.

Com histórico de manutenção dos pagamentos dos salários em dia, além de autorizar o reajuste, quando muitas prefeituras sequer se dispõem discutir o assunto, Mendes segue atualizando os benefícios e mantendo os professores de Agrestina no caminho do devido reconhecimento, como foi no caso do reajuste de mais de 33% concedido em 2022. O PL segue para a Câmara Legislativa de Agrestina, para apreciação dos vereadores do município, a quem pertence a tarefa de aprovar o reajuste.

Fonte: Magno Martins

PMs acusados de ‘metralhar’ turistas europeus em Fortaleza vão a júri 17 anos após o crime

Mais dois policiais militares acusados de ‘metralhar' o veículo onde estavam três turistas europeus e uma brasileira vão a júri popular. Marcelo Lima Alves e Francisco Eloy da Silva Neto devem sentar no banco dos réus quase 17 anos após o crime. O julgamento está programado para acontecer no dia 4 de abril de 2024, às 8h30, no 2º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.

A dupla foi pronunciada junto aos demais acusados e recorreu em todas as instâncias, sendo a última decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na última sexta-feira (21), a data do júri do ocorrido que ficou conhecido como ‘Caso Hilux' foi publicada no Diário da Justiça.

As tentativas de homicídio fizeram parte de uma ação desastrosa com participação de oito policiais na Avenida Raul Barbosa. O italiano Innocenzo Brancatti e a esposa dele à época haviam acabado de buscar um casal de amigos, espanhóis, no Aeroporto de Fortaleza, quando tudo aconteceu. O veículo no qual estavam, uma Hilux de cor preta, foi confundido com uma caminhonete S-10 vinho, que foi usada por criminosos para roubar um caixa eletrônico, no bairro Passaré.

Matéria completa no Diário do Nordeste.

Irmão de Eduardo Campos pedirá reabertura do inquérito sobre sua morte

Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, afirmou nesta terça-feira (25), através de nota  que irá no próximo dia 13 de agosto, solicitar a reabertura do inquérito policial que investigou a morte de Eduardo.

Segundo Antônio, o relatório do inquérito anterior foi inconclusivo, e agora, com novas provas e evidências, ele busca uma nova investigação, conforme permite a legislação penal, especialmente o Art. 18 do Código de Processo Penal.

Nota oficial 

Estaremos, no próximo dia 13 de agosto, quando completa 9 anos do falecimento do ex-governador Eduardo Campos, meu único irmão, solicitando a reabertura do inquérito policial que investigou a morte do ex-governador e outros companheiros, cujo relatório do inquérito policial foi inconclusivo, trazendo provas novas, como também mostrando as deficiências do inquérito anterior, conforme permite a legislação penal, especialmente o Art. 18 do Código de Processo Penal.

Tramita perante a 4ª Vara Federal de Santos também ação cível de produção de provas, sob o número 5001663-02.2017.4.03.6104 movida por mim e Ana Arraes, que se encontra na fase de citação da fabricante do avião, através de carta rogatória, nos Estados Unidos.

Tal ação interrompeu a prescrição cível, entre outras questões relevantes. O intuito nuclear da ação é a realização de perícia técnica judicial no sentido de verificar a causa do acidente, ante inconsistências do laudo do Cenipa e da Polícia Federal.

O TRF da 3ª Região, através da 4ª Turma, negou provimento a recurso da União julgando admissível produção de provas em acidente aéreo e que o pedido de perícia se justifica, nos autos do agravo nº 5015438-29.2018.4.03.0000 que teve publicação do acórdão em 07.04.21. Foi uma importante vitória no caso, cuja ação de produção de prova está em curso.

Entre outros aspectos, mereceu zero interesse por parte da autoridade policial e do CENIPA, aspecto relevante de Recomendação de Segurança A 09 113 – 128 “O BANCO DE DADOS DE ACIDENTES/INCIDENTES DO N.T.S.B. CONTÉM, PELO MENOS, OITO (8) ACIDENTES ENVOLVENDO O COMPENSADOR DE PROFUNDOR DO CESSNA CITATION OU ‘FALHAS CORRELATAS’”.

Estou, juntamente com o perito assistente do caso, Carlos Camacho, fazendo um livro documentário sobre o acidente que vitimou Eduardo Campos e outros, em seus múltiplos aspectos, em formato e-book, ante a existência também de imagens e links sobre o acidente.

O Brasil precisa saber a causa do acidente, inclusive a real possibilidade de tal sinistro ter sido intencionalmente provocado para vitimar o então candidato a presidente, com campanha em ascensão, ante indícios existentes e que precisam ter uma investigação mais aprofundada pelas autoridades policiais e judiciais. Estamos estudando a possibilidade de pedir que tal caso seja avocado pelo Procurador-Geral da República, ante peculiaridades do caso.

Além de protocolar a petição de desarquivamento perante o Juiz que presidiu o caso, estaremos dando conhecimento ao Ministro da Justiça e ao Procurador-Geral da República do teor do requerimento.

Antônio Campos – OAB/PE 12.310

Grupo é preso suspeito de aplicar golpe do falso consórcio no litoral do Piauí; prejuízo ultrapassa R$ 200 mil

Quatro pessoas foram presas pela Polícia Civil do Piauí (PC-PI) nesta terça-feira (25), em Parnaíba, litoral do Piauí, suspeitas de integrar um grupo que aplicava o golpe do falso consórcio no litoral do Piauí. Estima-se que pelo menos 30 pessoas foram vítimas e o que prejuízo ultrapassa R$ 200 mil.

As prisões ocorreram em cumprimento a mandados judiciais de prisão temporária e de busca e apreensão da Operação Contemplatus. Os alvos são investigados por estelionato, fraudes contratuais de instituições financeiras, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Um dos presos foi identificado pela polícia como Leonardo Gabriel Silva de Sousa, sócio-administrador de uma empresa especializada na venda de cartas de crédito.

Como funcionava

O delegado Abimael Silva explicou que as vítimas compareciam à delegacia relatando que haviam feito contrato de consórcio com uma empresa, dado uma entrada de 9 a 12% do valor do bem que pretendiam adquirir e, passado um tempo, após não serem contemplados, suspeitavam da empresa.

“Aparentemente se tratava de um contrato tranquilo com uma empresa, de compra de imóveis, consórcios. A empresa solicitava uma entrada dizendo que facilitaria a contemplação ou recebimento mais rápido do imóvel. Passava o período estipulado, as vítimas não recebiam nada em troca e retornavam à empresa”, contou.

“Lá diziam ‘não, você realizou a compra de um consórcio e tem que aguardar uma contemplação' e elas apareciam registrando Boletim de Ocorrência. Depois de seis meses [de investigação], a gente conseguiu identificar que, na verdade, não existe nenhum consórcio. Foram identificados documentos falsos, fraudes bancárias e crimes contra consumidores”, completou o delegado.

Os presos foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Parnaíba para os procedimentos legais.

Fonte: G1/PI

Projeto de lei prevê que placas de veículos voltem a modelo antigo que informa cidade e estado

Um projeto de lei em tramitação no Senado prevê que as placas de veículos voltem a identificar a cidade e o estado de registro.

A proposta está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) à espera de um relator. Se aprovada, a matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse que vai trabalhar para dar andamento ao projeto, tão logo volte do recesso parlamentar. “A CAE possui cerca de 430 projetos aguardando relatoria, temos trabalhado para dar celeridade a cada um deles. A data de votação será definida logo após a apresentação de parecer pelo relator indicado.”

O novo projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro e determina a obrigatoriedade da nova placa depois de um ano da publicação da lei, mas impacta apenas os emplacamentos após essa data.

“A retirada do nome do estado e da cidade das placas dificultou a identificação geográfica dos veículos, o que traz consequências negativas para a adequada fiscalização do trânsito”, justifica o autor no texto do projeto, senador Esperidião Amin (PP/SC), que menciona ainda a ajuda na hora de identificar veículos irregulares, como os que estão com a documentação vencida, envolvidos em práticas de transporte ilegal de passageiros ou cargas ou que possuam pendências administrativas nos órgãos de trânsito.

Imbróglio
A adoção do atual modelo de identificação foi adiada por seis vezes devido a disputas judiciais, problemas de adaptação e credenciamento dos fabricantes. O imbróglio persistiu até 2019, com o estabelecimento de uma nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Um dos debates envolveu o custo da nova placa para o motorista. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) chegou a recomendar no máximo R$ 138,24 para carro, ônibus e caminhão e R$ 114,86 para motocicletas — os mesmos valores cobrados pelas placas do padrão cinza. No entanto, o valor varia de acordo com a empresa que o motorista contrata para fazer o emplacamento.

Com isso, deixou de existir o valor único e tabelado por estado, que era determinado por cada um dos Detrans. Agora, cada empresa credenciada determina o valor que vai cobrar para emitir a placa que está em vigor atualmente, que segue o padrão Mercosul.

O analista político Isaac Sassi afirma que não dá para saber ainda como essa conta chegaria ao motorista. “Apesar de o projeto prever algo relativamente simples, a insegurança em relação aos custos é um fator relevante nesse tipo de norma. O custo das placas ainda é desconhecido. Por exemplo, no DF a placa custa R$ 189, que já é um valor alto, e não há como saber a quanto esse valor pode chegar”, pondera.

Além do custo para a produção de novas placas, que será desembolsado pelo consumidor, segundo Isaac, o país terá quatro tipos de placas oficiais em circulação: placas não refletivas, placas refletivas, placas Mercosul e placas Mercosul com município/estado. “Tudo isso somado a variações que já existem, como as placas vermelha, verde, oficial, de corpo diplomático etc. A proposta de criar mais uma placa diminui a uniformização, que é a intenção principal desse tipo de identificação”, afirma.

Carros de passeio e oficiais
As novas placas têm o fundo pintado na cor branca, com o tipo de veículo identificado pela cor da fonte. A pintura preta é utilizada para veículos de passeio, a vermelha para veículos comerciais, a azul para carros oficiais, a verde para veículos em teste, a dourada para os automóveis diplomáticos e a prateada para os veículos de colecionadores. No modelo antigo, a placa tinha a cor do fundo cinza.

O novo modelo de placa padrão Mercosul conta ainda com itens de segurança, como um QR code presente no canto superior esquerdo, que dificultaria clonagens e falsificações.

Fonte: R7

Vilão de Marimar, Alfonso Iturralde morre e é homenageado por Thalia

O ator mexicano Alfonso Iturralde morreu nesta terça-feira (25/7), aos 73 anos. A informação foi publicada pela AndiMexico (Associação Nacional de Atores do México) e reproduzida pelo jornal “El Universal”. A causa do falecimento, no entanto, não foi divulgada.

“A AndiMexico comunica a morte do intérprete Alfonso Iturralde. Com uma extensa carreira no cinema, teatro e televisão, lembrado por sua participação em novelas como Rebelde, A Força do Destino e Marimar. Descanse em paz”, dizia o comunicado.

Alfonso Iturralde ficou muito conhecido no Brasil por dar vida a um dos vilões da telenovela Marimar, estrelada por Thalia e exibida no SBT. A atriz deixou sua homenagem ao ex-colega. “Voa alto, nosso Renato Santibañez”, escreveu ela, referindo-se ao nome do personagem dele na trama.

O ator, que completaria 74 anos em outubro, deixou quatro filhos: Alpha Iturralde, Serena Iturralde, Adam Iturralde, e Danna Iturralde.

 

Em uma rede social, a mãe das duas filhas mais velhas, lamentou a morte. “Olá bom dia, hoje quero compartilhar que Alfonso Iturralde faleceu ontem à noite… E quero agradecer ao nosso Pai por sua vida e pelas filhas maravilhosas que meu deu através dele… Rogo ao Senhor por toada a família Iturralde Avil. Que Ele te encha de paz e te abençoes, assim como todos nós”, escreveu Rosalba Brambila Alexander.

Fonte: Metrópoles

Projeto oferece ações educativas para pessoas em situação de vulnerabilidade

Com o aumento de 38% de indivíduos em situação de rua, Acolher & Empoderar: Populações em situação de vulnerabilidade busca promover a saúde e prevenir doenças

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2022 ocorreu um aumento de 38% na quantidade de pessoas em situação de rua. Independentemente dos motivos, o projeto Acolher & Empoderar: Populações em situação de Vulnerabilidade disponibiliza auxílio para aqueles que se encontram nessa situação e comunidades de baixa renda. Por meio da Educação gratuita e popular em Saúde, busca prevenir doenças e diminuir as barreiras ao acesso à saúde das populações. Ao todo, cerca de 200 pessoas já foram atendidas. Idealizado pela Newton Paiva, teve início em março de 2023.

Segundo Thiago Gontijo, docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Newton Paiva, o projeto de extensão atua por meio de ações educativas gratuitas. Assim, conta com profissionais de saúde e assistência social que trabalham nas comunidades e territórios assistidos. “Existe uma dificuldade de aproximar os serviços de saúde das populações em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, visamos diminuir as desigualdades em saúde existentes e acolher quem precisa”, explica.

A iniciativa também procura potencializar a responsabilidade social e participação da instituição de ensino. Além disso, busca capacitar o estudante de graduação para atenção à saúde de pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade, cumprindo os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Como pesquisador da área de saúde coletiva, observei o crescente número de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil e em Belo Horizonte. Outro ponto era a necessidade de aproximação dos alunos com uma realidade social, muitas das vezes distante da grade curricular. E foi assim que nasceu o Acolher & Empoderar: Populações em situação de Vulnerabilidade, explica Thiago Gontijo.

Isolado em todas as esferas, prefeito Marcones Sá cede formalmente o terreno à Univasf

O deputado federal Mendonça Filho (UB) cumpriu agenda em Salgueiro nesta segunda-feira (24) e celebrou a cessão do terreno da Estação Ferroviária para construção do Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), após a prefeitura de Salgueiro burocratizar o inicio do cercamento do terreno.

“Quero para celebrar a conquista do campus da Univasf, que nós autorizamos quando éramos ministros da educação, que infelizmente, agora depois de muita pendência, polêmica, dificuldade por parte da Prefeitura de Salgueiro, finalmente a gente tem autorização.” Disse o ex-ministro do MEC.

O deputado foi recepcionado por Fabinho Lisandro, o presidente da Câmara de vereadores, Sávio Pires os edis Henrique Sampaio, Edilânio de Verdejante, além do ex-vereador Antônio Pires.

“No dia que recebemos o nosso deputado federal Mendonça Filho, que foi quem idealizou e autorizou a instalação do Campus da Univasf a gente consegue finalmente a liberação, depois de uma luta de todo esse grupo e da população.” Completou Fabinho.

Acusado de matar Sargento da Polícia Militar é preso em Belmonte

Foi preso na noite desta segunda-feira, um homem identificado como ‘Dekinha’ que é acusado de matar o Sargento da Polícia Militar, Armando Gomes Leal. A mãe do assassino foi quem o entregou a polícia.

De acordo com informações, o criminoso estava no bairro Cacimba Nova, São José do Belmonte, onde o crime aconteceu. Ao ser preso, disse que ficou escondido em um matagal e resolveu se entregar ao saber da repercussão do caso.

O crime aconteceu no último domingo (23), após Armando ser atingido por um tiro no peito. Em áudios que circulam nas redes sociais, “Dekinha”, confessou o crime  alegando que ficou com raiva após ser agredido pelo policial, por isso foi em casa, pegou a arma e o matou.

Governo de Pernambuco cria subsídio de até R$ 20 mil para famílias de baixa renda darem entrada na compra de imóveis; veja quem pode receber

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), anunciou, nesta segunda (24), que vai oferecer subsídios de até R$ 20 mil para famílias de baixa renda darem entrada na compra de imóveis. Segundo o governo, o benefício será oferecido para pessoas que ganham até dois salários-mínimos por mês e poderá ser usado para complementar o financiamento do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

O cadastro, tanto para famílias, quanto para empresas, estará disponível na internet a partir de terça (25). Segundo o governo do estado, serão disponibilizados R$ 200 milhões nesta primeira etapa do programa, o que poderia financiar até 10 mil imóveis com a entrada de R$ 20 mil.

Apenas imóveis novos poderão utilizar os subsídios do governo, com o limite de valor total do imóvel de R$ 190 mil.

“O que o governo de Pernambuco lança agora é um subsídio, garantindo que esses R$ 20 mil possam ser entregues pelo governo em nome dessas famílias. E aí a família assume o que é uma parcela normal de aluguel e substitui pela parcela da casa, algo em torno de R$ 350 a R$ 400”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com a gestão estadual, terão prioridade os seguintes públicos:

  • Mulheres mães de família;
  • Mães de crianças com deficiência;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O serviço, que faz parte de uma nova modalidade do programa habitacional estadual Morar Bem PE, chamada “Entrada Garantida”, foi apresentado para o mercado imobiliário em cerimônia no Cais do Sertão, no Bairro do Recife.

De acordo com a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, os benefícios devem começar a ser entregues em até 30 dias.

“Eles [as imobiliárias] vão disponibilizar os empreendimentos que atendam às regras do Minha Casa, Minha Vida para essa faixa de até dois salários-minimos. […] Os imóveis precisam ser novos e o convênio vai ser firmado através da Caixa. […] As pessoas vão precisar procurar a Caixa para fazer sua carta de crédito”, explicou a secretária.

Os imóveis disponíveis para compra pelo programa estarão disponíveis no site da Cehab.

Fonte: G1

Novo delegado da Polícia Federal, em Salgueiro, tome posse hoje (25)

A Polícia Federal tem um novo delegado no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Trata-se do paraibano, Jader Melquíades de Araújo, de 31 anos, e que entrou nos quadros da instituição pelo concurso de 2021.

A posse será hoje (25), às 10h, no auditório do Hotel Imperador, localizado na Rua João Veras de Siqueira, nº 140, Salgueiro.

Jader Melquíades é Bacharel em Direito, pela Universidade Estadual da Paraíba, e especializado em Ciências Criminais, pela Escola Superior de Advocacia Flóscolo da Nóbrega.

Fonte: Blog Ricardo Antunes

Homem suspeito de envolvimento na morte de Marielle Franco é preso pela PF

Foto: Renan Olaz/CMRJ
Um homem suspeito de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco foi preso na manhã desta segunda-feira (24). A Polícia Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagraram a Operação Élpis e cumprem mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão. A investigação se debruça na morte da vereadora, do motorista Anderson Gomes e da tentativa de homicídio contra a assessora Fernanda Chaves. Os crimes completaram cinco anos. O preso foi o ex-bombeiro Maxwell Corrêa, amigo de Ronnie Lessa — acusado e preso pelo assassinato de Marielle e Anderson.
Maxwell foi condenado a quatro anos de prisão em 2021, acusado de atrapalhar as investigações. No entanto, ele cumpria a pena em regime aberto. O ex-bombeiro ajudou a esconder as armas que estavam no apartamento de Lessa.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, confirmou a operação da PF e disse que a corporação está avançando nas investigações. “Hoje a Polícia Federal e o Ministério Público avançaram na investigação que apura os homicídios da Vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, além da tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves”, escreveu o ministro, no Twitter.
Fonte: Correio Braziliense

Governo Federal renova BR-428 em Pernambuco

Melhorias no asfalto e sinalização vão garantir maior segurança no acesso ao polo agroindustrial de Petrolina/Juazeiro

O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, traz mais dinamismo para o polo agroindustrial de Petrolina e Juazeiro, na divisa entre Pernambuco e Bahia. São 128 quilômetros de pistas renovadas e nova sinalização na BR-428/PE, garantindo segurança e conforto para os usuários da rodovia federal.

Com investimento de R$ 14,4 milhões, as melhorias no trecho passam pelas cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco. As obras, realizadas entre os quilômetros 58 e 180 e do Km 188 ao 194, vão facilitar o tráfego no acesso urbano ao reduzir tempo de deslocamento e os custos com transporte de passageiros e de cargas.

Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram serviços de microrrevestimento asfáltico, sinalização horizontal e outras intervenções de conservação da infraestrutura viária. Essas renovações vão beneficiar a exportação de uva, sementes e hortaliças, principais produtos do polo agroindustrial de Petrolina/Juazeiro.

BR-428

Às margens do Rio São Francisco, a BR-428 é um importante corredor logístico no interior de Pernambuco. A rodovia conecta o sertão pernambucano a diversas capitais do Nordeste. Além disso, é via de escoamento da produção agrícola do Vale do São Francisco, sendo fundamental ao desenvolvimento econômico e social da região.

PRF prende motorista com mais de R$ 87 mil sem procedência declarada e carro roubado

Flagrante foi registrado na BR-101, em Recife; contra o homem existe ainda um mandado de prisão em aberto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã desta segunda (24), um homem com o qual foi encontrada uma quantia de R$ 87, 5 mil reais. Os agentes do Grupo de Policiamento Tático (GPT) deram ordem de parada ao Fiat/Toro, com registro de roubo, na altura do km 72 da BR-101, em Recife.

Durante a fiscalização, a consulta aos sistemas logo mostrou um alerta de que o veículo possui registro de roubo desde 19 de junho deste ano, em Paulista. Os PRFs observaram ainda indícios de adulteração nos elementos externos da Toro. A pesquisa trouxe ainda um mandado de prisão em aberto contra o condutor. O documento foi expedido pela justiça do Mato Grosso do Sul e determina a prisão do suspeito pelo crime de furto.

Na vistoria ao veículo, os policiais encontraram dinheiro espalhado e também em sacos plásticos. No total, são mais de R$ 87,5 mil em espécie. A suspeita é de que o homem possa estar envolvido em roubos. Algumas das cédulas estavam manchadas de vermelho, estratégia das instituições financeiras para marcar dinheiro roubado. Além disso, na Toro foram encontradas ainda ferramentas comumente utilizadas nesse tipo de ação criminosa.

O suspeito deu nome falso aos policiais, não possuiu nenhum documento pessoal ou do veículo, mas sua verdadeira identidade logo foi descoberta. Aos PRFs ele disse que receberia um valor em dinheiro para levar o veículo roubado até a cidade de Campina Grande, na Paraíba. O suspeito assumiu ainda ser para o seu consumo a substância semelhante à maconha (cerca de 100g) também encontrada dentro da caminhonete.

O motorista, o dinheiro, o veículo e todo o material apreendido serão encaminhados para o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), onde os possíveis crimes de receptação e porte de drogas, além da procedência do dinheiro, seguirão sendo investigados.

 

BNDES investe R$ 43 bilhões em apoio a MPMEs no 1º semestre de 2023

Foto: Fernando Frazão (Ag. Brasil)

Montante disponibilizado para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) engloba financiamentos com recursos próprios do Banco; incluindo empréstimos e operações de garantias

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) viabilizou R$ 43 bilhões em apoio a micro, pequenas e médias empresas (MPME) no 1º semestre de 2023, entre empréstimos, financiamentos e operações de garantias operacionalizadas por meio da rede de instituições financeiras.

Foram R$ 18,9 bilhões aprovados em empréstimos e financiamentos às MPMEs no semestre, crescimento de 53% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse montante, R$ 12,7 bilhões foram destinados à aquisição de máquinas e equipamentos, R$ 2,8 bilhões a projetos de investimento, R$ 2,2 bilhões a capital de giro e R$ 1,2 bilhões a outras finalidades, alcançados por meio de 71,5 mil operações de crédito, realizadas por 46 instituições financeiras.

R$  18.9 bilhões: foram aprovados em 71,5 mil operações de crédito com recursos do Banco, por meio de 46 instituições financeiras.
R$  24.1 bilhões: foram viabilizados por meio das soluções de garantia do BNDES, que inclui o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (FGI PEAC)

“As micro, pequenas e médias empresas são fundamentais para a geração de emprego e renda no Brasil. Por isso, o BNDES está alavancando o apoio a essas empresas, seja por meio de empréstimos ou fornecendo garantias para outros bancos emprestarem”, explicou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. “Esse esforço, sem qualquer tipo de subsídio, permitiu o aumento de 53% do desembolso do BNDES para esse segmento, em relação ao mesmo período do ano passado”. 

A modalidade de apoio predominante para o público MPME é a indireta automática, em que os recursos do BNDES chegam às MPMEs por meio de agentes financeiros parceiros credenciados no Banco e autorizados a operarem suas soluções financeiras. Com agências de fomento, bancos de desenvolvimento regionais, bancos de montadoras, bancos comerciais privados e públicos, bancos e cooperativas de crédito, o modelo viabiliza tanto a desconcentração do crédito quanto a pulverização dos recursos do BNDES a empresários em todo Brasil.

Outros R$ 24,1 bilhões foram apoiados em operações de crédito com soluções de garantia do BNDES, como o FGI PEAC, em mais de 77 mil operações.

O FGI PEAC possibilita aos agentes financeiros parceiros do BNDES, mesmo em cenários econômicos adversos, oferecer linhas com condições diferenciadas nas operações de crédito que contratam, beneficiando principalmente pequenos negócios, que permanecem com apetite por mais empréstimos garantidos pela iniciativa.

Para o 3º trimestre, foram disponibilizados recursos que permitem apoiar cerca de R$ 11 bilhões em créditos no FGI PEAC para as MPMEs, dos quais R$ 2,4 bilhões já foram viabilizados até a presente data.