Autor: Vinícius Oliveira

Professores chegam a trabalhar 54 horas por semana, diz pesquisa

Carga horária de educadores vai além do tempo passado em sala de aula e exige dedicação para que conteúdos não sejam simplesmente repetidos

Antes e depois de riscar a lousa com o giz, todo professor precisa dedicar outras boas horas do dia a se preparar para ensinar. É comum que educadores de todo o mundo tenham tarefas extra-classe a cumprir todos os dias. Um levantamento feito pela plataforma EdWeek Research Center, dos Estados Unidos, mostra que esses profissionais podem ter uma jornada de trabalho de até 54 horas por semana. E apenas metade desse tempo é gasto realmente ensinando os estudantes.

A pesquisa, divulgada em 2022, ouviu mais de 1,3 mil professores. E a realidade é parecida em muitos países, inclusive no Brasil, onde uma decisão de 2020 do Superior Tribunal Federal (STF) determinou que, na Educação Básica Pública, tanto nos estados quanto nos municípios, professores devem destinar ⅓ das horas de trabalho semanais às atividades pedagógicas realizadas fora da sala de aula. A mesma decisão também prevê que esse tempo pode ser cumprido fora do ambiente escolar.

Ainda que pareça um contrassenso, jornadas muito extensas podem prejudicar o desempenho dos educadores. É fora da sala de aula, afinal, que esses profissionais têm a oportunidade de ampliar o repertório humano e cultural para que o trabalho dentro da sala de aula seja mais preciso e assertivo. De acordo com a diretoria pedagógica da Aprende Brasil Educação, Acedriana Vogel, “o trabalho em sala de aula é muito mais amplo e abrangente do que pode abarcar um conteúdo formal. O nosso compromisso é garantir um trabalho individual nesse espaço coletivo que é a sala de aula, a serviço do desenvolvimento de habilidades e competências. Por isso, a contribuição do professor pensando e organizando todas as fases de construção do processo de ensino e de aprendizagem é tão importante”.

A Copa do Mundo é delas: liberação de funcionários durante partidas pode impulsionar onda de incentivo ao futebol feminino

 

Assim como aconteceu com jogos da seleção masculina, empresas adotam medidas para permitir que colaboradores acompanhem partidas do Brasil

Começa nesta segunda-feira (24), a busca da seleção brasileira pela inédita estrela dourada para a camisa amarelinha na maior Copa do Mundo Feminina da história. Será a primeira vez que 32 seleções disputam o título da competição, que até a última edição contava com apenas 24 equipes. O torneio vai até o dia 20 de agosto, e as partidas serão sediadas em dois países, na Austrália e na Nova Zelândia – mais um ponto inédito da edição.

Apesar da importância da competição, a cultura brasileira em relação ao futebol feminino ainda não se equipara ao nível de adesão ao futebol masculino. O baixo interesse pela modalidade pode ser explicado pela falta de investimento e incentivo se comparado às equipes masculinas. Um dos exemplos seria a diferença de audiência das partidas, que sofre influência direta de ações como a liberação das empresas para que os funcionários consigam acompanhar os jogos – uma prática massiva na Copa masculina, mas ainda minoritária na feminina. Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Zoox Smart Data revelou que apenas 10% das pessoas serão liberadas pelas empresas para assistir aos jogos da seleção brasileira feminina. Enquanto que, durante a Copa do Mundo masculina em 2022, segundo pesquisa feita pela Catho, 73% das empresas declararam que os funcionários seriam liberados de alguma forma para assistir às partidas.

Empresa que joga junto

No entanto, há iniciativas tentando mudar esse cenário. Para fortalecer o esporte, estabelecer uma cultura de apoio às mulheres que vivem dele e impulsionar a igualdade de gênero, algumas empresas adotam práticas organizacionais que ajudam a quebrar algumas barreiras culturais e sociais. No Grupo Marista, que tem atuação nas áreas da Educação e Saúde, os colaboradores serão liberados para acompanhar os jogos da seleção brasileira na competição.

A iniciativa complementa uma série de ações de incentivo à diversidade presentes no Grupo, que implantou recentemente o Programa Com Elas. São propostas envolvendo formação, mentoring e medidas de apoio ao bem-estar. “A liberação para os jogos é uma oportunidade de colocar em prática o que pregamos no dia a dia. Essa medida faz parte das iniciativas do Grupo Marista em busca de uma cultura organizacional ainda mais inclusiva. É uma ação que não só melhora o clima organizacional, mas também reforça nosso compromisso com a diversidade e igualdade de oportunidades”, defende o CEO do Grupo, Maurício Zanforlin.

André de Zé Esmeraldo será o candidato do PL a prefeito de Salgueiro

O Partido Liberal (PL) terá candidatura própria para disputar a Prefeitura de Salgueiro, no Sertão Central, no próximo ano. Trata-se do vereador André de Zé Esmeraldo, que encabeçará o projeto municipal da legenda. A articulação foi do deputado federal Fernando Rodolfo, que é vice-presidente do PL em Pernambuco e tem levado recursos e ações para Salgueiro através de seu mandato parlamentar.

De acordo com o deputado, fortalecer o partido no interior é uma decisão do presidente Anderson Ferreira. “Tenho trabalhado muito por Salgueiro nos últimos anos e isso me permite ter uma convivência muito próxima com o município e suas lideranças”, disse Fernando Rodolfo.

Nas próximas semanas, André de Zé Esmeraldo será empossado por Anderson Ferreira como presidente municipal da legenda, em ato na sede partido, no Recife. “Depois disso, vou levar André para Brasília, onde ele será apresentado como nosso candidato ao presidente nacional, Valdemar da Costa Neto”, finalizou Rodolfo.

Fonte: Magno Martins

Araripina: clima esquenta entre Pimentel e Arraes

Neste final de semana as redes sociais foram palco de um embate entre as principais lideranças políticas do Araripe. Os protagonistas: Raimundo Pimentel, prefeito de Araripina e Roberta Arraes, ex-deputada estadual. A mola propulsora para o show de horrores é a estrada que liga Araripina à Salitre, vizinho município no estado do Ceará.

Tudo começou na quarta-feira (19) quando o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Evandro Avelar e o presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PE), Rivaldo Melo visitaram a PE-700, na companhia do casal Pimentel e sinalizaram positivamente para melhorar as condições da rodovia.

A visita mobilizou a progressista a se pronunciar: “Fui surpreendida agora pela manhã com uma fala irresponsável do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel sobre a estrada VPE 700, dizendo que não existia projeto, prefeito, o projeto tá pronto, a empresa foi a MKS Engenharia, não faça isso não, prefeito, tá aqui , orçado em 32 milhões, um projeto muito bem elaborado, que inclusive foi com emenda nossa, mas a sua preocupação com essa estrada é para colocar o lixo na cidade de Salitre, que você irresponsavelmente perdeu o aterro sanitário que foi deixado pela gestão do ex-prefeito Alexandre Arraes…Se você quiser o projeto, eu mando para você”. disparou Arraes.

Pimentel retrucou: “Eu quero dizer a deputada que o que ela tem em mãos é apenas um projeto básico, não se executa uma obra sem o projeto executivo. Ex-deputada, só para deixar muito claro, mesmo o tempo em que a senhora passou mandando no governo do seu marido , o ex-prefeito Alexandre Arraes, que quase acabou com Araripina, mesmo o tempo em que a senhora passou na Alepe, não foi suficiente para a senhora aprender a diferença entre um projeto básico, que é quase um rascunho, para um projeto executivo, que é através do qual se executa de fato uma obra. Outro ponto importante é dizer que os 300 mil que a sra anunciou como emenda parlamentar foi retirado do orçamento 150 mil reais, e o restante não foi sequer empenhado. Essa farsa das suas emendas nós já estamos com todo mapeamento e vamos mostrar claramente o que a senhora fazia com as supostas emendas parlamentares que a senhora divulgava” disse o prefeito.

A guerra de narrativas travada por dois dos principais agentes políticos de Araripina escancara vaidades aguçadas, sede de poder e discursos virulentos. 2024 promete ser um ano de muita tensão nos bastidores do poder da princesa do Araripe.

BRASIL GOLEIA PANAMÁ E LIDERA GRUPO F DA COPA DO MUNDO

Com três gols de Ary Borges e um de Bia Zaneratto, brasileiras garantem vitória em Adelaide e mantêm invencibilidade na abertura do Mundial

A Seleção Brasileira Feminina estreou com vitória na Copa do Mundo. No estádio Hindmarsh, em Adelaide, na Austrália, o Brasil venceu nesta segunda-feira (24) o Panamá, por 4 a 0. Com a vitória, a Seleção lidera o Grupo F, com três pontos. No domingo (23), a França empatou com a Jamaica, por 0 a 0, na primeira partida do grupo.

HAT-TRICK DE ARY BORGES

Ary Borges foi o destaque do primeiro jogo da Seleção na Copa. Ela marcou três gols na sua estreia com a camisa da Seleção no Mundial e ainda deu a assistência para outro.

Ary Borges fez os dois primeiros. Ela marcou aos 18 mim e 38 mim, ambos no primeiro tempo. A maranhense ainda fez o quarto tento da Seleção, aos 24 minutos da etapa final. Bia Zaneratto fez o terceiro logo aos 4 minutos do segundo tempo.

Em Adelaide, Seleção Feminina Principal estreia na Copa do Mundo Feminina: Brasil x Panamá
Créditos: Thais Magalhães/CBF

ESCRITA MANTIDA

A vitória na Austrália manteve o ótimo retrospecto da Seleção Brasileira Feminina na primeira rodada em Mundiais. Presente nas nove edições da Copa do Mundo Feminina, as brasieliras sempre venceram na rodada de abertura. A maior goleada foi no Mundial de 1999, quando o Brasil goleou o México, por 7a 1, com três gols de Pretinha, três de Sissi e um de Kátia Cilene.

ESTREANTES

A Canarinho teve nove atletas que entraram em campo pela primeira vez em uma partida de Copa do Mundo: Letícia, Antonia, Lauren, Bruninha, Duda Sampaio, Adriana, Gabi Nunes, Kerolin e Ary Borges. Entre as 23 convocadas por Pia, são 11 que têm a primeira oportunidade em Mundiais.

Em Adelaide, Seleção Feminina Principal estreia na Copa do Mundo Feminina: Brasil x Panamá
Créditos: Thais Magalhães/CBF

PRIMEIRO TEMPO
O Brasil começou mais agressivo. Com menos de um minuto de partida, Adriana por pouco não abriu o placar. A goleira Bailey sai bem do gol e impediu o primeiro gol da Seleção. Nos 10 primeiro minutos de jogo, o Brasil já tinha criado outras quarto oportunidades de gol.

O gol não demorou a sair. Aos 18min, Ary Borges abriu o placar. Ele aproveitou o cruzamento na medida de Debinha e fez o primeiro gol do Brasil na nona edição da Copa do Mundo.

Em vantagem, a Seleção continuou pressionando. Aos 38 min, o lado esquerdo voltou a funcionar. A lateral Tamires cruzou para Ary Borges marcar o segundo. A goleira Bailey rebateu a bola na cabeçada da ex-atacante do Palmeiras, que empurrou para o gol na segunda oportunidade.

Em Adelaide, Seleção Feminina Principal estreia na Copa do Mundo Feminina: Brasil x Panamá
Créditos: Thais Magalhães/CBF

SEGUNDO TEMPO

A Seleção continuou melhor. Aos 3 min, Bia Zaneratto fez o terceiro gol. Ela aproveitou um bonito passe de Ary Borges e chutou forte sem chances de defesa.

Em seguida, Pia decidiu mexer no time. Ela tirou a lateral Antônia e as atacantes Debinha e Bia Zaneratto. Elas foram substituídas, respectivamente, por Bruninha, Gabi Nunes e Geyse.

A Seleção continuou melhor e fez o quarto gol aos 24 minutos. Ary Borges aproveitou o cruzamento de Geysa e fez o seu terceiro.

Em Adelaide, Seleção Feminina Principal estreia na Copa do Mundo Feminina: Brasil x Panamá
Créditos: Thais Magalhães/CBF

MARTA

Eleita melhor do mundo por seis vezes pela Fifa, Marta entrou no segundo tempo. Ela substituiu Ary Borges aos 29 min do segundo tempo. A alagoana disputa a sua sexta Copa do Mundo. Antes, ela participou dos Mundiais de 2003, 2007, 2011 e 2015 e 2019 e fez gols em todas as edições.

Em Adelaide, Seleção Feminina Principal estreia na Copa do Mundo Feminina: Brasil x Panamá
Créditos: Thais Magalhães/CBF

AGENDA

A Seleção volta a jogar pela Copa do Mundo no próximo sábado (). A partida pode definir a classificação antecipada para a próxima fase do vencedor do confronto. A França eliminou o Brasil da Copa do Mundo de 2019. O time é comandado por Hervé Renard, que foi técnico da Arábia Saudita no Mundial do Qatar no ano passado.

BRASIL: Letícia Izidoro; Antonia (Bruninha), Lauren, Rafaelle e Thamires; Luana (Duda Sampaio), Kerolin, Adriana e Ary Borges (Marta); Debinha (Geyse) e Bia Zaneratto (Gabi Nunes). Técnica – Pia Sundhage.

Em Adelaide, Seleção Feminina Principal estreia na Copa do Mundo Feminina: Brasil x Panamá
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Secretária de Raquel Lyra procura novo imóvel para instalar Secretaria

FOTO: BRUNO CAMPOS

Sem alarde, uma importante pasta do Governo do Estado procura um novo imóvel para instalar a sua sede. A pasta é a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, comandada por Amanda Aires.

Ela é economista pela Universidade Federal de Pernambuco com extensão universitária pela Universidade de Zurique, na Suíça. Mestra em Economia com dissertação premiada no III Prêmio de Economia Bancária promovido pela Febraban. Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, com doutorado também pela Universidade de Laval, no Canadá. É professora do mestrado profissional de Gestão Empresarial da Unifbv/Wyden.

A secretária agora procura um imóvel no Recife, para alugar por dispensa de licitação.

Amanda Aires busca um imóvel com área construída de 450,01 a 500 m².

A secretária está recebendo propostas para a locação do imóvel até 26 de julho.

NOTA – SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E EMPREENDEDORISMO DE PERNAMBUCO

A Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), vem por meio desta, esclarecer alguns pontos cruciais sobre post publicado no Blog do Jamildo, com o título: “Secretária de Raquel Lyra procura novo imóvel para instalar Secretaria”

A sede da SEDEPE continua, como sempre foi desde o início da atual gestão, localizada na Rua da Aurora, nº 425, no Bairro da Boa Vista. Não existe nenhum interesse em mudança de local.

Sendo assim, o Chamamento Público para locação de imóvel, publicado no DOE/PE de 20/07/2023, não diz respeito à instalação de uma nova sede. O objetivo é substituir o imóvel localizado na Marquês de Olinda, onde está instalado o setor de Transporte, Arquivo e Guarda de Bens Móveis desta Secretaria, por um novo imóvel, menor e com um preço de locação mais acessível.

Vale ressaltar o compromisso com o bem público e a redução de custos que segue sendo implantada pelo Governo de Pernambuco. A futura contratação tem por objetivo uma redução esperada de 40% com gastos de aluguel para o novo prédio.

A Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo tem o compromisso com a transparência e redução de custos do bem público, sempre em busca da melhoria dos serviços prestados à população pernambucana.

Fonte: Jornal do Commercio

Geraldo Julio, o vice ideal para João Campos

Após acertar cirurgicamente na formatação do seu palanque para a reeleição, o prefeito João Campos (PSB) só precisa de um fator para dar um xeque-mate antes do jogo começar: escolher bem o vice. O nome que circula nos bastidores, capaz de fechar todas as arestas que possam ter ficado ao longo do mandato, é o do ex-prefeito Geraldo Julio.

Geraldo serviria como um grande articulador da candidatura enquanto o prefeito continuaria tocando a gestão. Além disso, ele viria com a força pelos serviços prestados enquanto esteve sentado na cadeira de prefeito. Sem falar que não existiria nome de maior confiança para o posto, caso João opte por disputar o Governo do Estado em 2026.

Por fim, só para recordar que “foi Geraldo que fez” a eleição de Paulo Câmara após a morte de Eduardo Campos, em 2014. “Foi Geraldo que fez” pessoalmente a reeleição de Paulo e a eleição do próprio João, em 2020. Fazer eleição é um dos muitos predicados do ex-prefeito, que mantém uma relação de muita proximidade ao atual gestor.

Fonte: CBN

Boletim Policial: Homem ameaça e agride mulher e filha em Parnamirim

Policiais Militares do 8º BPM, durante patrulhamento ostensivo, foram solicitados para verificarem uma agressão no Povoado Quixaba em Parnamirim.

No local, a vítima apresentava o braço e o ombro inchados devido uma pancada de paralelepípedo, enquanto a filha menor e grávida se encontrava com um inchaço no dedo. Ambas relataram que na noite anterior o imputado as ameaçou e agrediu a vítima 01 com uma corda.

Devido às ameaças e agressões saíram de casa e alugaram outra residência, a qual o imputado quebrou as portas e subiu no telhado para invadir. Ainda quebrou dois aparelhos celulares para que as vítimas não pudessem pedir ajuda policial.

Posteriormente as ameaçou que se caso elas denunciassem arrancaria suas cabeças com um facão, como também teria ameaçado utilizar uma Espingarda Cal.12, número de série: 179577, enquanto elas dormiam. A arma de fogo foi localizada no telhado da cozinha, devido o acusado ter tentado se desfazer dela com a chegada do policiamento, o qual foi detido e algemado.

Na ocasião, também foram apreendidas duas armas brancas. Diante do exposto, as partes foram encaminhadas à DPC local e posteriormente para a DPC de Salgueiro, para adoção das medidas cabíveis.

Em Serrita, Raquel Lyra participa da 53ª Missa do Vaqueiro

Foto: Miva Filho/Divulgação

A tradicional Missa do Vaqueiro, em Serrita, no Sertão Central, contou com a participação da governadora Raquel Lyra (PSDB) e sua vice Priscila Krause (Cidadania). A celebração ocorreu neste domingo (23/07), encerrando a 53ª edição do evento, que começou no último dia 19 de julho. Centenas de vaqueiros de municípios vizinhos e outros estados do Nordeste se reuniram no Parque Municipal João Câncio, em demonstração de fé e cumprindo a tradição sertaneja.

A festa atrai visitantes e turistas para o município localizado a mais de 530 quilômetros do Recife. Este ano, o evento durou cinco dias, culminando na Missa, celebrada pelo bispo dom José Vicente, da Diocese de Salgueiro. Indumentárias de couro, como chapéu, gibão, alforge, botas e celas foram apresentadas como oferta no altar pelos vaqueiros, como forma de homenagem.

O evento conta com o aporte de mais de R$ 1 milhão do Governo de Pernambuco por meio da Empetur. A chefe do Executivo estadual ressaltou que a celebração é um dos principais eventos que ocorrem no Sertão pernambucano.

“Venho pra mais uma missa do vaqueiro, agora tendo a honra de como governadora do Estado, junto com Priscila, celebrar a fé do nosso povo sertanejo, a nossa cultura popular. Garantimos apoio irrestrito do Governo do Estado a todos movimentos, eventos que trabalham com a manutenção da nossa cultura, da nossa história, da nossa arte, como essa celebração a Raimundo Jacó e Luiz Gonzaga. Estamos trabalhando no redesenho e aperfeiçoamento de todos os nossos movimentos e eventos culturais, permitindo o resgate da nossa cultura, a manutenção, o fortalecimento e sua perpetuação”, afirmou.

A Missa do Vaqueiro é realizada desde 1971 e ocorre em memória de Raimundo Jacó, vaqueiro que era primo de Luiz Gonzaga. Ele foi morto em 1954 e teve seu corpo encontrado em uma estrada, no meio da caatinga.

Ao saber da morte, o padre João Câncio, conhecido por usar chapéu, gibão e frequentar vaquejadas, fincou uma cruz no local onde o corpo de Jacó foi encontrado e passou a celebrar uma missa em homenagem ao vaqueiro. O ocorrido também inspirou a música “A Morte do Vaqueiro”, cantada pelo ilustre primo de Jacó.

Grande Final da Copa X1 acontece nesta segunda (24), em Salgueiro

Nesta segunda-feira (24), acontece a grande final da 1ª Copa X1 do Sertão Central, evento que desde o mês de junho tem movimentado a cidade de Salgueiro e região.

Três jogos prometem agitar os torcedores e levar centenas de pessoas à quadra do EREM Carlos Pena, a partir das 19h.

Abrindo a noite com um grande confronto entre Divino x Cohab, com premiação de mil reais para o vencedor. O segundo jogo será o duelo das bancas entre Bet 22 e Bets Canindé, valendo 20 mil reais. E o terceiro duelo será a final da Copa, entre Nilsinho e Lucas Penaforte. O vencedor leva o cinturão e a premiação de mil reais.

Idealizado pela Narradora Érika Nascimento, essa copa teve cunho beneficente, objetivando revelar talentos na modalidade um pra um e arrecadando alimentos para serem doados ao final do campeonato.

A entrada no evento é gratuita, sendo facultativo levar o alimento. Até agora 700 kg já foram arrecadados, a meta da organização é de uma tonelada.

Ex-padrasto é preso por suspeita de estuprar menino de 2 anos no Interior do Ceará

Um homem de 27 anos, ex-padrasto de um menino de 2 anos, foi preso pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE), na última quinta-feira (20), por suspeita de estuprar a criança, no Interior do Ceará. O crime ocorreu no Município de Meruoca, em maio do ano passado.

O suspeito (identidade não divulgada para preserva a identidade da vítima) foi localizado na cidade de Ipu e preso por força de um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Única da Comarca de Meruoca, da Justiça Estadual.

A Polícia Civil detalhou que a Delegacia Municipal de Massapê – que responde pela cidade de Meruoca – investigava o suspeito desde que um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado sobre um crime de estupro sofrido por um menino de 2 anos, cometido pelo ex-namorado da sua mãe.

Após o crime, o suspeito ainda se apresentou na delegacia na tentativa de negar as acusações, porém, o homem se evadiu da cidade e encontrava-se foragido da Justiça desde a época do crime.”

POLÍCIA CIVIL DO CEARÁ
A prisão foi realizada por  policiais civis da Delegacia Municipal de Massapê, com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte). O suspeito foi encaminhado para uma unidade prisional e está à disposição da Justiça.

Fonte: Diário do Nordeste

Em estado grave, Padre Airton é transferido para hospital no Recife; ele é investigado por estupros e está preso

O padre Airton Freire, de 67 anos, foi transferido para o Hospital Português, no Recife, na manhã deste domingo (23) por causa do grave estado de saúde. Ele estava internado, desde a tarde do sábado (22), no Hospital Memorial Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, após ter uma crise de hipertensão arterial.

O religioso, que é investigado por estupros e está preso preventivamente desde o dia 14 de julho, foi levado da cela onde estava detido no Presídio Advogado Brito Alves, em Arcoverde, para o hospital particular da cidade, sob escolta policial, segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres).

A transferência do Padre Airton para a capital pernambucana foi por causa de “um princípio de acidente vascular cerebral que requer cuidados especializados”, de acordo com a assessoria dele.
“O estado de saúde do religioso é conhecido das autoridades judiciais desde a decretação de sua prisão preventiva, contestada pelos advogados que o defendem por não atender os requisitos previstos em lei. A defesa enfatiza a necessidade de um habeas corpus para que ele responda em liberdade”, disse a assessoria do padre.

Univasf está com inscrições abertas para 330 vagas em dois cursos de especialização a distância

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas do processo seletivo para preenchimento de vagas para os cursos de especialização Latu Senso em Ensino de Química e Biologia e Tecnologias Agrícolas. No total, são oferecidas 330 vagas distribuídas entre os polos da SEaD. As inscrições seguem até o dia 31 de julho.

Os interessados devem se inscrever através do Sistema de Inscrições em Processo Seletivo da Univasf. As especializações, que são ofertadas na modalidade a distância, são destinadas aos portadores de diploma emitido por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em qualquer área de conhecimento, nas modalidades de licenciatura plena, bacharelado ou graduação tecnológica. A documentação necessária para efetuar a inscrição estão disponíveis no Edital.

A Univasf destaca que as vagas, das quais 180 são para o curso de Ensino de Química e Biologia e 150 para o de Tecnologias Agrícolas, serão distribuídas entre as seguintes modalidades: professores da rede pública de educação básica; ações afirmativas, com vagas reservadas aos candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência; e ampla concorrência, esta última destinada ao público em geral.

A seleção será feita em duas fases: avaliação da carta de intenções, de caráter classificatório e eliminatório, e análise curricular, de caráter classificatório. O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no portal de processo seletivo da Univasf e no portal da SEaD até 4 de agosto. A homologação do resultado final será publicada até o dia 7 de agosto.

Os candidatos aprovados deverão realizar a pré-matrícula on-line nos dias 10 e 11 de agosto. Já a matrícula presencial deve ser efetivada nos polos entre os dias 22 e 23 de agosto.

As duas pós-graduações terão duração de 18 meses, envolvendo a participação obrigatória dos alunos em atividades a distância e presenciais, com previsão de início das aulas em agosto de 2023 e término em janeiro de 2025. Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas através do e-mail processoseletivo.sead @univasf.edu.br.

Copa de Futebol Feminino FIFA: por que o ponto facultativo é um ‘gol de placa’ nos direitos para as mulheres no Brasil?

Para especialistas, ponto facultativo nos jogos da seleção feminina incentiva o tratamento igualitário

Na busca da seleção feminina de futebol pelo inédito título da Copa do Mundo da FIFA, que começa nesta quinta-feira (20), um um golaço já foi feito antes mesmo de começar as partidas. Pela primeira vez desde 1991, quando começou a disputa, esta é a primeira vez que o Governo Federal decretou ponto facultativo nos dias de jogos da seleção brasileira.

Para Evelyse Mascaroz, advogada trabalhista do escritório Natal & Manssur Advogados, em teoria, não há diferenças entre os gêneros masculino e feminino, mas, no dia a dia, não é essa a realidade que se vive, inclusive no futebol.

“Para fazer valer o preceito constitucional insculpido no artigo 5º, inciso VII, da Carta Magna, foi sancionada recentemente a Lei 14.611/2023, que garante a igualdade salarial entre homens e mulheres. Assim, nada mais justo que nossas atletas recebam o mesmo tratamento da seleção masculina e possam ter o respeito e apoio da torcida”, diz Evelyse.

professor de Direito e Processo do Trabalho, Carlos Eduardo Ambiel, sócio do Ambiel Advogados, lembra que o ponto facultativo vale apenas para servidores públicos federais. “Os trabalhadores das empresas privadas não gozam desse direito, exceto se a própria empresa decidir conceder autorização de ausência ou atraso nos dias de jogos”. Porém, Ambiel destaca que a iniciativa do governo tem um simbolismo muito importante. “Ela afirma, oficialmente, um tratamento igual ao trabalho de homens e mulheres na seleção para uma mesma competição”.

Para a advogada Juliana Mendonça, sócia do Lara Martins Advogados e especialista em Direito e Processo do Trabalho, mesmo não havendo a obrigatoriedade de liberar os empregados para os jogos femininos, é extremamente importante que as empresas tomem as mesmas medidas que tomam nos jogos do time masculino.

“Fomentar esse interesse nas pessoas, especialmente nesse momento de Copa do Mundo em que há a movimentação e o interesse das pessoas em assistir aos jogos femininos, é uma correção da desigualdade que sempre existiu em nosso futebol”, entende Juliana.

Como será o expediente e a compensação?

Para os servidores federais, em dias de jogos às 7h, o expediente terá início às 11h, e em dias de jogos às 8h, começa às 12h, sempre no horário de Brasília.

Servidores de Estados, Municípios e os empregados da iniciativa privada deverão observar as regras de cada entidade contratante.

A compensação das horas não trabalhadas deverá ser feita entre 1° de agosto e 29 de dezembro. Como se trata de mera faculdade e não obrigação. Caberá ao próprio servidor público e funcionário da iniciativa privada decidir se vai utilizar dessa prerrogativa ou não.

Fontes:
Evelyse Mascaroz, advogada trabalhista do escritório Natal & Manssur Advogados.
Juliana Mendonça, sócia do Lara Martins Advogados, 
é mestra em Direito e especialista em Direito e Processo do Trabalho;
Carlos Eduardo Ambiel, sócio do Ambiel Advogados, 
mestre e doutor em Direito pela USP/SP, 
professor de Direito e Processo do Trabalho na FAAP/SP.

Apesar de decisão do STF, grávidas ainda são encarceradas no Brasil

“Pobre, carente, negra, subordinada a um homem, condenada pelo crime de tráfico de drogas e mãe irresponsável”. É assim que são descritas, por membros do Judiciário e do Ministério Público, as mulheres gestantes, lactantes e com filhos de até 6 anos de idade que chegam ao sistema penal no Brasil, revela estudo feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).  

Segundo o estudo, mesmo após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que concede a prisão domiciliar a todas as gestantes e mães de crianças menores de 12 anos presas preventivamente, de três a cada dez acusadas grávidas ainda são presas no país.

Com o título Relatos da invisibilidade: representações de atores públicos sobre a aplicação do Marco Legal da Primeira Infância no cenário penal e socioeducativo feminino, a pesquisa traz um amplo diagnóstico, com dados e entrevistas com 180 interlocutores, sendo eles 62 profissionais que atuavam em serviços do poder executivo municipal ou estadual, 40 representantes do Poder Judiciário, 32 da sociedade civil, 23 do Ministério Público e também 23 da Defensoria Pública.

“O que os resultados, seja no âmbito quantitativo ou qualitativo, nos retratam é que, a despeito de conquistas normativas, ainda temos muitos desafios para a implementação de fato do Marco Legal da Primeira Infância”, diz a pesquisadora do Pnud Paola Stuker. Segundo ela, o que ocorre, na prática é o que consta no título na pesquisa, a invisibilização desses casos.

Detentas
Mesmo após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que concede a prisão domiciliar a todas as gestantes e mães de crianças menores de 12 anos presas preventivamente, de três a cada dez acusadas grávidas ainda são presas no Brasil – Arquivo/Agência Brasil

O Marco Legal da Primeira Infância estabelece diretrizes para políticas públicas e garantias específicas para crianças de até 6 anos de idade, incluindo políticas de saúde, que abrangem cuidados desde a gravidez e de educação e assistência social, entre outras. 

De acordo com Paola, diante desse normativo, as ações devem também chegar tanto às adolescentes em regime de internação quanto a mulheres presas grávidas ou mães. “É muito importante olhar para esse público, porque é importante olhar para todos os públicos que estão relacionados com a criação de seres humanos na primeira infância. Olhar para todas as famílias, todos os profissionais que são responsáveis pelos cuidados e proteção de crianças na primeira infância. A gente tem que olhar também para todas as gestantes, todas as mães, independente das condições em que se encontram”, diz Paola.

Queda no encarceramento

O relatório mostra que houve queda no percentual de encarceramento após o Marco Legal da Primeira Infância. Enquanto, em 2016, o percentual de decisões por encarceramento para mulheres gestantes e não gestantes nas audiências de custódia era praticamente equivalente, de 49,5% e 49,6%, respectivamente, a proporção passou, em 2020, para 31,6% e 42,4%, respectivamente. Isso mostra que uma a cada três gestantes ainda é encarcerada.

“Precisamos, sim, melhorar muito”, diz a juíza auxiliar da presidência do CNJ, Karen Luise de Souza. “Vemos que esses julgamentos não observam tudo que se vem dizendo sobre os impactos no desenvolvimento das crianças, que acabam sendo privadas do convívio com seus pais e responsáveis ou acabam se desenvolvendo dentro de um ambiente de privação de liberdade.”

Um dos trechos de entrevista com integrante da Defensoria Pública, que não é identificado, publicado no estudo, bate com o que diz Karen Souza e mostra que os resultados dos julgamentos dependem muito do juiz. “Depende muito da pessoa que está ali julgando. Tem juízes que, sim, que atendem nesse sentido. Entendem a infância como prioridade absoluta e falam: ‘apesar do que aconteceu, agora vamos pensar nessa criança que está chegando, ou que já chegou e que está precisando da mãe’. Tem juízes que não. Aí, a gente tem que recorrer. Tem casos que chegam ao tribunal. No tribunal, dependendo da turma, a gente também não tem sucesso. Às vezes, tem que levar para cima, tem que levar para o STJ [Superior Tribunal de Justiça]. Então, é muito relativo. É como eu disse: ‘esbarra-se muito na questão do ato infracional’”.  

Outro trecho do relatório ressalta que, entre as mulheres adultas, muitas são vistas, sobretudo por membros do Judiciário e do Ministério Público, como “irrecuperáveis”, de modo que a relação materno-infantil pareceu ser mobilizada, em muitos momentos, como mecanismo adicional de punição.

Ações do CNJ 

Segundo Karen Souza, o CNJ busca orientar os magistrados para que consideram prioritária a questão da primeira infância nas decisões. O Manual Resolução nº 369, disponível na página do CNJ, traz um capítulo inteiro com o tema Elementos para facilitar a tomada de decisão.

“A [Resolução] 369 vem exatamente para oferecer essas ferramentas, auxiliar os colegas na tomada de decisões, estabelecer procedimentos. A partir dela, sem interferir na independência funcional, a gente pretende modificar o que está aí e que impacta diretamente a vida de crianças e adolescentes”, diz a juíza.