Autor: Vinícius Oliveira

Último dia de pagamento INSS para aposentados; veja quem recebe hoje (08)

O pagamento INSS vinculado ao mês de abril, que está sendo pago no calendário INSS 2023 do início de maio começou a ser pago em 24 de abril e terminará de pagar os aposentados nesta segunda-feira (08). Veja quem recebe o calendário INSS de maio 2023 hoje.

Também confira quanto será pago no calendário INSS 2023 depois da alteração do salário mínimo 2023 no governo Lula (PT). Veja quando começará o  pagamento INSS com valor maior para aposentados e pensionistas.

Apesar da mudança do governo Lula no salário mínimo afetar o calendário INSS 2023 o valor só alterará,  o pagamento INSS para aposentados a partir do calendário INSS do final de maio.

O novo valor de R$ 1.320 do salário mínimo servirá como base de cálculo para os salários de todos os aposentados e pensionistas com acesso ao calendário INSS 2023. A mudança só começará no final de maio porque o pagamento INSS atual está vinculado com o mês de abril. Por isso, o calendário INSS 2023 atual continua a ser baseado em um piso de R$ 1.302.

A alteração apenas no final do mês de maio foi feita pela gestão Lula com o objetivo de esperar pelo início do calendário INSS 2023 de maio e não prejudicar beneficiados que já tiveram acesso ao pagamento INSS ainda em abril.

Com essa regra, os aposentados só receberão o valor de R$ 1.320, ou a quantia adaptada ao novo reajuste no pagamento INSS da gestão Lula (PT), no calendário INSS 2023 de maio.

A ordem de pagamento do calendário INSS 2023 é baseada no valor recebido no pagamento INSS,  aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo são os primeiros a receber. O pagamento do calendário INSS de maio para quem recebe mais começou no dia 02 de maio, mas ambos os grupos terminam de receber hoje.

O número do cartão do INSS funciona como base para ordenar o calendário INSS 2023, sem levar em consideração no dígito após o traço. O pagamento INSS é ordenado pelo final do cartão do 1 ao 0.

Com essas regras, a organização do calendário INSS 2023 para o pagamento INSS 2023 funciona com a seguinte lógica:

  • Entre 24 de abril e 08 de maio ganham os aposentados e pensionistas que recebem até R$ 1.302 (cada final do cartão INSS tem uma data de pagamento)
  • Entre 02 e 08 de maio recebem os aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo (cada data de pagamento abrange dois finais do cartão INSS)

A partir dessas definições, o  calendário INSS 2023 de maio referente à abril desta quinta-feira (04) faz o pagamento INSS para dois grupos diferentes de aposentados.

Nessa conjuntura, vão ganhar o pagamento INSS hoje os aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo e detêm o cartão INSS finalizado em 0. O grupo que recebe o calendário INSS 2023 e ganha mais que R$ 1.302 hoje é formado por pessoas com cartão INSS terminado em 5 ou 0.

 

Fonte: Jornal do Commercio

 

 

Aumento nas vendas para Dia da Mães em Salgueiro pode chegar a 36%

Na semana do dia das mães, o comércio de Salgueiro vive boas expectativas de faturamento com a data. De acordo com levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Salgueiro a previsão é de um crescimento médio nas vendas de 36%. Número superior ao do ano passado que não chegou a 27%.

“Nós fizemos uma pesquisa básica dentro dos nossos associados e a estimativa de crescimento de vendas é de 36%“, afirmou o presidente da CDL Salgueiro, Willian de Carvalho.

Nacional

Uma pesquisa no país, realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período. A expectativa é de que aproximadamente 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

As principais presenteadas serão as mães (78%), a esposa (18%) e a sogra (16%). O levantamento aponta que 23% dos consumidores devem gastar entre R$ 101 a R$ 200 com os presentes, enquanto 22% mais de R$ 400. Em média, os consumidores pretendem comprar 2 presentes na data, com um ticket médio de R$ 258 considerando todos os gastos.

Sócio de empresa suspeita de golpe milionário com apostas esportivas na PB é preso em Pernambuco

Foi preso na noite deste sábado (6), em Pernambuco, um sócio da empresa RTE Betting Master, suspeita de aplicar um golpe milionário na cidade de Pirpirituba, no Brejo da Paraíba. A prisão ocorreu em uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco.

Segundo a Polícia Civil da Paraíba, João Lucas Araújo Marques foi preso em Água Preta, Pernambuco, após tentar desviar de um posto da PRF. Os policiais abordaram o veículo onde o suspeito estava e constataram que havia um mandado de prisão preventiva contra ele em aberto.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, João Lucas foi levado para uma unidade prisional em Palmares, Pernambuco, onde passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva mantida. Ele deve continuar preso em Pernambuco até que a Justiça determine a transferência para uma unidade prisional na Paraíba.

Além de João Lucas, Rodrigo Pereira de Sousa e Luiza Amanda Simões Soares de Sousa, sócios-proprietários da RTE Betting Master, também foram presos, na última quinta-feira (4), no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. De acordo com informações da Polícia Civil, a dupla prometia lucro mensal entre 6% e 10%.

Ainda segundo informações da Polícia Civil, os clientes só receberam o retorno dos investimentos nos primeiros meses. O prejuízo somado das vítimas foi de cerca de R$ 60 milhões, com vitimas em todo o país.

A empresa RTE Betting Master fechou em Pirpirituba e o casal foi morar em João Pessoa. Após as investigações, o delegado Wagner Dorta, responsável pela investigação, representou pela prisão e solicitou a indisponibilidade dos bens, avaliados em torno de R$ 50 milhões.

Os sócios-proprietários passaram por audiência de custódia e tiveram a prisão mantida. Eles devem ser encaminhados para presídios.

Fonte: G1/PE

Sabedoria do dia – Se reencontrar é a CURA – 08/05/2023

“Todo mundo precisa voltar para casa. Não apenas para a casa externa, mas para nossa casa interna, nosso templo sagrado, nosso eu interior, onde entramos a paz e recarregamos as energias para continuar a jornada.

Nem sempre o mundo é fácil, na grande maioria das vezes não é. A densidade terrena é forte, a negatividade coletiva é pesada, o fluxo dos nossos pensamentos não para. O cansaço, a fadiga, a ansiedade, a tristeza podem ser sintomas das pressões do mundo. Diante de tantos estímulos externos, precisamos estarmos bem fortalecidos mentalmente, emocionalmente, energeticamente e espiritualmente.

Boa parte dessas ocasiões a cura que precisamos está no recolhimento que não nos damos. É preciso voltar para dentro, se dar um tempo, fazer pausas, respirar fundo, tirar um tempo para fazer o que gosta, se julgar menos, se apreciar mais para enfim se reencontrar de novo.

É nesse reencontro que está a nossa força e é isso que podemos chamar de paz. Uma pessoa que cria uma relação de fortalecimento consigo mesma, está preparada pra qualquer situação! Se reencontrar é a cura!”

(Alexandro Gruber)

Raquel trava nomeações

As nomeações do segundo e terceiro escalões no plano estadual travaram. Sem coordenação política e sequer um interlocutor confiável aos olhos dos deputados, a governadora Raquel Lyra (PSDB) resolveu, por iniciativa própria, por exemplo, algumas coordenações de Ciretrans contemplando o primeiro-secretário da Assembleia, Gustavo Gouveia (SD).

Gouveia emplacou as Ciretrans de Afogados da Ingazeira Carpina. Em Araripina, acolheu sugestão da deputada Socorro Pimentel e em Paulista o escolhido tem ligações com a família Ferreira, que controla o Detran, segunda maior fonte arrecadadora do Estado, de porteira fechada. O líder do Governo na Alepe, Izaías Régis (PSDB), abocanhou a Ciretran de Garanhuns, sua terra natal.

Depois disso, entretanto, a governadora travou, não porque quis, mas por impasse político. Em Arcoverde, por exemplo, o ex-prefeito Zeca Cavalcanti, adversário do prefeito Wellington Maciel (MDB) e da ex-prefeita Madalena Brito, está de olho na Ciretran, mas o deputado Kaio Maniçoba também pleiteia, já que o seu partido, o PP, é a maior bancada de apoio ao Governo na Assembleia.

Também emperraram as Ciretrans de Caruaru, terra da governadora, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada. Começando por Serra Talhada, o que se diz por lá é que a aliada preferida da governadora é a prefeita Márcia Conrado (PT), mas o deputado Luciano Duque (SD) já teria sinalizado em aumentar a bancada governista. Só que até o momento Raquel não fez nenhum gesto. A Ciretran agradaria a ele.

Em Salgueiro, o vice-prefeito Edilton Carvalho (Cidadania) apoiou a governadora no primeiro turno, mas a tucana só teve pouco mais de mil votos. No segundo turno, a votação da tucana teve um grande incremento, passando dos nove mil votos, depois do apoio do empresário Fabinho Lisandro, que disputou um mandato de deputado estadual pelo Patriota, mas não se elegeu, ficando na primeira suplência.

Dizem que também está à espera de um gesto de Raquel. Em Petrolina, Guilherme Coelho, principal aliado da governadora, foi nomeado assessor especial da tucana. Lá, o deputado federal Lucas Ramos sinaliza apoio ao Governo estadual, mas Raquel não tem avançado, segundo uma fonte, porque Lucas é do PSB, partido que ela não quer papo.

Em Caruaru, por fim, nem os deputados sabem a razão da governadora não ter avançado na nomeação do segundo e terceiro escalões, nem muito menos a Ciretran, um dos braços mais importantes do Detran, por ter mais de 10 municípios em seu entorno.

 

Fonte: Blog do Magno Martins

 

Araripina: operação flagra venda de bebidas a menores e perturbação do sossego

Uma operação formada pela 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e Vigilância Sanitária flagrou irregularidades em um bar no Sítio Denox, Zona Rural de Araripina (PE), Sertão do Araripe, no final da noite do sábado (6).

Segundo o boletim da 9ª CIPM, o dono do estabelecimento estava vendendo bebidas alcóolicas a menores e causando perturbação do sossego com paredões de som. O proprietário do bar,  as menores e outros envolvidos foram conduzidos à delegacia local, a fim de serem adotadas as medidas legais cabíveis.

SALGUEIRO: Drogas são apreendidas e suspeito foge

Policiais Militares do 8º BPM, durante patrulhamento ostensivo próximo ao presídio (PSAL), avistaram um individuo ao lado da parede do presídio, momento em que o mesmo ao perceber a presença das equipes empreendeu fuga no matagal deixando para trás 27 trouxinhas de maconha que pesaram aproximadamente 85 gramas.

Diante da situação, o ilícito foi levando a DPC para providências.

Celular é recuperado após quase 7 meses

Policiais militares do 8º BPM, durante patrulhamento ostensivo, ao abordar o imputado, e após consultar o aparelho celular, foi consultado no sistema policial uma queixa de roubo, número 2210319146995 no dia 22/10/2022 na cidade de Petrolina.

O imputado informou que ganhou o aparelho celular de seu pai que mora em Juazeiro da Bahia.

Diante dos fatos, o imputado foi conduzido juntamente com o aparelho celular para a DP local, para serem tomadas as medidas cabíveis

SALGUEIRO: Polícia Militar recupera celular roubado

Policiais Militares do 8º BPM, durante patrulhamento ostensivo, durante abordagem a um casal que estavam em uma moto na imediações da Praça Beijamim Soares e ser feita a consulta no policia Ágil de acordo com alerta celular pelo IMEI, foi constatado que o aparelho celular que estava na posse da imputada era queixado como roubado.

Ao ser indagada sobre a origem do celular ela informou que comprou a um homem por R$ 1800.

Diante do ocorrido a mesma foi conduzida a DPC para seja tomada as medidas cabíveis.

Palmirinha Onofre morre aos 91 anos, em São Paulo

A apresentadora e cozinheira Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, morreu na manhã deste domingo (7), aos 91 anos, em São Paulo.

A informação foi confirmada pela família de Palmirinha em seu perfil no Instagram.

De acordo com o comunicado, Palmirinha morreu às 11h20 deste domingo (7) “em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos”. Ela estava internada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na capital paulista, desde o dia 11 de abril.

Palmirinha deixa três filhas, genros, seis netos e seis bisnetos.

O velório da apresentadora acontecerá nesta segunda-feira (8), no Cemitério do Morumby, das 9h às 17h, e estará aberto ao público no período das 11h às 13h. O sepultamento será reservado apenas para amigos e familiares.

História na TV

Palmirinha estreou na TV em 1994, aos 63 anos, com uma participação no programa da apresentadora Silvia Popovic na TV Bandeirantes, o que a fez ser descoberta por Ana Maria Braga que, na época, apresentava o Note e Anote, na TV Record.

Convidada para apresentar um Café da Manhã, permaneceu na atração por cinco anos.

Em 1999, foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, e ficou à frente do programa por mais de 11 anos.

Depois, apresentou o Programa da Palmirinha no canal fechado Bem Simples/FOX Life, no qual ficou no ar até 2015.

Fonte: CBN Brasil

Para maior segurança, cheques terão mudanças a partir de 2 de outubro

Os cheques adotarão, a partir do dia 2 de outubro, um novo padrão. A medida anunciada pelo Banco Central pretende modernizar e dar mais segurança ao uso deste instrumento de pagamento. Segundo a autoridade monetária, as mudanças dificultarão a falsificação de cheques.

A principal mudança citada pelo BC é a transferência de regulação do modelo-padrão dos cheques para as instituições financeiras. Até então, cabia ao BC fazer essa regulação, que define as características do modelo adotado.

Os ajustes terão de ser comunicados ao BC 30 dias antes de serem implementados. A expectativa, no entanto, é a de que não ocorram mudanças significativas, uma vez que isso representaria custos elevados de adaptação.

Nome social

Outra novidade é a possibilidade de uso do nome social nas folhas do talão de cheque, a exemplo do que já é feito no Pix. Para tanto, basta o usuário entrar em contato com seu banco.

Com relação ao Grupo Consultivo Para Assuntos de Compensação, o Grupo Compe, instituído para opinar sobre questões relativas ao serviço de compensação de cheques, o BC deixará de ser membro permanente, passando a ter papel de observador neste colegiado.

“A modificação do papel do Banco Central não implicará em qualquer risco de descontinuidade às atividades desse grupo, possibilitando maior eficiência ao delimitar a atuação direta da autarquia nos assuntos que sejam de sua competência”, justificou o BC ao informar que o representante da instituição participará de reuniões e atividades do grupo apenas quando for preciso.

Apesar de os cheques serem cada vez menos utilizados (houve redução de 97% em 27 anos), o BC registrou movimentação de R$ 667 bilhões pela modalidade em 2021; e de R$ 666 bilhões em 2022.

Mais informações sobre as mudanças que entrarão em vigor em outubro podem ser obtidas no site do BC. Para acessá-las, clique aqui.

 

Derrota política: Justiça anula efeitos do processo administrativo movido pela Prefeitura de Salgueiro contra a empresa Limpax

Os efeitos do Processo Administrativo movido pela Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Administração, contra a empresa Limpax, responsável pela limpeza pública do município, foram anulados pela Justiça nessa sexta-feira, 5. Conforme noticiamos, a secretaria concluiu o processo penalizando a empresa com a rescisão unilateral do contrato e proibição de contratar com a prefeitura por 180 dias. A decisão atende ação anulatória de ato administrativo, com pedido de tutela de urgência, movida pela Limpax.

Na sentença da 1ª Vara Cível da Comarca de Salgueiro, o juiz José Gonçalves de Alencar destaca que o processo teve ilegalidades. “A legalidade do ato administrativo é a condição primeira para sua validade e eficácia. Nos Estados de Direito, como o nosso, não há lugar para o arbítrio, a prepotência, o abuso de poder. A Administração Pública está sujeita ao império da lei como qualquer particular, porque o Direito é medida padrão pela qual se aferem os poderes do Estado e os direitos do cidadão”, ressaltou.

O descumprimento da decisão implicará em multa diária de cinco salários mínimos, sem prejuízo da adoção de outras medidas previstas no Código de Processo Civil (CPC). Com a vitória na Justiça, a empresa pode continuar prestando o serviço e participar de nova licitação da limpeza pública, embora a prefeitura ainda possa recorrer.

Fonte: Folha do Sertão