O objetivo é se tornar o grupo de distribuição de marcas esportivas mais completo da América do Sul com participação nos maiores esportes praticados no Brasil até 2025
A empresa BRW Sports Group, uma das mais importantes distribuidoras de marcas esportivas no mercado brasileiro, investe na expansão do portfólio e ampliação de segmentos de mercado para atingir um crescimento de 48% de faturamento em 2023. Nessa linha, anunciou recentemente ao mercado o início da representação da marca norte-americana Florence Marine X, do 2x campeão mundial John John Florence e ex-fundadores da Hurley, marcando a entrada no setor de surf e esportes de aventura.
No último ano a BRW registrou um faturamento de R$44.5 milhões e realizou investimentos na ordem de R$ 3 milhões, para aquisição de direitos das marcas Florence e Everlast, na reforma dos escritórios de Curitiba e São Paulo, além da ampliação do Centro de Distribuição de 4 mil metros quadrados em Curitiba, no Paraná.
A estratégia de expansão foi definida pelo alto potencial do mercado brasileiro e mundial. No último ano, a BRW registou crescimento de 32% em faturamento, um resultado acima do mercado brasileiro, que cresce na faixa de 13%. No Brasil, a receita projetada para o segmento Sports & Outdoor é de US$ 414 milhões em 2023, com previsão de crescimento de 16,1% para os próximos 4 anos, segundo o site de pesquisas Statista. O estudo mostra também que entre os produtos mais procurados estão equipamentos para corrida, vestuário e calçados funcionais e equipamentos esportivos de verão e inverno.
Segundo Ronaldo Ferreira, CEO da BRW, a expectativa é que o número de usuários praticantes de esportes no Brasil atinja a marca de 44 milhões até 2027, sendo que o país é referência mundial em esportes de aventura. “A entrada da marca Florence Marine X é um marco para o grupo, pois pela primeira vez teremos uma licença de uma marca internacional para desenvolvimento e produção local”, declara Ferreira.
O executivo diz ainda que o Grupo já vinha almejando desde 2018 a inclusão de uma marca de surf e esportes de aventura, após uma viagem para a Califórnia. “A marca do 2x campeão mundial John John Florence vem para incrementar nosso portfólio para esportes ao ar livre, uma vez que já operamos com Beach Tennis (JOMA), Natação/Triathlon (Arena), Corrida (JOMA), Vôlei de Praia, Futevôlei e Altinha (Mikasa), Boxe (Everlast)”, complementa.
A meta é que a Florence Marine X represente 25% do faturamento total da BRW, devido ao alto potencial do mercado de esportes de aventura no Brasil. “Sempre estamos olhando atentamente para o mercado de marcas esportivas premium. Para o Grupo, só vale trazer marcas ou licenças que agreguem valor para nossos clientes”, reforça. Nessa linha os empresários estão sempre olhando diversos mercados em segmentos esportivos que ainda não atuam. “Nosso objetivo é se tornar o grupo de distribuição mais completo da América do Sul com participação em todos os esportes praticados no país até 2025”, afirma Ferreira.
Por fim, Ronaldo Ferreira afirma que o objetivo da BRW ao trazer a Florence Marine X para o Brasil é resgatar a qualidade premium de produtos destinados a esportes específicos. “O brasileiro está acostumado a pagar muito por pouco. O foco da Florence é o oposto: trazer o que há de mais tecnológico e moderno para o mercado de surf e outdoor aliando a qualidade, conceito, design e status. Todos os produtos são testados pela equipe do John John Florence, atletas e também pelo lendário time que criou a Hurley no passado”, ressalta Ferreira.