Utilizar visual merchandising, marketing de influência e aprimorar o e-commerce são as dicas de ouro dos executivos para a data
O Dia dos Namorados se aproxima e, com ele, as vitrines ficam tomadas pelo vermelho, pelos corações e flores, símbolos característicos do romance. No ano passado, a data foi responsável por movimentar mais de 6,5 bilhões de reais no varejo, segundo relatório da empresa All in e parceiras.
Para este ano, espera-se que a data siga a tendência do aumento do faturamento da Páscoa e do Dia das Mães em relação a 2022, que obtiveram crescimento de 4,6% (varejo) e 11,8% (e-commerce), respectivamente, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
Algumas ações pertinentes que lojistas podem aplicar para a data foram reunidas abaixo, com insights de executivos da Yampi, Simples Inovação e Nexaas, empresas voltadas aos setores do varejo e e-commerce. Confira:
1- Visual Merchandising
Julgar um livro pela capa não é legal, mas quando tratamos do varejo físico, tal atitude é inevitável. Nossos olhos tendem, sim, a se atrair por vitrines chamativas e bonitas. “Aplicar o visual merchandising, especialmente em datas comemorativas em que as pessoas saem às compras com objetivos específicos, é essencial para lojistas que tenham em seus escopos artigos voltados às datas”, pontua Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retail tech especializada em inovação para o varejo.
Atente-se aos detalhes
O executivo reforça, no entanto, que não basta focar em itens decorativos para atrair clientes às lojas. Vale dar uma atenção especial aos detalhes dos produtos pensados para a d
ata, e verificar se eles se comunicam de fato com o público-alvo que a loja quer atingir.
Cuidado com a poluição visual
Cuidado também para não pecar por excesso! “É preciso expor o atrativo ideal de forma ‘limpa’, tomando cuidado com exageros que podem acabar poluindo a vitrine”, ressalta Dias. Logo, é recomendável que se escolha alguns itens considerados mais certeiros para a exposição na data, deixando-os em pontos estratégicos da vitrine e interior da loja.
2- Invista na vitrine online
O Brasil é o país que mais considera as dicas de influenciadores digitais no momento da compra, segundo a consultoria internacional Influencity Marketing Hub. Já são cerca de nove milhões de profissionais nesse ramo, que usufruem das redes sociais para promover marcas, sendo uma espécie de vitrine online das suas lojas favoritas. Entre 2020 e 2022, os investimentos no marketing de influência cresceram 71%, e podem ser um caminho para aproximar consumidores das empresas.
“Os influenciadores digitais acabam por exercer um importante poder de persuasão nas pessoas, por conseguirem aproximar as marcas dos usuários. Entre mostrar a rotina e falar para um nicho específico, o influencer consegue, de forma natural, promover um produto ou um serviço”, pontua Lucas Colette, CEO e Fundador da Yampi, empresa especializada em soluções de e-commerce.
3- Desenvolva seu e-commerce
A concorrência está cada vez mais acirrada no ambiente online – o comércio eletrônico está em franco crescimento e deve atingir o valor de 70 trilhões de dólares até 2028, um crescimento de cerca de 27% de 2023 até lá, de acordo com a IMARC Group. Por isso, é necessário que os negócios tenham consciência da qualidade de seus e-commerces e consigam promover jornadas de compra fluidas, intuitivas e seguras.
“A experiência do cliente deve ser prioridade, especialmente com a grande oferta de produtos e serviços pela internet. Os ambientes online de compra das marcas devem estar em constante evolução com o objetivo de se destacarem entre os demais”, diz Hawan Moraes, CEO da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.
Inteligência artificial no e-commerce
As IAs pensam e aprendem padrões através da análise de algoritmos e machine learning, e podem ser usadas nos e-commerces para fazer atendimentos via chatbots, oferecer itens específicos a um usuário que já demonstrou interesse num semelhante e analisar dados de comportamento de navegação. “A inteligência artificial vem sendo aplicada com sucesso nos negócios, sugerindo produtos, respondendo a perguntas de forma mais humanizada e personalizando as jornadas online”, finaliza Moraes.