Juros do cartão de crédito e do cheque especial aumentam

Os juros do cartão de crédito para pessoas físicas subiram de 359,1% ao ano, em março, para 364% ao ano, em abril, segundo dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira (27/7). A taxa é a maior desde agosto de 2017, quando chegou a 428% a.a.

Ao contrário do que parece, a inflação não é de todo mal. Quando controlada, é sinal de que a economia está bem e crescendo da forma esperada. No Brasil, por exemplo, temos uma meta anual de inflação para garantir que os preços fiquem controlados. O que não pode deixar, na verdade, é chegar na hiperinflação – quando o controle de todos os preços é perdido.

Existem várias formas de medir a inflação, contudo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o mais comum deles.
Veja mais destaques do Banco Central sobre os juros:
  • A taxa média de juros cobrada nas operações com empresas subiu de 21,6% ao ano, em em março, para 22,4% ao ano, em abril. É o maior valor desde novembro de 2017 (23% ao ano).
  • Já nas operações com pessoas físicas, os juros subiram de 48,5% ao ano, em março, para 50,3% ao ano, em abril, o maior nível desde agosto de 2019 (50,9% ao ano).

A Selic, taxa básica de juros, é a principal responsável pela disparada. Ela passou de 2% ao ano, em janeiro de 2021, para 13,25% ao ano, em junho.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.