Habitat Brasil comemora retomada do Programa Cisternas pelo Governo Federal

Projeto sofreu corte de 96% na gestão passada

A organização Habitat para a Humanidade Brasil, que desde 2012 atua no agreste pernambucano com o Programa Águas para Vidas, comemora a retomada, anunciada pelo governo federal, do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais. O Programa Cisternas receberá investimento de mais de R$562 milhões, beneficiando cerca de 60 mil famílias no Semiárido nordestino e na Amazônia, com acesso à água de qualidade para consumo e produção de alimentos.

A importante iniciativa ocorre após um corte de 96% no Programa Cisternas durante o governo Bolsonaro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 18 milhões de brasileiros não têm acesso à água, e a maioria vive no Nordeste. Além disso, de acordo com a Articulação Semiárido Brasileiro, existe um déficit de 350 mil cisternas para que o acesso à água potável seja possível na região.

A Habitat Brasil, com onze anos de atuação do Programa Águas para Vidas, projeto que conta com apoio de parceiros privados para ser executado, entregou 797 cisternas para cerca de quatro mil pessoas na região do agreste pernambucano. “O maior aperreio da gente era a água. Porque se faltou água, falta tudo. Falta para tomar um café, para fazer uma comida. Se não tiver água para tomar um banho, como a pessoa vai viver?”, diz dona Creuza, moradora de Triunfo, município localizado no sertão pernambucano, e uma das beneficiadas pelo programa da Habitat Brasil.

Pernambuco tem saldo de 5,3 mil empregos com carteira assinada em junho

O mês de junho vem com um indicativo de reaquecimento do mercado de trabalho em Pernambuco. O estado registrou um saldo de 5.327 empregos com carteira assinada, a partir de 46 mil admissões e 40,7 mil desligamentos.

O número é bem mais expressivo do que o registrado em maio (426) e ajuda a reverter os saldos negativos registrados em abril (-2,6 mil) e março (-5,5 mil). Os dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram realizados nesta quinta-feira, 27/7, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Levando em conta os últimos 12 meses, Pernambuco acumula 54 mil empregos criados com carteira assinada.

O estado de Pernambuco teve desempenho positivo nos cinco grupos de atividade econômica avaliados em junho. O setor de Serviços foi o que apresentou um volume mais expressivo de novos empregos: 2.085. Em seguida aparecem os setores da Indústria (+1.913), Comércio (+828), Agropecuária (+384) e Construção (+117).

BRASIL — Nos primeiros seis meses de 2023, o Brasil teve um saldo de mais de um milhão de empregos criados com carteira assinada. Entre janeiro e junho, houve 11,9 milhões de contratações e 10,8 milhões de demissões registradas, saldo de 1,02 milhão.

Com isso, o Brasil chega a um total de 43,4 milhões de pessoas no mercado formal, o maior valor já registrado na série histórica levando em conta tanto o período do Caged (junho de 2002 a 2019) quanto do Novo Caged (a partir de 2020).

Em junho, o saldo foi de 157 mil postos formais, com variação positiva em 24 dos 27 estados e nas cinco regiões do país. O país contabilizou 1,91 milhão de admissões e 1,75 milhão de demissões no período. Levando em conta os últimos 12 meses, o saldo positivo é de 1,6 milhão de vagas criadas.

O maior crescimento do emprego ocorreu no setor de Serviços, com um saldo de 76,4 mil postos formais — destaque para a área de “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, com saldo de 40 mil postos. A Agropecuária foi o segundo maior gerador de postos no mês, com 27,1 mil empregos gerados, favorecido pelo cultivo de laranja, em especial no estado de São Paulo, e de soja.

A Construção Civil veio em seguida, gerando 20,9 mil postos, com destaque para obras de infraestrutura, acompanhada pelo setor do Comércio (saldo de 20,5 mil postos). A Indústria gerou 12,1 mil vagas com carteira assinada no mês.

REGIÕES — No recorte regional, o Sudeste lidera em número de vagas formais em junho: 76 mil. Os destaques ficam com São Paulo (36,4 mil empregos formais), Minas Gerais (25,5 mil) e Rio de Janeiro (13,4 mil). Os três são os estados com maior variação positiva do país em junho. No recorte dos seis primeiros meses do ano, o saldo no Sudeste é de 525 mil empregos, ou mais da metade das vagas formais criadas no país.

O Nordeste registrou 33,6 mil vagas de saldo em junho, números puxados por Bahia (8,3 mil), Ceará (6,5 mil) e Pernambuco (5,3 mil). No Centro-Oeste, o saldo positivo é de 21,5 mil vagas nos primeiros seis meses do ano, sendo que 10,6 mil tiveram registro em Mato Grosso. No Sul, foram 9,5 mil vagas de saldo e protagonismo do Paraná, com 7,8 mil vagas. Já na Região Norte, o acumulado foi de 14 mil novas vagas, quase metade delas no Pará (6,8 mil).

Planeta Terra: O tempo está acabando!

*Jeferson Kotokovski de Morais  e Graziele Apª Correa Ribeiro  

Recentemente, verificamos no noticiário, temperaturas extremamente altas, no Canadá, e nos Estados Unidos, atingindo temperaturas na casa dos 50º C, fato que provocou um alarme nestes países que já tiveram mais de 200 mortes, em 2021, em curto período, devido ao desequilíbrio de temperatura.

Estudos recentes mostram que o aumento substancial de temperatura está diretamente ligado ao aquecimento global. Segundo o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), essas mudanças climáticas só tendem a piorar, visto que além do aumento da temperatura, temos o aumento do nível dos oceanos, o que coloca em risco a vida da população que mora em regiões costeiras. Estudos também mostram que com o aquecimento global, pode ocorrer declínio da produção de alimentos, podendo ter um déficit de produção e abastecimento do mercado interno e externo.

No Brasil, temos os mananciais de água doce na Amazônia, que com o aumento da temperatura, devido aos desmatamentos ilegais e constantes, principalmente na região leste, pode passar de uma região semiárida para uma região árida, comprometendo drasticamente a recarga dos lençóis freáticos. Já na região sudeste, região de mata fechada as precipitações tendem a aumentar, gerando impacto na agricultura, deslizamentos de terras e inundações.

Neste sentido, é de crucial importância compreender o que é este fenômeno que causa desequilíbrio em diversas áreas essenciais à manutenção da vida terrestre. O aquecimento global é o aumento da temperatura na Terra, sendo causado por gases poluentes produzidos pelos humanos. O nosso planeta é envolvido pela atmosfera que permite a entrada de parte da radiação solar. Para isso, essa camada possui gases, que são chamados gases de efeito estufa, cuja função é absorver parte dessa energia recebida e manter a temperatura do planeta. Esses gases se acumulam na atmosfera, retém o calor e retardam a dissipação da energia solar. Um dos principais é o CO2, também conhecido como dióxido de carbono. É um dos gases responsáveis pelo “Efeito Estufa” que faz com que a vida na Terra seja possível.

Com o aumento da temperatura global ocorrem mudanças climáticas, que são responsáveis, por exemplo, por incêndio nas florestas, furacões e derretimento das geleiras, prejudicando todos os seres vivos do planeta. O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), liberado em agosto de 2021, apresenta tendências irreversíveis no que se refere à mudança climática global.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), os últimos anos foram os mais quentes desde os registros pós-revolução industrial, em 1880. A Organização prevê, ainda, a probabilidade de 20% de que o aumento da temperatura exceda os 1,5°C em 2024. Segundo Greenpeace (organização ambiental que defende o planeta e seus ecossistemas), atualmente com a temperatura 1,1°C mais quente em comparação com a era pré-industrial, metade da população global vive sob risco climático. Em regiões mais vulneráveis, o número de mortes por enchentes e secas foi 15 vezes maior na última década do que em regiões menos vulneráveis.

Diante do cenário alarmante apresentado, se não forem tomadas medidas urgentes, as consequências que se esperam para o futuro são piores. Atualmente existem algumas soluções viáveis à disposição, adotando práticas sustentáveis por meio de ações educativas, realizando a reciclagem, consumindo energias renováveis, utilizando transporte elétrico, reduzindo embalagens plásticas. Todos somos responsáveis em reverter esse cenário catastrófico.

*Jeferson Kotokovski de Morais é licenciado em Matemática e bacharel em Engenharia Mecânica, especialista em Ensino de Matemática, especialista em Formação Docente para EAD e professor da área de Exatas Uninter.

Graziele Aparecida Correa Ribeiro é professora da área de Exatas Uninter, Licenciada em Física e Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia

Fimose infantil: entenda como lidar com a situação e os cuidados necessários

Bruno Leandro, pediatra e professor do curso de Medicina do Unipê, explica como os pais devem agir com a saúde íntima dos filhos

A família sempre deve estar atenta à saúde das crianças e, no caso de pessoas do sexo masculino, algo que sempre deixa dúvidas é a fimose, condição genética em que a pele que cobre a ponta do pênis é estreita, dificultando ou impossibilitando a exposição da glande. Mas, por que grande parte dos meninos nascem com ela?

O médico pediatra e professor do curso de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, Bruno Leandro, explica que a maioria (97% de nascidos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU) nasce com a fimose devido ao desenvolvimento natural do prepúcio (pele que cobre o pênis).

A fimose costuma desaparecer naturalmente à medida que a criança cresce. Normalmente, a exposição completa da glande ocorre entre os 3 e 5 anos de idade, mas há casos nos quais há necessidade de cirurgia.

“O procedimento para a retirada pode ser necessário quando há problemas de saúde, como infecções recorrentes do trato urinário, dificuldade para urinar ou no caso dos adultos, dor durante a ereção.” 

“Além disso, a cirurgia na infância pode ser recomendada em situações em que a abertura do prepúcio é muito estreita e não se resolve naturalmente ao longo do tempo. Se tratando das crianças, o médico especialista avaliará a necessidade com base nos sintomas e no grau da fimose”, completa o médico pediatra e professor do curso de medicina do Unipê.

A cirurgia para corrigir a fimose na infância é geralmente realizada sob anestesia geral ou local. O procedimento envolve a remoção cirúrgica do excesso de pele prepucial ou uma incisão para alargar a abertura do prepúcio, dependendo do caso.

Puxar a pele durante o banho é uma boa ideia?

Leandro informa que esse ato não deve ser realizado. “Não é recomendado puxar a pele durante o banho da criança, pois isso pode causar dor, irritação e até lesões. A higiene adequada deve consistir em limpar delicadamente a região externa do pênis com água e sabão neutro”, sugere.

Para quem passa pela cirurgia, o especialista ressalta o dever de garantir que a criança mantenha a área limpa e seca, evitando atividades intensas por um período determinado, além de administrar corretamente os medicamentos prescritos.

Por fim, o pediatra diz que: “É importante lembrar que cada caso é único, e é fundamental consultar um médico especialista para obter um diagnóstico preciso e obter as orientações adequadas sobre a fimose e seus tratamentos”. 

Ex-prefeito de Serrita, Carlos Cecílio, retoma aliança política com o casal Pimentel

Oprefeito Raimundo Pimentel e a deputada estadual Socorro Pimentel (UB) receberam o apoio do ex-prefeito de Serrita Carlos Cecílio, seu filho Rodrigo Cecílio – ex-candidato a prefeito em 2020 – e do grupo de oposição da Capital do Vaqueiro, no Sertão Central.

No ano passado, durante a pré-campanha, Carlos Cecílio e seu grupo haviam declarado apoio à eleição de Socorro Pimentel para deputada estadual, mas acabaram apoiando Antônio Coelho. Agora, em um aceno de reconhecimento ao trabalho de Socorro na Assembleia Legislativa e à gestão aprovada de Pimentel na Prefeitura de Araripina, Cecílio e seu grupo reverteram sua posição, optando por retomar a aliança com o casal Pimentel.

Carlos Cecílio explicou a decisão de mudar seu apoio. “Nós reconhecemos a dedicação de Socorro na Assembleia Legislativa e a grande gestão de Pimentel em Araripina. Nossa decisão de retomar a aliança com Pimentel se baseia em nossa vontade de apoiar uma equipe que claramente tem os interesses da população em primeiro lugar”, afirmou Cecílio.

TCE-PE julga procedente denúncia contra prefeito Marcones Sá

Na Sessão desta quinta-feira (27), na Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), realizada sob a relatoria do conselheiro Dirceu Rodolfo, foi julgada procedente uma denúncia apresentada por vereadores do município de Salgueiro, tendo como alvos o prefeito Marcones Sá, a Secretaria Municipal de Saúde e Arnaldo Alves Ferreira, Diretor da Escola Municipal Dom Marlan.

A denúncia, foi protocolada pelos vereadores Agaeudes Sampaio Gondim, Franclécio Leandro Barros de Sá Parente, José Henrique de Lima Sampaio Angelim, Emmanuel Guedes Filgueira Sampaio, Flávio Epaminondas de Lima Barros, Luís André Filgueira Sampaio, Domingos Sávio Pires de Carvalho e Sá, e Ubaldo Cecílio dos Anjos Neto.

A denúncia refere-se aos possíveis desvios de recursos públicos durante o exercício financeiro de 2021. As irregularidades apontadas pelos vereadores motivaram uma investigação minuciosa conduzida pelo Tribunal de Contas.

Após uma análise criteriosa das evidências apresentadas, a Segunda Câmara deliberou unanimemente pela procedência da denúncia. Como resultado, foram imputados débitos e aplicadas multas aos envolvidos, além de serem feitas determinações para corrigir as irregularidades constatadas.

Fonte: Nill Junior

Nunes Rafael é o entrevistado desta sexta-feira (28) no Jornal da Grande

A 2ª edição do Jornal da Grande desta sexta-feira (28) recebe Nunes Rafael, que hoje trabalha na Max Amido. Nunes foi vereador, candidato a vice-prefeito ao lado de Bringel em 2008 e candidato a deputado estadual.

Alguns dos assuntos  a serem tratados serão o fato dele ter sido o primeiro a trazer o nome de Raquel Lyra como pré-candidata ao governo de PE, a sua avaliação dele nos primeiros meses de governo de Raquel e futuras pretensões políticas.

A entrevista acontece a partir do meio dia. Assista pelo canal da rádio Grande Serra FM no Youtube, pela frequência 90,9 ou pelo aplicativo.

Irmão de empresário agride pedreiro em Araripina, gerando revolta na população

No final da tarde desta quarta-feira, 26 de julho, um vídeo chocante de um homem, identificado como o irmão de um empresário da cidade de Araripina e conhecido como “Rapozão”, circulou nos grupos de WhatsApp, mostrando-o agredindo um homem cuja identidade ainda é desconhecida. O motivo da discussão parece estar relacionado a uma moto jogada ao chão. O vídeo registrou o momento em que o homem deu um tapa no rosto do rapaz, causando indignação na população que presenciava a cena e filmava o ocorrido.

De acordo com relatos de populares, o agressor é conhecido na cidade por repetidamente cometer esse tipo de ação, aparentemente abusando da influência de seu irmão, que é um empresário bem-sucedido na região.

O incidente ocorreu no centro de Araripina, próximo à igreja matriz, e é lamentável que casos como esse ocorram de forma tão gratuita e diante de todos.

Fonte: Portal A10

Motoclubes de Salgueiro prestigiam o maior evento da América Latina em Brasília

Está acontecendo em Brasília desde o dia 20 de julho, 20ª edição do Capital Moto Week, o maior encontro de motociclistas da América Latina. Marcam presença os motoclubes de Salgueiro, localizado no Sertão Central de Pernambuco, os Pantchos do Asfalto, Cancão do Asfalto, Caveira 232 e Andarilho.

A expectativa é de movimentar cerca de R$ 60 milhões na economia local, esperando-se um público nesses 10 dias de evento de mais de 800 mil pessoas, 350 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o mundo.

O evento acontece no Parque de Exposições da Granja do Torto e segue até o próximo sábado (29).

A música será um dos grandes destaques desta edição, com mais de 70 bandas passando pelos palcos do festival. A essência brasiliense estará bem representada, com 49 dessas bandas (70%) sendo da própria cidade. Nando Reis, Sepultura, Angra, Detonautas, Jota Quest, Pitty, Marcelo Falcão, Pato Fu e a apresentação de Marcão Britto & Thiago Castanho com Charlie Brown Jr. são alguns dos nomes que fizeram e farão shows no evento.

Além do palco principal, haverão os temáticos, como o Rock Saloon, Moto Bar e Lady Bikers.

Operação em Parnamirim apreende motocicletas com descarga livre

Policiais Militares do 8º BPM, quando em operação às Margens da BR-316 em Parnamirim/PE, visualizaram o infrator trafegando em uma motocicleta com descarga livre perturbando o sossego e a ordem pública.

Durante abordagem foi verificado que o veículo era de leilão e o condutor não possuía nenhum tipo de documento pessoal ou da motocicleta.

O infrator foi a presentado à DPC local, juntamente com a moto e um maior responsável.

Inscrições abertas para o I Congresso Pernambucano da Advocacia Extrajudicial, promovido pela Escola Superior de Advocacia da OAB-PE

O evento acontecerá no dia 11 de agosto de 2023, das 8h às 18h, e abordará atualizações sobre a atuação dos advogados na advocacia extrajudicial

A advocacia extrajudicial tem recebido destaque no Brasil devido à maior rapidez nos seus processos e economia para o cliente, o que ajuda a desafogar as demandas do sistema judiciário brasileiro. O tema será discutido no I Congresso Pernambucano da Advocacia Extrajudicial, promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA), da OAB Pernambuco, no dia 11 de agosto de 2023, das 8h às 18h. O evento acontece no auditório da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE), localizado na rua do Imperador Pedro II, 346 – Santo Antônio, Recife. As inscrições podem ser realizadas no site da ESA-PE (https://www.esape.com.br).

As opções de atuação na advocacia extrajudicial são diversas e entre os temas debatidos no evento estão a precificação na advocacia extrajudicial, planejamento sucessório de bens digitais, adjudicação compulsória extrajudicial, usucapião extrajudicial de bem de herança, mudança de regime de bens e partilha na união estável no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) e regularização de imóveis como nicho de mercado para a advocacia extrajudicial.

“A discussão da advocacia extrajudicial é relativamente nova, mas tem ganhado visibilidade, tornando-se cada vez mais necessária. Convidamos os advogados, estudantes e profissionais do direito e pessoas interessadas na temática para participar desse evento que ajudará na atualização sobre as possibilidades que a advocacia extrajudicial oferece e contribuirá com a rotina profissional dos advogados que já atuam na área”, aponta o advogado Leonardo Moreira, diretor-geral da ESA-PE. “Nosso principal objetivo é fomentar a discussão desses temas relevantes e atuais para advogados e advogadas, incluindo os meios de resolução dos problemas dos clientes sem precisar recorrer ao Judiciário”, destaca a advogada Rebeka Batista, presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/PE.

A carga horária do evento é de 8 horas/aula. Para os estudantes, alunos da pós-graduação da ESA-PE e jovens advogados – inscritos na OAB há até cinco anos -, o investimento é de R$120. Para os advogados e público em geral, R$150. 10% do valor investido serão restituídos para os inscritos em forma de cashback, que poderá ser utilizado para participação em outros cursos oferecidos pela ESA-PE.

Serviço:
O que: I Congresso Pernambucano da Advocacia Extrajudicial
Quando:11 de agosto de 2023
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório da OAB-PE  –  R. do Imperador Pedro II, 346 – Santo Antônio, Recife
Inscrição: site da ESA-PE – www.esape.com.br

Censo 2022: Pernambuco é o 5º estado do Brasil com maior população quilombola. Confira:

Pernambuco tem a quinta maior população quilombola do Brasil, segundo o Censo 2022 do IBGE. Ao todo, 78.827 pessoas se declararam quilombolas no estado, equivalente a 0,87% da população pernambucana, de 9.058.155 habitantes.

São 196 comunidades quilombolas certificadas e 14 territórios oficialmente delimitados em Pernambuco, até julho de 2022, de acordo com dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e de órgãos oficiais.

Em Pernambuco, 8.772 pessoas residiam em territórios oficialmente delimitados; destas, 6.769 se declararam quilombolas – 77,17% do total. O restante das pessoas que se autodeclararam quilombolas no Censo 2022 do IBGE, 72.058 pessoas, viviam fora de territórios delimitados.

Preso terceiro acusado de participação em crimes envolvendo Padre Airton Freire

Um dos homens investigados pelos crimes de estupros no caso do padre Airton Freire foi preso, na manhã desta quinta-feira (27), em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Landelino Rodrigues da Costa Filho, de 34 anos, era responsável por fazer filmagens das missas e eventos da Fundação Terra.

Landelino, assim como Jailson Leonardo da Silva, que atuava como motorista e segurança do padre, tem residência registrada em seu nome na cidade de Arcoverde, no Sertão do Estado, cidade onde fica a sede da Fundação Terra. Os dois são funcionários antigos e de confiança do padre.

O mandado de prisão contra Landelino foi expedido em 14 de julho, mas ele não foi localizado pela polícia. Por isso, era considerado foragido.

“Após os procedimentos de praxe, o homem foi apresentado em audiência de custódia realizada pela comarca de Arcoverde”, detalhou a Polícia Civil em nota.

A assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco informou que, de acordo com o artigo 234-B do Código Penal, “os processos de apuração dos crimes contra a dignidade sexual devem correr integralmente em segredo de justiça, preservando-se a intimidade da própria vítima”.

“Desse modo, não podemos divulgar informações sobre seus respectivos trâmites, decisões, julgamentos ou recursos, ficando o acesso aos dados limitado apenas às partes envolvidas e aos seus advogados/representantes legais”, explicou o tribunal.

A defesa de Landelino Rodrigues, afirmou que os fatos serão “devidamente esclarecidos” durante o processo. “O investigado sempre respeitou as normas e leis que regem o país e possui uma conduta íntegra”, completou.

Um outro motorista do padre foi indiciado por falso testemunho, mas ainda não há um mandado de prisão contra ele, por isso a polícia não divulgou seu nome. O sacerdote segue internado desde domingo no Real Hospital Português, no Recife, após ter dado entrada em um hospital de Arcoverde com quadro de crise hipertensiva. A defesa dele nega as acusações.

Fonte: Folha de PE

Secretária Lucinha Mota recebe homenagem do IITB

Foto: Charlles Arthur/SJDH 

A manhã desta quinta-feira (27/07) foi marcada pela comemoração aos 114 anos do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), e a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, foi uma das homenageadas no evento. A gestora foi agraciada com a Comenda João Tavares Pires Buril, na modalidade Apoio Institucional, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade no âmbito da segurança pública e da cidadania no estado de Pernambuco.

“Minha luta em busca do pleno e transparente acesso à justiça por toda e qualquer pessoa, independentemente de qual seja a sua demanda, começou muito antes de assumir a SJDH, e eu fico muito lisonjeada com essa homenagem. Parabenizo a todos os peritos papiloscopistas pelo trabalho tão necessário prestado à população. No que tange às investigações criminais, não esqueçam: vocês são as vozes das vítimas”, pontuou Lucinha.

A orquestra cidadã conduziu a musicalidade do evento, com a apresentação do hino de Pernambuco e da PCPE, além de clássicos regionais. A solenidade foi realizada no Auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro, no Recife. As comendas foram entregues pela chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar, e pelo delegado especial e diretor do IITB, Paulo Jean, entre outros gestores. “Fico honrada em entregar essa comenda aos parceiros que contribuíram com serviços de excelência voltados para a cidadania com modernidade e qualidade para a população”, destacou Simone.

O IITB foi criado em 1909 com o nome de Gabinete de Identificação e Estatística Criminal de Pernambuco. A instituição atua na identificação criminal de todas as pessoas mandadas pelas autoridades policiais ou judiciárias; no reconhecimento através de meios técnicos-científicos de cadáveres desconhecidos; na prestação de informações sobre Antecedentes Criminais; na realização de perícias nos locais dos crimes, entre outras demandas.