Brasil abre mais de 157 mil empregos formais em junho

Foram registradas 1.914.130 admissões e 1.756.932 desligamentos

O Brasil registrou um saldo positivo de 157.198 empregos com carteira assinada no mês de junho deste ano. No período foram registradas 1.914.130 admissões e 1.756.932 desligamentos.

Os dados são do Novo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

No acumulado do ano (janeiro/2023 a junho/2023), o saldo foi de 1.023.540 empregos, resultado de 11.908.777 admissões e 10.885.237 desligamentos.

Os dados serão detalhados pelo Ministério do Trabalho e Emprego ainda hoje.

Teresa e Humberto comemoram recursos para novo campus da UNIVASF

Um antigo pleito do povo sertanejo será atendido em breve. Trata-se da expansão da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), que ganha um campus no município de Salgueiro. A unidade será construída em terreno doado pela Prefeitura com aporte financeiro do Ministério da Educação (MEC), por meio de uma articulação feita pelos senadores Teresa Leitão e Humberto Costa e o deputado federal Carlos Veras.

Teresa Leitão comemorou a novidade lembrando que o investimento em educação é uma característica dos governos petistas: “A interiorização do ensino superior sempre foi uma política dos nossos governos, e nós temos agora mais um exemplo que foi dado pelo presidente Lula. Nós vamos ter mais um campus da UNIVASF, dessa vez no município de Salgueiro”.

A petista parabenizou o prefeito Marcones Sá e o reitor da UNIVASF, professor Telio Nobre Leite, e anunciou que será montada uma comissão para tratar da expansão dos cursos oferecidos pela nova unidade. “Com certeza isso é mais um exemplo do investimento que o nosso governo destina para a educação. Esse foi um pleito articulado coletivamente pela bancada do PT”, concluiu.

Humberto Costa também anunciou, em suas redes sociais, a novidade. O senador comentou que o campus será instalado na região central de Salgueiro, onde funcionava a antiga estação ferroviária, local escolhido pela própria UNIVASF. “Os recursos estão garantidos pelo Ministério da Educação e nós consideramos isso uma grande Vitória de Pernambuco, que teve o nosso apoio, o apoio da bancada federal”.

Raquel Lyra participa de reunião do Consórcio Nordeste

O encontro que contou com a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, ministros e demais governadores do Nordeste

Em agenda nesta quarta-feira (26), em Brasília, a governadora Raquel Lyra participou de uma reunião do Consórcio Nordeste com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; ministros e gestores de estados nordestinos. O evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, teve como objetivo fortalecer e fomentar o debate em torno de um plano estratégico de desenvolvimento na região, diante das novas oportunidades da economia e indústria verde.
Em seu discurso a chefe do Executivo estadual elencou temas prioritários para o desenvolvimento de Pernambuco e demais estados do Nordeste. “A Ferrovia Transnordestina no ramal Salgueiro-Suape, saúde, segurança e meio ambiente, são temas importantes a serem tratados em âmbito regional. Na segurança, o crime organizado demanda de todos nós integração de inteligência para a prevenção da criminalidade e redução da violência em nossos estados. As soluções conjuntas precisam acontecer para fortalecer a nossa região”, destacou Raquel Lyra. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, também saiu em defesa da retomada e conclusão da Transnordestina em Pernambuco.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, comandou a reunião e destacou a importância da parceria entre os estados e o Governo Federal para impulsionar o crescimento e a melhoria da qualidade de vida da população nordestina. “O Nordeste é uma prioridade do Governo Federal. E a melhor maneira de promover o desenvolvimento e ter boas políticas públicas é através de parcerias entre os entes federados”, afirmou.
Também participaram da reunião os ministros da Casa Civil, Rui Costa; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; os secretários estaduais Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), o secretário-executivo e um dos fundadores do Consórcio, Carlos Eduardo Gabas; o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Câmara; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; a diretora de Desenvolvimento Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello; e a cientista social e economista especialista em Planejamento Global, Tania Bacelar.

MST invade fazenda de 500 hectares no interior de Pernambuco

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aproveitou o recesso parlamentar para fazer duas novas invasões, em fazendas de Goiás e Pernambuco. Durante o recesso, as atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST foram pausadas e o colegiado deve se reunir novamente somente no dia 1º de agosto. Desde o começo dos trabalhos da CPI, somente uma invasão havia sido registrada.

Na segunda-feira (24), o alvo do MST foi a Fazenda São Lukas, no município goiano de Hidrolândia, que já havia sido invadida em março. Na terça-feira (25), uma fazenda de 500 hectares em Pernambuco foi invadida por 180 famílias de sem terra. De acordo com nota publicada no site do MST, a invasão no agreste pernambucano foi para “comemorar” o Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural.

Para o presidente da CPI do MST, deputado Luciano Zucco (Republicanos-RS), ficou clara a estratégia do movimento em invadir fazendas durante o recesso parlamentar. “Nota-se que essas invasões acontecem no recesso parlamentar, quando a CPI não está funcionando e há um natural afrouxamento da fiscalização. No início de agosto retomaremos os trabalhos e vamos cobrar com muita firmeza qual é o plano desse governo para a Reforma Agrária”, observou Zucco.

Fonte: Gazeta do Povo

Banco do Nordeste reduz em 21% taxa de juros do programa Crediamigo

A partir do próximo dia 1º de agosto, o Banco do Nordeste (BNB) vai reduzir a taxa de juros mensal de seu programa de microcrédito urbano, Crediamigo, de 3,2% para 2,53% ao mês. A medida visa facilitar o acesso ao crédito para microempreendedores e impulsionar a geração de ocupação e renda em toda a área de atuação do Banco, que inclui além da região Nordeste parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

A expectativa é de que com uma taxa de juros mais competitiva os valores liberados pelo programa de microfinanças do BNB, considerado o maior da América Latina, alcancem R$ 13 bilhões até o fim deste ano, o que representaria um incremento de 30% em relação ao total contratado no ano passado.

De acordo com o presidente do BNB, Paulo câmara, a diminuição da taxa resulta do esforço da instituição em contribuir com as ações do Governo Federal para a retomada do crescimento econômico do País, e o banco está apto a fazer novos cortes, acompanhando as tendências de mercado.

“Entendemos o valor de cada centavo para quem busca apoio para iniciar ou expandir um empreendimento próprio. Essa expressiva redução de 21% na taxa de juros do Crediamigo fará uma diferença significativa no valor mensal pago pelo empreendedor. Estamos atentos ao mercado e, caso o Banco Central reduza a Taxa Selic, o Banco do Nordeste poderá diminuir ainda mais suas taxas de juros, beneficiando ainda mais os microempreendedores”, assegurou Paulo Câmara.

Em 2022, o Crediamigo foi responsável por movimentar um montante de R$ 10 bilhões em operações de crédito destinadas aos microempreendedores em sua área de atuação. O programa possui hoje cerca de dois milhões de clientes e uma carteira ativa de R$ 6 bilhões.

Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço: conheça os principais sintomas da doença

O coordenador do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia destaca fatores de risco e orienta para a prevenção

O Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado em 27 de julho, é a principal data do Julho Verde, que alerta para a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, o sexto tipo mais comum em todo o mundo. Essa doença pode ocorrer em diversas partes, como boca, língua, gengiva, glândulas salivares, faringe, laringe, tireoide, cérebro, seios da face, nariz e couro cabeludo, por exemplo.

Considerando somente os cânceres na tireoide, cavidade oral e laringe são estimados quase 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil em 2023, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Entre a população, as mulheres são mais afetadas pelo câncer na tireoide. Já os homens têm maior incidência do câncer de boca.

O coordenador do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), Dr. Carlos Takahiro Chone, explica que nem sempre o câncer de cabeça e pescoço demonstra sintomas em sua fase inicial. 

“De forma geral, o diagnóstico é tardio. A cada quatro novos casos, três estão em fase avançada e cerca de 50% resulta em óbito. Isso ocorre porque o paciente não sente nada no início. Quando a doença está em estágio muito avançado, ele geralmente apresenta dor e outros incômodos, o que o motiva a procurar atendimento” explica Dr. Carlos.

De acordo com o especialista, se identificado no começo, o câncer de cabeça e pescoço tem chance de cura em cerca de 90% dos casos. Por isso ele orienta ficar atento a sinais como: ferida no rosto ou na boca que não cicatriza, mancha avermelhada ou esbranquiçada na boca, mau hálito frequente, dentes moles, dor na arcada dentária, rouquidão persistente ou alteração na voz, irritação ou dor na garganta, dificuldade ou dor para mastigar ou engolir, caroço no pescoço, sangramento ou secreção constante pelo nariz, dores na cabeça e tosse recorrentes, dor no ouvido ou dificuldade de escutar.

O especialista ainda alerta que se os sintomas permanecerem por mais de 15 dias, deve-se procurar um médico para investigação e, dependendo do caso, um dentista também pode auxiliar no diagnóstico de lesões na boca.

Fatores de risco

Existem vários fatores que podem aumentar a predisposição de desenvolver câncer de cabeça e pescoço. O especialista da ABORL-CCF destaca os principais:

● Fumar

● Ingerir álcool em excesso

● Má higiene bucal

● Consumo frequente de bebidas muito quentes, como o chimarrão/mate

● Exposição excessiva ao sol, sem a proteção adequada

● Exposição a certos produtos químicos no ambiente de trabalho, como poeira de madeira, poeira têxtil, pó de níquel, colas, agrotóxicos, amianto, sílica, benzeno e produtos radioativos.

● Infecções virais como o vírus Epstein-Barr (EBV), que pode causar mononucleose infecciosa, e o vírus do papiloma humano (HPV), transmitido principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas (inclusive sexo oral).

“O tabagismo eleva significativamente o risco de desenvolvimento de tumores na laringe. Se a pessoa fuma, é importante uma avaliação constante e mais cuidadosa e, caso alguma lesão seja identificada, uma biópsia poderá ser realizada com anestesia local,” explica Dr. Carlos.

Prevenção
Evitar os fatores de risco e cultivar hábitos saudáveis, como se exercitar regularmente, manter a boa hidratação e ter uma alimentação balanceada, priorizando alimentos naturais, podem ajudar na prevenção de câncer, segundo estudos científicos.

Dr. Carlos também orienta que fazer autoexames pode ajudar na detecção precoce. Realizar a palpação da face e do pescoço em busca de nódulos ou caroços, olhar mais atentamente a cavidade oral e a pele na tentativa de identificar lesões são cuidados que devem estar presentes no dia a dia. 

“Caso haja qualquer sinal estranho, um especialista deve ser procurado. É sempre importante realizar consultas periódicas com o médico para cuidar da saúde e minimizar as chances de diagnósticos tardios”, finaliza o coordenador do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da ABORL-CCF.

Sucesso do Desenrola superou expectativas, diz Lula

Em meio à segunda semana de execução do Desenrola Brasil, que permite renegociação de dívidas para que as pessoas limpem o nome e retomem a capacidade de consumo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma avaliação positiva do programa. Segundo ele, o sucesso do Desenrola superou as previsões.

Até agora, o sucesso do Desenrola é muito maior do que a expectativa. O sucesso, a procura e a competência de funcionamento. As coisas funcionaram bem, os bancos trabalharam bem, as pessoas que têm dívidas trabalharam bem e o governo articulou corretamente”. (Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República).

“Até agora, o sucesso do Desenrola é muito maior do que a expectativa. O sucesso, a procura e a competência de funcionamento. As coisas funcionaram bem, os bancos trabalharam bem, as pessoas que têm dívidas trabalharam bem e o governo articulou corretamente”, disse nesta terça-feira, 25/7, durante o Conversa com o Presidente, entrevista semanal transmitida pela internet e veiculada também em rádio e TV.

O presidente avaliou que o programa terá um grande teste em setembro, quando a renegociação abrangerá pequenas dívidas com o varejo de devedores que ganham até R$ 5 mil. Ele lembrou que nessa primeira fase as dívidas de até R$ 100 com bancos já foram “desnegativadas” e as negociações de instituições financeiras com quem recebe até R$ 20 mil estão sendo conduzidas de forma bem sucedida, com redução do saldo devedor em até 90% em alguns casos.

BRASIL MELHOR – Durante o programa, Lula disse que os brasileiros já estão percebendo que o país está mudando para melhor com os produtos mais acessíveis e redução de alimentos, carne, gasolina, diesel e do cimento. “As pessoas estão percebendo que as coisas estão mais acessíveis, já podem comer carne outra vez, sair com a sacola cheia do supermercado”, afirmou.

Recém chegado de uma agenda no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no domingo, Lula disse ter visto otimismo por parte dos trabalhadores e que esse é um sinal de que o Brasil está indo bem e o governo anda no caminho certo.

COMPROMISSO – O presidente disse que assumiu o compromisso de fazer o Brasil dar certo e fazer com que o povo volte a comer bem, a viver bem, a trabalhar, a ter onde morar, ter mais estudos com criança em escolas em tempo integral.

“A economia do Brasil vai dar certo, a economia vai voltar a crescer, o salário vai voltar a crescer, vamos voltar a gerar emprego, o povo vai voltar a comer melhor. É esse o país que quero entregar quando acabar o mandato, com fartura na mesa”, afirmou. Segundo ele, as políticas públicas retomadas já estão funcionando e o dinheiro vai chegar na base e fazer a economia voltar a crescer. “Esse é meu otimismo”.

Lula citou o Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a questão da Segurança, além de educação e cultura, como exemplos de programas e áreas que estão revitalizadas e funcionando com as medidas adotadas desde janeiro.

O presidente mencionou, especificamente, a importância do PAA e do Mais Alimentos para aumentar a produção de alimentos, modernizar o processo de plantio, colheita e transporte, melhorar a produtividade dos pequenos e médio produtores rurais e levar alimentos a quem tem fome.

O PAA se conecta com instituições públicas e beneficentes, como escolas, hospitais, instituições de longa permanência para idosos, restaurantes comunitários e projetos assistenciais. Outra medida citada pelo presidente é a aposta em reduzir o percentual de perdas que existe entre a produção de alimentos no campo e a comercialização nas cidades.

ENGRENAGEM – Lula fez uma analogia do país como uma máquina e disse que o Brasil vai em frente porque a engrenagem já está funcionando. “Quando você faz um motor muito grande, você testa ele com um motor pequeno. Na Villares, quando a gente fazia motor de 12 metros de altura para navios, quando a gente ia testar ele, era um motorzinho pequeno que acionava o motor grande”.

LIVROS E CULTURA – O presidente defendeu o chamado Pacote da Democracia, lançado na semana passada e que restringe acesso a armas, tipifica ataques a escolas como crime hediondo e impõe punições rígidas a quem atenta contra o estado democrático de direito. Ele enfatizou que o Brasil precisa de humanismo, não de violência.

“Nós queremos preparar a democracia, fortalecer a democracia com mais participação da sociedade, mais participação na construção de coisas boas, de coisas positivas. O Brasil vai melhorar quando a gente entrar na era do livro, na era da Cultura, que é o que estamos fazendo agora com a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc”.

O presidente comemorou o sucesso da Lei Paulo Gustavo, que teve adesão de 98% dos municípios brasileiros. “Nós queremos fazer com que o povo brasileiro volte, efetivamente, a ser feliz. Não tem nada melhor do que um pai e uma mãe sair para passear com seu filho sem preocupação com a violência. Esse país vai ser construído”.

Novo bispo da Diocese Salgueiro participa de Sessão Ordinária da Casa Epitácio Alencar e pede união em prol do município

Atendendo a um pedido do presidente da Mesa Diretora, Sávio Pires, o novo bispo da Diocese Salgueiro, Dom José Vicente, participou da abertura da Sessão Ordinária da Casa Epitácio Alencar nesta quarta-feira (26). Ele ocupou uma cadeira na Mesa Diretora e falou aos vereadores, enfatizando principalmente a necessidade da união de forças na defesa de ações que desenvolvam o município.

“Tudo que aqui seja feito, que se faça, em vista do bem de todos. É aqui onde se legisla, é aqui onde fazem as leis, é aqui, portanto, de onde emana esse grito, mas uníssono, da voz do povo. Se não for um grito uníssono, não será a voz do povo, será voz de partidos, de alguns do povo”, ponderou. “É desse chão que se escuta a reclamação do povo. Então quando se faz essa escuta atenta e fazem com que essa reclamação seja uníssona, uma só voz, aí sim se alcança verdadeiramente os objetivos”, completou.

O bispo ainda colocou a instituição que representa à disposição da câmara, para contribuir dentro das possibilidades da Igreja Católica. “Nós somos a voz desse município, não somos as ‘vozes’, somos ‘a voz’, e assim sendo, nós como igreja queremos, de algum modo, estar presente e fazer eco a essa mesma voz. Que a nossa voz também seja unida à voz de todos, para quê, num só grito, num só clamor, numa só voz, de fato, experimentemos a unidade da nossa diversidade”, concluiu.

Logo após o discurso, Dom José atendeu outra solicitação da Mesa Diretora e fez uma bênção da Câmara de Vereadores, rezando a oração universal do Pai Nosso com todos edis presentes.

Projeto Casa do Pão apresenta, 9ª edição do Encontro com Deus em Araripina

O Projeto Casa do Pão, no bairro do Cavalete em Araripina, no Sertão do Araripe, tem recebido 70 crianças para ensino de princípios bíblicos, reforço escolar, aulas de inglês, musicalização entre outras atividades, e ainda oferecendo lanches diariamente para as crianças. O objeto é chegar a 100 crianças ainda este ano.

O trabalho social recebe crianças de 5 a 11 anos de idade, no contraturno escolar, algumas famílias são mais carentes, e receberem alimentos. No local também são desenvolvidas atividades de produção e vendas de trufas , para manutenção e complemento de renda dos missionários.

A frente desse projeto estão os missionários Rodrigo e Renata, que junto aos 3 filhos moram na cidade há 2 anos e meio, porém aos que puderem ajudar na continuidade desse trabalho como voluntários ou com ajuda em alimentos ou materiais de papelaria, ou ainda, profissionais médicos, dentistas, etc.,  que queiram visitar as crianças para consultas também serão bem vindos.

Além disso, os missionários têm outras atividades na cidade, como reunião em células nas casas, para um tempo de qualidade, amizade e busca por Deus num ambiente mais informal, e muito acolhedor.

E nos dias 29 e 30 de julho acontecerá a 9ª edição do Encontro com Deus, evento onde a pessoa passa o fim de semana com Deus. A inscrição custa R$ 30,00 por pessoa, devido refeições, decoração do local, etc., porém também conta com vagas gratuitas.

Aqueles que tiverem interesse em participar, pode entrar em contato conosco que passamos mais detalhes.

Whatsapp: (11) 9 8594-7785
Instagram: @casa_depao
Endereço: Rua: Alto do Cavalete, 304 – Bairro Cavalete 1 – (salão do antigo mercado de Zé do Pipa, em frente a antiga capotaria de Frank)

Pasta de dente realmente retira manchas da pele? Especialista avalia

Utilizar o produto nas manchas indesejadas pode surtir apenas o efeito temporário, além do cheiro de menta

Quem nunca aplicou um pouco de pasta de dente em manchas que atire a primeira pedra. Embora não seja recomendado colocar na pele produtos feitos para remover placa e bactérias do esmalte dentário, esta técnica já foi muito utilizada no passado.

Acontece que pele é um órgão vivo e sensível, e os dentes podem naturalmente lidar com mais atrito do que uma superfície tão delicada, então seria essa realmente uma boa ideia?

Ninguém sabe de onde veio o tratamento. “A ideia por trás dessa prática é que a pasta de dente contém certos ingredientes que podem ajudar a secar e reduzir o tamanho da mancha. No entanto, é importante ter cautela ao considerar essa abordagem”, comenta Michele Camargo, biomédica esteta.

“Antes de passar pasta com sabor de menta em cima da mancha, vale lembrar que embora algumas pessoas possam observar uma melhora temporária, a pasta de dente não é formulada nem testada para uso na pele e pode não ser adequada para todos”, adverte Michele. “Algumas pessoas podem sentir irritação na pele, vermelhidão ou até mesmo uma reação alérgica aos ingredientes da pasta de dente”, acrescenta.

No entanto, se não tiver mais nada disponível para tratar o incômodo, usar pasta de dente apenas como medida temporária pode ser uma opção. Em emergências ou quando os recursos são limitados, o produto pode oferecer um efeito de secagem rápida no local, mas não passa disso. “É crucial ter em mente que a pasta de dente não foi projetada para cuidados com a pele e pode piorar a condição ou causar danos à sua pele. Se o paciente tiver acesso a produtos adequados ou tratamentos, essas seriam escolhas mais apropriadas e seguras”, aconselha Michele.

A especialista afirma que vale a pena incluir ingredientes anti-manchas na rotina de skincare, como sérum, sabonetes e cremes que possuem ativos específicos feitos para clareamento, ou um tratamento local próprio para cuidar da pele. “Em vez de usar pasta de dente, vários produtos para a pele sem receita são formulados especificamente para tratar manchas de forma eficaz”, sugere a biomédica. “Procure produtos que contenham ingredientes ativos como tranexamico ou alfa arbutin. É melhor manter os cuidados com esses ativos e tratamentos, que têm eficácia comprovada no tratamento local”, finaliza.

 

Governadora Raquel Lyra nomeia 596 aprovados para os cargos na educação

Raquel Lyra e Teresa Leitão – Divulgação

A governadora Raquel Lyra anunciou a nomeação de 596 aprovados no último concurso realizado pela Secretaria Estadual de Educação para analistas e assistentes da educação. O anúncio foi feito ao lado da senadora Teresa Leitão, que esteve no Palácio do Campo das Princesas, nesta terça-feira (25), para debater ações e políticas públicas voltadas à  educação. O chamamento será publicado na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial do Estado. Ao todo, serão 500 profissionais para ocupar o cargo de Analista em Gestão Educacional e outros 96 para a função de Assistente Administrativo Educacional.

“Cumprindo nosso compromisso com a educação, estamos nomeando 500 analistas em diversas áreas, como serviço social, psicologia e nutrição, além de 96 assistentes administrativos para a Secretaria de Educação do nosso estado. São profissionais que irão ajudar a mudar Pernambuco através da educação”, afirmou a governadora Raquel Lyra. A chefe do Executivo estadual ressaltou, ainda, a importância da cooperação junto aos senadores na defesa de pautas de interesse dos pernambucanos.

A posse está prevista para acontecer até o dia 24 de agosto. Já o início do trabalho nas unidades educacionais acontece a partir de 22 de setembro. Os nomeados receberão telegrama informando os trâmites legais para posse e os procedimentos para a realização da perícia médica.

Programa Chapéu de Palha tem aumento de 38% no valor da bolsa

O Governo de Pernambuco anunciou um incremento no valor dos repasses do programa Chapéu de Palha. A partir de 2024, o projeto irá garantir um aumento de 38% nos benefícios pagos aos trabalhadores. O valor pago aos trabalhadores da cana-de-açúcar e fruticultura vai passar de R$ 271,10 para R$ 373,08. Já os pescadores artesanais, que recebem R$ 281,90, passarão a receber 387,04. Além disso, o programa vai contar com uma parcela adicional. Dessa forma, os valores, que atualmente são pagos em quatro parcelas, passarão a ser pagos em cinco parcelas.

As duas mudanças representam um aumento de 73% no valor recebido pelos beneficiários. No caso do auxílio individual, pago aos jovens das famílias beneficiadas com o programa, o valor também será reajustado em 38%, e a faixa etária será estendida, passando para 18 a 29 anos (atualmente é de 18 a 24 anos). Ao todo, serão R$ 13 milhões a mais para pagamento aos beneficiários do Chapéu de Palha. O programa, atualmente, beneficia cerca de 22 mil pessoas assalariadas no campo.

As mudanças no programa Chapéu de Palha serão apresentadas pela governadora Raquel Lyra por meio de um projeto de lei, que será enviado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ao ser aprovado, o projeto se torna lei a partir do próximo ano.

120 novos leitos de UTI infantil em Pernambuco

O Governo de Pernambuco está criando 120 novos leitos de UTI voltados especificamente para crianças. A iniciativa faz parte do enfrentamento às doenças causadas pelos vírus respiratórios, como a Covid-19, Influenza, Vírus sincicial respiratório e rinovírus,

Além disso a gestão estadual está convertendo outras 26 Unidades de Terapia Intensiva do IMIP no Recife e da Unidade de Saúde de Araripina, para recebimento de pacientes pediátricos.

Inscrições abertas para curso gratuito de Libras

As inscrições para o curso gratuito de Libras da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco vão até esta quarta-feira (26). São 195 vagas divididas entre as turmas básico, intermediário e avançado, todas na modalidade presencial.

Os interessados devem se inscrever através de links disponíveis no site da Secretaria. É importante salientar que os formulários de inscrição encerram automaticamente quando atingirem o limite de vagas.