Serra Talhada sedia 1º Encontro das indústrias do Sertão do Pajeú

A maior cidade do Pajeú receberá no dia 11 de maio, um evento pioneiro no interior de Pernambuco: a primeira edição do Encontro das Indústrias.

O evento, que ocorre no Auditório da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, deve reunir empresários da indústria, potenciais empresários, funcionários públicos, estudantes universitários e interessados na temática que será abordada na ocasião.

No evento serão debatidos os problemas pertinentes ao setor da indústria, como também a atualização sobre a economia no âmbito local, estadual, nacional e mundial, no contexto industrial através de expositores e palestrantes de renome nacional. A expectativa é que desse encontro, também possam sair soluções importantes.

Além das palestras, haverá exposição de produtos das indústrias filiadas à CDI (Câmara dos Dirigentes das Indústrias). Tudo acontece na Câmara de Vereadores de Serra Talhada.

Interessados deverão se inscrever até este dia 10 de maio, acessando o formulário clicando aqui. 

O evento é organizado por entidades respeitadas e nacionalmente conhecidas como FIEPE; SINDDOCES e CDI. Também conta com o apoio do SEBRAE-PE; TAMBAÚ; CRCPE e Prefeitura de Serra Talhada.

No dia do evento, os participantes podem doar um um quilo de alimento não perecível. Todos os mantimentos arrecadados serão convertidos em cestas básicas para famílias carentes.

Para maiores informações também é possível entrar em contato com a organização do evento através dos telefones: (87) 99637-4224 e (81) 99904-0515.

 

Após requisão do MPC-PE, shows de Eduardo Costa e Marcynho Sensação são cancelados em Santa Cruz da Baixa Verde

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde cancelou o contrato com o cantor sertanejo Eduardo Costa, que receberia R$ 380 mil para se apresentar na Feira da Rapadura deste ano. Também foi rescindido o contrato com o cantor Marcynho Sensação, que para se apresentar na Festa da Pinha receberia cachê de R$ 150 mil.

O município, localizado no Sertão de Pernambuco, tem cerca de 12.708 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE.

Os contratos foram suspensos após requisição do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE) pedindo comprovação de regularidade das contribuições para a Previdência Social (RPPS), do pagamento do funcionalismo público municipal e dos demonstrativos dos percentuais de aplicação de recursos públicos em saúde e desenvolvimento do ensino.

Por lei, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) não permite o pagamento de valores altos de cachês quando o município tem a situação previdenciária irregular.

Fonte: CBN Recife

 

Raquel Lyra versus Eduardo Leite?

A história se repete no PSDB. Em 2019, quando João Doria tinha o controle do partido, emergiu um movimento interno para fortalecer Eduardo Leite com o objetivo de ser o candidato da legenda à Presidência.

Quatro anos depois, uma nova ação nasce nos bastidores tucanos, desta vez, para enaltecer Raquel Lyra a uma eventual candidatura à Presidência contra… Eduardo Leite.

Fonte: Blog do Lauro Jardim

Homem soterrado em desabamento de pedreira no Ceará é resgatado com vida

O desabamento de uma pedreira deixou um homem soterrado na tarde desta terça-feira (9) em Santana do Acaraú, no Interior do Ceará.

José Helton Cândido, de 28 anos, trabalhava no local no momento do acidente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que ele foi resgatado sem gravidade e consciente.

O homem foi transferido com ferimentos leves para a Santa Casa de Sobral em uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu.

Além do resgate médico, profissionais do Corpo de Bombeiros também estiveram na ocorrência.

Fonte: Diário do Nordeste

 

Miguel Coelho discute interesses de Pernambuco, política e eleições de 2024 em entrevista à Rede Pernambuco de Rádios

Político também aborda a necessidade de um modelo eficaz de gestão para a Compesa

Em uma entrevista concedida à Rede Pernambuco de Rádios nesta terça-feira (09), Miguel Coelho, abordou uma série de questões relevantes para o estado, como os interesses pernambucanos, o cenário político e as eleições que se aproximam em 2024. Além disso, o líder político reforçou a importância de implementar um modelo de gestão eficaz para a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Primeiramente questionado sobre a vida política, Miguel destacou que segue trabalhando no meio político. “Nós continuamos na política de uma forma mais tímida, mas é claro que continuamos atuando nos bastidores para poder defender os interesses de todo o Pernambuco“, disse.

Eleições 2024

Sobre as eleições de 2024, Miguel não quis adiantar a discussão, mas ressaltou a importância do pleito em todo Pernambuco. “Não quero antecipar uma eventual participação ou não, mas é claro que nós vamos contribuir e opinar nas eleições. Da capital à Petrolina, nosso grupo político estará inserido. Não ficaremos em silêncio em Recife devido à sua importância, liderança política e econômica que a cidade tem e que reverbera por todo o Estado. E não apenas lá, mas também estaremos presentes em Jaboatão, na região metropolitana, no próprio agreste e no sertão“, destacou.

Miguel Coelho também expressou sua visão sobre os assuntos que moldam o futuro do Estado. “Pernambuco não aguenta mais viver de desculpas, de atrasos, sendo relegado a um passado, com um futuro triste que é a perspectiva que a gente vê comparada a esses últimos oito, dez anos. Então, está na hora do estado voltar a ter o seu protagonismo recuperado”, frisou Miguel.

Compesa
Indagado sobre um dos principais gargalos de Pernambuco, Miguel falou sobre o que deve ser feito com a gestão da Compesa. “A Compesa é uma empresa muito grande, com bons quadros técnicos, mas sua mentalidade está ultrapassada. É uma empresa deficitária que não consegue arrecadar o necessário para realizar a devida manutenção, muito menos investimentos. Desde o ano passado, tenho defendido que não podemos continuar do jeito que está, pois quem paga o preço são as pessoas mais simples, mais carentes, que não têm água tratada para lavar, tomar banho ou cuidar de suas famílias. Eles têm que conviver com fossas sépticas em suas casas, e tudo isso acarreta enormes prejuízos em termos de saúde, doenças, vírus e até prejuízos econômicos para comerciantes, profissionais autônomos e liberais“, disse.

“Então, eu defendo que a Compesa passe por um processo, seja de concessão, seja de PPP, seja qual for a modalidade. Acreditar que apenas injetar dinheiro público por parte do Governo do Estado resolverá a situação não é viável. Isso apenas continuará condenando Pernambuco a atrasos no abastecimento de água e saneamento“, complementou.

Concessões
“Então, é por isso que é necessário discutir as concessões do transporte público, do metrô, de água, esgoto e estradas, que são de extrema importância para regiões como o Agreste, conectando com a Mata Norte, o Agreste Meridional, o Agreste Central, entre tantas outras. Essa é a única maneira que o Governo do Estado tem para obter recursos substanciais e poder investir em educação, segurança, infraestrutura e saúde social“, concluiu.

 

Trabalhadores da Educação se opuseram a proposta feita pelo Governo e intensificam protestos

Créditos: Péricles Chagas/ Tempus Comunicação
Os trabalhadores da educação realizaram na manhã desta terça(9), uma Assembléia Geral, onde decidiram não aderir a greve mas, intensificar as paralisações para mais dias, a favor do reajuste do Piso Salarial do Magistério para  toda carreira da Secretaria de Educação de Pernambuco. Sobre a proposta do governo, eles querem aplicar o piso agora em junho, e pagar o retroativo em três parcelas: junho (retroativo de janeiro), julho (retroativo de fevereiro e março) e agosto (retroativo de abril e maio). Além disso, a proposta do governo é de que o reajuste seja para professores que estão na ativa, deixando mais de 53 mil (analistas, administrativos, aposentados) de fora.
A categoria contrapôs a proposta do Governo do Estado, exigindo que seja aplicada a Lei, com o reajuste de 14,95% em toda carreira, para todos os trabalhadores da educação (professores, assistentes administrativos, analistas, ativos, aposentados, efetivos e contratos temporários). Na mesma assembleia, os mais de 2 mil trabalhadores da educação presentes aprovaram uma passeata saindo do local, que seguiu pela Rua Dom Bosco e parou na Avenida Conde da Boa Vista.
A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, alertou que a proposta do Governo do Estado contempla uma parte dos trabalhadores em educação e deixa outra de fora. Para o Sindicato, essa é uma forma de dividir a categoria. “Não venha o Governo com a proposta para A, sem a proposta para B, C e D. Ninguém vai aceitar proposta dividindo a categoria. Ou é para todo mundo, ou é para ninguém. Isso é uma posição política, um posicionamento político para o governo”, disse Ivete.
O Sindicato vai produzir 1 milhão de panfletos denunciando o descaso com a educação por parte do Governo. Também haverá um calendário de mobilizações intensas.
“É a governadora quem vai decidir se ela vai nos empurrar para uma greve, ou não. Vamos usar todos os nossos recursos de mobilização, para ninguém dizer que não demos opções.” ressalta a presidenta do Sintepe.
Fonte: Diário de Pernambuco

Governo do Estado prorroga inscrições das convocatórias do 31º Festival de Inverno de Garanhuns

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), anuncia um novo prazo de inscrições para as convocatórias que se destinarão a compor a programação 31º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), previsto para acontecer em julho de 2023.

Lançada no último dia 24 de abril, a convocatória nacional artística do FIG aceitará a submissão de propostas até a próxima sexta-feira (12). Já os editais de Formação em Arte e Cultura e Ocupação de Espaço inscreverão as propostas no período de 12 (sexta-feira) a 22 de maio de 2023 (segunda-feira). Todas as inscrições, que são gratuitas, deverão ser realizadas pela plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br), na aba de Oportunidades.

“Temos acompanhado os pedidos que estão sendo feitos em nossas redes sociais e, para que ninguém fique de fora, decidimos estender os prazos das convocatórias do 31º FIG. Com essa prorrogação, produtores culturais, bandas, grupos de cultura popular, artistas, artesãos, escritores e editores terão mais dias para emitir suas certidões e se inscreverem em nossos editais”, diz Carla Pereira, gerente de Produção e Contratação Artística da Fundarpe.

EDITAL NACIONAL 31º FIG – Poderão apresentar propostas pessoas físicas ou jurídicas, de todo território nacional ou que possuam residência fixa no Brasil, que comprovem atuação em atividades artístico-culturais nos seguintes segmentos: artes circenses, artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design/moda, fotografia, gastronomia, literatura, música, patrimônio cultural e teatro.

Os interessados em participar do edital poderão se inscrever até o dia 12 de maio de 2023 (sexta-feira). O processo será on-line, no Mapa Cultural de Pernambuco, disponível pelo link www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1005, exclusivamente para os Patrimônios Vivos de Pernambuco; e pelo link www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/994, para as demais inscrições.

OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS – As inscrições poderão ser feitas entre os dias de 12 a 22 de maio de 2023. No segmento de Artesanato (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1008), serão aceitas propostas individuais e coletivas, nas categorias Arte Popular, Artesanato Tradicional, Artesanato Não-Tradicional, Manufatura Artesanal e Artesanato Contemporâneo-Conceitual, a serem incorporadas nos estandes do Espaço de Arte e Artesanato. O link de inscrição somente estará disponível no período de submissão das propostas.

Já para o polo de Literatura (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1007), serão consideradas inscrições de propostas apresentadas por livreiros, sebistas, cordelarias, editoras e selos independentes, cartoneiras e artesãos do livro. Os participantes irão ocupar dois estandes na Praça da Palavra. As inscrições poderão ser feitas entre os dias de 12 a 22 de maio de 2023. O link de inscrição somente ficará disponível no período de submissão das propostas.

31º FIG – A 31ª edição do FIG reunirá mais uma vez, em Garanhuns, uma diversidade de atividades artístico-culturais, como shows, cortejos, performances, intervenções artísticas, recitais de poesia, contação de histórias, concertos, vivências criativas, espetáculos, desfiles, exposições, mostras culturais, além de manifestações artísticas oriundas das culturas periféricas, tais como hip hop, grafitti, brega-funk e passinho.

Trump é condenado por abuso sexual e difamação contra jornalista

Um júri federal em Manhattan chegou a um veredicto no julgamento de agressão civil e difamação contra Donald Trump apresentado pela escritora e jornalista E. Jean Carroll. Trump foi condenado por abuso sexual e difamação e deverá pagar cerca de US$ 5 milhões em danos compensatórios e punitivos.

O júri de seis homens e três mulheres deliberou por pouco mais de duas horas e meia.

Carroll alega que Trump a estuprou em meados da década de 1990, e a difamou anos depois, quando ela tornou as acusações públicas.

Trump, que nega as acusações, não se defendeu e acabou optando por não testemunhar. O ex-presidente disse que Carroll “não fazia seu tipo” e sugeriu que ela estava inventando a história para aumentar as vendas de seu livro.

Os jurados deliberaram para decidir se as ações de Trump configuravam estupro, abuso sexual ou toque forçado, qualquer um dos três se enquadraria na alegação de agressão de Carroll. Eles não consideraram que as provas configuravam estupro, e decidiram condená-lo por abuso sexual.

Eles foram questionados separadamente sobre o processo de difamação.

Por se tratar de um caso civil, Trump não enfrenta consequências criminais. Carroll buscava compensação monetária não especificada.

Fonte: CNN/Brasil

 

Dicomp confirma presença na Expo ISP 2023, em Olinda (PE)

De olho no potencial de crescimento do setor de Telecom no Nordeste, empresa de Maringá (PR) marca presença na feira Expo ISP

A Dicomp, uma das principais fornecedoras brasileiras de soluções integradas para telecom, energia solar, segurança eletrônica e automação industrial, apresentará suas principais novidades da vertical de telecom entre os dias 10 e 12 de maio, na Expo ISP, em Pernambuco. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Olinda, das 08h às 20h.

Mais uma vez a Dicomp participa da feira, que, neste ano, tem a expectativa de receber cerca de 10 mil pessoas e 100 expositores. Com um estande de 72 m², a empresa contará com soluções como linha de roteadores, amostras de fibra óptica, máquina de fusão de fibra óptica, switches, rack, entre outros produtos. Os visitantes poderão testar os equipamentos e esclarecer dúvidas sobre funcionamento e desempenho com a equipe especializada da companhia que estará presente durante os três dias de feira. A localização do estande fica na Rua 100, número 20 do espaço de eventos.

De acordo com o CEO da Dicomp, Filipe Favoto, é extremamente relevante para a empresa estar presente na Expo ISP, uma das principais feiras da região que promove conhecimento sobre as novidades e networking para o mercado de provedores de internet. “A Dicomp pensa em seu crescimento no Nordeste, que hoje é uma das regiões de maior expansão no nosso percentual de vendas, chegando a 8% da carteira, com estimativa de alcançar 15% do crescimento em telecomunicação”, diz Filipe. “A experiência na Expo ISP de 2022 foi ótima por conta das trocas de conhecimento, entendendo ainda mais as demandas dos provedores locais, o que nos permite pensar nas melhores soluções para a região”.

Compartilhar experiências e expandir atividades para outros estados faz parte da estratégia de negócio da empresa paranaense, que em 2022 inaugurou novo centro de distribuição na cidade de Contagem (Minas Gerais), para atender a todo o estado mineiro, com foco nas verticais de energia solar, segurança e telecom. Além de Minas, a companhia também possui centros de distribuição em Santa Catarina, filiais na China e no Paraguai.

Sobre a Dicomp

Inaugurada em Maringá (PR) há 25 anos, a Dicomp é uma das principais fornecedoras de serviços integrados para energia solar, telecom, automação industrial e segurança eletrônica no Brasil. Atualmente, além da sede, a Dicomp tem centros de distribuição em Santa Catarina, Minas Gerais, e filiais na China e no Paraguai. Em 2021, se destacou ao comercializar 70 mil km de tecnologia de fibra ótica. Em 2022, a Dicomp teve crescimento em 335% na vertical de energia solar.

 

AACD Recife atende pacientes com a síndrome de Guillain Barré

A síndrome de Guillain Barré é uma condição rara desenvolvida por uma infecção bacteriana e pode estar associada a doenças como Zika, Dengue, Chikungunya e Sarampo, entre outras. Os sintomas começam com fraqueza, dores musculares e problemas de coordenação. Em alguns casos, a pessoa pode desenvolver paralisia e necessitar de tratamento médico especializado.

A AACD tem recebido pacientes que tiveram a síndrome e hoje passam por processo de reabilitação física na instituição. Na unidade de Recife foram registrados 20 casos nos últimos 12 meses.

Doenças como a dengue apresentam ciclos endêmicos e epidêmicos no Brasil desde os anos 80 do século passado. Em todo o País, houve crescimento de 53% nos casos de dengue no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao igual período do ano passado. Por isso, a preocupação e atenção da sociedade devem ser constantes.

Para alertar sobre essa questão e explicar como funciona o tratamento, a AACD Recife conta com médicos e terapeutas especialistas no processo de reabilitação. Também temos pacientes que tiveram a síndrome de Guillain Barré e estão nesse momento em processo de reabilitação.

Caso queira fazer uma pauta sobre esse tema, estamos à disposição. Favor entrar em contato com a nossa assessoria de imprensa (telefones e e-mails abaixo).

Sobre a AACD

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e pacientes ortopédicos — composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios.

A AACD ainda conta com a unidade escolar AACD Lesf, a área de ensino e pesquisa para disseminar conhecimentos, a AACD Esporte, que contribui por meio da prática esportiva para a inclusão da pessoa com deficiência, e com a cooperação técnica, que leva o padrão de excelência e a expertise da instituição para diversas partes do Brasil, por meio de entidades parceiras. Para mais informações, acesse o site da AACD.

Área do Matopiba é a que mais cresce em plantio no Brasil

Segundo Ministério da Agricultura e Pecuária, a previsão é que a região chegue a 8,9 milhões de hectares até o final de 2023

Intitulada como “última fronteira agrícola do país”, o “Matopiba” ou “Mapitoba”, espaço que corresponde hoje a 7,4 milhões de hectares de plantio e atravessa os estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins, tem se tornado a região destaque do agronegócio brasileiro, com a maior média nacional em crescimento da produção de grãos, atingindo 20% ao ano.

Para o consultor técnico de produtos na TMG — Tropical Melhoramento & Genética — empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho, que busca trazer inovação ao campo, Diego Palharini, esse resultado é possível devido o Matopiba ser uma ampla região adaptativa, “é uma grande área de plantio, entretanto há características de plantio bem similares em cada um dos estados que a compõe, como solos arenosos, mesmo período de semeadura, colheita e regime de precipitações, de 1000 a 1200 milímetros por ano, se tornando diferente das outras áreas de plantio brasileiras, como a região Sul”.

TMG 2383 IPRO

Principal produto da TMG no Matopiba, a soja TMG 2383 IPRO, possui a adaptação necessária ao solo e clima da região, e apresenta o pré-requisito de plantio: resistência ao cisto da soja raças 1 e 3. “Podemos considerar essas duas raças como as que mais causam problemas ao Cerrado brasileiro, sendo mais presente em plantações da Bahia, porém no momento estão se expandindo para as cultivares dos outros estados da fronteira agrícola”, explica.

Outro desafio para o Matopiba é a indefinição de clima. “Devido ao fenômeno La Ninã, a região tem passado por grande variedade climática durante os últimos cinco anos, com períodos de chuva seguidos por estiagens, contudo foi visto que a cultivar se manteve com boa estabilidade de produção, considerado, para nós, o fator de sucesso do plantio”, aponta. Com popularidade entre os produtores rurais da fronteira, a TMG 2383 IPRO possui maturação 8.3, ciclo médio de 130 dias e sanidade foliar, cumprindo com as necessidades de plantio da área.

“Entretanto, é importante que o produtor rural esteja ciente do posicionamento correto da cultivar em sua época de plantio, que vai de outubro a novembro, a fim de atingir o potencial produtivo da plantação”, explica. Segundo ele, se o produtor não fugir desse período, obterá sucesso. Para esse propósito, Palharini informa que a TMG procura estar cada mais perto do produtor rural, entendendo suas demandas e informando as dicas de plantio.

Expansão da TMG no Matopiba

De acordo com o consultor, a TMG é consolidada em todas as regiões da fronteira agrícola, e para continuar em constante crescimento, a empresa conta com equipes de desenvolvimento e pesquisa que buscam entender as necessidades de todas as microrregiões do Matopiba. “Há muitas similaridades entre elas, porém existem diferentes características de plantio que devem ser consideradas. Hoje, dos 7,4 milhões de hectares para plantio, estamos presentes em 8% deles, aproximadamente 600 mil hectares, nos tornando a terceira maior empresa de agronegócio da região, correspondendo ao 2º material mais plantado da Bahia e entre os cinco primeiros do Maranhão e Piauí”, conclui.

Sobre a TMG

A TMG (Tropical Melhoramento e Genética S/A) é uma empresa independente de melhoramento de soja, algodão e milho com base no Brasil, com instalações de última geração que permitem o desenvolvimento rápido de novas cultivares, adaptadas a diferentes locais do mundo. A TMG está focada em desenvolver soluções genéticas para entregar produtividade e rentabilidade aos agricultores, que contribuam para atender a demanda mundial de grãos e fibras de forma sustentável. No algodão, a empresa desenvolve há 17 anos um programa de melhoramento genético focado nas necessidades dos cotonicultores e foi pioneira ao lançar cultivares com tolerância à ramulária, principal doença do algodoeiro. Essas inovações levam um número maior de benefícios ao campo e ajudam a reduzir os custos de produção.

 

Nota do Sistema Grande Serra sobre o falecimento do radialista Josafá Reis

A Rádio Grande Serra lamenta a triste partida do Radialista Josafá da Costa Reis, aos 84 anos. Josafá iniciou suas atividades como locutor na empresa em junho de 1982, tendo ancorado os programas Brasil Sertanejo, Chora Coração e Forró de Pé de Serra, O Fino do Brega, Toca Tudo do Povão e Os Aniversariantes do Dia complementavam o rol de programas ancorados pelo experiente comunicador.

A Grande Serra, quem tem Josafá como ícone e pai da comunicação através de todo o seu o corpo funcional, e dos profissionais que por aqui passaram se solidarizam com os familiares, amigos e ouvintes neste momento de dor e tristeza.

Homem é preso por roubo de canos da Compesa

Policiais militares do 8º BPM, durante patrulhamento ostensivo, foram acionados pela Central de Rádio para verificarem informações nas imediações da COMPESA em Salgueiro, após a testemunha relatar ter visto o imputado furtando 04 (quatro) canos da empresa em que ele trabalha(COMPESA).

Chegando ao local, foi constatado a veracidade do fato, onde o imputado juntamente com os produtos furtados foram encaminhados à DPC para adoção das medidas cabíveis.

 

Luto: morre Rita Lee, rainha do rock brasileiro, aos 75 anos

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.

A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Rita, a padroeira da liberdade

Rita Lee em foto de março de 1969 — Foto: Estadão Conteúdo/Arquivo

Rita ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes, e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.

Sempre moderna, Rita foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. O título de “rainha do rock brasileiro” veio quase naturalmente, mas ela achava “cafona” – preferia “padroeira da liberdade”.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. O pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos EUA. A mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista, e incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs.

Aos 16 anos, Rita integrou um trio vocal feminino, as Teenage Singers, e fez apresentações amadoras em festas de escolas. O cantor e produtor Tony Campello descobriu as cantoras e as chamou para participar de gravações como backing vocals.
Fonte: G1

Câmara de Vereadores de Araripina emite nota de pesar pela morte de Josafá Reis

A Câmara Municipal de Araripina divulgou uma nota de pesar pela morte do radialista Josafá Reis.

Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de uma das grandes personalidades públicas da cidade de Araripina, Josafá Reis. Um homem querido por muitos e que vai deixar um vazio enorme na vida daqueles que conviviam com ele. Que Deus possa amenizar a dor no coração de todos os seus amigos e familiares. Descanse em paz, Josafá.