Prefeito de Araripina decreta luto de 3 dias pelo falecimento do radialista Josafá Reis

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do querido Josafá da Costa Reis, pioneiro da comunicação no sertão do Araripe. Josafá deixa um legado imenso na história da comunicação em nossa região.

Com uma voz marcante e uma habilidade incomparável de se comunicar com o público, Josafá se tornou uma referência no rádio. Sua trajetória foi marcada pela dedicação e pelo amor à comunicação.

Em 2019, tivemos a honra de prestar uma justa homenagem a Josafá, dedicando-lhe o São João de Araripina daquele ano. A partir de então, ele se tornou ainda mais presente em nossas memórias e corações.

Diante desta perda irreparável, decreto três dias de luto oficial como forma de homenagear e prestar solidariedade aos familiares e amigos de Josafá Reis.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com este grande homem. Josafá Reis, obrigado por tudo o que fez pela nossa cidade e pela comunicação do sertão do Araripe. Sua presença será sempre lembrada e admirada por todos nós.

Raimundo Pimentel – Prefeito de Araripina

 

BOLETIM POLICIAL: Homem tem dedo decepado por facão

Policiais Militares do 8º BPM, durante patrulhamento ostensivo, foram acionados pela Central de Rádio para verificarem uma confusão na Rua João Paulo Segundo, Divino, Salgueiro- PE.

Chegando ao local, encontraram a vitima caída dentro de sua residência com o dedo da mão esquerda decepado. A vítima relatou que estava bebendo com o acusado e que ele queria força-lo a lhe dar dinheiro para comprar drogas, após o desentendimento a vítima foi embora para sua residência momento em que avistou o imputado com um facão na mão vindo em sua direção, correu para dentro de casa, mas foi atingido na mão esquerda, onde teve seu dedo decepado.

De acordo com o laudo traumatológico houve lesão corporal grave com perda do membro. O imputado se evadiu-se do local, não sendo localizado pelo policiamento. A ocorrência foi registrada na DPC local, para adoção das medidas cabíveis.

Morre David Miranda, ex-deputado federal e marido do jornalista Glenn Greenwald

Morreu na manhã desta terça-feira (9), aos 37 anos, no Rio de Janeiro, o ex-deputado federal David Miranda (PDT), marido do jornalista norte-americano Glenn Greenwald.

Miranda estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde agosto de 2022, quando foi hospitalizado para tratar uma infecção gastrointestinal, e foi alvo de infecções sucessivas, em um quadro de septicemia.

A notícia da morte do ex-parlamentar foi dada por Greenwald, por meio das redes sociais.

 

Sob nova direção: fisioterapeuta Allain Carvalho é nomeado diretor do Hospital Regional Inácio de Sá

O Hospital Regional Inácio de Sá (Hris) de Salgueiro está sob nova administração. A governadora Raquel Lyra (PSDB) dispensou Gilcia Sá, nome ligado ao PSB de Salgueiro e que estava há mais de 10 anos respondendo pelo hospital. Quem assume o novo desafio é o fisioterapeuta Allain Carvalho.

Confira a portaria 

 

Morre o radialista Josafá Reis, pioneiro da comunicação no sertão do Araripe

Atualização 10h12

Morreu em Araripina, às 4:00h da manhã desta terça-feira (09), o locutor Josafá Reis, pioneiro da comunicação no sertão do Araripe.

Josafá nasceu em 09 de junho de 1939. Iniciou como radialista na Grande Serra AM logo assim que o veículo se instalou na cidade de Araripina em Junho de 1982, sendo também pioneira na região. A emissora pertencia ao grupo Coelho de Petrolina.

O veterano contribuiu para o desenvolvimento do município com o advento do meio de comunicação através de uma emissora que traduzia e anunciava as boas novas para o povo sertanejo.

Deu vida e voz aos programas Brasil Sertanejo, Chora Coração e Forró de Pé de Serra, recebendo mais de 1000 cartas por mês. O Filho do Brega, Toca Tudo do Povão e Os Aniversariantes do Dia complementavam a grade de programação da rádio.

O velório acontece à partir das 9 horas da manhã desta terça (09) na casa de velório Afagu, o horário do sepultamento está a confirmar.

OUVINTES DA GRANDE SERRA FM SE DESPEDEM DE JOSAFÁ

“Josafa Reis ficou na história de Araripina. Eu era nova nesse tempo, eu era apaixonada por esse programa Chora Coração. Ele é uma pessoa pequeno, mas o coração é enorme…”

“É com muito pesar que a gente recebe essa notícia, mas vamos lembrar que ele deixou boas lembranças, foi uma boa pessoa, um bom radialista. Eu mesmo ainda mandei carta quando ele tinha o programa lendo cartas. Meus pêsames a família e amigos.” Luzia.

“Minha condolências para a família de Josafa Reis e que Deus coloque ele em um bom lugar. Chegou o dia, se livrou desse mundão de nós.”

“Eu era uma adolescente, mocinha nova, eu ia aí para Grande Serra levar a carta para Josafa Reis e era a fila muito grande para a pessoa falar com Josefa.”

“Eu quero dizer que eu fui ouvinte do Josafa e era uma pessoa muito boa. Eu levava cartinha pra ele. Eu lembro que eu cheguei com meu pai e ele olhou para o meu pai edisse: Ela sua ela é sua filha, seu Nelson. Aí meu pai falou que sim e ele veio me abraçar e carinhosamente recebia minhas cartas. Todos os sábados eu mandava e meu pai entregava. Fiquei muito triste, eu gostava muito dele. Meus sentimentos a família e que Deus receba ele de braços abertos.”

“Vocês estão de luto, a Grande Serra, o sistema Grande Serra e o Araripe. O primeiro radialista do Araripe, da Grande Serra que na época era AM, a primeira rádio aí que surgiu no Araripe, Josafa Reis abrilhantava. Eu morava na roça, na época rádio a pilha, fazendo Chora Coração e também os Forrós durante a semana. Meus pêsames a toda família de Josafa Reis e a toda família de Grande Serra.”

“Pereceu o grande da Grande
Precursor da difusão
Cala a voz de quem deu voz
O pai da comunicação
A obra, ele já fez
Vai com Deus Josafá Reis
Agora, Chora Coração”

Geonaldes Gomes =Pepeta do Cordel=

Solange Reis, sobrinha de Josafa deixou seu agradecimento a Grande Serra FM.

Confira a homenagem a Josafa Reis.

 

Servidores Públicos de Salgueiro paralisam atividades nesta terça-feira (09) em busca do reajuste

Pela terceira vez em 2023 os Servidores Municipais de Salgueiro paralisam as atividades como forma de protesto pelo não cumprimento do reajuste salarial de 14,95% para os professores e de 5,93% para as demais categorias.

No dia 11 de abril, os servidores estiveram em frente a prefeitura municipal para conversar com o prefeito Dr. Marcones Sá e foram pegos de surpresa com a notícia que o mesmo havia saído de férias, deixando o vice-prefeito Edilton Carvalho a frente do mandato, porém o mesmo também não se encontrava no local. Os representantes da categoria foram recebidos pelo procurador Raimundo Eufrásio e pela Secretária de Administração Viviane Solano, mas nada foi resolvido.

Na segunda paralisação, dia 26 de abril, foi possível o contato com o prefeito em exercício Edilton Carvalho que não deu posicionamento resolutório.

Com o retorno do prefeito Dr. Marcones Sá,  a expectativa é que o mesmo os receba nesta terça-feira (09) para firmar um acordo.

A concentração acontecerá às 9 horas da manhã, em frente ao Girador do Prado com destino a prefeitura municipal.

 

Confira as oportunidades de emprego para Salgueiro, Recife, São Lourenço da Mata e Caruaru nesta terça-feira (09)

Nesta terça-feira, 09 de maio, segundo a Agência Estadual do Trabalho, em Salgueiro tem 01 vaga de costureira de máquinas industriais com exigência de ensino fundamental completo e seis meses de experiência. A agência do trabalho fica na Rua Antônio Angelim, no Salgueiro Shopping.

No Recife tem 02 vagas para eletrotécnico para quem tem ensino médio completo e seis meses de experiência, o salário é de R$ 3.906. Também no Recife tem 10 vagas para auxiliar técnico na mecânica de máquinas, para quem tem ensino médico completo, a vaga exige seis meses de experiência. Para pessoa com deficiência no Recife tem 01 vaga para auxiliar de logística com exigência de ensino médio completo e seis meses de experiência. A Agência do Trabalho no Recife fica na Rua da Aurora, 425, na Boa Vista.

Em São Lourenço da Mata tem 02 vagas de auxiliar de mecânico diesel para quem tem curso técnico em mecânica, a vaga exige seis meses de experiência. A agência fica na Rua Pedro Celestino Muniz, 175, na Vila do Reinado.

Em Caruaru tem 01 vaga de estágio para arquiteto de interiores com exigência de ensino superior incompleto em arquitetura  não exige experiência. A agência fica na Rua Padre Antônio Tomás, 127, no bairro Maurício de Nassau.

Para informações de agendamentos os interessados podem acessar o site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

 

Salgueirenses podem pagar conta de energia e receber R$ 20 de volta neste mês de maio

Até o final deste mês de maio, os clientes da Neoenergia que residem em Salgueiro podem ganhar até R$ 20 de cashback no pagamento da fatura de energia elétrica. A companhia fechou parceria com o aplicativo RecargaPay, que vai oferecer o benefício para os salgueirenses que pagarem com o cartão de crédito através da plataforma digital, utilizando o código NEO20. O benefício será concedido a todos os consumidores que realizarem o download do app (Apple Store ou Google Play) e quitarem a conta de energia pela primeira vez diretamente no RecargaPay.

O cashback de R$ 20 ficará como benefício para o cliente utilizar, dentro de um prazo de 30 dias, em transações no próprio aplicativo, seja para compras ou pagamentos de faturas. A iniciativa tem como finalidade facilitar o pagamento dos clientes das distribuidoras por meio da plataforma digital.

A parceria com o RecargaPay vai proporcionar ao cliente a utilização do valor de R$ 20 da forma que ele desejar. Ele pode guardar para pagar a próxima conta de energia, fazer compras ou realizar qualquer transação via aplicativo com esse desconto. É importante ressaltar que, além do pagamento digital, os consumidores também podem aderir ao recebimento da conta via e-mail, SMS ou Whatsapp, o que proporciona mais comodidade e conforto em detrimento do recebimento tradicional.

Com o RecargaPay, a Neoenergia consolida sua atuação no cenário digital ao integrar os canais de atendimento e novos meios de pagamento, ampliando as possibilidades de quitação da fatura de energia para seus mais de 3,9 milhões de clientes. A empresa foi a pioneira na utilização do PIX no setor de energia, e oferece ainda a quitação da conta por meio do débito automático, cartão de crédito e crédito recorrente.

 

 

Governo incorpora programa de saúde bucal ao SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (8), em Brasília, a lei que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde. Com isso, o acesso a atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) se torna obrigatório e a saúde bucal passa a ser um direito de todos os brasileiros, garantido por lei. “O Brasil Sorridente é uma coisa extraordinária porque recupera não o sorriso, mas a dignidade do ser humano, o orgulho do ser humano”, disse o presidente.

Durante cerimônia, no Palácio do Planalto, Lula destacou que a promoção à saúde bucal passa pelo acesso aos demais serviços e deve começar na escola, com educação e, inclusive, atuação de dentistas em sala de aula.

“Não é só tratar no dentista, é a qualidade da água que a pessoa vai beber, a qualidade da comida que a pessoa vai comer, porque se não houver esse processo de educação e esse processo de investimento para melhorar essas coisas, não adianta. Os programas, muitas vezes, não valem a pena se as pessoas não estiverem educadas”, disse Lula.

“Eu quero que a gente tenha dentista para ir na sala de aula, ver todas as crianças de uma escola. Tem que ver se a criança precisa de tratamento e educar essa criança a partir da escola, para que a gente possa daqui a 20 ou 30 anos poder sonhar em ter uma sociedade em que as pessoas possam comer carne, posso comer castanha, possam sorrir, possam arrumar até namorado ou namorada”, acrescentou o presidente.

O programa Brasil Sorridente foi criado em 2004, durante o primeiro mandato de Lula na Presidência, para garantir serviços de saúde bucal de forma gratuita e combater a dificuldade de acesso de atendimento à população mais vulnerável e em regiões de vazios assistenciais. Até então, segundo a Presidência, o principal procedimento odontológico realizado nos serviços públicos era a extração dentária.

 

Crediamigo supera marca de um milhão de beneficiados em 2023

A expectativa é de que o programa finalize o ano com uma carteira de 2,3 milhões de clientes e R$ 12,8 bilhões em empréstimos

O Crediamigo superou a marca de um milhão de empreendedores atendidos somente em 2023, ano em que comemora 25 anos de existência. Nos quatro primeiros meses do ano, o programa de microcrédito do BNB já desembolsou R$ 3,2 bilhões, contemplando atividades produtivas em toda a área de atuação do Banco, que abrange a região Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em Pernambuco, o programa realizou, no primeiro quadrimestre do ano, 78 mil operações que correspondem a R$ 230 milhões em empréstimos.

Para o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, a marca de um milhão de clientes beneficiados no período atesta a capilaridade do Crediamigo em seu mercado de atuação e fortalece a liderança do programa entre as instituições que operam o microcrédito no país. “Nossa principal missão é democratizar o acesso ao crédito e consolidar o Banco do Nordeste como importante vetor do desenvolvimento de nossa região”, afirma Câmara.

Dos clientes atendidos, mais de 600 mil são mulheres. “O Crediamigo reafirma sua missão social no intuito de transformar vidas. Nosso propósito é possibilitar dignidade para milhares de famílias, contribuindo para redução da pobreza. Quando o programa beneficia o público feminino, as mulheres passam a ajudar na renda familiar, permitindo elevação da autoestima e consequentemente reduzindo a violência doméstica”, observa o superintendente de Microfinança Urbana e Microempresas do BNB, Fabrizzio Feitosa.

Ganho de eficiência
Em toda a área de atuação do Banco do Nordeste, o Crediamigo já aplicou mais de R$ 110 bilhões, beneficiando mais de sete milhões de clientes, ao longo dos seus 25 anos. O programa tem investido em iniciativas voltadas ao ganho de eficiência, a exemplo do atendimento on-line e do uso de plataformas digitais, que tornaram o crédito produtivo e orientado mais próximo dos empreendedores. A gestão do Crediamigo projeta encerrar o ano com 2,3 milhões de clientes em carteira e R$ 12,8 bilhões desembolsados.

 

C&A inaugura loja em Serra Talhada com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo

A unidade, ainda, visa reduzir o tempo de entrega para pedidos online feitos na região para garantir uma melhor experiência de compra às clientes

A C&A Brasil dá continuidade ao seu plano de expansão e atinge o marco de 334 lojas físicas no país com a inauguração, em 02 de maio, da C&A Shopping Serra Talhada, localizado em Pernambuco. Com a abertura, a C&A passa a ter 16 unidades no estado. Essa nova abertura faz parte da estratégia de negócios C&A Fashion Tech, que visa a expansão de novos formatos de lojas, lançamento de serviços digitais e soluções omnicanais, além da aceleração da transformação digital da companhia para atender aos novos hábitos de consumo das suas clientes.

A unidade conta com um espaço com cerca de 1.328 (Área de Vendas – Área destinada a operação da Loja – Área de vendas, Caixa, Provador, Vitrines e o RFS) e reforça a presença da marca em Pernambuco, oferecendo as consumidoras uma plataforma de expressão democrática por meio da moda. A loja de número 335 está instalada em um ambiente moderno, seguindo um novo formato mais clean e intuitivo, além disso, oferece uma ampla variedade de produtos, como roupas (femininas, masculinas e infantis), acessórios, área de beleza (cosméticos — incluindo o da linha proprietária da C&A – skincare, perfumes nacionais e importados, entre outros), fashiontronics (celulares e relógios), a linha esportiva ACE e calçados. A unidade conta, ainda, com uma equipe dedicada a oferecer a melhor experiência e jornada de compra aos clientes. Ao total, cerca de 25 associados foram contratados para a loja.

Serra e caatinga nas paredes

Outro atributo é o provador da loja, que possui pintura da artista plástica serra-talhadense Abigail Melo. Na arte, a artista leva a cultura da cidade para dentro da loja numa representação do bioma característico da região, a Caatinga e, tendo a serra, que dá o nome da cidade, como pano de fundo.

Serviços e soluções digitais e omnicanais

Com o propósito de tornar a jornada de compra ainda mais dinâmica e melhor atender, com exclusividade, clientes de outras cidades próximas a Sobral e, pertencentes ao Pará, a nova unidade conta com o modelo operacional chamado Ship From Store — funcionalidade logística que, embora não seja perceptível aos consumidores, vem apoiando, cada vez mais, a operação da companhia. Por meio desta modalidade, a C&A utiliza o estoque de loja local para atender com mais agilidade os pedidos realizados em seu e-commerce e aplicativo na região. Na prática, ao invés da compra sair do centro de distribuição da varejista, ela sai da própria loja, otimizando o prazo de entrega.

Outro ponto de contato entre a marca e a cliente é o atendimento via WhatsApp. A plataforma é um canal exclusivo de atendimento e de apoio para as compras via e-commerce, já que ao contatar o consultor a cliente pode tirar dúvidas e pedir ajuda para encontrar um produto no e-commerce.

Além disso, a nova loja será inaugurada com as três modalidades do Clique & Retire — serviço omnicanal — que oferece a possibilidade de a cliente realizar a compra online e retirá-la em loja física. Os consumidores contarão com o formato tradicional do Clique & Retire, no qual a retirada do pedido na unidade é feita no dia seguinte e o formato expresso, que permite a retirada da compra online na loja em até 2 horas após a aprovação do pagamento da compra (e a depender da disponibilidade do produto escolhido).

Ainda, outra facilidade omnicanal da nova unidade é a tecnologia chamada Corredor Infinito. Se a cliente não encontrar o produto que deseja na loja, esta tecnologia permitirá que o associado da C&A consulte rapidamente todo o estoque da varejista (e-commerce e outras unidades) e encontre a peça desejada dando sequência à compra. Após identificar o item, a cliente pode optar por recebê-lo em casa com toda comodidade ou retirá-lo via Clique & Retire na loja indicada.

C&A estimula a sustentabilidade em sua nova loja

Promover uma moda com impacto positivo é também um grande objetivo da C&A e que não poderia faltar na loja de Sobral. Para isso, a unidade fará parte do Movimento ReCiclo, iniciativa da marca que oferece uma alternativa para dar uma destinação mais sustentável às roupas usadas. As peças depositadas nas urnas do Movimento ReCiclo serão encaminhadas a instituições parceiras para reuso ou reciclagem. Para participar, os interessados podem depositar as peças na urna do ReCiclo disponível na loja. O descarte ambientalmente correto para celulares, pilhas e baterias também pode ser feito na loja por meio da urna do Programa de Lixo Eletrônico da C&A.

Sobre a C&A

A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera mais de 300 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e off line dos seus clientes. Com cerca de 15 mil colaboradores em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças, além da sua linha de fashiontronics, que conta com uma ampla variedade de celulares, smartphones e relógios e o Galeria C&A, marketplace que comercializa itens de decoração, pet, joias, entre outros segmentos. Ainda, a empresa tem iniciativas consolidadas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), sendo uma das empresas mais premiadas e reconhecidas internacionalmente por boas práticas sustentáveis em prol de uma moda com impacto positivo. Já no aspecto social, por meio do seu braço filantrópico, o Instituto C&A, a varejista atua no fortalecimento de comunidades por intermédio da moda, no voluntariado corporativo, no fomento ao empreendedorismo de grupos em maior vulnerabilidade social e ajudas humanitárias. Te convidamos a conhecer mais sobre a C&A em saladeimprensa e sobre o trabalho do Instituto C&A em Link

 

Melim faz sequência de shows emocionantes da nova turnê “Quintal” no Nordeste

No último fim de semana, entre os dias 5 a 7 de maio, a banda Melim, um dos principais grupos de pop do Brasil, levou a turnê do mais novo álbum “Quintal” para o Nordeste do país, com shows lotados em Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE).

A apresentação, com teatros lotados, trouxe uma setlist inédita com faixas do terceiro disco da banda, como “Mapa”, “Borboleta” e “Um Minuto”, e os sucessos da carreira do grupo, como “Ouvi Dizer”, “Gelo” e “Eu Feat Você”. Vale ressaltar que o repertório da turnê “Quintal” será flexível, com mudança de canções ao longo dos shows, passeando por todas as músicas do novo álbum, e também conta com momentos especiais de troca com o público, além de um solo de bateria inédito de Diogo.

Após estrear a turnê em Belo Horizonte no início do mês e passar pelo Nordeste do país, Melim segue para shows em São Paulo, Porto Alegre, Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro, além de um show em Portugal.

 “Quintal” acumula mais de 20 milhões de streams nas plataformas digitais. Com 17 faixas inéditas, o projeto também é audiovisual, com todas as músicas acompanhadas de videoclipes. O disco, que traz a ideia de uma viagem para dentro de si, com músicas mais introspectivas e pessoais, ainda conta com parcerias de grandes nomes da música nacional, como: Vitor Kley, Natiruts, Duda Beat, Emicida e Vitão.

Confira a setlist dos shows da turnê Quintal no Nordeste:

  • Quintal
  • Ouvi Dizer
  • Mapa
  • Gelo
  • Amores E Flores
  • Maju
  • Nova Bad
  • Dois Corações
  • Sunshine
  • Relax
  • Mais Que Ontem / Cabelo De Anjo
  • Te Devoro
  • Flor De Lis
  • Sina
  • Fora De Área
  • Borboleta
  • Eu Feat Você
  • Peça Felicidade
  • Meu Abrigo
  • Um Minuto

Policial Civil morre vítima de acidente na BR-428

 

Na manhã desta segunda-feira (08) por volta das 8h um grave acidente automobilístico foi registrado na altura do Km 3 da BR-428 em Cabrobó, nas proximidades da entrada da comunidade Cruz do Riacho. Um acidente envolveu um veículo SW4 e uma motocicleta Honda Bros.

O condutor da motocicleta trata-se de Ed Alves de Araújo, o qual veio a óbito no local. Ed era Policial Civil na Bahia, porém morava na cidade de Salgueiro/PE.

O motorista do veículo não sofreu ferimentos. Ainda segundo os agentes da PRF, a causa do acidente será investigada.

A PRF isolou o local, e acionou o IC e IML para doção das medidas de praxe.

 

Ouça a estreia do Jornal da Grande, na rádio Grande Serra FM

Na manhã desta segunda-feira (08) foi ao pela rádio Grande Serra FM 90,9 o Jornal da Grande. A 1ª edição marcou a estreia do Jornal e também do comunicador Vinicius Oliveira que se une a Kleide Delmondes e ao time da Grande Serra para seguir levando a informação com credibilidade ao ouvinte.

Abaixo é possível conferir a edição das 7 horas da manhã. Ao meio dia vai ao ar a 2ª edição do jornalístico que poderá ser acompanhado além da frequência 90,9 FM, também pelas redes sociais e site da Grande Serra.

 

Teresa Leitão pede participação no PPA

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) é uma entusiasta na defesa da participação popular nas decisões do governo. “O Plano Plurianual é um importante instrumento de organização das políticas públicas e da ação do governo. O governo Lula vai definir suas prioridades ouvindo o povo e as representações sociais. Não deixe de participar!”, pediu a senadora a suas bases. A plenária do PPA em Pernambuco será na próxima sexta-feira, dia 12 de maio, no Teatro Guararapes.

O Plano Plurianual Participativo é elaborado a cada quatro anos, sempre no primeiro ano e com vigência a partir do segundo ano de um mandato presidencial. O presidente Lula determinou que este seja o PPA com maior participação social de todos feitos até hoje. Vale lembrar que o PPA anterior (2020-2023) foi elaborado sem nenhuma participação social.

Para garantir uma ampla discussão, com diferentes setores da sociedade e entidades de representação, como conselhos, associações, sindicatos e ONGs, o governo federal determinou que sejam feitas plenárias nos 26 estados e no Distrito Federal. Além disso, haverá uma plataforma digital aberta para acolher propostas.

Ao anunciar o novo PPA, em abril, o presidente Lula disse que “o plano permitirá que a sociedade participe ativamente no processo de planejamento das ações para a reconstrução do Brasil e contribuirá muito para a transparência orçamentária”.

O Plano Plurianual Participativo é uma das três leis orçamentárias do Brasil, ao lado da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e da LOA (Lei Orçamentária Anual). O PPA deve ser apresentado pelo governo ao Congresso Nacional até 31 de agosto.