Papa Francisco internado: Vaticano anuncia início de orações noturnas pela saúde do pontífice na Praça de São Pedro

O Vaticano anunciou que iniciará a realização de orações noturnas pela saúde do Papa Francisco, na Praça de São Pedro, às 21h do horário local – às 17h de Brasília – nesta segunda-feira (24).

De acordo com a Santa Sé, que convidou romanos e turistas para comparecerem à cerimônia, o número 2 da Igreja Católica, o cardeal Pietro Parolin, deve comandar a primeira oração enquanto o pontífice, de 88 anos, luta contra uma infecção pulmonar e suas complicações.

O anúncio preocupa porque relembra as vigílias noturnas à luz de velas na praça que precederam a morte de São João Paulo II, em 2005.

Também nesta segunda, no hospital Gemelli, onde Francisco está desde 14 de fevereiro após um surto de bronquite piorar, o bispo Claudio Giulio Dori presidiu uma missa emocionante, com lotação máxima na capela que leva o nome de João Paulo II – cerca de 200 pessoas estavam presentes.

“Lamentamos muito. O Papa Francisco é um bom papa, vamos torcer para que ele consiga. Vamos torcer.Estamos nos juntando a ele com nossas orações, mas o que mais podemos fazer?”, disse Filomena Ferraro, emocionada, que estava visitando um parente em Gemelli.

Boletins médicos

Na madrugada desta segunda-feira (24), o Vaticano informou que o papa Francisco “passou bem a noite, dormiu e está descansando”. O pontífice continua lutando contra uma pneumonia dupla.

Um dia antes, no domingo (23), o boletim médico do pontífice falava que ele ainda estava em estado crítico, com uma insuficiência renal leve, que é inicial e estava controlada. O boletim afirmou ainda que o pontífice não sofria mais de crise respiratória.

O prognóstico completo de Francisco segue em sigilo por conta da complexidade do quadro, disse ainda o Vaticano, que afirma também que ele está “vigilante e bem orientado”.

“O estado de saúde do Santo Padre continua crítico. No entanto, desde ontem à noite ele não apresentou mais crises respiratórias”, disse o boletim. “No entanto, alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial, leve, atualmente controlada. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum resultado exigem que o prognóstico permaneça reservado”.

O boletim contou ainda que o pontífice segue fazendo uso de almofadas nasais para a aplicação de oxigênio em altos fluxos (oxigenoterapia).

Neste domingo (23), em oração, o papa Francisco agradeceu às orações pela sua saúde e disse que continua ‘realizando os tratamentos necessários’.

“De minha parte, continuo confiante a internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e ao profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”.

O pontífice também convidou os fiéis a rezarem pelos países onde há conflitos, da “Palestina ao Sudão”, com um pensamento particular para a Ucrânia.

O texto foi divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé. É o segundo domingo que Francisco não participa da tradicional oração de Angelus. Neste domingo, a missa foi conduzida pelo Arcebispo Rino Fisichella.

Fonte: g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.