Ministério da Saúde da Rússia anunciou nesta semana o desenvolvimento de uma vacina inovadora contra o câncer, que será oferecida gratuitamente aos pacientes russos a partir do início de 2025. O imunizante foi criado em colaboração com diversos centros de pesquisa do país e representa um avanço promissor no combate à doença, que continua sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo.
A vacina utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), amplamente conhecida após seu uso nos imunizantes contra a Covid-19. A tecnologia fornece instruções ao sistema imunológico para identificar e combater ameaças específicas. De acordo com especialistas, a aplicação do mRNA no tratamento do câncer pode revolucionar o campo da imunoterapia, caso os resultados práticos confirmem a eficácia esperada.
Diferente das vacinas convencionais, a abordagem é individualizada: com base na análise genética do tumor de cada paciente, é desenvolvida uma vacina exclusiva. Esse imunizante personalizado “ensina” o sistema imunológico a reconhecer e destruir as células cancerígenas de maneira direcionada. As informações foram divulgadas pelo site do Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde da Federação Russa, que destacou o potencial transformador da iniciativa para o futuro da medicina oncológica.
Com informações do National Medical Research
Radiological Centre of the Ministry of Health of the Russian Federation.