Chefe da pasta da Agricultura e Pecuária detalha novo ciclo de abertura de crédito para custeio e investimento no setor, com volume recorde de R$ 360,2 bilhões. A transmissão ao vivo será nesta quarta-feira (28), das 8 às 9 horas, na TV e nas redes sociais (@tvbrasilgov)
No próximo programa “Bom dia, Ministro”, com transmissão ao vivo agendada para esta quarta-feira (28/6), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, apresenta todos os detalhes do Plano Safra 2023/2024, anunciado pelo Governo Federal na terça (27). O conteúdo é uma produção coordenada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
É o maior Plano Safra da história, com R$ 360,2 bilhões para apoiar a produção agropecuária nacional de pequenos, médios e grandes produtores rurais até junho do próximo ano. O valor reflete um aumento de 27% em relação ao ciclo anterior. São diversos programas de modernização, inovação e sustentabilidade para pequenos e médios produtores rurais.
O programa será transmitido das 8 às 9 horas – e pode ser acompanhado pela TV (aberta e via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram da TV BrasilGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pela Rede Nacional de Rádio, pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
SUSTENTABILIDADE — Ainda em abril, Fávaro adiantou que as tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono iriam nortear as políticas de crédito rural. De forma transversal, o Governo Federal debateu mecanismos de estímulo à produção sustentável de alimentos dentro do Plano Safra 2023/2024. Conforme o ministro, o governo está totalmente comprometido com a transição sustentável da produção agrícola.
O Plano Safra terá condicionantes positivas para que os produtores que aderirem às práticas sustentáveis possam ter melhores condições de financiamento, com juros reduzidos para a recuperação de pastagens degradadas. O estímulo pode ser desde o acesso às práticas de assistência técnica, até a concessão de bônus.
No 1º trimestre de 2023, o crescimento do PIB (+1,9%, em relação ao trimestre anterior) foi explicado, principalmente, pelo desempenho da agropecuária, que cresceu 21,6% no período. Para promover o crescimento e a expansão de recursos no Plano Safra 2023/2024, o Governo aumentará a diversificação das fontes de financiamento, com maior participação do mercado de finanças privadas do agro e de recursos LCA (Letras de Crédito do Agronegócio).
ARMAZÉNS E IRRIGAÇÃO — O programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) terá um aumento de 81% no volume de recursos para construção de armazéns com capacidade de até seis mil toneladas e de 61% para armazéns de maior capacidade. O objetivo é fortalecer o financiamento de investimentos necessários à construção de novos armazéns, no intuito de aumentar a capacidade estática instalada de armazenagem.
O aumento de 30% nos valores destinados ao programa de Financiamento à Agricultura Irrigada e ao Cultivo Protegido (Proirriga) vale destaque. Ele financia os investimentos relacionados com todos os itens inerentes aos sistemas de irrigação, inclusive infraestrutura elétrica e para a construção do reservatório de água. Ainda permite financiar a aquisição, a implantação e a recuperação de equipamentos e instalações para proteção de cultivos inerentes a diversas culturas agrícolas.