Um velejador australiano sobreviveu com sua cadela a dois meses à deriva no Oceano Pacífico. “Passamos por uma provação muito difícil no mar”, ele contou em um vídeo da TV australiana 9News. Mike Tipton, um especialista em sobrevivência entrevistado pela publicação australiana Weekend Today, disse que ter Bella a bordo teria ajudado o velejador “tremendamente”.
“Acho mesmo que pode ter feito toda a diferença”, disse o especialista, lembrando que é preciso uma atitude positiva para sobreviver a cada dia.
A epopeia começou em abril, e os sobreviventes foram resgatados nesta semana, após passar meses comendo peixe cru e bebendo água da chuva.
De acordo com um médico que o examinou, Tim Shaddock, de 51 anos, “está em estado estável e passa muito bem”. A companheira de bordo, Bella, também parece estar com saúde. “Só estou precisando descansar e comer comida boa, porque fiquei sozinho muito tempo. Tirando isso, estou em muito boa saúde.”
Ele e Bella saíram do México rumo à Polinésia Francesa, mas seu barco foi avariado por uma tempestade depois de algumas semanas em alto mar. Eles foram localizados por uma traineira pesqueira depois de terem sido avistados por um helicóptero.
Shaddock contou que seu equipamento de pesca o ajudou a sobreviver. Ele conseguiu evitar problemas de desidratação e queimaduras na pele abrigando-se sob um toldo no barco.
Além disso, o australiano diz ser capaz de se alimentar com pequenas porções.
Fonte: BBC