Autor: Vinícius Oliveira

Deputado do PL falta ao enterro do próprio pai para presidir sessão contra casamento homoafetivo

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL), presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara, faltou ao enterro do próprio pai para presidir a votação do projeto de lei que visa vetar o casamento homoafetivo – entre pessoas do mesmo sexo -, nesta terça-feira (19).

A informação foi inicialmente divulgada pelo deputado federal Pastor Eurico (PL) e posteriormente confirmada por Fernando Rodolfo em uma entrevista à Rádio Itatiaia. O pai de Fernando, Carlos Fernando dos Santos, de 67 anos, morreu na manhã de segunda-feira (18), em Garanhuns, interior de Pernambuco. Carlos lutava contra um câncer.

A proposta tem como objetivo estabelecer que a união entre casais do mesmo sexo não seja reconhecida como casamento ou entidade familiar. A votação nesta segunda acabou sendo adiada no colegiado após acordo entre Fernando Rodolfo e os parlamentares presentes. Ficou estabelecida a realização de uma audiência pública para a próxima terça-feira (26), conforme proposto pelos deputados que se opõem ao projeto.

Fonte: Metro1

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria, democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Mãe é filmada arrastando filho de 4 anos pela rua e é detida pela polícia

Uma mãe foi filmada arrastando o próprio filho pelos pés no meio da rua em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. No vídeo, é possível ouvir os gritos do garoto, que tem 4 anos. Depois disso, a mulher foi detida pela Polícia Militar e o conselho tutelar a denunciou por maus-tratos.

As imagens foram registradas na sexta-feira (15), no distrito de Lajes, na área rural da cidade. A mulher, que não teve o nome divulgado, arrastou a criança no chão por metros segurando uma das pernas. Um dos conselheiros tutelares da cidade, Anderson Brito recebeu o vídeo pelas redes sociais e fez a denúncia na delegacia.

Continue lendo

Pastor furta celular de freira e é preso com cigarro de maconha em Fortaleza

O pastor evangélico Thiago Cardoso do Vale, de 39 anos, foi preso nesta terça-feira (19), no bairro Canindezinho, em Fortaleza, após ser flagrado por câmeras de segurança de um hospital no Guajerú furtando o celular de uma freira — a vítima acompanhava o pai, que está internado.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Thiago foi capturado em sua própria casa, na posse de um cigarro de maconha e utilizando o celular furtado.

Continue lendo

Procon-PE alerta para golpe por email usando o nome do órgão

Procon-PE alerta para golpe por email usando o nome do órgão. Relatos de consumidores denunciam o recebimento de uma notificação, que chega por meio do correio eletrônico (e-mail), junto com um link para verificação.

O Procon-PE ressalta que não faz qualquer contato eletrônico com o consumidor. Todo e qualquer comunicado é feito via correios, portanto, trata-se de um golpe.

Continue lendo

Banco do Nordeste destina R$ 20 milhões para projetos sociais

Presidente do BNB, Paulo Mota, apresenta editais sociais que devem liberar até R$ 300 mil por projeto contemplado

O Banco do Nordeste (BNB) lançou, nesta terça-feira, 19, os editais sociais da instituição que vão disponibilizar mais de R$ 20 milhões para projetos que beneficiem crianças e adolescentes, idosos, pessoas com necessidades especiais ou com câncer e iniciativas de incentivo ao esporte. Os classificados podem receber recursos entre R$ 50 mil e R$ 300 mil cada. Os valores são oriundos da destinação de parte do Imposto de Renda (IR) devido pelo BNB, referente ao exercício contábil de 2023.

Continue lendo

SJDH promove capacitação para servidores com foco nos programas de proteção e promoção da pasta

Visando fortalecer a atuação dos programas de proteção e promoção dos direitos humanos da pasta, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) promoveu nestas segunda e terça-feira (18 e 19/9), reuniões temáticas de capacitação para os seus servidores. “Estamos trabalhando intensamente para expandir o máximo possível com esses programas e ter quem está na ponta preparado para conduzir os casos é fundamental para que tenhamos efetividade na execução”, frisou a secretária da pasta, Lucinha Mota.

Continue lendo

Confira as oportunidades de emprego para Salgueiro, Caruaru, Recife e Camaragibe nesta terça-feira (19)

Nesta terça-feira, 19 de setembro, segundo a Agência Estadual do Trabalho, em Salgueiro têm 04 vagas de Motorista Entregador. Exige experiência de no mínimo 6 meses e ensino médio completo. A Agência do Trabalho de Salgueiro fica na Avenida Antônio Angelim no Salgueiro Shopping.

Em Caruaru têm 01 vaga de Confeiteiro. Exige experiência de no mínimo 6 meses e ensino fundamental completo. A Agência do Trabalho fica na Padre Antônio Tomás, número 127, no bairro Maurício de Nassau.

Continue lendo

Mulher denuncia que encontrou BARATA VIVA ao receber café da manhã no Hospital da Restauração, no Recife

Uma situação de embrulhar o estômago aconteceu a uma paciente internada no Hospital da Restauração (HR), no Recife, nesta segunda-feira, 18 de setembro.

A artesã Ana Paula, que acompanha a filha, internada na unidade desde a última sexta (15), contou que encontrou uma barata viva ao abrir o recipiente com o café da manhã da paciente.

Continue lendo

Estudantes de medicina fazem ‘masturbação coletiva’ em jogo de vôlei feminino

Um grupo de estudantes de medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa), de São Paulo, aparece em vídeos publicados na internet fazendo “masturbação coletiva” durante um jogo de vôlei feminino e também comemorando na quadra com as calças abaixadas.

As imagens viralizaram nas redes sociais nesse fim de semana. Porém, o caso aconteceu em um evento chamado Calomed, de acordo com uma nota enviada à Itatiaia pelo Centro Universitário São Camilo, instituição a qual pertencem as alunas do time de vôlei.

Continue lendo

Desenrola: nova fase vai parcelar dívidas até R$ 5 mil e exigirá conta no gov.br; veja como criar

A nova fase do Desenrola Brasil, programa de renegociação de débitos lançado pelo governo, terá início nas próximas semanas. Desta etapa, poderão participar pessoas com renda de até 2 salários mínimos, ou que sejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com dívidas até R$ 5 mil.

Para participar, os interessados devem obrigatoriamente se inscrever no gov.br. Sem esse cadastro, não é possível acessar o sistema para realizar a renegociação.

A conta gov.br é gratuita e permite comprovar a identidade do cidadão. No caso do Desenrola, os devedores terão de habilitar contas de nível Prata ou Ouro.

Passo a passo

Veja o passo a passo para fazer a conta no gov.br

  1. acessar o portal www.gov.br
  2. selecionar “Entrar com gov.br”
  3. digitar o CPF e clicar em “Continuar” – nessa etapa é possível criar ou alterar a conta
  4. preencher formulário com dados pessoais.

Alcançar o nível Prata pode ser feito de três maneiras. Através da:

  • validação facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência da foto junto à Carteira de Habilitação (CNH)
  • validação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado. As instituições financeiras credenciadas são: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi e Mercantil do Brasil, ou
  • validação dos dados com usuário e senha do Sistema de Gestão de Acesso (SIGEPE), caso seja um servidor público federal.

O nível Ouro é obtido por meio da:

  • validação facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral, ou
  • pela validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Fonte: G1

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria, democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Onda de calor afeta grande parte do País nesta semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a atuação de uma onda de calor ao longo desta semana no interior do Brasil. Na manhã desta segunda-feira (18), foi emitido um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor, válido até as 18h do dia 22/09 (figura 1). Confira AQUI.

Figura 1: Área do aviso de onda de calor válido entre os dias 18 e 22/09.

Seguindo os protocolos internacionais, este aviso é emitido quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a climatologia (média histórica) do período.  Vale ressaltar que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si.

Continue lendo

PRF em Pernambuco aposta em ações educativas para a Semana Nacional de Trânsito

Exposição de viaturas e equipamentos na Zona Norte do Recife levará informação e conscientização para toda a família

Nesta segunda-feira (18), começa a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Organizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a campanha tem o objetivo de conscientizar os motoristas de todo o Brasil sobre o respeito às normas de circulação e a importância dos condutores para a segurança no tráfego em vias urbanas e rurais.

De hoje até a próxima sexta-feira (22), atividades educativas e de fiscalização serão intensificadas em todo o país. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participa da campanha que tem como tema “No trânsito, escolha a vida”, e, neste ano, promove uma reflexão a respeito da forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Continue lendo

Presidente Lula se reúne com presidente da Suíça em Nova York

Presidente Lula durante a reunião bilateral com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, em Nova York. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Encontro tratou de variados temas, como a Presidência do Brasil no G20 e a mudança na política brasileira sobre meio ambiente e combate às mudanças climáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve, na tarde desta segunda-feira, 18/9, sua primeira reunião bilateral na viagem para a 78ª Assembleia Geral da ONU. Ele se encontrou com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, em Nova York.

Continue lendo

SETEMBRO AMARELO: Quando é hora de pedir ajuda? Psicóloga alerta para os cuidados com a depressão


Segundo a Organização Mundial de Saúde, a população do país é a quinta mais depressiva do mundo

A depressão é um transtorno psicológico caracterizado por tristeza persistente e falta de interesse para realizar atividades que antes eram consideradas divertidas. Identificar a depressão pode ser desafiador, pois os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem se manifestar de muitas formas.

No Brasil, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o país tem a quinta população mais depressiva do mundo, sendo número um na América Latina, com um total de 19 milhões de indivíduos na condição de depressão e ansiedade.

Continue lendo