Autor: Vinícius Oliveira

Novos iPhone: por que os lançamentos da Apple fazem tanto sucesso?

A Apple lançou esta semana seus novos modelos de iPhone 15, com preços de R$ 7,2 mil a mais de R$ 10 mil. Uma das novidades é uma ferramenta expandida chamada de “Ilha Dinâmica” que abriga alertas, notificações e outros controles, no lugar do entalhe, o notch, a parte frontal do aparelho. Os aparelhos também chegam ao mercado com a nova entrada para carregador USB-C.

Desde 2007, quando a empresa era presidida por Steve Jobs, os anúncios de novos produtos da fabricante são sempre cercados por mistério e expectativa, tanto da imprensa, quanto de consumidores e profissionais da área de tecnologia.

Segundo Artur Motta, professor de empreendedorismo e marketing da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP), isso acontece por conta de a Apple ser líder de mercado e sempre trazer inovação e tendências. 

“A empresa tem uma capacidade surpreendente de disfunção e que impacta o mercado, além de ser uma marca referência em tecnologia. Além disso, a Apple preza pela inovação e dá saltos a cada ano. Quem é fã da empresa gosta de todo o ecossistema de produtos, o que faz com que cada lançamento, seja um novo iPad ou Apple Watch, impacte o mercado e sua base fiel de compradores”, opina o docente.

Até para quem não é fã e consumidor fiel das novidades, o lançamento de novos produtos da gigante da Califórnia podem ser benéficas: o preço dos aparelhos anteriores tendem a cair.

Em uma das principais revendedoras de produtos da Apple no Brasil, o valor do iPhone 14, na versão tradicional 128 GB, baixou de R$ 7,6 mil para R$ 5,1 mil. Em um modelo mais avançado, como o iPhone 14 Pro Max de 128 GB, o valor caiu de R$ 10,5 mil para R$ R$7,96 mil – uma variação de cerca de R$ 2 mil. 

“Há até estudos que mostram quando é a melhor época para comprar ou não os celulares. Essa estratégia é uma boa forma da Apple comercializar as versões anteriores dos produtos, mas o consumidor deve avaliar se ele precisa do produto, ou se uma câmera e memoria mais potente realmente são uma necessidade para seu uso”, acrescenta o especialista.

Motta finalizando observando que mesmo concorrentes da empresa e quem não é usuário da Apple acaba acompanhando as novidades, porque as identifica como tendencias que serão testadas e avaliadas pelo mercado.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Perigo: Estudantes de Serrita tomam susto dentro de ônibus sem freio

A serritense Fatima Canejo repercutiu em sua rede social mais um lamentável acontecimento, dessa vez envolvendo ônibus escolar da rede municipal de ensino do município de Serrita. Lembrando que esse não é o primeiro caso, algo semelhante aconteceu no mês de maio.

No meio da tarde desta sexta-feira (15), um ônibus da frota municipal de educação de Serrita, desceu ladeira a baixo e isso causou pânico nos estudantes que retornavam da escola. Segundo postagem de Fatima e postagens em grupos de Whatsapp, o veiculo saiu ladeira a baixo pela rua Desembargador João paz e foi parar no sitio de Zé Galvão.

As informações dão conta que no momento do ocorrido a rua Desembargador João Paz estava completamente vazia, evitando o que poderia ter se tornado uma grande tragedia. Vídeos mostram que alunos entraram em pânico, em um dos vídeos uma aluna está sendo carregada nos braços de colegas. Não fomos informados o que teria acontecido com a aluna.

Pais de alunos e a sociedade em geral, cobram da administração do prefeito Aleudo garantia de segurança para o transporte dos alunos de Serrita. Lembrando mais uma que este não é o primeiro caso envolvendo ônibus da frota municipal de Serrita, quando no dia 10 de maio deste ano um ônibus desceu rua abaixo por falta de freio.

Fonte: Didi Galvão
***
Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Polícia Militar prende mulher por manter marido em cárcere privado sem comida

Uma mulher de 42 anos foi presa em flagrante na noite desta quinta-feira (14.09) suspeita de manter o marido, de 28 anos, em cárcere privado e ainda por agredi-lo, em Alta Floresta (790 km de Cuiabá). A vítima foi encontrada em casa, apenas de roupa íntima e sem comida.

A Polícia Militar recebeu a denúncia de um amigo da vítima de que o homem estava há alguns dias, em cárcere privado e sendo espancado pela esposa.

A princípio, a suspeita tentou impedir a entrada dos militares e foi detida. O homem foi encontrado deitado no chão apenas de roupa íntima, em estado deplorável. O homem estava debilitado, sem comer há vários dias, e era constantemente agredido pela esposa. Ele apresentava vários hematomas pelo corpo.

A vítima ainda tinha dificuldades para se manter de pé. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e encaminhou o homem até o Hospital e Pronto-Socorro do município.

Ele relatou que tinha um dinheiro a receber da empresa na qual trabalhava e que pretendia se divorciar da esposa. Após o divórcio, ele queria ir para o município de Terra Nova do Norte.

A mulher foi presa em flagrante e encaminhada à delegacia.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Presidente Lula sanciona lei que concede auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica

Presidente Lula com a ministra das Mulheres em exercício, Maria Helena Guarezi, e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, durante a assinatura da lei – Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta quinta-feira (14) a lei que garante o pagamento, por até seis meses, de auxílio-aluguel a mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que precisam ser afastadas do lar. O texto inclui o benefício entre as medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha.

A medida possibilita que as vítimas encontrem moradia e guarida adequadas quando se depararem com situações de ameaça, hostilidade e violência que tornem necessária a saída de seus lares. “É mais um instrumento dentro da Lei Maria da Penha que vem garantir mais direitos para as mulheres”, resumiu a ministra das Mulheres em exercício, Maria Helena Guarezi.

“Muitas vezes, as mulheres não têm para onde ir. Às vezes, elas vão para a casa de um parente, mas não têm espaço ou não podem ficar na casa de um parente. E essa lei veio para beneficiar todas essas mulheres. É bem importante porque a maioria das mulheres está nessa situação”, completou a ministra em exercício.

O pagamento do auxílio-aluguel será concedido por um juiz e financiado por estados, municípios e o Distrito Federal, por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Fundo de Assistência Social.

O valor da assistência a ser concedida vai depender das condições de vulnerabilidade em que cada vítima se encontra e do município em que ela vive.

CENÁRIO — A sanção da lei é uma das ações do Governo Federal que busca mudar o cenário de crescimento da violência contra a mulher no país. Em 2022, as agressões em contexto de violência doméstica aumentaram 2,9%, totalizando 245,7 mil casos, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

As ameaças cresceram 7,2%, resultando em 613,5 mil casos; e os acionamentos ao 190, número de emergência da Polícia Militar, chegaram a 899,4 mil ligações, o que significa uma média de 102 acionamentos por hora. Já os feminicídios cresceram 6,1%, resultando em 1.437 mulheres mortas em 2022.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Banco do Nordeste debate uso de inteligência artificial na proteção de dados de clientes

Diretor de Controle e Risco do BNB, Franca Neto, fará a abertura, às 9h , no auditório Celso Furtado

A semana LGPD ocorre de 18 a 22 de setembro e recebe especialistas em encontros presencial e virtuais abertos ao público

O Banco do Nordeste (BNB) realiza, de 18 a 22 de setembro, a 3ª Semana da Privacidade para disseminar a cultura da proteção de dados pessoais entre os clientes, colaboradores e o público em geral. A programação inclui temas como o uso da inteligência artificial na proteção de dados e na gestão de negócios, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nas estratégias de marketing, marco regulatório da inteligência artificial e, ainda, palestra sobre ameaças digitais para crianças e adolescentes.

A abertura do evento será conduzida pelo diretor de Controle e Risco do Banco do Nordeste, José Monteiro da Franca Neto, às 9h, no auditório Celso Furtado, na sede da Instituição, em Fortaleza. O evento será transmitido pelo canal do BNB no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no hotsite do evento, acessado por meio do sítio do Banco.

Para Lélia Paiva, gerente do Ambiente de Privacidade de Dados do BNB, as discussões sobre o tema fortalecem a relação de confiança com a sociedade e agregam valor aos produtos e serviços ofertados pelo Banco. “Após cinco anos da publicação da LGPD, é importante trazer para discussão temas relevantes em relação a sua regulamentação e principalmente sobre o uso da Inteligência Artificial. Como um banco de desenvolvimento, queremos contribuir com a produção dessa discussão perto da sociedade, colaboradores e clientes”, informou.

As discussões sobre uso de inteligência artificial na privacidade de dados contam, das 9h às 11h, com a participação do membro da comissão de juristas para regulação do tema no Senado Federal, Fabrício Mota, e da sócia-fundadora da Peck Advogados, Patrícia Peck. Além disso, o presidente da Comissão da LGPD da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), João Rafael, falará sobre a Lei e a dosimetria das sanções administrativas, a partir das 11h20.

A programação segue, a partir do dia 19, somente com transmissão on-line. Às 15h, o advogado e professor Fernando César Brizola falará sobre LGPD e gestão de terceiros. No dia 20, às 15h, será a vez de debater sobre como garantir a conformidade da Lei nas estratégias de marketing, com Caio César, sócio fundador da VLK Advogados.

As ameaças digitais para crianças e adolescentes são tema do painel do dia 21, a partir das 9h, com a diretora de projetos especiais da SaferNet Brasil, Juliana Cunha. A 3ª Semana da Privacidade do BNB será encerrada, dia 22, com a palestra de Renato Leite, encarregado global de dados do Twitter e fundador da Data Privacy Brasil, sobre o papel da proteção de informações pessoais na gestão de negócios, a partir das 15h.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Seis filmes e séries que ajudam a ganhar repertório para o Enem

Lista traz indicações para estudantes que querem aproveitar até horário de lazer para se preparar para exame

À medida que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximam, os estudantes intensificam a rotina de estudos. Mas especialistas orientam que, nesses últimos meses antes da prova, é importante garantir também momentos de descanso e até mesmo de lazer. Isso não significa necessariamente deixar a preparação de lado. É possível relaxar e, ao mesmo tempo, continuar se preparando para o tão esperado exame.

A assessora de História do Sistema Positivo de Ensino, Stephanie Jimenez Tassoulas, dá a dica. “Para obter bom desempenho, principalmente nas provas dos componentes curriculares de Humanas – História, Geografia, Filosofia e Sociologia – e na Redação, o candidato precisa ter bom repertório e dominar assuntos e fatos importantes atuais e do passado. Uma das maneiras de adquirir essa bagagem é assistir a filmes e séries cujos temas vão permitir ao estudante melhorar a visão do mundo em que vive”, explica.

De acordo com a assessora, alguns conteúdos de entretenimento encontrados nas plataformas de streaming podem oferecer aos estudantes referências e contextos que os façam entender melhor sobre diversos temas. “Ao assistir a um filme sobre determinado assunto, o jovem às vezes consegue absorver o conhecimento de forma muito mais natural. E o melhor é que isso acaba acontecendo sem que o candidato pareça estar estudando de fato”, destaca. Ela aponta seis produções disponíveis on-line para aqueles que querem relaxar ao mesmo tempo em que adquirem conhecimento para as provas de 2023.

Que horas ela volta? (Netflix)  

Lançada em 2015, essa obra fala muito sobre as relações de classe e divisões regionais da sociedade brasileira, partindo da história da relação entre uma empregada doméstica nordestina e a família paulistana para a qual ela trabalha. É um retrato comovente das muitas desigualdades existentes no país.

Guerras do Brasil (Netflix)

Com cinco episódios, a série fala sobre os muitos conflitos vividos em nosso país ao longo de seus 500 anos, desde a chegada dos portugueses. Do encontro violento com os povos originários, passando pela Guerra do Paraguai, de Palmares e pela Revolução de 1930, até chegar à falência do sistema prisional brasileiro e à questão do tráfico de drogas, o espectador é convidado a conhecer e a refletir sobre as guerras travadas em território nacional.

O Dilema das Redes (Netflix)

O documentário traz um alerta sobre os impactos negativos das redes sociais para a democracia e também para a humanidade, temática em alta para ser abordada nas provas de Ciências Humanas. Por meio de depoimentos, especialistas em tecnologia apontam para os riscos de vício trazidos pelo uso indiscriminado das redes e analisam as responsabilidades éticas e morais das grandes empresas de tecnologia do mundo. O longa ainda retrata de que forma as redes sociais, com a ajuda da inteligência artificial e dos algoritmos, podem contribuir para a disseminação de fake news e, consequentemente, para a manipulação política.

Explicando –  A Mente (Netflix)

Série documental que aborda de forma rápida e com explicações muito bem feitas o funcionamento da mente humana. Os episódios de cerca de 20 minutos mostram como o cérebro atua em relação a tópicos como ansiedade, memória, sonhos, meditação, entre outros. Excelente aposta para retomar e reforçar os aprendizados da área de Ciências da Natureza.

Merlí (Netflix)

Essa produção espanhola mostra como a Filosofia pode ser apaixonante e divertida. Os episódios retratam a vida de um professor de Ensino Médio que foge do convencional com seus métodos de ensino. Por meio de situações dramáticas e até bem humoradas, o espectador é convidado a refletir sobre o que defendiam os grandes pensadores e a compreender como a Filosofia se conecta com nossos cotidianos.

Emicida: AmarElo – É tudo pra ontem (Netflix)

No documentário, o músico Emicida apresenta a história por trás de suas músicas e o processo de criação do disco/projeto AmarElo. Ele explica os motivos que o levaram a escolher o Teatro Municipal de São Paulo como palco para o lançamento de seu álbum, uma vez que o local raramente é frequentado por moradores da periferia. Cheia de referências a outros conteúdos, a obra é uma oportunidade rica de conhecer a história da música brasileira e as influências do movimento negro na História do Brasil.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

16 de setembro é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose: Entenda o que é e como se prevenir dessa doença vascular

Apesar de haver diversos tratamentos minimamente invasivos, o ideal é atuar de forma a se prevenir da doença

Os problemas de circulação estão entre algumas das doenças mais comuns especialmente para pessoas mais idosas, mas também podem atingir pessoas de idades distintas.  O cirurgião vascular do Hospital Edmundo Vasconcelos, Vinicius Bertoldi, esclarece que a saúde vascular é essencial para uma vida plena e ativa e para a qualidade de vida de qualquer pessoa. O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose é celebrado em 16 de setembro com o intuito de conscientizar a população em relação à doença que atingiu nos últimos dez anos mais de 420 mil brasileiros. Um dos principais tipos é a trombose venosa profunda.

“Ela ocorre quando um trombo (coágulo sanguíneo) se forma dentro de uma veia, principalmente nos membros inferiores, interferindo no fluxo sanguíneo normal. Em algumas circunstâncias esse trombo pode se “soltar” da veia ser levado pela circulação até as artérias pulmonares, levando sua obstrução, situação conhecida como embolia pulmonar”, destaca o especialista.

O médico aponta que entre os principais sintomas da trombose venosa profunda estão o inchaço, dor e sensibilidade na área afetada, vermelhidão ou calor na pele sobre a veia, a aparição de veias dilatadas e visíveis e a sensação de peso ou cansaço nas pernas. “Caso haja a suspeita de trombose, o ideal é buscar ajuda médica imediatamente. O médico realizará a avaliação dos sintomas, fará exames especializados e determinará o melhor plano de ação”, esclarece.

Segundo ele, alguns tratamentos podem ser feitos de forma individualizada e podem incluir o uso de anticoagulantes para prevenir o crescimento do coágulo e reduzir o risco de complicações, a compressão graduada para melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir o inchaço e, em alguns casos, até mesmo procedimentos minimamente invasivos podem ser recomendados para remover ou dissolver o coágulo.

Bertoldi explica que mesmo com os tratamentos à disposição, o ideal é atuar de forma preventiva para evitar a trombose. “Mantenha-se ativo, evite o sedentarismo, hidrate-se adequadamente e mantenha um peso saudável. Se você estiver em um grupo de risco, converse com um médico sobre as medidas específicas de prevenção”, finaliza.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Padre é encontrado morto dentro de casa em Lajedo

Um padre da Diocese de Garanhuns, no Agreste, foi encontrado morto dentro de casa na tarde da última quarta-feira (13) no Loteamento Fernandes, em Lajedo. O padre Dorgival Nicácio de Araújo era vigário da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos em São Bento do Una.

Testemunhas informaram que não conseguiam manter contato com o sacerdote desde a última segunda-feira (11). Foi necessário entrar na residência pelo telhado da garagem e o corpo foi encontrado no chão do quarto, sem ferimentos aparentes, de acordo com a polícia.

“Um médico próximo da vítima que também esteve no local, atestou que a causa da morte foi parada cardiorrespiratória”, disse a Polícia Civil em nota.

Nas redes sociais, a Diocese de Garanhuns lamentou a morte do padre recordando a passagem bíblica do livro de Romanos: “Alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração”.

O velório é realizado na Paróquia Bom Jesus dos Pobres Aflitos, em São Bento do Una e o sepultamento será realizado no Cemitério São Miguel, às 17h.

Fonte: G1

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Prefeito de Arcoverde assina decreto reduzindo o seu salário e de outros servidores

Seguindo o exemplo da prefeita de Floresta, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, assinou essa semana o Decreto n° 136/2023, estabelecendo economia de gastos na prefeitura com a redução do próprio salário e de outros servidores do governo municipal.

O empresário, que deixou os negócios um pouco de lado para se dedicar a prefeitura, baixou o salário dele em 20%, o dos secretários em 15% e dos demais servidores comissionados, que ganham acima de R$ 3 mil, em 10%. A determinação vale por 90 dias.

“Essas medidas visam promover a economia prevista em R$ 1 milhão nos próximos 90 dias. A ação é temporária e necessária, para atravessarmos juntos esse momento. Vamos seguir firmes, com responsabilidade, trabalhando para fazer mais”, disse o prefeito.

Fonte: Blog do Farnesio

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

SINDUSGESSO promove reunião com representantes da Copergás e SUAPE

O Sindicato das Indústrias de Gesso do Estado de Pernambuco – SINDUSGESSO, promoveu nesta quinta-feira, 14, a 4ª reunião setorial da entidade com a participação de diversas entidades e instituições para debater ações e projetos para o polo gesseiro do Araripe e apresentar o setor para os representantes da Copergás e do Complexo Industrial de SUAPE.

Os dados do maior polo gesseiro do Brasil foram mostrados pelo empresário Josias Inojosa Filho que destacou as principais potencialidades e diferenciais competitivos perante setores concorrentes, o processo produtivo e os desafios de matriz energética, as dificuldades em logística e infraestrutura para escoamento e exportação da produção e as perspectivas do setor para os próximos anos com a constante necessidade de inovação dos produtos e processos produtivos.

O diretor de desenvolvimento e gestão portuária do Complexo Industrial de SUAPE, Nilson Monteiro, apresentou as características do complexo localizado em Pernambuco e como a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina pode beneficiar o polo gesseiro do Araripe e outras indústrias da região.

Para o Diretor Presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Felipe Valença, em fase avançada, estudos da companhia apontam a viabilidade para a implantação de Gás Natural Comprimido (GNC) como matriz energética através do Gás Natural Liquefeito (GNL) para indústrias do polo gesseiro.

Ainda durante as apresentações, o economista da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Cezar Andrade apresentou os dados da segunda edição do Panorama Industrial do Sertão do Araripe – levantamento feito trimestralmente com empresários de diversos setores industriais da região que avalia a expectativa dos empresários em aspectos de produção, emprego, condições financeiras, matéria-prima, acesso ao crédito e outros.

Após as apresentações, a comitiva visitou o trecho da Ferrovia Transnordestina que passa no distrito de Nascente, em seguida foram à Mineradora Rancharia para conhecer a extração da gipsita e por fim na indústria AM Gesso onde foram apresentados ao processo de calcinação e produção do gesso que é amplamente utilizado no setor da construção civil e em outras áreas como agrícola, médico e cimento.

Estiveram presentes ao encontro setorial, o presidente do SINDUSGESSO, Jefferson Duarte, a Deputada Estadual Socorro Pimentel, o Assessor Especial do Governo de Pernambuco, Guilherme Coelho, a Secretária Executiva Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Karla Godoy, os prefeitos das cidades de Araripina, Raimundo Pimentel; Ouricuri, Ricardo Ramos e o vice-prefeito de Trindade Paulo Renê além de representantes do Sistema FIEPE, SESI e SENAI, SEBRAE, ADEPE, UNIVASF, AEDA, CISAPE, Fundação Araripe, Instituto Nacional de Tecnologia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, APESOLAR e vários empresários do setor gesseiro associados ao sindicato.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Aluno morre em clube de tiro após bala ricochetear e acertar seu peito

Um homem de 36 anos, morreu na última quarta-feira (13), após ser atingido no peito por um projétil disparado por ele mesmo em um clube de tiro em Planaltina, no Distrito Federal. A bala ricocheteou e acertou o próprio peito.

Uma câmera de segurança registrou o momento em que o homem atira em alvos fixos perto de uma colina e segundo depois cai ao chão. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e encontraram o homem ainda com vida, mas não resistiu e veio a óbito ainda no local.

Segundo o delegado-chefe da 31ª Delegacia de Polícia, Fabrício Borges, responsável pelas investigações, o homem tinha registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC).

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

FIEPE divulga segunda edição do Panorama Industrial do Sertão do Araripe


Números do segundo trimestre de 2023 ainda apontam cenário de pessimismo da indústria do Araripe

A segunda edição do levantamento Panorama Industrial do Sertão do Araripe realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) aponta que os indicadores ainda estão abaixo dos 50 pontos indicando cenário de pessimismo no segundo trimestre de 2023. O índice que mede o volume de produção ficou em 35,0 pontos percentuais, um avanço de 7,7 em relação ao trimestre passado, mas que, ainda assim, indica queda na produção industrial. O movimento também acontece na evolução do número de empregados, que atingiu 44,7 pontos, apontando que não houve aumento no número de empregados neste trimestre em comparação com o trimestre anterior.

Com relação às condições financeiras das indústrias da região, o estudo da FIEPE revela que os empresários não estão satisfeitos com suas condições financeiras e nem com sua margem de lucro e o acesso a crédito permanece sendo uma grande dificuldade da região.

Dentre os principais problemas enfrentados pelo setor, destacam-se a competição desleal, a elevada carga tributária e a falta ou alto custo da matéria-prima e dificuldade na logística de transporte.

O Panorama Industrial do Sertão do Araripe tem periodicidade trimestral e é elaborado pela FIEPE através da área de Economia utilizando-se de uma pesquisa primária com a aplicação de questionários para empresas dos diversos ramos industriais localizadas na região do Araripe.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Em 8 dias, “canibal” mata 5 moradores de rua com tijoladas e come as tripas deles

Um homem foi preso no Zimbábue suspeito de assassinar ao menos cinco moradores de rua entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro. O serial killer, conhecido como “canibal”, matou suas vítimas com tijoladas na cabeça e teria comido as entranhas deles.

Thadolwenkosi Ndlovu, de 20 anos, cometeu os crimes na capital do país, Harare. Enquanto as vítimas dormiam na rua, o suspeito chegava e deixava cair blocos de tijolos na cabeça delas.

Com pedaço de vidro, retirava os órgãos do corpo e chegava a comer as tripas após cozinhá-las. Ndlovu, segundo a polícia, chegou a tentar extrair o órgão genital de um dos sem-teto, mas não conseguiu.

As autoridades investigam se o homem também é responsável por três ass4ssinatos que ocorreram em Bulawayo, no sudoeste do Zimbábue, em 2020.

Fonte: Metrópoles

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Governadora Raquel Lyra vistoria obras da PE-425, em Carnaubeira da Penha, no Sertão de Itaparica

Foto: Miva Filho/Secom

Cumprindo agenda no Sertão de Itaparica, durante os seminários regionais do Ouvir para Mudar, a governadora Raquel Lyra vistoriou as obras da PE-425, no município de Carnaubeira da Penha. Os serviços de implantação, pavimentação e restauração da rodovia, no trecho que liga o município até a cidade de Floresta, ocorrem em 43 quilômetros e estão entre os mais adiantados no atual governo.

“Viemos visitar essa obra que é fundamental para todos os que moram aqui na região de Itaparica. Essa rodovia liga os municípios de Carnaubeira da Penha, Mirandiba e Floresta. Já temos mais de 70% de obra avançada. Até o final deste ano voltaremos aqui para entregar, com alegria, essa estrada que vai trazer mais desenvolvimento para o Sertão do nosso Estado” ressaltou Raquel Lyra.
O investimento na obra é de R$ 61 milhões e a execução dos serviços está sendo realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), órgão vinculado à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura. A expectativa é de que as obras terminem no final de outubro. A intervenção foi uma das primeiras a ter garantidos recursos do empréstimo do Banco do Brasil e já recebeu R$ 29 milhões de investimentos apenas este ano.
“A PE-425 não liga apenas cidades próximas. Essa estrada também garante acesso aos estados da Bahia, Paraíba e Ceará. Com a conclusão, as pessoas vão poder trafegar de maneira mais rápida”, comentou secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.
“Estamos esperando há muito tempo a conclusão dessa obra, que é fundamental para todos os municípios crescerem e os moradores poderem andar com tranquilidade”, completou o prefeito de Carnaubeira da Penha, Elízio Soares. “Essa é uma obra esperada por toda a população, sobretudo aqueles que viviam ilhados durante o período de chuvas. E agora, com a visita da governadora Raquel Lyra, estamos vendo o avanço chegar”, reforçou a prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba.
A melhoria das estradas está entre os pleitos defendidos pela população durante as escutas regionais do Ouvir para Mudar. Após realizar a vistoria da rodovia, a governadora seguiu para a Escola Técnica Estadual Deputado Afonso Ferraz, para acompanhar as plenárias.
Em Floresta, Raquel Lyra recebeu uma comitiva de vereadores de Belém do São Francisco. Eles entregaram à governadora  pedidos de obras viárias diversas. Entre elas, o asfaltamento da PE-460, no trecho que liga o povoado de Conceição das Crioulas, passando pelo distrito de Riacho Pequeno, até a BR-316, e o trecho que interliga a rodovia federal ao ponto da Barra do Tarrachil, na divisa com a Bahia.
Também foi solicitado o asfaltamento da PE-420 e da estrada vicinal que liga a BR-316 ao projeto de Irrigação Manga de Baixa, comunidade produtora de piscicultura.
Estiveram presentes na agenda os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), o presidente do DER, Rivaldo Melo, além do deputado estadual Kaio Maniçoba.

10 piores alimentos consumidos por brasileiros destacam a urgência da conscientização sobre escolhas alimentares

A seleção e acesso a bons alimentos é fundamental para a promoção da saúde, prevenção de doenças e redução da insegurança alimentar

O Brasil enfrenta desafios significativos em relação à alimentação, da desnutrição à obesidade. Estudo com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS – Ministério da Saúde e IBGE), no Brasil, a taxa de obesidade aumentou de 20,8% em 2013 para 25,9% em 2019. A desnutrição também se mantém um problema, especialmente entre as famílias que vivem com menos de dois salários mínimos, residentes em áreas menos desenvolvidas, e que comumente dependem de alimentos processados e ultraprocessados.

A desnutrição decorre da falta de nutrientes essenciais. “Ela pode ser causada por ingestão insuficiente de alimentos ou por má alimentação, ou seja, consumir produtos não saudáveis. Por isso, escolher bem os alimentos, ter moderação e variedade no consumo de alimentos, são fatores básicos para uma alimentação saudável e equilibrada”, explica a gerente de nutrição da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Tatiana Bononi.

Na lista dos piores alimentos consumidos pelos brasileiros, destacam-se:

  1. Refrigerantes (diet ou normal);
  2. Batata frita;
  3. Carnes processadas (bacon, salchichas, nuggets, enlatados);
  4. Sorvete;
  5. Biscoitos recheados;
  6. Churros recheados;
  7. Cachorro-quente;
  8. Margarina;
  9. Salgadinhos de pacote;
  10. Macarrão instantâneo.

“A complexidade dos problemas alimentares traz a necessidade de promoção e conscientização urgente da população sobre a boa nutrição e como selecionar bem os alimentos. Isso é fundamental para melhorar os problemas de desnutrição e obesidade, que hoje abrange todas as faixas da população, mas principalmente os de baixa renda”, comenta a nutricionista.

O percentual de pessoas que sofrem com a insegurança alimentar no país aumentou nos últimos anos e atingiu 70,3 milhões de pessoas, de acordo com o relatório Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo da ONU (Organização das Nações Unidas). No mundo, os números chegam a 735 milhões com fome e 2,4 bilhões em insegurança alimentar.

Alimentos que “enchem” e alimentos que nutrem

Identificar e selecionar os alimentos é fundamental para uma boa nutrição e para evitar o consumo de alimentos com “calorias vazias”. “São alimentos que enchem, mas não nutrem. Tem hiper sabor, vem em grandes quantidades, mas não saciam e não nutrem o organismo para se manter saudável, restaurar as energias e se recuperar do esforço do dia a dia, seja ele físico ou mental”, esclarece Bononi.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, orienta sobre os tipos de alimentos e o processamento empregado na produção de cada um, fator determinante no sabor, nutrientes presentes no alimento e no impacto social e ambiental.

Alimentos in natura ou minimamente processados

Os alimentos in natura devem ser a base todas as alimentações e são obtidos diretamente de plantas ou animais, não sofrem qualquer modificação após deixarem a natureza ou foram minimamente processados, como remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fermentação, pasteurização ou congelamento, para chegarem com qualidade ao consumidor. Esses alimentos não recebem sal, açúcar, óleos, gorduras, nem outros ingredientes.

Exemplos: hortaliças (legumes e verduras) e frutas in natura ou embalados, fracionados, refrigerados ou congelados; arroz, milho (em grão ou na espiga) e outros cereais em grãos; feijões (preto, carioca, fradinho, vermelho, guandu, branco, etc); suco de fruta (natural ou pasteurizado e sem adição de açúcar ou outras substâncias); castanhas; farinhas de mandioca, de milho ou de trigo e macarrão ou massas frescas ou secas feitas com essas farinhas e água; carnes de gado, de porco e de aves e pescados frescos, resfriados ou congelados; leite pasteurizado, UHT ou em pó; iogurte (sem adição de açúcar); chá, café, água potável; ovos.

Ingredientes culinários

Os ingredientes culinários são extraídos de alimentos in natura ou outras fontes da natureza, sendo usados para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. Devem ser utilizados em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos.

Exemplos: óleos de soja, de milho, de girassol e de canola; azeite de oliva; manteiga; banha de porco; gordura de coco; açúcar de mesa branco, cristal, demerara ou mascavo; açúcar de coco; sal de cozinha refinado ou grosso.

Alimentos processados

Os alimentos processados são alimentos in natura ou minimamente processados que recebem sal, açúcar, vinagre ou óleo para durarem mais tempo. As técnicas de fabricação incluem cozimento, fermentação, salmoura, entre outros.

Exemplos: conservas de cenoura, pepino, ervilhas, palmito, cebola, couve-flor, dentre outros legumes, preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre; extrato ou concentrado de tomate (com sal e/ou açúcar); frutas em calda ou cristalizadas; geléias; carne seca e toucinho; sardinha e atum enlatados; queijos; pães feitos com farinha de trigo, fermento, água e sal.

Alimentos ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados são formulações industriais à base de ingredientes extraídos ou derivados de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido modificado) ou, ainda, sintetizados em laboratório (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor, etc.). Os rótulos podem conter listas enormes de ingredientes. E a maioria deles tem a função de estender a duração do alimento, ou, ainda, dotá-lo de cor, sabor, aroma e textura para torná-lo atraente. Quando presentes, ingredientes in natura ou minimamente processados aparecem em proporção reduzida.

Exemplos: guloseimas em geral (bolachas, chocolates, pirulitos, sorvetes etc.); cereais matinais açucarados; bolos e misturas para bolo; margarina; barras de cereal; sopas, macarrão e temperos “instantâneos”; molhos prontos; salgadinhos “de pacote”; refrescos e refrigerantes; iogurtes e bebidas lácteas adoçados e aromatizados; bebidas energéticas; produtos congelados e prontos para aquecimento (lasanha, pizza, nuggets etc.); pães, bolachas e biscoitos feitos com gordura vegetal hidrogenada, açúcar, amido, soro de leite, emulsificantes e outros.

“Um grande número de ingredientes e a presença de nomes pouco familiares, como  gordura vegetal hidrogenada, xarope de frutose, espessante, aromatizante, corante, indicam que o produto é um ultraprocessado. A maioria dos ultraprocessados é consumida no lugar de alimentos como frutas, leite e água ou, até mesmo, de preparações culinárias. Esses são alimentos que devem ser evitados ou ter seu consumo reduzido. Eles favorecem o consumo excessivo de calorias, prejudicam a sensação de saciedade e são formulados para que sejam extremamente saborosos favorecendo o “comer sem parar”, adverte a nutricionista.

A seleção e diversificação de alimentos, proporcionam ganhos mais otimizados de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. “Evitar muitos desses alimentos completamente pode ser difícil, mas reduzir a frequência e a quantidade em que são consumidos contribui para melhorar a saúde”, finaliza Bononi.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.