Autor: Vinícius Oliveira

Estudo do TCE mostra situação do saneamento no Estado

O Tribunal de Contas do Estado elaborou um Painel de Saneamento que traz um panorama sobre a situação de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Pernambuco. O estudo mostra que apenas 30,8% da população do Estado dispõem de serviços de coleta de esgoto, enquanto que 83,56% têm acesso à água.

Os números estão abaixo das médias nacionais que são de, respectivamente, 84% (água) e 55,81% (esgoto).

No Recife, os serviços de água e esgoto são disponibilizados a 96,43% e 44,99% da população, respectivamente.

O Painel de Saneamento aponta ainda que, das localidades avaliadas, apenas 21 (12%) ofereciam água a 100% de seus habitantes. São elas: Tuparetama, Serra Talhada, Verdejante, Garanhuns, Surubim, Salgueiro, Cachoeirinha, Lajedo, Afogados da Ingazeira, Ilha de Itamaracá, Sairé, Fernando de Noronha, Paulista, Tamandaré, Petrolina, Caruaru, Cupira, Belo Jardim, Gravatá, Olinda e Arcoverde.

Os piores cenários referentes ao acesso à água foram encontrados nas cidades de Santa Cruz da Baixa Verde (1,5%), Paranatama (12,02%), Jupi (15,61%), Jataúba (20,12%) e Casinhas (22,31%).

O Painel de Saneamento do TCE foi elaborado com base no diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, referente a 2021. Nele, foram analisadas 172 cidades e o distrito de Fernando de Noronha.

Outro estudo feito em 2023 pelo Tribunal de Contas apontou que somente 40 (21,6%) municípios pernambucanos haviam elaborado seus planos municipais de saneamento básico, um avanço muito pequeno se comparado a 2022, quando o número chegou a 34. Segundo ele, 144 municípios e Fernando de Noronha continuam inadimplentes nessa questão.

Os planos municipais de saneamento básico são uma exigência legal para acesso dos municípios a recursos públicos federais nesta área, e devem conter os mecanismos para acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações programadas (implementação, resultados alcançados, modificações necessárias), bem como para o processo da revisão periódica, que deverá ocorrer, no máximo, a cada dez anos.

Em relação aos Planos Regionais de Saneamento Básico, o levantamento do Tribunal de Contas destacou que apenas 49 localidades (26,5%) cumpriram o compromisso, o mesmo cenário encontrado no ano passado.

Os resultados dos levantamentos feitos pelo TCE sobre saneamento e sobre os Planos Municipais e Regionais de Saneamento Básico foram apresentados em duas reuniões com prefeitos pernambucanos, promovidas pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, na última terça-feira (05).

Na ocasião, foram discutidos assuntos como investimentos, a situação e as soluções para os problemas ligados ao saneamento básico no Estado.

Participaram da reunião os auditores do TCE, Alfredo Montezuma, Jesce Borges, Paulo Henrique Cavalcanti, Tiago Martins, Victor Lugão, Cesar Marques e Victor Pereira.

Representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), da Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE) e da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) também marcaram presença, quando foram mostrados os investimentos em saneamento feitos pelo Estado entre 2021 e 2022.

ll ACOMPANHAMENTO ll

O TCE vem monitorando a situação do saneamento em Pernambuco desde 2020, por meio de levantamentos nos municípios e no Distrito de Fernando de Noronha, para verificar a implantação dos Planos Municipais, bem como os principais indicadores de abastecimento d'água, coleta e tratamento de esgotos. O acompanhamento é feito a partir de informações dos gestores e da base de dados do SNIS.

Recomendação Conjunta (03/2022) do TCE e Ministério Público de Contas estipulou o prazo até 31 de dezembro de 2022 para que os gestores quitassem suas obrigações com os planos. A data foi estipulada pela Lei nº 14.026/2020, que criou o Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

De acordo com o gerente de Estudos e Suporte à Fiscalização do TCE, Alfredo Montezuma, Alertas de Responsabilização deverão ser enviados pelo Tribunal aos municípios que não cumpriram o prazo dado para apresentação dos Planos de Saneamento.

Veja aqui a situação do saneamento em sua cidade ?.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Otorrinolaringologistas alertam para aumento de cirurgia de língua presa em bebês

A Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia esclarecem sobre o assunto em campanha com o tema: “Meu filho tem língua presa. E agora, doutor?”

A língua presa, também chamada cientificamente de anquiloglossia, é uma condição que atinge de 2,8% a 10,7% dos bebês, segundo estudos internacionais da área médica. Considerada uma anomalia congênita, ela ocorre quando o freio ou frênulo lingual, que é a membrana embaixo da língua responsável por prender o órgão na boca, é menor que o normal ou posicionada muito próximo da ponta da língua.

No Brasil, desde 2014, vigora a Lei nº 13.002 que tornou obrigatória a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua, também conhecido como “teste da linguinha”, com o objetivo de identificar precocemente o problema em recém-nascidos. De acordo com o Ministério da Saúde, o exame permite detectar se há alguma alteração de tamanho e anatomia na membrana embaixo da língua capaz de dificultar a amamentação e interferir no desenvolvimento da fala, mastigação, deglutição e dentição ao longo do crescimento da criança.

Diante do diagnóstico positivo para anquiloglossia, o procedimento cirúrgico de incisão no freio lingual, chamado de frenectomia ou frenulotomia, tem aumentado, chegando a crescer 800% em todo o mundo, segundo a nota técnica da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, de 2022.

O cenário acendeu um alerta em organizações representativas da comunidade médica, entre elas a Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe), a qual avalia que é preciso ter cuidado com esta intervenção.

Em nota técnica, a entidade questiona critérios considerados controversos no teste da linguinha e chama a atenção para o fato de que a frenectomia “não é isenta de riscos, ainda mais em locais sem estrutura adequada, como consultórios de profissionais não médicos, que não têm treinamento para lidar com complicações da anestesia local em bebês e complicações do procedimento em si (sangramento, infecção)”.

Segundo os especialistas, nem todos os casos em que se identifica a língua presa justificam a cirurgia. Além disso, um diagnóstico definitivo nos primeiros dias de vida não é o recomendado, uma vez que os bebês ainda estão aprendendo a mamar e as mães a amamentar, sendo que a língua presa pode não ser a causa de uma eventual dificuldade que eles estejam enfrentando nessa tarefa.

“Como otorrinolaringologistas, vemos casos de dificuldade de amamentação por outras causas que não correspondem ao freio lingual curto, como malformações das vias aéreas e alterações neurológicas que, em um primeiro momento podem não ser fáceis de diagnosticar e exigem avaliação e acompanhamento médico”, esclarece a presidente da ABOPe, Cláudia Schweiger.

Campanha

Para orientar os pais e profissionais da saúde sobre o que fazer em casos identificados com essa anomalia, a ABOPe e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) promovem a Campanha Nacional da Otorrino Pediátrica, com o tema: “Meu filho tem língua presa. E agora, doutor?”. Com início nesta segunda-feira (11/09), a ação promove a propagação de conteúdos educativos e sana dúvidas nas redes sociais.

“Vamos informar sobre causas, sintomas, questões ligadas ao diagnóstico e tratamentos disponíveis para essa condição. A língua presa pode levar ao desmame dos bebês mais cedo que o tempo ideal, pois gera dificuldade da pega correta do seio e dor na mãe ao amamentar. Essa situação impacta a qualidade de vida do recém-nascido e da mãe, trazendo insegurança e angústia à família. Por isso, queremos apoiar e orientar os pais com informações médicas”, afirma Cláudia.

A médica enfatiza a necessidade e a importância da avaliação anatômica e funcional especializada antes da indicação de qualquer intervenção. “Os riscos de complicações não se limitam somente ao período imediatamente após o procedimento, mas também a estágios posteriores durante o processo de cicatrização. Além disso, é fundamental reconhecer situações em que o procedimento é contraindicado e poderia piorar sintomas respiratórios”, esclarece a presidente da ABOPe.

Durante todo o mês de setembro serão compartilhados vídeos, posts e lives com médicos da Otorrinolaringologia Pediátrica e Pediatria para instruir a população sobre o assunto. Capacitações voltadas à área médica também serão realizadas pela ABORL-CCF. Para acompanhar as informações, basta acessar os perfis de Instagram abopediatrica e otorrinoevoce.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

 

Sefaz–PE apreende cargas irregulares que viriam para o Pólo Têxtil

A Secretaria da Fazenda de Pernambuco, através da Diretoria Geral de Operações Estratégicas (DOE), realizou uma abordagem em duas cargas de produtos diversos que viriam de São Paulo e também da China com destino à Pernambuco. A documentação fiscal não foi apresentada efetivamente.

Uma das cargas foi avaliada em aproximadamente R$710 mil. O interessante nessa apreensão foi o endereço que estava constando na nota fiscal, uma igreja. Como se tratava de roupas íntimas, a carga foi interceptada para averiguação. O veículo foi interceptado, e conduzido à Unidade Avançada do Agreste, na cidade de São Caetano.

Essas operações fazem parte de um novo sistema no controle do trânsito de mercadorias nas rodovias estaduais. Com novas tecnologias, a fiscalização estática convencional, vem dando espaço para informações coletadas previamente, trazendo um novo formato com mais eficiência. Com o total apreendido, o crédito tributário foi de R$242 mil.

Para o coordenador da Administração Tributária Estadual, Cristiano Aragão, a apreensão já mostra a eficiência do novo sistema. “A Sefaz – PE vem aperfeiçoando seus controles, com o compromisso do combate à concorrência desleal no polo textil, seja pela entrada interestadual irregular de aviamentos e confecções já prontas, ou pela entrada irregular de mercadorias importadas”, afirmou.​

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Governo de Pernambuco autoriza seleção simplificada com 33 vagas para UPE

O Governo do Estado de Pernambuco autorizou que seja feita a seleção pública simplificada para contratar temporariamente 33 profissionais para atuar na Universidade de Pernambuco (UPE).

Serão abertas vagas para professor auxiliar (25 vagas), bibliotecário (2), pedagogo (2), técnico de laboratório (1), técnico em informática (1) e assistente administrativo (2). A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado de Pernambuco da última quinta-feira (07), pelo decreto 55.293. A solicitação foi feita pela UPE pelo ofício nº 659/2023.

Os contratos terão duração de 12 meses e podem ser prorrogados pelo mesmo período, com limite máximo de seis anos, de acordo com a necessidade da universidade. O edital com detalhes como salários e data de inscrição ainda não foi divulgado.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Aniversário: o presente que Araripina não ganhou na passagem dos seus 95 anos

A princesinha do Araripe, como é carinhosamente chamada a cidade de Araripina, não recebeu o principal presente que poderia ganhar no dia em que completa 95 anos de Emancipação Política.

Durante o lançamento das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a governadora Raquel Lyra, ladeada pelo ministros Rui Costa e Renan Filho, que ocupam a Casa Civil e o ministério dos Transportes, respectivamente. Também participou do evento a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

A adutora do Negreiros, obra responsável por garantir o abastecimento de água para 400 mil sertanejos, ficou de fora do conjunto de obras anunciadas pela chefe do Executivo Estadual.

A falta d’água, problema que afeta diariamente a rotina dos sertanejos continuará sendo um calo no pé do cidadão araripinense.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Araripina 95 anos e no Jornal da Grande desta segunda (11) falamos sobre os desafios de uma cidade ideal

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Pedro Campos cumpre agendas no agreste e sertão pernambucano

Foto: Lula Carneiro

Parlamentar acompanha tradicionais festejos no interior de Pernambuco

SURUBIM – O deputado federal Pedro Campos cumpriu agendas em 5 municípios pernambucanos. Em giro pelo agreste e sertão do estado, o parlamentar esteve em Sertânia, Serra Talhada, Mirandiba, São José do Belmonte e Surubim, acompanhando tradicionais festejos regionais, realizando entregas e ouvindo as demandas da população.

Em Surubim, ao lado da prefeita Ana Célia Farias, o parlamentar acompanhou, hoje (10), a tradicional Benção do Vaqueiro. O evento faz parte da celebração pelos 95 anos de emancipação política da cidade e, nesta edição, homenageia Dão Galdino, fundador do parque de vaquejada mais tradicional da região, o Parque J Galdino. “Sabemos a importância cultural e econômica que a vaquejada representa para o povo de Surubim. O nosso mandato está à disposição para o fortalecimento de todas as manifestações culturais pernambucanas”, afirmou.

O deputado participou de articulações políticas para destinar recursos ao município, que serão investidos na saúde. “Fico muito feliz em poder, através de articulações importantes realizadas pelo nosso mandato, direcionar recursos na ordem de R$1 milhão de reais direcionados à atenção básica de saúde do município e mais R$ 300 mil para fortalecer também a média e alta complexidade. Os recursos foram liberados nos últimos 15 dias e lutaremos por muito mais para Surubim”, afirmou.

Foto: Lula Carneiro

No último dia 9, no sertão pernambucano, o parlamentar esteve na zona rural de São José do Belmonte, acompanhando a tradicional Farinhada do sítio das Cabaças. Além de gerar emprego e renda para a população com a produção de farinha de mandioca, goma e beiju, a atividade é uma manifestação cultural antiga no interior do Nordeste, onde as famílias de comunidades se reúnem para produzir farinha de mandioca e festejar.

“O povo sertanejo é, acima de tudo, um povo aguerrido e corajoso, que vence desafios com a fé e a força da nossa gente. Viemos celebrar e escutar a nossa gente, para que possamos avançar em demandas sinalizadas pela população de Belmonte”, afirmou.

No sertão, o parlamentar também acompanhou 233• edição da Festa de Setembro de Serra Talhada. Ao lado da prefeita Márcia Conrado e do secretário municipal de Relações Institucionais, Tercio Siqueira, o parlamentar seguiu a procissão em homenagem à Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade, que marca o encerramento das festividades. “Sempre é uma alegria participar dos festejos de Serra Talhada e estar ao lado do povo, na luta pelo desenvolvimento dessa importante cidade sertaneja”, afirmou.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Administração de Fernando de Noronha interdita trecho com risco de desabamento

Após denúncia da geóloga Joana Sanchez, de “risco iminente e muito sério de a pedra se desprender e rolar” em um trecho da trilha de subida à Pedra do Piquinho, no Arquipélago de Fernando de Noronha, a Administração da ilha restringiu o acesso ao local.

O alerta foi feito pela profissional no ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no último dia 03 de setembro. O órgão afirmou que vem reforçando desde 2022 a manutenção de riscos geológicos em toda a área de visitação do arquipélago. Além disso, informou a colocação de placas em caráter emergencial no local, que é ponto turístico e de área preservação ambiental.

Confira a nota oficial: 

“A Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, informa que a subida à pedra do Piquinho encontra-se proibida por risco iminente de desprendimento de rochas. No entanto, adianta que a trilha permanece aberta, com acesso interditado apenas para esse local. Placas também foram instaladas para alertar turistas e ilhéus.”

Fonte: Diário de PE

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Sindicato acusa Governo de Pernambuco de abandonar aposentados da educação

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) utilizou suas redes sociais neste domingo (10) para fazer uma acusação ao Governo de Pernambuco, alegando que os aposentados e aposentadas da educação estão sendo abandonados pela administração estadual.

Em sua publicação, o Sintepe expressou sua insatisfação com a falta de valorização salarial dos aposentados, especialmente em um momento em que eles mais precisam. O sindicato destacou que o Governo não ofereceu nenhum reajuste salarial para essa categoria.

O Sintepe direcionou suas demandas diretamente à governadora, exigindo respeito e solicitando a aplicação de um reajuste de 14,95% em toda a carreira dos servidores da educação pública estadual de Pernambuco.

A valorização dos profissionais da educação, tanto ativos quanto aposentados, é uma questão de extrema importância para garantir a qualidade do sistema educacional e o bem-estar desses trabalhadores. O Sintepe ressalta a necessidade de reconhecimento e apoio aos aposentados, que dedicaram anos de suas vidas à educação e que agora enfrentam dificuldades financeiras diante da falta de reajuste salarial.

“Governadora, exigimos respeito! Aplique o reajuste de 14,95% em toda a carreira dos servidores da educação pública estadual de Pernambuco”, diz a publicação.

A demanda do sindicato reflete a preocupação com a dignidade e a justiça para com os aposentados da educação, uma vez que eles desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do sistema educacional do estado de Pernambuco.

A expectativa é que o Governo do Estado de Pernambuco analise as reivindicações apresentadas pelo Sintepe e busque soluções para atender às demandas dos aposentados da educação, valorizando sua contribuição para a formação de gerações de estudantes ao longo dos anos. A valorização dos servidores aposentados é um passo importante para garantir a equidade e a justiça no sistema educacional e demonstrar reconhecimento pela dedicação desses profissionais.

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Raquel Lyra participa do lançamento regional do Novo PAC em Pernambuco e visita Canal do Fragoso com o ministro Rui Costa

A governadora Raquel Lyra participa, junto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, do evento que vai detalhar as obras prioritárias do Novo PAC em Pernambuco. Na cerimônia, que acontece nesta segunda-feira (11), serão explanadas as obras no Estado que entrarão nos investimentos do programa federal. O credenciamento para o evento está sendo realizado pelo governo federal.

Já no período da tarde, às 15h, a governadora e o ministro visitam um trecho em obras do Canal do Fragoso, em Olinda. O canal foi incluído no PAC com cerca de R$ 130 milhões para as obras da sua quinta e última fase, que serão licitadas em breve pelo Governo do Estado.
 
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Segunda-feira, 11 de setembro de 2023
 
10h – Governadora Raquel Lyra participa do evento de lançamento regional do Novo PAC em Pernambuco
Local: Auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE) – Av. Sport Club do Recife, 252 – Madalena, Recife-PE.
15h – Visita ao Canal do Fragoso com o ministro Rui Costa
Local: Canal do Fragoso, em Olinda.
***
Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Ministério Público emite recomendação para prefeita exonerar parentes

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) identificou a prática de nepotismo na gestão da prefeita de Camutanga, Talita de Doda, e emitiu uma recomendação para que a gestora exonere os parentes.

O não cumprimento ou identificação das pessoas que se enquadram nessa situação, pode resultar em medidas judiciais, incluindo ações por improbidade administrativa.

Confira as recomendações do MPPE:

O Ministério Público de Pernambuco recomendou que a prefeita deixe de manter, admita, contrate ou credencie servidores para o exercício de cargo em comissão ou de confiança pessoas que possam ferir as regras de nepotismo para cargos na Prefeitura.

Também foi determinado a exoneração em até 30 dias todos os ocupantes de cargos em comissão, funções gratificadas, temporários ou contratados que estejam em situação configuradora de nepotismo propriamente dito, nepotismo cruzado ou nepotismo diagonal (parentes de Vereadores, até terceiro grau, em linha reta, colateral ou por afinidade) na Prefeitura de Camutanga.

O MPPE por fim deu um prazo de 10 dias para que a prefeita informe se vai acatar a recomendação. Caso a resposta seja positiva a gestora municipal tem mais 30 dias para enviar a documentação que comprove a exoneração dos servidores em situação irregular.

TCE identifica irregularidades

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas (TCE-PE) homologou uma Medida Cautelar, expedida monocraticamente pelo conselheiro Marcos Loreto, determinando à Prefeitura de Camutanga, o encerramento, imediato, de qualquer envio de resíduos sólidos urbanos para o lixão localizado no distrito de Ibiranga, em Itambé/PE.

A Cautelar ocorreu em virtude de representação interna do Ministério Público de Contas assinada pelo procurador Guido Rostand.

Entre as motivações está a de que a destinação de resíduos sólidos em lixões é prática que desrespeita os dispositivos da Lei Federal n.º 12.305/2010, podendo constituir crime ambiental.

Além disso, informa o voto do relator (n° 22100108-6), segundo ofício oriundo da Promotoria de Justiça de Ferreiros, há pedido de concessão do ICMS Verde ao Município de Camutanga em análise.

Fonte: Site de Prefeitura

 

***
Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Análise: função da primeira-dama da República

Do blog de Ney Lopes

Não se nega a importância dos movimentos feministas pela igualdade e isonomia dos sexos. O Brasil tem evoluído e precisa evoluir mais para agregar os valores feministas, sobretudo nas áreas de governo e política. Portanto, não há dúvida sobre a valorização da mulher como princípio inserido na própria democracia.

O tema vem a propósito do protagonismo da atual primeira dama Janja Lula da Silva, sempre presente ao lado do esposo e com gabinete instalado próximo ao do presidente Lula, identificado como Gabinete de Assuntos Estratégicos em Políticas Públicas, segundo a imprensa.

Neste final de semana, alguns episódios ocorridos deram destaque ao estilo da primeira dama.

O presidente Lula anunciou que não desejava dar conotação política ao 7 de setembro para diferenciar-se de Bolsonaro. Entretanto, Janja fez o “L” enquanto desfilava, de vestido vermelho (símbolo do PT), em carro aberto ao lado do presidente

Já na Índia, para onde viajou após o desfile militar, Janja na abertura da atual reunião do G20 foi a única primeira-dama a acompanhar o marido às sessões de negociações do G20, fechadas ao público e à imprensa.

A imprensa registrou que houve certo constrangimento de autoridades indianas, porém resolveram liberar o acesso da esposa do presidente brasileiro na sala fechada de debates.

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, também viajou ao G20 acompanhado da esposa, Kim Keon-hee. Ela não participou, porém, das discussões da cúpula.

Ainda sobre a primeira dama brasileira, ao desembarcar na Índia divulgou publicação nas redes sociais (em seguida apagou), imitando uma dança indiana.

Na legenda do vídeo, Janja comemorava a chegada à Índia e afirmava: “Me segura que eu vou sair dançando”. O fato gerou críticas em razão da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

Os registros feitos não têm a intenção de desabonar a pessoa e a conduta da primeira dama, mas apenas comparar historicamente as tradições brasileiras de ex-primeiras damas.

No Brasil, ser uma primeira-dama nada mais é do que ter uma posição meramente simbólica. Não há nenhuma competência para esses cônjuges, salvo a prática discreta de ações assistencialistas, em caráter voluntário.

Recentemente, o presidente francês Emanuel Macron tentou oficializar a função da primeira-dama em seu país, mas sofreu críticas e até um abaixo-assinado por parte da população que achou que se tratava de nepotismo.

Na história brasileira, somente a partir de 1915, as primeiras-damas começam a aparecer fazendo caridade.

É naquele ano que Maria Pereira Gomes, mulher do então presidente Venceslau Brás, promove uma festa na Quinta da Boa Vista, no Rio, para arrecadar dinheiro e ajudar às pessoas que estavam sofrendo com a seca no Nordeste.

A senhora Darcy Vargas, mulher do presidente Getúlio Vargas, definiu o caráter assistencialista das primeiras damas, ao criar a LBA, entidade que abrigou o trabalho voluntário feminino no país.

Seguindo a característica assistencialista das primeiras-damas, dona Sarah, esposa do presidente Juscelino Kubitschek, criara em Minas Gerais as Pioneiras Sociais, quando o marido era governador.

Como primeira dama ampliou o trabalho da entidade para mais dez Estados. Além disso, ela inaugurou diversos hospitais, incluindo alguns flutuantes para atender à população ribeirinha no Amazonas.

No governo José Sarney, a sua esposa dona Marly Sarney trabalhava nas áreas sociais.

Homenageada no Senado Federal, após o término do período de governo do esposo, o senador Antônio Leite assim se referiu a dona Marly Sarney:

“Longe dos holofotes e das badalações, no silêncio e no recolhimento de sua personalidade, Dona Marly tem a dimensão do sublime, consciente da importância de sua presença, sem palavra, manifestação de desagrado ou exuberância diante do poder”.

A antropóloga e professora Ruth Cardoso, na presidência de seu marido Fernando Henrique Cardoso, acabou com a Legião Brasileira de Assistência e em 1995 criou a Comunidade Solidária, organização responsável por programas sociais e de voluntariado.

Também foi responsável pela Alfabetização Solidária, que envolvia estudantes universitários na alfabetização de jovens e adultos pelo Brasil.

A senhora Marisa Letícia, esposa falecida do presidente Lula, optou por manter-se discreta durante o governo do marido. Acompanhava o presidente em atividades oficiais.

A advogada e ex-miss Marcela Temer, esposa do ex-presidente Michel Temer, foi embaixadora do Criança Feliz, programa social que o governo de seu marido lançou em 2016. É um projeto que trabalha com o desenvolvimento das crianças que recebem o Bolsa Família.

Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente Bolsonaro, trabalhou com programas de ações sociais – principalmente para as pessoas surdas. Preservou uma linha de absoluta discrição.

Estes são exemplos históricos do papel da primeira dama brasileira.

Não se nega que a atual primeira dama, Janja Lula da Silva, é uma mulher de formação intelectual e com notória vocação pública. Por tal razão, dá sinais do desejo de influir no governo.

Há exemplos no mundo de mulheres esposas de presidentes, que se destacaram e terminaram disputando cargos eletivos.

São os casos de Cristina Kirchner, na Argentina; Hillary Clinton e Michelle Obama, nos Estados Unidos.

O que se conclui é que a primeira dama tem o direito de exercer atividades, que não sejam apenas assistenciais. Isso porque há realmente espaço e visibilidade para esse tipo de atuação.

O importante, entretanto, é não esquecer o conselho de Bob Marley: “Ser humilde, pois até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar”.

Dom Campelo de Aragão é homenageado em busto de bronze, em Araripina

O 4º Bispo Diocesano de Petrolina e fundador do Hospital e Maternidade Santa Maria de Araripina, Dom Antônio Campelo de Aragão (1904 – 1988), foi eternizado em uma homenagem realizada na noite desta sexta-feira, 04 de setembro, durante a inauguração da revitalização de uma praça municipal, em Araripina, que leva seu nome e fica localizada em frente ao hospital por ele fundado em 1959.

A vida e obra social e religiosa do Bispo está sendo lembrada entre os dias 04 à 10 de setembro na II Semana Dom Campelo promovida pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP) que tem como tema central uma citação do religioso: “Não deixarei ninguém à margem”. A homenagem ao fundador do HMSM foi realizada pela Prefeitura de Araripina que fixou um busto de bronze na praça que leva seu nome.

A homenagem acontece justamente na semana em que o Inquérito Diocesano para Beatificação de Dom Campelo será iniciado. O ato que dará início ao processo de beatificação que pretende mostrar a vida, as virtudes e a fama de santidade do Servo de Deus, será realizado no dia 30 de setembro às 19h na Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei, em Petrolina – PE, e presidido pelo Bispo Diocesano Dom Francisco Canindé Palhano e terá a presença do Postulador da Causa, Dr. Paolo Vilotta e de toda comunidade religiosa.

Para a irmã Fatima Alencar, a homenagem a Dom Campelo é uma alegria imensa, pois é mais uma demonstração da importância do religioso para a comunidade. “Nós somos gratas por receber diariamente as bençãos de Deus sob a proteção de Dom Campelo e poder continuar escrevendo sua história de fé nos dias de hoje. Agradecemos ao prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, pela emocionante homenagem com a presença de muitas irmãs que fazem o Instituto Social das Medianeiras da Paz, especialmente nossa amada irmã Regina”.

Domenico De Masi, criador da teoria do ‘ócio criativo’, morre aos 85 anos

O sociólogo italiano Domenico De Masi morreu neste sábado, 9, aos 85 anos. De acordo com a imprensa italiana, ele descobriu uma doença invasiva em 15 de agosto. O jornal Corriere Della Sera informou que os médicos do Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, deram poucos dias de vida para o sociólogo.

Criador da teoria do “ócio criativo”, De Masi defendia que o cérebro não pode ser forçado a produzir quando já está saturado de informações. E, quando a pessoa se encontra satisfeita, as ideias tendem a chegar de forma inesperada, o que torna necessário conciliar trabalho, estudos e lazer, sem se sobrecarregar em nenhum momento.

Nascido em 1º de fevereiro de 1938, na comuna de Rotello, De Masi era professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade “La Sapienza”, de Roma. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu a sua pesquisa orientada para a sociologia do trabalho e das organizações. Entre as bandeiras do sociólogo, estavam a redução da jornada de trabalho e o trabalho remoto.

No campo político, o sociólogo se aproximou do Movimento 5 Estrelas, um partido antissistema. Pelas redes sociais, o presidente do Movimento 5 Estrelas, Giuseppe Conte, disse que De Masi tinha uma refinada inteligência e coragem e amor pelo conhecimento.

“Para mim e para o Movimento 5 Estrelas, ele foi um amigo sincero e um interlocutor privilegiado”, afirmou.

Desemprego, uma construção social

Autor de dezenas de livro, De Masi enxergava três grandes fatores de transformação no mercado de trabalho até 2030: o aumento do uso da tecnologia, a feminilização e a globalização. “A tecnologia também mudará o mundo do trabalho: a engenharia genética curará muitas doenças, a inteligência artificial substituirá parte do trabalho intelectual”, afirmou o sociólogo em entrevista concedida ao Estadão em 2017.

Na avaliação dele, seria possível produzir mais bens e serviços com menos trabalho humano. “Nos países avançados, 25% dos trabalhadores serão operários, 25% serão empregados e metade fará trabalhos criativos. É uma grande transformação.”

Dois anos mais tarde, em outra entrevista para o Estadão, De Masi defendeu que o desemprego era uma “construção social” e que poderíamos ter todos os “desempregados ocupados imediatamente”.

“Por exemplo, um alemão trabalha 1.400 horas ao ano, em média. A ocupação é de 79%. O desemprego é de 3,8%. Na Itália trabalhamos 1.800 horas ao ano, veja que loucura! Os italianos trabalham 400 horas a mais que os alemães! E temos 58% de ocupação e 11% de desemprego. Se na Itália trabalhássemos 1.400 horas não existiria nenhum desempregado. O desemprego é uma construção social, não é uma fatalidade”, afirmou.

Fonte: Jornal Correio

Novo radar é ”metralhadora de multas” e autua 30 carros por minuto

O radar é capaz de diferenciar os veículos por tamanho, de forma automática, e multá-los individualmente, em função da velocidade-limite regulamentada para cada categoria (Divulgação)

O novo radar adotado por agentes de trânsito é capaz de identificar três veículos por segundo, em velocidade de até 322 km/h

Um equipamento capaz de identificar até três veículos por segundo – em velocidade de até 322 km/h e distância de até 650 metros – foi adotado pelos agentes de trânsito. Por minuto, ele é capaz de disparar até 30 autuações. O radar tipo “pistola” não é uma novidade no Brasil, mas a nova e moderna ferramenta promete ser uma “metralhadora de multas”.

O modelo do dispositivo eletrônico móvel chama-se Trucam e possui formato de pistola, com mira a laser e sensor de presença. A fabricante Lasertech Brasil afirma ser fornecedora oficial de sensores a laser para a agência espacial norte-americana, a Nasa.

Fonte: Metrópoles