Autor: Vinícius Oliveira

Lula recria Conselho Gestor do Projeto de Integração do Rio São Francisco

Vista aérea do Ramal do Apodi, como é conhecido o Trecho 4 do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), no Rio Grande do Norte – Foto: Ricardo Stuckert/PR

O decreto nº 11.681, que recria o Conselho Gestor do Projeto de Integração do Rio São Francisco (CG-PISF), foi publicado nesta segunda-feira, dia 4, no Diário Oficial da União (DOU). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o documento na sexta-feira, 1º de setembro, durante visita às obras do Ramal do Apodi, que é o Trecho 4 do PISF, no Rio Grande do Norte.

O Conselho Gestor, que havia sido extinto no governo anterior, em 2019, envolve o interesse dos entes federativos e é fundamental para unir Governo, estados e municípios. A recriação do Conselho Gestor altera o Decreto nº 5.995, de 19 de dezembro de 2006, que instituiu o Sistema de Gestão do PISF com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

As discussões no Conselho são essenciais para tornar eficazes as decisões do Sistema de Gestão, que é responsável pela gestão integrada dos recursos hídricos disponibilizados e a viabilização da melhoria das condições de abastecimento de água na área de influência do PISF.

CONSULTIVO E DELIBERATIVO – De acordo com o decreto, o Conselho Gestor terá caráter consultivo e deliberativo, vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Entre suas competências estão o acompanhamento da execução do PISF; propor programas que induzam ao uso eficiente e racional dos recursos hídricos disponibilizados pelo PISF e que potencializem o desenvolvimento econômico e social da região beneficiada; e a aprovação do regimento interno do Conselho Gestor.

O MIDR convidará os estados participantes a indicar pessoas atuantes na área de recursos hídricos para compor o CG-PISF. Os membros do Conselho serão indicados pelos titulares dos órgãos e dos governos estaduais que representam. Caso o membro perca o vínculo com o ente ou órgão que representa, ele deverá solicitar ao ministro do MIDR, Waldez Góes, a designação de um novo candidato.

O decreto expõe que o quórum de reunião do Conselho Gestor é de maioria absoluta e o quórum de aprovação é de maioria simples. Na hipótese de empate, além do voto ordinário, o seu presidente terá o voto de qualidade. O regimento interno do Conselho Gestor é o responsável pela sua organização e o seu funcionamento.

Para as reuniões do Conselho, poderão ser convidados, ainda, especialistas e representantes de outros entes, órgãos ou entidades, públicos ou privados, mas sem direito a voto. Os encontros dos membros do Conselho Gestor ocorrerão semestralmente, em caráter ordinário, a pedido de seu presidente, e em caráter extraordinário, a requerimento de qualquer de seus membros.

Os juízes que estão se demitindo para virar influenciadores, ter liberdade e ganhar mais dinheiro

A remuneração bem acima da média nacional e a estabilidade no emprego fazem com que muitos sonhem com a carreira de juiz de Direito no Brasil.

Os concursos são disputados e exigem muitas vezes anos de dedicação para uma aprovação.

Pode parecer improvável, então, que alguém abra mão da magistratura, mas é o que têm feito alguns juízes graças a novas oportunidades criadas pelas redes sociais.

Há vários relatos na internet de quem decidiu deixar os tribunais para investir em seus perfis nas redes e se dedicar exclusivamente à carreira de influenciador.

Também oferecem desde serviços de advocacia, mentorias para concursos a atividades que não têm a ver com o mundo jurídico.

Poucos acumulam tanta influência nas redes sociais quanto o ex-juiz Samer Agi, de 35 anos, que se demitiu do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) em 2022.

Ele tem hoje 2 milhões de seguidores no Instagram e 111 mil assinantes em seu canal no YouTube, onde fala de vários assuntos, de relacionamentos a finanças pessoais.

Agi conta à BBC News Brasil que decidiu trocar de carreira porque queria mais “liberdade, tempo e possibilidade de crescimento”.

Além disso, com as redes sociais, “as ideias de uma pessoa são compartilhadas por milhares ou milhões de pessoas que se identificam com sua visão de mundo”, diz ele.

“Seu conhecimento pode ser disseminado não apenas a uma classe de 50 ou 100 pessoas, mas a um auditório online de 10 ou 20 mil.”

A popularização e multiplicação das redes criou essa chance para quem domina o saber jurídico de tentar uma nova profissão e até mesmo com a perspectiva de ganhar mais.

“Sem as redes sociais, os juízes que saíram da magistratura nunca teriam feito isso”, diz Agi.

“A remuneração fora da magistratura tem que ser superior. Caso contrário, o sujeito continuaria juiz.”

‘Postura empreendedora'

Erik Navarro Wolkart foi juiz federal por 19 anos. Após pedir exoneração, ele fez uma transmissão ao vivo em meados de julho em que explicou por que deixou os tribunais.

Ele contou que sua função limitava o que ele podia falar em público e, além disso, queria dar vazão à sua “postura empreendedora”.

O ex-juiz de 46 anos oferece para seus quase 90 mil seguidores no Instagram um curso em que ele promete ensinar como “acelerar a tramitação dos processos, multiplicar a taxa de efetividade dos pedidos e se destacar na advocacia contenciosa”.

Esse é um caminho comum para os ex-juízes, que oferecem cursos preparatórios para concursos para milhares de seguidores nas redes.

Não falta demanda por esse tipo de serviço. O Brasil tem o maior número de advogados por habitante do mundo.

Há um profissional da advocacia para cada 164 brasileiros, enquanto, nos Estados Unidos, por exemplo, há um para cada 253.

Todos os anos, cerca de 120 mil pessoas fazem a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para exercer a advocacia.

Jaylton Lopes Júnior, ex- juiz do TJDFT, vende aulas de Direito sucessório para seus 150 mil seguidores.

Ele pediu demissão no início de agosto, depois de oito anos no cargo, para se dedicar à “docência, bem como à consultoria jurídica e à advocacia”.

Também em agosto, José André Neto anunciou para os seus 450 mil seguidores no Instagram que estava deixando o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) após 21 anos para trabalhar exclusivamente como professor, “sem amarras e sem restrição”.

Conflito de interesses

Quem trabalha como juiz tem algumas restrições para tentar ganhar a vida como influenciador paralelamente.

Em 2016, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) proibiu magistrados de oferecerem serviços de coach e similares, voltados à preparação de candidatos para concursos públicos.

O juiz Senivaldo dos Reis Júnior chegou a ser exonerado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) por ter trabalhado como coach em 2020. À época, Reis Júnior estava no chamado estágio probatório, o que não oferece todas as garantias comuns a alguém já consolidado no cargo.

Após a decisão, ele acionou o CNJ alegando que a pena de demissão era “irrazoável e desproporcional”. Dois anos depois, o plenário do CNJ decidiu reintegrá-lo.

O relator do caso disse que as atividades do juiz na internet, como vendas de material e apostilas, extrapolavam as funções da docência.

Mas ele considerou que a demissão foi uma punição excessiva. O TJ-SP recorreu ao Supremo Tribunal Federal, que manteve a decisão do CNJ.

Reis Júnior foi procurado pela BBC News Brasil, mas não respondeu.

Neste ano, a Corregedoria Nacional de Justiça, instância vinculada ao CNJ, determinou a suspensão dos perfis das redes sociais do juiz Navarro Wolkart, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

A Corregedoria disse que estava avaliando sua suposta atuação como coach nas redes. Seguindo o movimento do mercado, o juiz pediu exoneração do cargo.

Na ocasião, ele afirmou que não seria coach ou mentor, e disse em seu Instagram que não tratava de casos pendentes. “Meu método aborda a prática processual pela ótica das neurociências”, apontou.

Wolkart não respondeu à tentativa de contato da BBC News Brasil.

Os pedidos de exoneração de juízes já causam preocupação.

Questionada sobre os pedidos de exoneração dos ex-juízes que apostam na carreira de influencers, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) afirmou à BBC News Brasil que há um processo de “perda de quadros” que foi “agravado nos últimos anos pela desvalorização da carreira”.

“Ao perceberem a possibilidade de maiores ganhos no setor privado, muitos profissionais deixam o cargo público com o intuito de obter melhores condições de vida para si e suas famílias – uma escolha difícil, que, infelizmente, tem sido muito frequente”, disse a AMB em nota.

“Se não houver uma reestruturação que promova a valorização por tempo na magistratura é provável que o cenário de evasão se acentue.”

De acordo com a instituição, há ainda “um grave quadro de insegurança” no meio.

“Metade dos juízes no Brasil vive ou já viveu situação de ameaça à vida ou à integridade física, com abalos profundos na saúde do magistrado e de sua família.”

‘Outros valores'

Juliana Oki, de 37 anos, destoa nas redes sociais da maioria dos outros juízes que pediram exoneração recentemente.

Após nove anos no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), ela decidiu deixar a magistratura para ser psicoterapeuta em tempo integral.

Oki decidiu fazer isso mesmo sem ter muitos seguidores. Quase um mês depois, o número quase quadruplicou.

“Criei o meu perfil no Instagram, como forma de compartilhar os conhecimentos que estava adquirindo na minha jornada de formação”, disse à BBC News Brasil.

“Me dei conta de que, embora fosse uma juíza comprometida e produtiva, eu não era feliz. Meu fazer estava descompassado com meu sentir.”

Ela diz que a maior dificuldade foi bancar a decisão de que faria “algo que soa reprovável a um primeiro olhar”.

“Nossa profissão é, na nossa sociedade, um aspecto identitário. Então, uma exoneração, ainda que planejada e desejada, é uma ruptura com uma parte de si –um luto, com perdas simbólicas e concretas.”

Juliana Oki decidiu pedir exoneração mesmo sem ter muitos seguidores, mas suas redes já cresceram muito — Foto: Arquivo pessoal / via BBC

Oki vê com alguma naturalidade que profissionais busquem mais flexibilidade nas carreiras atualmente.

Ela diz que ser juiz continua sendo valorizado socialmente, mas acredita que cada vez mais outros valores são levados em conta nas escolhas profissionais – como realização pessoal e estilo de vida que se deseja ter.

“O ser humano tem potencias múltiplos. Está tudo bem redefinir objetivos, recalcular rotas.”

Fonte: G1

Prefeito de Água Preta, Noé Magalhães, é preso em operação da Polícia Federal

Na manhã desta terça-feira (5), o prefeito de Água Preta, na Mata Sul, Noé Magalhães (PSB), foi preso em uma operação da Polícia Federal. Esta é a segunda fase da Operação Dilúvio, que investiga crimes de corrupção, desvio de dinheiro público, agiotagem e lavagem de dinheiro atribuídos a agentes públicos, servidores, empresários e particulares.

De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, que teve como alvo Noé Magalhães. “As penas máximas estimadas para os crimes investigados na Operação Dilúvio, somadas, podem ultrapassar 40 anos de reclusão”, esclareceu a PF em nota.

De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, que teve como alvo Noé Magalhães. “As penas máximas estimadas para os crimes investigados na Operação Dilúvio, somadas, podem ultrapassar 40 anos de reclusão”, esclareceu a PF em nota.

O que mostram as investigações da primeira fase da Operação Dilúvio:

? A prefeitura da Água Preta contratou uma prestadora de serviços de manutenção corretiva e preventiva de veículos da frota do município;

? No entanto, a empresa contratada fica em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, a 110 quilômetros de distância de Água Preta;

? A distância chamou atenção dos órgãos de fiscalização, já que há várias outras empresas na região de Água Preta atuando no mesmo ramo;

? A operação investiga indícios de uma relação pessoal entre o prefeito da cidade, Noé Magalhães, e o proprietário da empresa contratada;

? Essa mesma empresa foi contratada pela prefeitura de Água Preta anteriormente, com indícios de fraude no processo licitatório e de superfaturamento.

Fonte: G1

SESI-PE oferece 598 bolsas de estudo gratuitas para o Novo Ensino Médio

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de setembro pelo site da instituição

O SESI-PE está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro para processos seletivos que oferecem, ao todo, 598 bolsas de estudo integrais para o Novo Ensino Médio (NEM) nas 12 unidades da Rede SESI de Educação em Pernambuco. As bolsas são destinadas para estudantes que possuírem, no máximo, 17 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2024. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada exclusivamente no site oficial da instituição (pe.sesi.org.br), onde está o edital com todas as informações.

Os processos seletivos serão realizados através de aplicação de avaliação de língua portuguesa e matemática para os alunos que estejam cursando ou já concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Dependendo da unidade ofertante, os alunos podem optar por itinerários formativos nas áreas de Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; ou pela Formação Técnica e Profissional, em parceria com o SENAI-PE. Para os estudantes que optarem por este último, será possível escolher entre os cursos de Eletrotécnica, Programação de Jogos Digitais, Desenvolvimento de Sistemas e Segurança do Trabalho.

Parte das bolsas integrais serão reservadas para dependentes dos colaboradores da indústria ou de Microempreendedor Individual (MEI) enquadrado na categoria da industrial e instalado em Pernambuco. Para quem optar por essas cotas, será necessário apresentar documentos comprobatórios listados no edital.

Diretora de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto destaca que a formação que a instituição oferece possibilita aos jovens se prepararem melhor para o mercado de trabalho. “Nós, da Rede SESI de Educação, pensamos em como preparar nossos jovens para o futuro desde a educação básica. Esses processos seletivos têm como objetivo oferecer oportunidades iguais a jovens de baixa renda para que, lá na frente, eles tenham condições de se destacarem na vida profissional”, afirmou.

Confira, abaixo, a quantidade de vagas disponibilizadas em cada unidade:
Araripina – 35 vagas no Itinerário Formativo de Desenvolvimento de Sistemas
Belo Jardim – 40
Cabo de Santo Agostinho – 80
Camaragibe – 38
Caruaru – 90
Escada – 35
Goiana – 40
Ibura – 45
Moreno – 70
Paulista – 45
Petrolina – 40
Vasco da Gama – 40

Araripina: escola do município cancela aulas devido falta d’água

A grave crise hídrica que afeta a rotina do município de Araripina tem atrapalhado o aprendizado dos estudantes da região. Na tarde desta segunda-feira (04) a coordenação da escola municipal Antonieta Salatiel se viu obrigada a dispensar os alunos do turno vespertino devido a falta de água. A solução encontrada pelos educadores foi liberar os alunos às 15h.

“Vim deixar minha menina na escola e a novidade: vai ter aula até 3h da tarde, porque na escola não tem agua para jogar no banheiro, pra cozinha pra lavar nada, então fazer o que né ?! parabéns Compesa pela irresponsabilidade.” desabafou um pai que havia ido deixar a filha para estudar.

A unidade de ensino tem cerca de 400 alunos, divididos em 7 turmas pela manhã e 6 da tarde, em um cenário de banheiros sujos, sem fornecimento de lanche e sem água para beber. A previsão de retorno das aulas é nesta terça-feira (5) .

A Compesa, responsável pelo abastecimento não tem dados explicações à imprensa e nem a sociedade do Sertão do Araripe sobre a deficiência no abastecimento que castiga os sertanejos que ficam até 30 dias sem o líquido precioso.

Professora se ajoelha aos pés de Raquel Lyra e suplica por convocação

Professora ajoelhada a frente da governadora de PE Raquel Lyra em Salgueiro/PE

Em vídeo que viralizou nas redes sociais, Dominique, professora de Educação Física e aprovada no Concurso da SEE/PE realizado em 2022, ajoelhou-se diante da governadora de Pernambuco pedindo a convocação dos professores aprovados nesse mesmo concurso e que estão em Cadastro de Reserva. Na oportunidade, levou dados que mostraram a realidade das vagas atuais ocupadas por contratos temporários que são de 21.593, as quais chegam a exceder o número de aprovados que são em total de 7.830.

A educadora também cobrou escola em território indígena, cursos atrativos para os povos indígenas, melhorias nas estruturas físicas das escolas que sofrem no intenso calor por não poderem instalar centrais de ar devido as péssimas instalações elétricas e falou também do BDE (bônus de desempenho da educação) relembrando uma fala da governadora a qual disse que a educação tinha dinheiro.

Prefeito se empolga em festa e se joga na plateia, mas cai no chão

Era pra cair nos braços do povo, mas Antônio Maurício Pinheiro, o prefeito de Senador Pompeu, acabou caindo no chão. Ele comemorava, em meio a uma festa no centro da cidade na noite de domingo (3/9), o aniversário de 127 de emancipação política do município, quando se empolgou e se jogou na plateia.

As pessoas em torno do palco foram pegas de surpresa e não resistiram ao peso do prefeito, que acabou caindo no chão. Ele prontamente ficou de pé e retornou ao palco da festa, sem sofrer ferimentos graves.

“Parabenizamos todos os cidadãos de Senador Pompeu por contribuírem para o crescimento e o desenvolvimento desta cidade ao longo de todas essas décadas”, disse o gestor, em agradecimento à população presente na festa.

“Que Senador Pompeu continue a prosperar e a ser um farol de esperança e inspiração para todos os que a chamam de lar. Parabéns, Senador Pompeu”, postou a Prefeitura de Senador Pompeu, em mensagem publicada em rede social.

Após queda no FPM, prefeito da Paraíba demite contratados e comissionados

Após a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o prefeito de Triunfo (PB), Expedito Cesário de Freitas Filho (PP), anunciou a demissão de contratados e comissionados do município. O prefeito também suspendeu o pagamento de todas as gratificações dos servidores efetivos.

A medida foi publicada na última quinta-feira (31) por meio do decreto 37/2023.

De acordo com o decreto, foram poupados do corte os contratados da secretaria de transporte, secretaria de serviços urbano e rural e da secretaria de Educação, bem como médicos e demais profissionais da saúde “necessários à manutenção do atendimento dos serviços essenciais prestados à população”.

“Estamos atravessando o momento mais crítico até aqui. Depois de sanar a condição financeira, após ajustes, renegociações e muito esforço, Triunfo e os municípios do Brasil são severamente prejudicados pela União com a drástica e injustificável redução dos recursos municipais [..] Sem FPM não dá”, disse Freitas Filho ao comentar sobre a paralisação das prefeituras, na semana passada.

Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o FPM de agosto transferiu R$ 8,6 bilhões aos municípios. Em agosto do ano passado, o valor ficou em R$ 10 bilhões. De acordo com a CNM, 51% das prefeituras estão “no vermelho”. No mesmo período do ano passado, esse percentual era de 7%.

A frustração dos prefeitos do nordeste com o atual governo é tanta, que muitos gestores que apoiaram a campanha petista do ano passado chegaram a elogiar a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao todo, o protesto paralisou prefeituras em 16 estados com grande adesão dos prefeitos do Nordeste, região que deu maior votação ao presidente Lula.

Os gestores municipais pedem um aumento de 1,5% no repasse do FPM, o que representaria um acréscimo de mais de R$ 783 milhões.

Além disso, pedem a redução da alíquota patronal do INSS para 8% em municípios de até 156 mil habitantes, a atualização de programas federais defasados e a recomposição do ICMS com R$ 458,7 milhões.

Fonte: Gazeta do Povo

Policial militar morre afogado no Rio São Francisco em Petrolina

O corpo do militar Guanair Eugênio Rodrigues Costa foi encontrado nesta segunda-feira (4) às margens do Rio São Francisco em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O policial realizava em um passeio no domingo (3) quando, após um mergulho, desapareceu nas águas. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e iniciaram as buscam após o ocorrido, mas o corpo foi localizado apenas na manhã desta segunda-feira.

Guanair Eugênio Rodrigues Costa era lotado na 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, localizada em Santa Maria da Boa Vista.

Fonte: G1

Especialistas ressaltam a importância da saúde mental após Safadão dar pausa na carreira por estar com crises de ansiedade

A saúde mental está cada vez mais em destaque. Não é por menos, que das doenças que mais crescem no mundo, as primeiras estão ligadas aos transtornos mentais. A saúde mental é tão vital quanto à saúde física, e é hora de reconhecer que todos enfrentam desafios mentais em algum momento da vida. Recentemente, o cantor Wesley Safadão, que faz sucesso em todo o Brasil, relatou no seu último show em Natal-RN, no último sábado (2), que iria dar uma pausa na sua agenda de shows, por tempo indeterminado, devido a problemas ligados à mente, por estar com fortes crises de ansiedade, segundo a assessoria de imprensa do artista. O psiquiatra Dr. João André Sampaio, com especialização no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, destaca o caso do cantor, ressaltando a importância de se compartilhar seu sentimento e buscar ajuda.

“Mesmo, com muita fama, dinheiro, juventude e disposição, Wesley, passa por essa situação, o que só prova que qualquer pessoa pode sofrer com algum transtorno mental em algum momento da vida. Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo sofram de distúrbios mentais, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia e outros. Então, vamos quebrar as barreiras que envolvem a saúde mental, começando por falar sobre isso abertamente. Quando compartilhamos nossas histórias e experiências, estamos criando um ambiente de compreensão e apoio. Vamos construir uma comunidade onde todos se sintam à vontade para buscar ajuda, crescer e se curar juntos”, explica o médico.

A psicóloga e coordenadora do curso de psicologia do UniFavip Wyden, Tarcya Lima, também enfatiza a importância de detectar o problema e buscar o tratamento adequado, para deixar a situação ficar maior e vir a interferir em outras áreas da vida.

“Às vezes existem níveis de autocobrança exagerados, autocomparação, desvalorização das conquistas já obtidas, entre outras questões. Tudo isso aos poucos vai minando as forças e induzindo a um sofrimento psíquico. É preciso fazer terapia antes mesmo que as coisas comecem a “desandar”. Cuidar da saúde mental é necessário para que não seja preciso entrar em uma competição consigo mesmo, colocando em risco outros fatores como saúde física, relações interpessoais, trabalho, o bem-estar de modo geral. Isso não precisa ser motivo de vergonha, muito pelo contrário, saber o momento exato de desacelerar ou de recalcular a rota é sinal de autoconhecimento e autorrespeito bem desenvolvidos”, conclui a também docente do UniFavip Wyden.

Cartas de baralho: situação e oposição passam pelo crivo dos Sampaio no jogo político de 2024

Três anos após a páscoa definitiva do saudoso Francisco Sampaio o seu prestígio político continua em alta e refletido nos seus descendentes. Dr. Chico foi desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na década de 1990. Também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no estado. Aposentou-se da carreira jurídica e decidiu entrar na política. Em 2016, foi eleito vice-prefeito pelo partido Democratas (DEM).

Nas eleições de 2020, Chico apoiou seu sobrinho Emanuel Sampaio, eleito vereador mais votado com 1659 votos. Em 2024, Emanuel é cotado para ser candidato a vice-prefeito, ou até mesmo encabeçar a chapa, esse movimento deve abrir espaço para a candidatura de Maria Luiza Sampaio, membro da Militância Jovem do União Brasil, figura de destaque nas últimas eleições pelo empenho, dedicação e aguerrida militância. Luiza hoje é diretora da CDL e cuida dos negócios da família.

Não é só no grupo de oposição em Salgueiro que os Sampaio estão presentes. No terceiro mandato de Marcones Sá (PSB) quem tem cadeira cativa é Renatinha Sampaio que tem mostrado competência à frente da Coordenadoria da Mulher em Salgueiro e , segundo fontes ouvidas por este ansioso blogueiro, pode ser uma “carta na manga” do prefeito socialista para as próximas eleições. Renata pode ser candidata a vereadora ou despontar como nome à vice-prefeita. Levando em consideração o conjunto de ações apresentadas e o apadrinhamento de Dr. Edilton via Maurílio Sampaio, “avohai” da coordenadora. Se concretizado este último cenário, Renata  será a primeira figura feminina, exceto Creuza, a concorrer na majoritária na Frente Popular em Salgueiro. O secretário de saúde, George Arraes Sampaio e seu irmão, vereador Thiago Arraes também têm o DNA dos Sampaio e são membros de peso no governo de Libório.

Na Casa Epitácio Alencar os vereadores André de Zé Esmeraldo (PL), Bruno Marreca(SD), Henrique Sampaio (PSD), Agaeudes (UB), Emmanuel (UB) e Thiago (Cidadania) fazem o Clã decisivo em qualquer disputa eleitoral na principal cidade do Sertão Central.

Pupila: A boa avaliação da Coordenadoria da Mulher transformou a pasta na pupila dos olhos de Marcones.

Factual: Emanuel é cotado para vice mas se movimenta como candidato a prefeito.

Independência ou morte : Os vereadores autoproclamados independentes, Bruno Marreca e Nildo Bezerra,  marcharão como chapa amarela, azul ou branca?

Bandeira Branca: Se recupera de procedimento cirúrgico no Recife, salgueirense e  ex-deputado estadual , o Toquinha. Eleito no ano de 1998, pelo MDB. Ao conterrâneo as nossas orações e votos de uma rápida recuperação.

iPhone 15: lançamento do aparelho ocorre em setembro; veja tudo o que se sabe

A Apple deve lançar seu próximo smartphone agora no mês de setembro. O iPhone 15 será o novo chamariz da marca e um evento foi anunciado de forma oficial pela maçã.

O iPhone será lançado num evento especial nos Estados Unidos e novidades sobre data, possíveis preços e novos recursos você confere abaixo.

O evento de lançamento do novo iPhone acontecerá no próximo dia 15 de setembro. A Apple já divulgou um banner contendo as principais informações sobre o evento:

O QUE SERÁ LANÇADO DURANTE O EVENTO DA APPLE?

Entusiastas de tecnologia esperam, além do lançamento dos novos modelos do iPhone 15, a última versão do sistema operacional utilizado por eles, o iOS, que chega em sua versão 17.

  • iPhone 15;
  • iPhone 15 Plus;
  • iPhone 15 Pro;
  • iPhone 15 Pro Max (ou iPhone 15 Ultra)

O nome deste último modelo ainda não foi confirmado, portanto, somente rumores na nomenclatura desta linha mais completa do aparelho.

Dynamic Island para todos

Os novos modelos também deverão conter um recurso que apenas o iPhone 14 Pro Max tinha: o ‘notch' em formato de pílula que a empresa chamou de “Dynamic Island”. 

Sobre o processamento, também é provável que a Apple lançe seus novos processadores, o A17 Bionic, que deverá equipar todos os modelos de 2023.

Estrutura de titânio

Outro rumor é em relação à estrutura do aparelho: antes a moldura era composta de aço escovado. Agora, os rumores indicam que os aparelhos poderão vir com titânio, um material mais resistente e mais durável.

Consequentemente, os preços com os novos materiais devem ser nas alturas!

O rumor mais aguardado pelos usuários de iPhone é que, finalmente, o aparelho deverá adotar a porta USB-C como padrão.

Com isso, o cabo lightning, entrada proprietária da Apple, acaba após 10 anos. Ela já vem adotando a USB-C nos modelos de Macbook, iMAC e iPad, só faltava o iPhone entrar na jogada.

PREÇO DO IPHONE 15

Os preços sempre são uma surpresa no lançamento, mas é esperado que sejam mais caros do que a atual linha de iPhones, que custam no site oficial:

  • iPhone 14 – a partir de R$ 7.599
  • iPhone 14 Plus – a partir de R$ 8.599
  • iPhone 14 Pro – a partir de R$ 9.499
  • iPhone 14 Pro Max – a partir de R$ 10.499

Fonte: Jornal do Commercio

Salgueiro: Raquel anuncia a requalificação da PE-483

Em plenária do programa Ouvir para Mudar em Salgueiro, no Sertão Central, neste sábado (2), a governadora Raquel Lyra anunciou a restauração da PE-483, trecho que liga a BR-232 ao distrito de Umãs, em Salgueiro. Junto à vice-governadora Priscila Krause, a governadora disse que a obra vai contemplar cerca de 13 km, a partir de um custeio de aproximadamente R$ 21 milhões. A ordem de serviço será assinada nos próximos dias.

A população de Salgueiro realizou seus pedidos durante as discussões nas salas temáticas. Entre eles estavam a regularização do fornecimento de medicamentos, a ampliação do abastecimento de água, e a construção de uma escola indígena.

“O principal pedido que nós fizemos foi para a construção de uma escola indígena, que nós não temos. Somos povos originários desse país. Quando nossas crianças não estudam em escolas indígenas, nós estamos perdendo e muito na educação e no conhecimento, o que dificulta a luta pelos nossos direitos”, solicitou a liderança indígena Espedito Joaquim da Silva, da Aldeia Paula, no distrito de Conceição das Crioulas, em Salgueiro.

Antagônicos: À mesma mesa, o prefeito Marcones (PSB) e Fabinho ladearam a governadora e por um instante, os tradicionais grupos políticos “desmontaram o palanque”. O gesto, por mais importante que seja, dura pouco tempo. Em 2024, esses nomes protagonizarão debates acirrados.

Prestigiado: Presidente estadual do Patriotas, Fabinho Lisandro, nome cotado para disputar as eleições majoritárias em Salgueiro, esteve ao lado da Governadora durante toda a agenda no Sertão Central e do Araripe e se cacifa como importante liderança política.

800 crianças na fila: Emanuel Sampaio defendeu a implantação e ampliação de cursos de saúde no Campus da UPE em Salgueiro. “O curso de Terapeuta ocupacional só tem um, na Universidade Federal, em Recife, os profissionais são muito escassos… Psicólogos, fisioterapeutas  e fonoaudiólogos”. Defendendo a interiorização da educação para expandir a oferta de serviços de saúde. saúde

Por dentro do debate: O influencer digital Michelzinho Doideira está de vento em popa e envolvido nas demandas de Salgueiro, Doideira endossou o coro na cobrança pela conclusão do IML, a convocação dos agentes penais e mais cuidado com a saúde psicológica da PM de PE.  Com quase 15  anos de experiência em segurança privada o jovem participou do grupo temático Segurança Pública e Cidadania.

Abriu o jogo: provocada sobre o IML a governadora respondeu “a gente está estruturando entre as prioridades da segurança pública. Nós conseguimos garantir 700 milhões para investimentos na segurança. Esse contrato está  sendo fechado com a Caixa Econômica Federal, está na última etapa para que a gente ´possa assiná-lo e com isso a gente estruturar a expansão da Polícia Científica”

Estiveram presentes em Salgueiro toda a equipe do Governo do Estado que acompanhou a governadora no Sertão, além do deputado federal Fernando Rodolfo, os deputados estaduais Luciano Duque, Socorro Pimentel, Joãozinho Tenório e Jarbas Filho, prefeitos, vereadores e lideranças locais.