Autor: Vinícius Oliveira

Daniela Salomão: “O Sistema Nacional de Transplantes é sólido, seguro e confiável”

O Sistema Nacional de Transplantes do Brasil ganhou notoriedade nos últimos dias em função da visibilidade do caso do apresentador Fausto Silva, que precisou passar por um procedimento de transplante de coração, entrou na lista oficial organizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conseguiu um órgão compatível de acordo com os critérios médicos e passou pelo procedimento cirúrgico no último fim de semana.

A visibilidade ao assunto trouxe dúvidas, desconfianças e uma boa carga de desinformação em torno do tema. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, concedeu entrevistas e publicou um fio em seu perfil de Twitter. Ela lembrou que só no primeiro semestre houve 206 transplantes de coração no país, aumento de 16% em relação ao do ano passado.

Pelas estatísticas do sistema, a maioria das pessoas consegue um coração em até três meses. O tempo atual de espera é de menos de um mês para 27,5% das pessoas que estão na lista e de um a três meses para 24,8% dos pacientes.

“Temos no #SUS o maior sistema público de transplantes do mundo, que atende com igualdade a qualquer paciente, da rede pública ou privada”, disse a ministra, e defendeu a doação de órgãos. “Um doador pode salvar até oito vidas. Fale com sua família, só ela pode autorizar a doação e precisa saber de sua intenção”, completou.

Para ajudar a desmistificar imprecisões, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Daniela Salomão, concedeu essa entrevista em tom de tira-dúvidas. Ela explica conceitos técnicos e requisitos que ajudam a garantir que não haja privilégios na lista de quem espera por um órgão.

“Os critérios que definem quem vai receber os órgãos são únicos. Dependem da condição clínica daquele paciente, da tipagem sanguínea, de peso, altura, idade, tempo que está em lista e critérios de gravidade”, explicou, lembrando que a proximidade geográfica também é determinantes, porque alguns órgãos, como coração e pulmão, precisam ser transplantados em no máximo quatro horas.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA COM DANIELA SALOMÃO

Como é feita a ordem de prioridade na lista para transplantes. E por que não é correto falar em fila, mas sim em lista?

A gente evita falar fila porque a fila dá a ideia de que é um atrás do outro, né? Gera um tipo de pensamento assim: “Eu vou ser transplantado porque entrei na lista primeiro do que o outro”. Mas não é assim. Os critérios que definem quem vai receber os órgãos são únicos. Dependem exatamente da condição clínica daquele receptor, da tipagem sanguínea, de peso, altura, idade, tempo que está em lista e critérios de gravidade. Esses critérios têm que estar de acordo com a doação. A gente sempre diz que a lista é dinâmica porque, se eu tiver três doações ao longo do dia, as três listas geradas serão diferentes. Isso porque ninguém é igual a ninguém e cada critério de doador vai gerar uma lista específica de pacientes para aqueles dados, para aquela informação, para aqueles critérios inseridos no sistema.

Existe uma lei que determine esses critérios todos?

O sistema brasileiro de transplante é regulamentado por uma portaria. Todos os critérios técnicos necessários para um paciente entrar em listas de transplantes estão definidos na portaria e adaptados ao nosso sistema informatizado. Então, todos os pacientes são regidos pelos mesmos critérios técnicos. Óbvio que eles se diferem para cada modalidade de transplante, mas ele é o mesmo para qualquer paciente que precise de um transplante no nosso país.

Que tipo de situação move um paciente na prioridade da lista?

Os pacientes entram na lista de acordo com a informação fornecida pelas equipes de transplante, quando elas inserem os dados daquele paciente no sistema. Ao longo do tempo, pode ser que o paciente piore ou melhore, e nessa mudança de status do paciente é necessário que a equipe atualize o sistema. São os critérios técnicos e de gravidade que movem o paciente em cada lista de doação no país. O sistema trabalha para encontrar o melhor órgão possível para a necessidade de cada paciente. E são esses critérios técnicos que vão permitir esse casamento entre a necessidade do paciente e o órgão doado.

Quanto tempo, em média, alguém que entrou hoje na lista por um coração aguarda até conseguir um transplante?

Média é um número bastante complicado para a gente trabalhar, porque o paciente, no momento em que entra na lista, já está concorrendo. Então, se acontecer uma doação duas horas depois que o paciente entrou na lista e os critérios técnicos daquele doador forem favoráveis para aquele paciente, ele será contemplado. Já ocorreu no nosso país de paciente com transplante com menos de 24 horas. Acontece. Os critérios estão lá, são técnicos, são estabelecidos e às vezes acontece uma doação que casa os critérios do doador com aquele receptor. Então, não é previsível o tempo que um paciente vai permanecer aguardando. Óbvio que, quanto mais doações tivermos no país, menor vai ser o tempo de espera dos pacientes.

Quanto tempo os médicos têm entre a doação, a coleta de um órgão e o transplante do órgão para outra pessoa?

Isso varia de acordo com o órgão a ser transplantado. Nosso menor tempo, de janela de oportunidade, é no transplante de coração e de pulmão, onde a cirurgia de extração, até a cirurgia de implante, a gente tenta trabalhar numa janela de quatro horas. Então, um tempo bastante curto para organizar todo o processo. Quando a gente fala de transplante de fígado, sobe um pouquinho o tempo para oito horas, e no transplante renal, a gente consegue subir para 24 horas. Tem muita gente trabalhando nesse processo para a gente fazer no menor tempo possível, porque a gente sabe que, quanto menor o prazo, melhores os resultados do transplante.

Quem fiscaliza o Sistema Nacional de Transplantes para garantir que não haja fraude. É possível que a família do paciente acompanhe a situação na lista?

Todos os pacientes têm direito de saber o seu número de registro no Sistema Brasileiro de Transplantes. Esse número geralmente é fornecido pela equipe de transplante no momento em que ele é inserido no sistema. Esse sistema gera um prontuário. Cada vez que o sistema recebe uma oferta, essa oferta fica visível, fica registrada. Então, quando o paciente for a uma consulta médica, ele pode pedir ao médico que o acompanha para explicar como está a situação dele. A família tem também acesso ao sistema de casa. Se ela tem acesso à internet, tem como acessar o sistema e puxar o prontuário, saber como está sua situação na lista.

Quais os principais motivos para que um órgão não seja transplantado?

Quando a gente fala de transplante, a gente está dizendo que um órgão pode ser utilizado por uma outra pessoa em condições adequadas para que ele recupere a sua saúde. Então, esse órgão, para ser utilizado, precisa estar em condições adequadas. Tudo isso é avaliado enquanto estamos fazendo o protocolo de morte encefálica, as equipes assistentes também estão avaliando a condição daquele doador. Doenças preexistentes podem contraindicar doação. Doenças que podem ser transmitidas a um paciente podem contraindicar uma doação. E, às vezes, até no momento da cirurgia de captação, podem ser identificadas situações que impeçam o uso daquele órgão para transplante. Então, são diretrizes técnicas, avaliadas durante o processo de internação e continuada no momento da cirurgia de extração.

Doar órgãos é verdadeiramente seguro?

Eu gostaria de enfatizar que o sistema brasileiro de doação segue normas muito rígidas e o Conselho Federal de Medicina estabeleceu critérios para diagnóstico de morte encefálica. No nosso país, nós somente temos autorização de entrevistar uma família para doação de órgãos após cumpridos todos os critérios de diagnósticos de morte encefálica. A gente pode usar exames complementares, já definidos pelo Conselho Federal de Medicina, para fechar o diagnóstico. Então, são dois exames clínicos e um exame complementar. Somente após cumpridas essas três etapas que a família poderá ser entrevistada. Um dado importante: qualquer família pode solicitar que um médico de sua confiança acompanhe todo esse processo, cada exame clínico pode ser acompanhado por um médico de confiança da família.

O que é preciso para ser um doador?

Para que a gente se torne doador, basta conversar com a família. São as nossas famílias que, no momento do nosso falecimento, terão a oportunidade de autorizar, de consentir. É um assunto que precisa ser conversado, precisa ser discutido nos lares e a pessoa precisa se declarar para a família. O que ela quer que aconteça no momento de seu falecimento. Ela quer ser doadora? Ela quer ajudar as pessoas que estão em lista? É uma opção de cada um de nós.

Quanto custaria um transplante no Brasil, caso o paciente não tivesse o SUS para socorrer?

A gente não tem como dizer quanto custaria um transplante porque depende de cada hospital, porque aí estamos falando de conta de internação, honorário médico etc. O que podemos falar aqui no Ministério da Saúde é que a doação de órgãos no Brasil não tem custo para o paciente, nem do SUS nem do privado. O Brasil, o Sistema Nacional de Transplante, através do Ministério da Saúde, coordena e organiza todo esse processo para que os pacientes em lista sejam atendidos.

Houve o aumento de 16% no número de transplantes de coração realizados no primeiro semestre deste ano comparado com o ano passado. Quais os principais motivos? A gente pode falar que existem mais pessoas doando?

A gente consegue, sim. A única forma de a gente aumentar o número de transplantes no país, ou em qualquer país, é através do aumento das doações. Então, quanto mais doadores tivermos, menor será o tempo dos pacientes que estão em lista. Então, esse aumento de 16% no número de transplantes realizados significa um aumento de doação.

Que mensagem a senhora deixaria para uma pessoa que está em dúvida, que não tem informação e que gostaria de entender mais sobre a doação de órgãos?

O Sistema Brasileiro de Transplante é sólido, é um orgulho para todos nós brasileiros. Ele é gerenciado pelo Ministério da Saúde, coordenado pelas centrais estaduais de transplantes. Nós temos pessoas em todos os estados que trabalham o processo de doação e transplante. É um sistema seguro, confiável e de orgulho para todos nós. O nosso país nos dá a oportunidade de realização do transplante pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não só isso. O Ministério da Saúde fornece a medicação necessária para uso no pós-transplante para todos os pacientes. Então, eu acho que a gente tem que se orgulhar do SUS.

Cidadania: A ação Popular que incomodou a gestão de Salgueiro

Na última quarta-feira (30) Salgueiro protagonizou mais um vexame estadual. O município foi impedido de realizar paralização na chamada “Greve dos Prefeitos”, em virtude de decisão liminar proferida em Ação Popular, ajuizada pelo advogado Rafael Ramos.

Prontamente a atual gestão usou todos os seus canais de comunicação, para atribuir a medida à oposição,  e acusar que estes não querem ver o desenvolvimento da cidade. A medida gerou incômodo na gestão municipal e provocou o prefeito Marcones Sá a desabafar para a plateia de prefeitos que participava do congresso da Amupe.

A estratégia usada se assemelha a uma cortina de fumaça, utilizando de discursos políticos para desviar o foco de graves problemas decorrentes da má gerência  dos recursos públicos. Se acumulam  denúncias acompanhadas pelo jornalismo local, acerca de problemas na saúde e educação. Há pouco tempo o município  tornou-se notícia nacional pelo desperdício de merenda e medicamentos.

TRIBUNA DO LEITOR
“O atual gestor foi contra a instalação do aeroporto, lutou contra a univasf, contra a plataforma multimodal, contra a instalação de diversas empresas, a exemplo da fabrica da Scania, e agora reclama da  diminuição da arrecadação pelo não crescimento do município.” comentou um frenético leitor.

Entidades promovem roda de conversa em Araripina (PE)

Iniciativa reuniu mulheres do campo e da cidade em alusão ao Agosto Lilás

Por Mariana Landim – Assessora de comunicação da ONG Chapada

Na última segunda-feira (28), cerca de 30 mulheres urbanas e rurais estiveram reunidas para conversar sobre relacionamentos abusivos e suas consequências no âmbito familiar. A ação teve como tema a Tolerância zero à violência contra as mulheres, e foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STR) de Araripina.

Os trabalhos começaram com a leitura de um cordel sobre a violência contra a mulher. Logo em seguida, a psicóloga Apolônia Carvalho conduziu a conversa a partir de provocações sobre a temática, com a compreensão de que a violência é a expressão do patriarcado e do machismo em sociedade, causando danos físicos e psicológicos, além de profundo sofrimento emocional às mulheres.

Durante a roda de conversa, as participantes puderam refletir a partir da apresentação de imagens de casais que mostram situações de abuso, num contexto de violência doméstica. Foi discutida também a necessidade da mulher identificar os sinais de abusos e buscar ajuda, para romper com o ciclo de violência, que muitas vezes tem como conseqüência o feminicídio.

“Avaliamos que o nosso objetivo foi alcançado, uma vez que as mulheres se sentiram muito a vontade para compartilhar suas angústias, experiências e dúvidas em relação ao assunto. Além disso, as participantes tiveram a oportunidade de pensar alternativas coletivamente junto as outras companheiras que vivenciam situações semelhantes”, destaca a coordenadora de projetos do Chapada, Valéria Landim.

O encerramento do evento foi marcado por abraços e distribuição de mensagens de afeto.

A ação aconteceu por meio da parceria do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Araripina, Associação Municipal de Mulheres Urbanas e Ruralistas de Araripina (AMMURA) e Fórum de Mulheres do Araripe.

31 de Agosto é comemorado o Dia do Blog!

O Dia do Blog é uma data informal comemorada internacionalmente. Foi criada com o intuito de incentivar bloggers ou blogueiros a divulgarem outros blogs que considerem interessantes aos seus leitores. O objetivo era mostrar que existem outros conteúdos legais e pessoas que falam sobre diferentes temas na internet. Assim, fazendo crescer ainda mais essa rede de informações úteis.

Por que 31/08?

Não existem grandes explicações para a escolha da data de 31/08 para comemorar o Dia do Blog. Basicamente, a preferência se deu por possuir números que se assemelham à palavra blog. Veja: 3=B, 1=l, 0=o, 8=g.

Conheça a importância do blog no Marketing!

O blog é uma rede que permite a divulgação e troca de ideias. Por ser considerado um site pessoal e poder ser criado por qualquer indivíduo ou entidade, possui grande liberdade editorial e autoral. Ou seja, cada pessoa pode escolher sobre qual assunto deseja tratar e de que maneira.

Dessa forma, o blog se torna um importante meio de comunicação, amplamente usado no Marketing de Conteúdo. Afinal, por meio dele conseguimos apresentar uma empresa, seu trabalho e assuntos que envolvem o serviço que ela oferece. Essa é uma ótima maneira de divulgar o negócio e apresentá-lo como autoridade.

O conteúdo do blog ajuda na captação e conversão de leads. Porém, para conseguir divulgar as ideias de maneira consistente e competente, é preciso utilizar-se de algumas técnicas. Assim, será possível construir conteúdos de qualidade e fazer jus à existência do Dia do Blog.

Confira algumas dicas para construir conteúdos de qualidade!

Na imagem vemos alguém escrevendo artigos. Venha conhecer o dia do blog e sua importância!

1- Conheça o seu público

Uma das principais dicas para criar um bom conteúdo para blog é conhecer seu público. Para isso, é preciso estudar e entender quem deseja atingir. Considere suas personas! É mais fácil escrever para aquela pessoa que você conhece melhor do que aquela que nem nome tem. Dessa forma, seus artigos conseguem ser melhor direcionados.

2- Use o copywriting

Outra dica importante para construir conteúdos bons é utilizar as técnicas de copywriting. Elas irão ajudar seu texto a conversar melhor com o público e chamar a atenção do leitor. A comunicação será mais efetiva.

Veja alguns exemplos de técnicas interessantes:

  • usar linguagem e tom apropriado;
  • utilizar verbos de ação ao longo do texto e no call to action;
  • criar títulos que despertam curiosidade;
  • fazer o uso de dados para gerar credibilidade;
  • apresentar a solução para um problema.

3- Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são outras técnicas essenciais para aqueles que desejam atingir uma conversão. Afinal, eles ajudam o leitor a entender como sua marca é boa e como ele precisa do seu serviço. Eles conduzem as ações do visitante.

4- Crie conteúdos escaneáveis

Para facilitar a leitura do usuário, o ideal é que você crie textos escaneáveis. Afinal, não são todas as pessoas que costumam ler o conteúdo da página por inteiro. Muitos fazem leitura dinâmica. Para evitar, então, que o leitor perca uma informação importante e ache seu conteúdo atraente é preciso:

  • criar um conteúdo relevante;
  • escrever de forma clara, simples e objetiva;
  • fazer parágrafos curtos;
  • usar tópicos;
  • usar subtítulos;
  • destacar as informações importantes em negrito.

5- Escreva de acordo com as etapas do funil

Utilizar o funil de vendas para criar seus conteúdos é outra dica valiosa. Escrever de acordo com o momento em que o cliente vive interfere na forma como ele vê sua marca. Veja como escrever em cada etapa:

  • topo do funil: nesse momento o lead ainda não conhece o seu negócio. Você precisa conscientizá-lo sobre um problema na vida dele e instigá-lo a resolver a questão;
  • meio do funil: agora é o momento de mostrar a solução para o lead e conduzi-lo para a última etapa. O meio é a etapa de consideração;
  • fundo do funil: depois que o lead chega ao fundo funil, você está prestes a conseguir a conversão. Para isso, é preciso mostrar que a sua marca sabe como resolver o problema e que escolhê-la é a melhor solução. Mostre seus atributos.
Fonte: Primeiro Digital

Após a saída de Carla Patrícia, secretário executivo assume interinamente a SDS do governo Raquel

Carla Patrícia
Carla Patrícia entregou o cargo de secretária de Defesa Social na última quarta-feira

Após a saída de Carla Patrícia Cunha, quem vai assumir a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco interinamente é o secretário executivo da pasta, Alexandre Luiz Rollo Alves.

A designação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (31). A publicação também oficializa a exoneração da ex-secretária, que entregou o cargo ontem.

Além de Secretário Executivo, Alexandre Luiz Rollo Alves já foi delegado regional de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco.

Até o momento, o Governo de Pernambuco não anunciou quem vai assumir a pasta de forma definitiva.

Carla Patrícia foi a quinta secretária a deixar a administração Raquel Lyra, em oito meses de governo.

Carla Patrícia Cunha

Em comunicado enviado à equipe da SDS, Carla Patrícia afirmou que a decisão de deixar o governo se deu por motivos pessoais.

“Tomar decisões difíceis faz parte da dinâmica de quem busca atuar em prol da coletividade. Há alguns meses, decidi fazer parte da equipe de secretários de Pernambuco para ajudar o Estado a percorrer a importante, porém árdua, tarefa de cuidar da segurança”, disse trecho de comunicado de Carla Patrícia repassado à equipe da SDS-PE.

“Hoje – exclusivamente por questões pessoais – tomo mais uma decisão difícil que é deixar a Secretaria. Agradeço à governadora Raquel Lyra por me confiar tão importante missão e sigo torcendo para que a equipe continue se dedicando ao povo pernambucano”, completou a mensagem.

A governadora Raquel Lyra usou as redes sociais, na noite de ontem, para comentar a decisão da ex-secretária. “Agradeço à Carla Patrícia por ter se dedicado à missão de comandar até hoje a Secretaria de Defesa Social. O combate à criminalidade e à violência são prioridade do nosso governo. O trabalho segue adiante. Vamos construir um Pernambuco mais seguro para todos”, disse a tucana.

5 secretários fora do Governo

Veja a lista de todos os secretários que já deixaram o Governo de Pernambuco em 2023.

  • 20 de julhoSilvério Pessoa deixou a secretaria de Cultura alegando questões pessoais. Cacau de Paula assumiu;
  • 29 de julho: Regina Célia Barbosa e Aloisio Ferraz foram exonerados juntos das pastas da Mulher e Desenvolvimento Agrário;
  • 26 de agostoEvandro Avelar deixou a secretaria de Mobilidade e Infraestrutura. Diogo Bezerra, secretário de Projetos Estratégicos, assumiu;
  • 30 de agosto: Carla Patrícia Cunha deixa a Secretaria de Defesa Social.
Fonte: Jornal do Commercio

Vem aí o Aerolula padrão sheik

Encarregada de buscar no mercado opções para atender o desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de comprar um novo avião presidencial, a Força Aérea Brasileira já encontrou um modelo que preenche os requisitos.

Após uma série de estudos e conversas entre a cúpula da corporação, o Ministério da Defesa e o Palácio do Planalto, chegou-se à conclusão de que a melhor opção será comprar uma aeronave usada, mas em bom estado, e já configurada internamente para transporte VIP, com suíte, escritório, sala de reuniões e espaços confortáveis para convidados.

Novo em folha, um modelo do tipo sairia caro demais e, para além do impacto nas contas do governo, a aquisição poderia causar danos maiores de popularidade ao presidente e ao governo.

A busca, então, passou a se concentrar nas ofertas de aviões de alto luxo usados, com atenção especial para aqueles que servem aos multimilionários sheiks do Oriente Médio, que com certa frequência renovam a frota e colocam à venda os modelos que não querem mais.

Foi justamente olhando para esse mercado que a FAB encontrou uma opção considerada perfeita para os anseios de Lula. Trata-se de um avião de transporte VIP que, atualmente, é utilizado em um país árabe.

O valor do negócio, o modelo da aeronave e os demais detalhes da possível compra vêm sendo mantidos em absoluto segredo. Mas a opção já foi apresentada ao Planalto e a aquisição está relativamente bem encaminhada, segundo fontes ouvidas pela coluna. Ainda que um avião usado saia bem mais barato que um novo, trata-se de uma transação que envolve algumas centenas de milhões de reais.

Fonte: Metrópoles

Cantor gospel Regis Danese sofre acidente em Goiás

O cantor gospel Regis Danese, de 50 anos, sofreu um acidente de trânsito enquanto estava a caminho de um show na cidade de Ceres, região central de Goiás, na noite desta quarta-feira (30). Em postagens feitas nas redes sociais, o artista pediu orações enquanto ainda recebia atendimento médico.

“Eu acabei de sofrer um acidente a caminho do show em Ceres. Estou aqui sendo atendido. O carro arrebentou todo. Orem por mim!”, afirma.

O carro do cantor bateu de frente com uma carreta e capotou. As informações foram repassadas por Kelly Danese, esposa do artista, também pelas redes sociais. Segundo ela, o marido foi encaminhado para o Hospital Estadual de Jaraguá (Heja) e está bem. “Um livramento”, resumiu.

g1 ainda não conseguiu atualizar o estado de saúde do cantor.

Na filmagem é possível ver que Regis está ferido. Com dificuldade, ele afirma que sente dores fortes no abdômen e que o veículo em que estava com o irmão ficou destruído. O familiar, segundo o cantor, não se machucou.

“Estou com muita dor no abdômen. Estou sendo atendido aqui. Deus é bom, deus é fiel. Vai dar tudo certo. Acho que eu não vou conseguir fazer o show hoje. Orem por mim. Deus é bom, Deus é meu refúgio”, afirma.

Fonte: G1

Raquel Lyra visitará Petrolina, Ouricuri e Salgueiro neste sábado (2)

A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra lançou a caravana ‘Ouvir para Mudar’, que é uma iniciativa que tem o intuito de escutar a população para traçar objetivos e urgências de cada município das quais o governo deve buscar sanar nos próximos anos.

Nessa primeira etapa da caravana, a Chefe do Executivo visitará Petrolina, Ouricuri e Salgueiro.

Confira a programação:

(01/09) – SEXTA
8h: Petrolina
EREM Professora Evanira de Souza Dias
Endereço: Rua Sizisnandes Dias Fernandes, 81, Rio Claro – São Gonçalo.

(02/09) – SÁBADO
8h: Ouricuri
EREM Fernando Bezerra
Endereço: Rua Major Rufino José da Cunha, 248, Centro (antiga Rua dos Remédios).

14:00h: Salgueiro
EREM Professor Urbano Gomes
Endereço: Rua Valdemar Menezes, 940, Bairro Nossa Senhora Aparecida.

CBF anuncia saída da técnica Pia Sundhage

Nova comissão técnica será conhecida nos próximos dias

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (30/08) o desligamento da técnica Pia Sundhage do comando da Seleção Brasileira Feminina de Futebol. A treinadora sueca assumiu a Seleção Feminina em julho de 2019.

“Encerramos a partir de hoje o trabalho de Pia com a CBF. Quero agradecer a ela e a todos aqueles que conviveram e fizeram parte da comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, que participou da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023. Pia trouxe também, nesse período de 2019 até aqui, um trabalho que, para a CBF e para o futebol brasileiro como um todo, foi muito importante. Desejamos a ela, em seus novos desafios, todo o sucesso”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Nos próximos dias, a CBF irá anunciar a nova comissão técnica, que iniciará o ciclo visando os Jogos Olímpicos Paris 2024 e a próxima Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA.

Entidade repudia ator Márcio Garcia por campanha contra leite de vaca

Ator Márcio Garcia em campanha publicitária

Nesta segunda-feira (28), a Frente das Associações de Bovinos do Brasil (Fabb) lançou uma nota de repúdio contra uma campanha lançada pela organização Mercy For Animals, em que o ator Márcio Garcia crítica o consumo de leite de vaca.

No vídeo da campanha, que circula nas redes sociais, o ator acusa a indústria do leite de maus-tratos. “Será que todo este sofrimento vale mesmo a pena por um copo de leite de vaca?”, questiona.

Segundo a FABB, que reúne 14 associações de raças detentoras de registros bovinos, “o material divulgado em larga escala nas plataformas digitais carece de precisão e leva o consumidor a acreditar que a produção de leite é um problema, quando, na verdade, é um componente crucial para a segurança alimentar global”.

Confira a nota completa da Fabb:

A Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB) repudia veementemente o vídeo do ator Márcio Garcia publicado em redes sociais com informações equivocadas sobre a origem do leite. O material disseminado em larga escala na web falta com a verdade e induz o consumidor a acreditar que o processo de produção leiteira é um problema, quando de fato, se trata de importante meio para a segurança alimentar no mundo. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano e com produção em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades, empregando cerca de 4 milhões de pessoas. O leite e seus derivados são alimentos de origem animal de excelente qualidade nutricional. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o leite de vaca possui 87% de água e 13% de outros componentes sólidos importantes, como cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A e B. O alimento ajuda na formação da massa óssea, crescimento e fortalecimento do sistema imunológico e dos dentes. A produção leiteira no Brasil segue uma série de exigências ligadas à sanidade, segurança alimentar e bem-estar animal, medidas desenhadas para melhorar a qualidade e a competitividade do setor lácteo. Para as indústrias, a preocupação vai desde o bem-estar animal ao padrão de contagem bacteriana, passando pela contagem de células somáticas (células de defesa) e transporte. O produtor de leite, instituições de pesquisa e empresas sérias entendem que situações de estresse para o animal impactam diretamente no bem-estar e na produtividade. Por essas e outras razões, as práticas de manejo na cadeia produtiva são feitas para garantir qualidade de vida aos bovinos e ainda evitar prejuízos. Reforçamos que a produção de leite é um dos pilares do agronegócio brasileiro e fonte de alimentação de fácil acesso para a população mundial. Materiais como o divulgado não refletem a realidade nas fazendas produtoras de leite no Brasil – principalmente, diante do cenário atual, em que o setor é altamente penalizado com as importações desenfreadas, diminuindo a competitividade e prejudicando a economia nacional. Quem produz leite neste país trabalha com responsabilidade e compromisso“.

Congresso da Amupe recebe mais de 6,5 mil pessoas e termina com palestra de Miguel Falabella

Miguel Falabella na 6º Congresso Pernambucano de Municípios

O 6º Congresso Pernambucano de Municípios, organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), concluiu suas atividades com uma palestra proferida por Miguel Falabella, um renomado ator, escritor e diretor brasileiro, nesta quarta-feira (30).

O evento ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco e contou com a participação de mais de 6,5 mil pessoas, marcando a maior edição já realizada.

O tema da palestra de Miguel Falabella, intitulada “Reinventando o presente”, foi escolhido em meio às dificuldades enfrentadas pelos municípios devido à crise decorrente da redução de recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A palestra buscou explorar maneiras de enfrentar esses desafios e construir um futuro mais promissor, mesmo diante das adversidades que afetam a qualidade dos serviços oferecidos pelas administrações municipais.

Miguel Falabella destacou a importância da troca de conhecimento entre os prefeitos e prefeitas presentes no evento, ressaltando como sua experiência na gestão de teatros públicos no Rio de Janeiro poderia oferecer insights relevantes para a gestão pública das cidades. Ele enfatizou a necessidade de reinventar constantemente as abordagens e estratégias para lidar com os problemas enfrentados pelos municípios.

Durante a edição deste ano, que trouxe como tema “Inovação e Sustentabilidade”  foram discutidas questões relacionadas ao municipalismo de Pernambuco  e do Brasil.

“O evento foi um sucesso. Agradeço às prefeitas e aos prefeitos presentes, aos patrocinadores do 6º Congresso, a equipe da Amupe. E dizer que só o municipalismo pernambucano é que ganha. Este congresso foi o maior já realizado por uma associação de municípios no Nordeste. Só a população é quem tem a ganhar”, comemorou a presidente da Amupe, Márcia Conrado.

Descongestionantes nasais causam dependência e especialista alerta quanto aos riscos à saúde

Descongestionante Nasal

Vício pode se manifestar com o tempo, tornando a pessoa cada vez mais resistente ao medicamento e, assim, aumentando a frequência e a dose de uso

Em um mundo onde a busca por alívio rápido se tornou uma norma, o uso de descongestionantes nasais para tratar os incômodos da congestão está mais presente do que nunca. No entanto, a facilidade de acesso e a falsa sensação de segurança desses medicamentos têm levado a um problema emergente: o vício em descongestionantes nasais.

De acordo com o Dr. João Leonardo, coordenador do curso de Biomedicina da Faculdade Anhanguera, os descongestionantes nasais são medicamentos destinados a aliviar a congestão nasal, tornando mais fácil o ato de respirar. “Eles vêm em diferentes formas, como sprays ou comprimidos, e têm o intuito de proporcionar alívio imediato para aqueles que sofrem com nariz entupido”.

João explica que o uso excessivo de descongestionantes pode resultar em um ciclo vicioso. “Todas as vezes que fornecemos algo artificialmente ao corpo, ele pode deixar de executar a mesma função naturalmente. Portanto, o uso prolongado de descongestionantes pode resultar em um enorme desconforto sob sua ausência e até mesmo a diminuição ou perda da capacidade do corpo de controlar essa obstrução naturalmente”.

O especialista alerta que a necessidade prolongada de usar esses medicamentos, além do período recomendado por um profissional de saúde, pode ser um sinal de vício. A dependência pode se manifestar com o tempo, tornando a pessoa cada vez mais resistente ao medicamento e, assim, aumentando a frequência e a dose de uso.

Ainda segundo o professor, o uso prolongado de descongestionantes nasais pode causar complicações graves, incluindo inflamações da mucosa nasal, exposição a infecções respiratórias, sangramentos nasais (epistaxe) e até mesmo desenvolvimento de rinites derivadas do próprio medicamento. Além disso, alguns produtos contêm substâncias vasoativas, que podem afetar o sistema cardiovascular e piorar problemas cardíacos e de pressão.

João Leonardo enfatiza a importância de buscar ajuda profissional para interromper o tratamento. Consultar um médico para um desmame gradual pode ser uma abordagem eficaz. Alternativas naturais, embora exijam avaliação criteriosa, também são recomendadas. Manter as mucosas hidratadas é uma medida profilática poderosa para evitar o uso abusivo.

Para driblar o vício em descongestionante nasal, João enfatiza a importância de buscar ajuda profissional para interromper o tratamento. “Consultar um médico para um desmame gradual pode ser uma abordagem eficaz. Alternativas naturais, embora exijam avaliação criteriosa, também são recomendadas, assim como manter as mucosas hidratadas é uma medida profilática poderosa para evitar o uso abusivo”.

Leonardo aponta que além de buscar ajuda, as alternativas para lidar com a congestão nasal sem depender de descongestionantes é evitar exposição a produtos químicos, poeiras, alérgenos ou até mesmo lugares que afetam particularmente o indivíduo com a reação. E quando necessário, soluções fisiológicas para lavagem nasal podem ser uma alternativa eficaz e segura para esses momentos.

Caged: país tem saldo de 142 mil postos com carteira assinada em julho e 1,16 milhão no ano

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Os dados do Novo Caged de julho mostram que o emprego formal no país apresentou um saldo positivo de 142.702 postos de trabalho no mês. O saldo positivo foi puxado pelo setor de serviços, que gerou 56.303 postos (39% do saldo) e comércio, com 26.744 postos (19% do saldo). No acumulado do ano, são 1,16 milhão de postos de trabalho, saldo positivo nos cinco grupamentos econômicos avaliados e em 26 das 27 Unidades da Federação.

Os dados, apresentados pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em entrevista coletiva, demonstram que o país tem um estoque total de 43,6 milhões de empregos formais, o maior número já registrado na série histórica levando em conta tanto o período do Caged (junho de 2002 a 2019) quanto do Novo Caged (a partir de 2020). O salário médio real de admissão em julho foi de R$ 2.032,56, aumento de R$ 19,33 em comparação com o valor de junho, que foi de R$ 2013,23.

SALDO POSITIVO – No mês de julho, todos os grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldos positivos. O saldo de 56.303 postos formais de trabalho no setor de serviço foi maior nas áreas de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (27.218 postos), alojamento e alimentação (9.432 postos) e transporte, armazenagem e correio (8.904 empregos) no mês.

No Comércio, o destaque foi o setor varejista de produtos farmacêuticos (+3.554) e mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – supermercados (+2.419) e minimercados (+1.704). A Construção Civil teve saldo positivo de 25.423 postos e a Indústria, de +21.254 postos no mês.

 Em termos geográficos, apenas no Rio Grande do Sul (-2.129) houve queda do emprego formal, que ficou positivo nas outras 26 unidades da federação. Os maiores saldos foram em São Paulo (+43.331), Rio de Janeiro (+12.710) e Minas Gerais (+12.353).

Entre os grupos populacionais, houve crescimento de 43.947 postos para mulheres e 98.755 para os homens. No que se refere à População com Deficiência, identificou-se saldo positivo de 452 postos de trabalho. O emprego em julho foi positivo para pardos (+75.918), brancos (+15.919), pretos (+13.035), amarelos (+720) e indígenas (+311).

Projeto que institui uso do “cordão girassol” em Salgueiro é aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores

Importante instrumento para a identificação de pessoas com deficiências ocultas, o “cordão de girassol” poderá ser implementado por instituições públicas e privadas de Salgueiro. Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (30), a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade um Projeto de Lei de autoria de Henrique Leal Sampaio, que institui o uso do símbolo identificador no âmbito do município.

Na justificado do PL de n° 62/2023, o vereador destaca que o colar de girassol é um importante instrumento para a identificação de pessoas com deficiências não perceptíveis. “A ideia do cordão de girassol, em todo o mundo, está focada na conscientização e disseminação do conhecimento, para que as pessoas, espontaneamente, adotem comportamentos mais acolhedores e empáticos”, salienta.

O projeto versa que “o uso do colar de girassol é facultado aos indivíduos que tenham deficiências ocultas, bem como a seus acompanhantes e atendentes pessoais”, com a ressalva de que “o uso do colar de girassol não constitui fator condicionante para o gozo de direitos assegurados à pessoa com deficiência”.

“Os estabelecimentos públicos e privados devem orientar seus funcionários e colaboradores quanto à identificação de pessoas com deficiências ocultas, a partir do uso do colar de girassol, bem como aos procedimentos que possam ser adotados para atenuar as dificuldades destas pessoas”, acrescenta o texto do projeto.

Lei Federal 14.624

O uso do cordão de girassol para a identificação de pessoas com deficiências ocultas foi regulamentado no Brasil pela Lei Federal 14.624, sancionada em julho, com alteração do Estatuto da Pessoa com Deficiência. A utilização é opcional e sua ausência não prejudica o exercício de direitos já garantidos.

Prefeito de Salgueiro diz que decisão judicial é “liminar da oposição”

O prefeito de Salgueiro, Marcones Libório de Sá (PSB) , ainda abalado por ter sido impedido pela justiça de aderir a paralisação dos municípios denunciou, o que ele classificou como “uma liminar da oposição”. A fala do socialista aconteceu no 6º Congresso Pernambucano de Municípios, nesta quarta-feira (30).

“Hoje todos os municípios estão parados. Salgueiro por força de uma liminar da oposição foi proibido de parar. Isso não me constrange porque como eu vivi na época da ditadura militar e lutei por liberdade, por democracia, isso me faz é me alegrar. Porque é a politica da democracia dos direitos, dos contraditórios e a luta continua e eu posso está aqui solidário com todo o movimento.”

“Quando o prefeito diz a liminar é da oposição, ele cria a retórica de que o juiz é parcial e busca desqualificar a decisão que é oriunda de uma ação popular, assinada pelo escritório de Rafael Ramos.” Confidenciou a este repórter, uma fonte palaciana. Declaração foi feita a uma plateia formada por prefeitos, deputados, senadores, e jornalistas de todo o estado.