Autor: Vinícius Oliveira

Maria Arraes aciona Ministério Público para investigação de casos de intoxicação alimentar em escolas públicas estaduais

A deputada federal Maria Arraes registrou denúncia no Ministério Público de Pernambuco (Manifestação 1056182) pedindo investigação sobre os casos de intoxicação alimentar ocorridos em escolas públicas estaduais nesta sexta-feira (1°/9), quando dezenas de estudantes e funcionários passaram mal e foram socorridos para unidades de saúde.

“Estamos denunciando a situação da merenda nas nossas escolas desde maio e nada foi feito pelo Governo do Estado. Nas redes sociais, os alunos também relatam que a água está contaminada em várias unidades de ensino”, afirma Maria Arraes.

A deputada alerta que a situação de desestruturação das instituições de educação estaduais atinge níveis tão alarmantes que chega, neste momento, a afetar diretamente a saúde dos estudantes e trabalhadores, colocando em risco a integridade física das pessoas. “Não podemos mais tolerar esse descaso. A governadora Raquel Lyra não tem o direito de tratar a educação de Pernambuco com negligência. É responsabilidade do governo do Estado zelar pela qualidade da estrutura e da alimentação das suas unidades de ensino, dever este constitucionalmente imposto”, afirma Maria Arraes.

Os casos de intoxicação foram registrados na Escola Professora Maria Alves Machado, em Maranguape II, em Paulista, e na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Miguel Pellegrino, em Jaqueira, na Zona da Mata Sul.

Em Jaqueira, segundo a prefeitura do município, 32 pessoas deram entrada no Hospital Municipal com quadros de desidratação, diarreia e vômito. Já em Paulista, os estudantes começaram a passar mal após tomarem uma canja. “Mães, pais, alunos e a sociedade em geral exigem investigação e respostas plausíveis, para que situações ainda mais graves não venham a ocorrer”, salienta Maria Arraes.

Em Petrolina, governadora Raquel Lyra inicia escuta local do Ouvir para Mudar

Equipe do governo estadual está no Sertão para começar a ouvir as sugestões e propostas da população

A governadora Raquel Lyra, junto à vice-governadora Priscila Krause e todo o secretariado do Governo do Estado, deu início, nesta sexta-feira (1), às plenárias do Ouvir para Mudar, processo para construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

Importante instrumento para o planejamento orçamentário da gestão estadual nos próximos anos, o PPA começa no município de Petrolina, Sertão de Pernambuco, para desenvolver as escutas locais a fim de aprofundar as prioridades da população pernambucana.

“A população está no centro das decisões, nas escolas, na zona rural, nas comunidades e em cada recanto do nosso estado. Hoje, especialmente, no Sertão do São Francisco. Essas escutas vão guiar as soluções que verdadeiramente vão chegar no nosso povo. Mudar não é fácil, por isso nosso governo está aqui tocando o trabalho no interior. Também vamos ouvir nossos servidores e todos os trabalhadores do nosso estado, bem como alunos da rede estadual de ensino”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Durante o evento, que ocorreu na Erem Professora Evanira de Souza Dias, representantes de salas temáticas apresentaram ao Governo os principais pontos de demandas solicitadas pela sociedade. Algumas dessas demandas da população já estão em execução pelo Governo do Estado. Os temas das salas envolvem Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Segurança e cidadania; Saúde e Qualidade de Vida; Agricultura e Meio Ambiente; Água e Habitação; e Infraestrutura e Dinamismo Econômico.

Muitas das demandas da população se concentraram em criação de políticas públicas para mulheres que moram em zonas rurais; implantação de uma casa Funase feminina; retomada da Transnordestina; redução do rodízio de água na área rural; melhoria das estradas e vias rurais; bolsas de pesquisa e extensão para o ensino médio, além de conexão de internet de qualidade nas escolas.

Presente no evento, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, agradeceu a presença da iniciativa na cidade. “Esse é o momento em que a governadora vai escutar a população. A gente sabe que as demandas são crescentes em todo o Estado, mas estamos muito animados. Espero que ela possa colher boas informações aqui para poder ter sucesso na gestão”, registrou o prefeito.

O secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, abriu a plenária em Petrolina. “Nós mandaremos o Plano Plurianual para a Assembleia Legislativa agora em outubro. Ele vai vigorar por quatro anos e nortear todos os projetos orçamentários de 2024 até o ano de 2027”, explicou o secretário.

Participaram do evento os secretários estaduais Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Túlio Vilaça (Casa Civil), Hercílio Mamede (Casa Militar), Ana Maraíza (Administração), Bianca Teixeira (Procuradoria Geral do Estado), Zilda Cavalcanti (Saúde), Fernando Holanda (Assessoria Especial), Ana Luíza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Mauricélia Montenegro (Ciência e Tecnologia), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Lucinha Mota (Direitos Humanos), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Mariana Melo (Mulher), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Érika Lacet (Controladoria-geral) e Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas), Ellen Viégas (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), além de prefeitos, vereadores, lideranças locais e mais representantes do governo estadual.

Confira algumas propostas solicitadas pela população, dividas por temas

  • Segurança e cidadania:

Políticas públicas para as mulheres que moram na zona rural;

Implantação de uma casa Funase feminina;

  • Infraestrutura e dinamismo econômico:

Fomento e desenvolvimento de novas empresas para o aumento de vagas de emprego;

Retomada da Transnordestina;

  • Água e habitação:

Ampliação das estruturas de água e saneamento;

Redução do rodízio de água na zona rural;

  • Educação, cultura, ciência e tecnologia:

Bolsas de pesquisa e extensão para o ensino médio;

Apoio para utilização da Lei Paulo Gustavo;

Conexão de internet de qualidade nas escolas;

  • Agricultura e meio ambiente:

Implantação do programa de educação no campo e extensão rural;

Melhorias das estradas e vias rurais;

  • Saúde e qualidade de vida:

Implantação de serviço de urgência de oftalmologia e gastroenterologia;

Implantação de atendimento especializado para crianças com neurodiversidade.

PM de Pernambuco que publicou vídeo criticando a corporação é expulsa pela SDS

Uma policial militar de Pernambuco que publicou no YouTube, em setembro de 2021, um vídeo com críticas à corporação foi expulsa pela Secretaria de Defesa Social (SDS-PE). A retirada da soldado do quadro da polícia está publicada na edição desta sexta-feira (1º) do Diário Oficial do Estado e é assinada pela agora ex-secretária da pasta Carla Patrícia Cunha.

Na portaria, a SDS-PE considera que, no vídeo, a policial fez várias referências negativas e críticas à Polícia Militar de Pernambuco e que a gravação também “gerou uma repercussão negativa no seio da tropa da Unidade Militar onde era lotada” a policial.

“Em síntese, alegando que essa corporação [a Polícia Militar] é uma instituição doente, com jogo de poderes muito grande, composta de pessoas que se superestimam por terem postos superiores, muitas vezes, diminuindo, perseguindo, fazendo pouco caso, humilhando e coagindo aqueles que estão em posto inferior”, diz trecho da portaria.

No vídeo, acrescenta a SDS-PE, a policial também declarou que o curso de formação da Polícia Militar é “extremamente doente e tóxico”. “Os soldados não têm voz e estão sempre coagidos pelo medo, não havendo espaço para reivindicação”, acrescenta o texto.

A secretaria cita que a soldado afirmou que a hierarquia, disciplina e ordem da corporação “não passa de um grande argumento para a prática de inúmeras arbitrariedades” e, por isso, a Polícia Militar precisaria “consertar-se internamente”.

Na portaria, a SDS afirma ainda que a policial violou:

– as disposições do Art. 1º, do Art. 4º, §§ 1º ao 4º, do Art. 5º, do Art. 7º, II, V, VI, VII, XIV, XVI, XVII, XIX, XX e XXVII, e do Art. 8º, § 1º, todos do Decreto Estadual nº 22.114/2000 (que aprovou o Regulamento de Ética Profissional dos Militares do Estado de Pernambuco),

– bem como o Art. 12, § 2º, do Art. 27, I, II, IV, IX, XII, XIII, XVI e XIX, da Lei Estadual nº 6.783/1974 (Estatuto do Militares do Estado de Pernambuco)

– e o Art. 2º e Art. 6º, § 1º, I, IV, V e VI, todos da Lei Estadual nº 11.817/00 (Código Disciplinar dos Militares do Estado de Pernambuco).

Anorexia Nervosa: entenda a doença que acomete quem vive na busca por um corpo ideal

A busca incessante por um corpo ideal, impulsionado pelas mídias sociais e pela indústria da moda, está fortemente ligada a uma doença preocupante: a anorexia nervosa. Essa condição tem gerado consequências alarmantes na saúde mental e física dos indivíduos, especialmente entre os jovens e mulheres.

Jéssica Maria Felipe da Silva, professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, explica que a anorexia nervosa é caracterizada por uma necessidade em manter um peso adequado para sua estatura e medo intenso de ganhar peso. Assim como a busca incessante pela magreza é acompanhada pela abdicação alimentar, levando a uma alteração da saúde física e mental.

A obsessão contemporânea pelo corpo perfeito não é novidade, mas ganhou proporções alarmantes nos últimos tempos. Jéssica destaca que o culto ao corpo não promove apenas padrões estéticos inatingíveis, mas também associa a magreza extrema a prestígio e status social, contribuindo para o desenvolvimento de transtornos alimentares como a anorexia nervosa.

Silva aponta que a mídia, especialmente as redes sociais, desempenha um papel vital na perpetuação do culto ao corpo. “A exposição constante de corpos magros pode minar a acessibilidade da beleza proporcionada, alimentando uma percepção distorcida da própria imagem corporal e reforçando a busca pela magreza a qualquer custo”.

O perfil dos indivíduos que desenvolvem a anorexia nervosa está cada vez mais heterogêneo, porém, na atualidade atinge principalmente mulheres e adolescentes. “A doença ocorre sobretudo na faixa etária entre 14 e 17 anos, podendo surgir, tanto precocemente (aos 10 ou 11 anos), quanto tardiamente”, salienta.

A professora de Nutrição ressalta que a indústria da moda e as mídias sociais também influenciam diretamente as percepções e desejos das pessoas. “Essa busca por padrões inatingíveis de beleza, promovidos por esses setores, pode levar a um aumento na insatisfação corporal, culminando em comportamentos alimentares desviantes e práticas inadequadas de controle de peso”.

Silva destaca que a visualização de corpos magros ou musculosos no cotidiano, veiculados pelos meios de comunicação, faz com que os indivíduos tenham dificuldade em reconhecer a beleza em sua singularidade, sem se atrelar a padrões estéticos inatingíveis. “Assim, “sentir-se gorda” tem sido muito comum entre o mundo feminino, independentemente da existência ou não de um transtorno alimentar, pois com um padrão corporal tão difícil de ser alcançado é crescente o número de mulheres insatisfeitas com a própria imagem corporal”.

A professora aponta os sinais de alerta da anorexia nervosa são perda excessiva de peso em um curto período, recusa em participar de refeições familiares, preocupação excessiva com calorias, comportamentos compulsivos, visão distorcida do próprio corpo, atividade física exagerada e depressão. “Nos casos mais graves, o índice de massa corpórea chega a ser inferior a 17.

Para o tratamento da Anorexia Nervosa, Jéssica orienta a necessidade de uma abordagem multidisciplinar envolvendo profissionais de saúde mental, nutricionistas e médicos. “A reintrodução gradual dos alimentos e a terapia cognitivo-comportamental podem ser componentes incluídos no processo de recuperação”.

O tomate faz mais bem para saúde do que você imagina. Conheça todos os benefícios e motivos para acrescentá-lo na sua dieta

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80 gramas de tomate são considerados uma das cinco porções diárias de frutas e vegetais recomendadas para uma dieta saudável. Essa quantidade equivale aproximadamente a um tomate tradicional ou 7 tomates-cereja.
O tomate é uma fruta versátil e saborosa, vai além de ser apenas um ingrediente culinário. Rico em nutrientes e compostos bioativos, ele oferece uma série de benefícios para a saúde quando incorporado regularmente na dieta. Seja em saladas, molhos, assados ou sopas, o tomate não só realça o sabor dos pratos, mas também proporciona vantagens incríveis para o nosso organismo. A nutricionista Cris Ribas Esperança explica a seguir os principais benefícios do tomate e fornece informações valiosas para que você possa aproveitar ao máximo esse alimento na sua dieta.
Além disso, o tomate, cientificamente chamado de Lycopersicum esculentum L., possui uma baixa quantidade de calorias e é uma excelente fonte de fibras. Essas características o tornam uma opção ideal para promover a sensação de saciedade e reduzir a fome, facilitando o processo de emagrecimento.
1. Faz bem para o coração por ser rico em potássio
O tomate é uma excelente fonte de potássio, um mineral essencial para a saúde do coração e do sistema nervoso. A quantidade de potássio presente em apenas um tomate tradicional equivale a cerca de 5% da necessidade diária de um adulto. O potássio desempenha um papel crucial na regulação da pressão arterial, ajudando a controlar os níveis de sódio no organismo. Além disso, esse mineral auxilia na função cardíaca adequada, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares.
2. Pode ajudar na redução do LDL (colesterol ruim)
Cris Ribas Esperança destaca que o tomate contém uma substância chamada licopeno, responsável pela sua cor vermelha característica. O licopeno é um poderoso antioxidante que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim. Estudos mostram que o consumo regular de licopeno está associado a uma diminuição do risco de doenças cardiovasculares, além de ajudar a proteger as células contra danos causados pelos radicais livres.
3. É um bom aliado para preservar a saúde ocular
A saúde dos olhos é uma preocupação para muitas pessoas, e o tomate pode ser um ótimo aliado nesse aspecto. Ele é uma fonte de nutrientes essenciais, como a vitamina C, vitamina A, vitamina E e betacaroteno, que desempenham um papel importante na manutenção da saúde ocular. Esses nutrientes ajudam a proteger os olhos contra danos causados pelos radicais livres, reduzindo o risco de doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular.
4. Possui compostos bioativos com efeito antioxidante e anti-inflamatório
Além do licopeno, o tomate contém outros compostos bioativos, como a vitamina C, flavonoides e ácido fólico, que possuem potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Esses compostos auxiliam na proteção do organismo contra danos celulares, combatendo o estresse oxidativo e a inflamação. Uma alimentação rica em alimentos antioxidantes pode contribuir para a prevenção de doenças crônicas, como câncer, doenças cardíacas e neurodegenerativas.
O consumo do tomate em seu estado completamente verde não é recomendado, uma vez que quanto mais verde estiver, maior será a concentração da toxina solanina. Essa substância pode causar sintomas como diarreia, diminuição dos batimentos cardíacos, confusão mental e aumento da frequência respiratória.
Preocupação com agrotóxicos e incentivos aos tomates orgânicos
Os tomates estão entre os alimentos mais sujeitos ao uso de agrotóxicos devido a pragas e doenças que podem afetar a planta. Essa preocupação com resíduos químicos levou ao aumento da demanda por tomates orgânicos, cultivados sem o uso de pesticidas sintéticos. Os tomates orgânicos são produzidos seguindo práticas agrícolas naturais e sustentáveis, o que os torna uma opção mais saudável e amiga do meio ambiente.
Biodisponibilidade do licopeno quando o tomate é aquecido
O licopeno é um antioxidante presente nos tomates, responsável pela cor vermelha característica. A biodisponibilidade do licopeno aumenta quando o tomate é aquecido, como no caso de molhos e sopas, em comparação com o consumo de tomates crus. O calor ajuda a quebrar as paredes celulares dos tomates, facilitando a liberação do licopeno e tornando-o mais absorvível pelo organismo. Portanto, o consumo de tomates cozidos pode ser benéfico para obter os benefícios do licopeno.
Para aproveitar todas as propriedades do tomate, é aconselhável consumi-lo com sementes e casca. Durante o processo de cozimento, também é possível adicionar uma pequena quantidade de azeite de oliva, pois essa gordura auxilia na absorção do licopeno.
Versatilidade do tomate na cozinha
Os tomates são extremamente versáteis na culinária e são utilizados em uma ampla variedade de pratos. Eles podem ser consumidos crus em saladas, sanduíches e wraps, além de serem usados como ingredientes principais em molhos, sopas, ensopados e guisados. Os tomates também são frequentemente usados como base para pizzas, recheios de tortas e quiches. Sua acidez natural acrescenta sabor e equilibra pratos salgados. Além disso, os tomates secos ao sol são usados em receitas mediterrâneas e adicionam um sabor intenso a pratos como massas e saladas.
Variedade de tomates
Existem muitas variedades de tomates, cada uma com suas características distintas. Alguns dos tipos mais conhecidos incluem:
– Tomate-Caqui, Longa-Vida, Carmem ou Salada: Redondo/achatado. De cor alaranjada, com sabor adocicado e textura macia, perfeito para consumir in natura ou em saladas.
– Tomate Grapê: O tomate grapê é uma variedade de tomate pequeno, de forma oval e tamanho semelhante a uvas. Possui um sabor doce e suculento, sendo ideal para snacks, saladas e preparações culinárias diversas.
– Tomate Italiano ou Roma: Possui formato alongado e pontiagudo, é conhecido por ser ideal para molhos, sopas e conservas devido à sua polpa firme e poucas sementes.
– Tomate Redondo: É a forma mais tradicional, com uma textura suculenta e sabor equilibrado.
– Tomate Holandês: Achatado e em geral de tamanho médio, embora seja possível encontrá-los pequenos ou grandes.É um tipo de tomate bastante coringa, podendo ser usado em saladas, molhos e até para fazer tomate seco. Mas é preciso ter cuidado, já que ele tem bastante água.
– Tomate-Cereja: Pequenos e redondos, geralmente doces e perfeitos para lanches e saladas.
– Tomate Beefsteak: São grandes e carnudos, ótimos para sanduíches e hambúrgueres.
– Tomate Amarelo: Apresenta uma cor amarela vibrante e tem sabor mais suave em comparação aos tomates vermelhos.
No entanto, existem casos em que o consumo de tomate não é indicado. Pessoas que possuem pedras de oxalato de cálcio nos rins ou apresentam risco aumentado para desenvolver esse problema, como alterações nas funções renais, predisposição genética, baixa ingestão de água ou consumo excessivo de sal, devem evitar o consumo de tomate.
Devido ao seu alto teor de acidez, o tomate pode causar desconforto, queimação e má digestão em indivíduos com refluxo, gastrite e úlceras gastrointestinais. Nesses casos, é recomendado evitar o consumo de tomate.
“É fundamental ressaltar que a inclusão do tomate em uma dieta equilibrada e saudável é essencial para aproveitar seus benefícios. Além disso, a prática regular de atividade física desempenha um papel fundamental na busca por uma vida saudável e no máximo aproveitamento dos benefícios oferecidos pelo tomate”. Finaliza Cris Ribas Esperança.

Hospital e Maternidade Santa Maria promoveu campanha Agosto Dourado sobre conscientização do aleitamento materno

Crédito fotográfico: Fabia Maria

Durante todo o mês de agosto, o Hospital e Maternidade Santa Maria promoveu uma série de palestras, capacitações e eventos alusivos ao mês que despertou para a importância do aleitamento materno. O Agosto Dourado deste ano teve como tema central “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

No encerramento do mês lúdico foram realizadas explicações para as gestantes e puérperas sobre a importância do leite materno: alimento que vale ouro! É assim que o leite materno pode ser definido e é por esse motivo, pelo seu padrão ouro de qualidade, que a campanha do mês de agosto ganha este nome.

O leite materno, segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), deve ser o alimento exclusivo do recém-nascido até seus seis meses de vida, sendo ideal para a continuação da amamentação até os 2 anos do bebê. Ele concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê com destaque para antimicrobianos, anti-inflamatórios, enzimas digestivas e vários tipos de hormônios.

Secretaria de Defesa Social de PE tem novo titular

O advogado e delegado da Polícia Federal (PF), Alessandro Carvalho, será o novo titular da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. Ele já atuou em diversas funções na PF em vários estados do Brasil – como chefe regional em Foz do Iguaçu, delegado regional executivo na Bahia e no Rio Grande do Norte, entre outras.

Em Pernambuco, Alessandro Carvalho já foi secretário executivo de Defesa Social (2010- 2013) e secretário (2014-2016). Também no Estado, o novo secretário já assumiu a Chefia da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio e Tráfico de Armas da PF.

Fonte: Carlos Britto

Reitor da Univasf fala sobre obra em Salgueiro

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Professor Télio Nobre demostrou otimismo com os novos rumos do ensino superior no país. Em entrevista ao jornalista Carlos Britto, ontem (31/08), durante evento administrativo da Prefeitura de Juazeiro (BA), Télio disse ter voltado recentemente do Ministério da Educação (MEC) com uma notícia promissora.

Segundo ele, o Novo PAC – que incluiu a reestruturação e expansão das universidades – tem previsão de destinar quase R$ 73 milhões à Univasf pelos próximos três anos. “Esses recursos são para consolidar obras como a residência estudantil em Petrolina, Juazeiro e Senhor do Bonfim; o bloco acadêmico, que envolve salas de aula e laboratórios em Salgueiro, Senhor do Bonfim e na Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. Então, se isso se concretizar, me deixa muito animado nesse início da nossa gestão para que a gente possa entregar um grande trabalho pelos próximos quatro anos”, afirmou.

Felizmente a gente já sanou as principais dificuldades. Hoje, o nosso desafio é a questão do custeio, de investimentos, para manter não só a Univasf, mas toda a rede. A situação está positiva, mas a gente precisa recuperar o orçamento. A gente está olhando o orçamento de 2015 ainda, com algumas correções, mas está muito aquém disso. Tirando isso, a universidade está se organizando, as coisas estão se encaminhando bem, e a gente em certeza que vai concluir nosso trabalho com êxito”, pontuou o educador.

Encontro ASSERPE aponta caminhos para radiodifusão e mercado publicitário

Dezenas de representantes das emissoras de rádio e TV participaram no Hotel Transamerica, Recife, de mais um Encontro ASSERPE.

Na abertura, o presidente da entidade, Nill Júnior, falou sobre a importância do encontro e da necessidade do meio de debater seus desafios comuns. “É graças à essa unidade que a radiodifusão pernambucana é tão forte”, destacou.

O primeiro painel foi “Oportunidades e Desafios para radio e TV”, com Paulo Fernandes Neto (ex gestor das rádios CBN Recife e Jornal), Kaká Martins (Grupo Opinião/TV Guararapes) e Marcela Andrade (Presidente ABAP Pernambuco e Agência Marta Lima).

Em linhas gerais, os debatedores destacaram que, apesar da inovação, novas ferramentas digitais de comunicação e competição do bolo publicitário com as redes sociais, os veículos tradicionais seguem protagonistas no mercado, aliados a ferramentas como multiplataformas e redes sociais próprias.

Dentre as constatações, a de que os veículos de rádio precisam aperfeiçoar sua interlocução com as agências de publicidade atualizando projetos e sua apresentação. Na TV, a chegada do formato 3.0 promete ser uma grande revolução tecnológica.

No segundo painel Eduardo Carvalho e Janaína Valdevino, da empresa Elgin, de energia solar, apresentaram parceria para emissoras que ainda não têm parque gerador.

Por fim, a empresa NCL Telecomunicações, dos engenheiros Nedio Cavalcanti e Alcione Alves, apresentou proposta de formação técnica para gestores de radiodifusão. A finalidade é dar conhecimento além da área técnica dos veículos.

Movimento de prefeitos atingiu 16 estados

Milhares de municípios fecharam as portas em MG, SC, PR, TO, PA, MT e MS – além dos 9 estados do Nordeste que iniciaram o movimento: AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE.

Milhares de prefeitos cumpriram a promessa de fechar as portas das prefeituras na última quarta-feira (30), em protesto contra a forma que o governo distribui os recursos que arrecada do cidadão através de impostos.

A principal causa da paralisação, programada para durar apenas um dia, diz respeito à queda dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ao atraso das emendas parlamentares. Além disso, a maioria dos gestores municipais reclama que o governo e o Congresso Nacional criam despesas obrigatórias e não geram maneiras de as prefeituras cumprirem com os pagamentos destas despesas.

A paralisação foi programada para acontecer apenas em um dia, como forma de alertar as autoridades para a situação dos municípios, mas as lideranças municipalistas planejam outras formas de protestar, caso as reivindicações não sejam atendidas.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o movimento saiu do Nordeste, onde havia começado na semana passada e atingiu milhares de cidades, chegando a 16 estados do país.

Pela manhã, a CNM divulgou manifesto público, repetindo o alerta de que “os municípios brasileiros vivem uma crise estrutural”.

O documento, assinado pelo presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, relembra informações divulgadas recentemente, em primeira mão, pelo portal de notícias Brasil 61: subiu de 7% para 51% o número de prefeituras endividadas, operando no vermelho e correndo o risco de os prefeitos serem enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal ( LRF) por estarem gastando mais do que arrecadam. Ou seja, o assunto não é novidade, para quem acompanha o cotidiano da política no país.

Além de traçar um histórico das ações em que os prefeitos vêm alertando o governo para a crise que enfrentam, o documento da CNM aponta soluções que poderiam amenizar a situação.

O cenário que levou as prefeituras de pelo menos 16 estados a promoverem a paralisação é o mesmo enfrentado por prefeituras como a de Cristais (MG), cujo prefeito, Djalma Carvalho (DEM), demitiu 10% dos servidores de todos os setores da Administração municipal.

O problema é mais grave, quando se trata de cidades pequenas, onde a arrecadação de ICMS é baixa e que não dispõem de alternativas para movimentar a economia local, fazendo com que o município seja considerado “pobre”, em comparação a outros.

Na Bahia, um dos estados onde o movimento se iniciou, o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, do PSB, declarou à reportagem que a UPB (União das Prefeituras da Bahia) repassou dados de que mais de 50 % das prefeituras paralisaram as atividades.

“Em Irecê, a prefeitura só está atendendo emergências de saúde, além dos serviços de limpeza urbana, coleta de lixo e o setor de tesouraria, que não podem paralisar”, informou.

No Ceará, outro estado que como a Bahia e Paraíba, foi um dos precursores do protesto — o radialista Humberto Elery, da Rádio Brisa FM Rede Conexão Regional, informou por telefone que no município de Tianguá (CE) apenas os serviços considerados “essenciais” foram mantidos: “A prefeitura local decretou ponto facultativo em todos os órgãos da Administração Pública Direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo”. Segundo o profissional de comunicação, a maioria dos municípios da região seguiram o mesmo caminho.

Conforme o Brasil 61 relatou na edição de segunda-feira passada, dezenas de municípios de Santa Catarina aderiram ao movimento e cruzaram os braços em protesto. Segundo a Fecam (Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina), entidade que lidera 21 associações de municípios do estado, representando os 295 municípios catarinenses, a maioria das prefeituras do estado fecharam as portas. A atitude foi aplaudida pela Famurs (Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul). A entidade gaúcha não aderiu ao protesto, mas apoia incondicionalmente o movimento.

Apoiaram, mas não aderiram

Muitos prefeitos manifestaram apoio ao protesto, mas ainda não aderiram à paralisação, como protesto. É o caso de Igarapava (SP), onde o prefeito José Ricardo, do MDB, atual presidente do Comam (Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana), afirmou que a prefeitura não entrou em greve, mas ressaltou que apoia o movimento.

“Não paramos porque estamos com uma gestão fiscal quase excelente e conseguimos manter as contas”, explicou. “Muito embora nos desagrade bastante as reduções dos repasses do governo federal, prejudicando nosso planejamento e a continuidade de projetos”.

Da mesma forma, o prefeito de Viradouro (SP), Cal Ribeiro, do PTB, disse que a prefeitura não fechou as portas na quarta-feira porque ainda tinha demandas urgentes para serem resolvidas. Viradouro é cidade ligada ao Codevar (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande), entidade que envolve vários municípios que, segundo Ribeiro, estão apoiando o movimento dos prefeitos “principalmente por causa da queda nos repasses de recursos e dos saldos devedores que a União teria com as prefeituras locais desde 2017.

“Isso afeta muito a economia dos municípios e também a gestão, a administração pública das prefeituras, que nesse momento de escassez de recursos, de crise, causa um dano muito grane”, justificou.

O prefeito de Taquaral (SP), Paulinho Cardoso, do MDB, afirmou que na região de seu município os prefeitos ainda não decidiram se vão parar. “A gente está conversando, porque está tudo muito difícil por causa da queda do FPM, do ICMS e o repasse das emendas parlamentares em atraso. Está ficando cada dia mais difícil governar.

Mesmo entre prefeitos que ainda planejam ações para protestar contra a situação, a choradeira é geral. E as reclamações ocorrem também por parte de prefeitos de Goiás. O prefeito de Planaltina de Goiás (GO), Delegado Cristiomário, do PSL, disse que está ouvindo os comandos das entidades regionais e nacionais que atuam na defesa da causa municipalista, antes de decidir fechar as portas da prefeitura. Além da queda do FPM, Cristiomário acrescentou que a criação de obrigações para que os municípios cumpram, sem a criação de condições para o cumprimento,são as principais causas dos problemas.

“Estamos passando sérias dificuldades financeiras decorrentes principalmente da redução no FPM e também dos aumentos das despesas decorrentes de algumas propostas vindo do próprio governo federal, como piso de enfermagem, piso de professores e hoje nós precisamos de muita ajuda. As prefeituras de Goiás também devem estar junto nesse mês de setembro, fazendo algum tipo de ação”, afirmou.

CNM aponta soluções

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou manifesto nesta quarta-feira (30), assinado pelo presidente da entidade, Paulo Ziulkoski. O documento relembra que “os municípios vivem uma crise estrutural”. Os detalhes da crise detalhada por Ziulkoski foram destacados em recente entrevista concedida por ele exclusivamente ao Brasil 61, onde o representante da CNM declarou que só uma reforma fiscal, alterando a forma de distribuição dos impostos recolhidos pela União Federal, poderia evitar a falência da maioria dos municípios brasileiros.

No Manifesto de quarta-feira (30), a Confederação demonstra o cenário que levou prefeituras de 16 estados a promoverem os protestos desta quarta-feira. Ziulkoski alerta que “não há condições de governabilidade”, e reforça as pautas que poderiam amenizar a atual crise financeira.

Ao final do documento divulgado pela entidade, Paulo Ziulkoski aponta soluções que, na visão da diretoria da CNM, não resolveriam definitivamente o problema mas “com certeza” podem amenizar a situação: “A aprovação da proposta que aumenta o FPM em 1,5% (PEC 25/2022); a redução da alíquota patronal do INSS para 8%; a recomposição do ICMS (PLP 94/2023); a atualização dos programas federais defasados (PEC 14/2023) e a ampliação da Reforma da Previdência para os Municípios (PEC 38/2023)”.

Outro lado: posição do governo

A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do Palácio do Planalto informou, através de sua assessoria de Imprensa, que faria uma reunião ainda na quarta-feira (30) com os representantes de entidades municipalistas e o deputado Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara e relator do projeto de lei que visa repassar R$ 27 bilhões para estados e municípios, com objetivo de compensar perdas de receitas com o ICMS.

Até o fechamento desta reportagem, os resultados desta reunião ainda não haviam sido divulgados pelo governo ou pela Liderança do PT na Câmara dos Deputados.

“Cabe destacar que o governo do presidente Lula é um governo municipalista, que sempre atuou pelo fortalecimento e desenvolvimento dos municípios. Prova disso é que, nestes primeiros oito meses, atendeu diversas demandas que estavam represadas nos últimos anos, como o reajuste nas transferências para a merenda escolar, a elevação nos repasses para o Sistema Único de Saúde e a oferta de recursos para investimento em diversos equipamentos sociais, contemplados no PAC”, conclui a Nota.

As assessorias de imprensa do Ministério da Fazenda e do Ministério das Cidades não responderam os telefonemas e e-mails encaminhados pela reportagem.

Fonte: Brasil 61

PF mira irmã de ministro em operação sobre fraudes e desvios na Codevasf

A Polícia Federal abriu, na manhã de hoje, a Operação Benesse na mira de suposta quadrilha responsável por fraudes em licitações, lavagem de dinheiro e desvio de verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Loteada pelo Centrão, a empresa operacionalizou a distribuição de verbas do orçamento secreto, como mostrou o Estadão.

Um dos alvos da investigação é Luanna Rezende, prefeita de Vitorino Freire e irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Ela foi afastada do cargo. Como mostrou o Estadão, ao menos quatro empresas de amigos, ex-assessoras e uma cunhada do ministro ganharam mais de R$ 36 milhões em contratos com a prefeitura de Vitorino Freire (MA). As informações são do portal Estadão.

Segundo a PF, a ofensiva é um desdobramento da Operação Odoacro, que já teve duas fases ostensivas abertas – em julho e outubro do ano passado. As diligências cumpridas hoje miram o ‘núcleo público da organização criminosa, após se rastrear a indicação e o desvio de emendas parlamentares destinadas à pavimentação asfáltica de um município maranhense’, indicou a corporação.

Ao todo os agentes vasculham doze endereços nas cidades de São Luís, Vitorino Freire e Bacabal. As ordens foram expedidas pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que ainda decretou afastamentos de função pública, suspensão de licitações e bloqueio de bens dos investigados.

A investigação se debruça sobre supostos crimes de fraude a licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.

O nome da ofensiva, Benesse, está ligado aos indícios de que o ‘líder do núcleo público da organização criminosa ora investigada utiliza emendas parlamentares para incrementar o seu patrimônio’. “Denominou-se esta fase investigativa de “benesse”, que segundo o dicionário Oxford significa ‘vantagem ou lucro que não deriva de esforço ou trabalho’”, indicou a PF.

Polícia prende indivíduo armado que intimidava moradores em Salgueiro

Policiais Militares do 8º BPM, durante patrulhamento ostensivo, foram informados que um indivíduo estaria armado e intimidando os moradores da Rua Boa Nova, no bairro Novo Horizonte em Salgueiro- PE.

De imediato o policiamento seguiu ao endereço informado, onde o imputado ao perceber a chegada do policiamento tentou se desfazer do objeto, sendo contido, verificando-se que se tratava de uma arma de fogo artesanal cal.38 e ainda duas munições do mesmo calibre e um cartucho cal.12 intacto.

Diante da situação foi dado voz de prisão ao mesmo conduzindo-o juntamente com o material apreendido à DPC local.

Brasileiro foge de prisão nos EUA após ser condenado pela morte da ex

Após ser condenado à prisão perpétua pelo assassinato de Débora Evangelista Brandão, sua ex-namorada, Danilo Sousa Cavalcante fugiu da cadeia na Pensilvânia.

As autoridades informaram que ele escapou da prisão na última quinta-feira (31/08) de manhã. A polícia considera o homem “extremamente perigoso” e oferece uma recompensa de até 10 mil dólares (aproximadamente R$ 50 mil) por informações que levem a captura dele.

Na última semana, Danilo foi sentenciado ao encarceramento vitalício por assassinar Débora a facadas em 2021. O homicídio aconteceu na frente dos filhos dela, de 4 e 7 anos de idade.

Antes de ser assassinada, Débora havia descoberto que Danilo é procurado no Brasil por homicídio. Os Detetives acreditam que essa foi a motivação do crime

Fonte: Diário de PE

Araripina: de carona no voo da exclusão

A interiorização dos voos foi uma pauta bradada aos 4 cantos do Estado como uma conquista para o sertanejo, os voos do desenvolvimento enfim  chegavam ao Sertão. Inaugurado em outubro de 2022, o Aeroporto Regional do Araripe- Cmte Mairson C. Bezerra, em Araripina/PE foi entregue para receber voos comerciais, o terminal  recebeu investimentos de R$6,2 milhões. A estrutura foi inaugurada no dia 23 de setembro daquele ano, pelo Governo do Estado.

A rota é feita pela companhia Azul às segundas, quartas e sextas-feiras. Os voos são panorâmicos, em baixa altitude, realizados em aeronaves modelo Cessna Gran Caravan, com a capacidade para nove passageiros e dois tripulantes.

Quase um ano após o início das operações, uma coisa é certa: os serviços oferecidos pelo terminal não contemplam a classe trabalhadora. Boa parte dos moradores da cidade se quer teve a oportunidade de visitar a estrutura. Os valores cobrados pelas companhias aéreas fogem da realidade do cidadão comum. Para se ter uma ideia, as passagens de ida e volta, partindo de Araripina com destino ao Recife, o valor cobrado é de R$ 1.535,80, bem mais do que o valor do salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.320,00. Se o consumidor optar por tentar voar partindo de um outro  ponto de decolagem, no aeroporto de Serra Talhada, apenas a passagem de ida à capital pernambucana custa uma bagatela de R$1.111,90.

Multa de R$ 500 mil – Em 2019, após um levantamento, constatou-se que o valor da tarifa de Petrolina para a capital pernambucana, pela Azul, já atingia inacreditáveis R$ 2.792,44 (com taxas incluídas). Para se ter uma ideia, por esse valor daria para ir a Londres, na Inglaterra, à época.

Sangrando o povo brasileiro- O deputado federal Lula da Fonte (PP) usou da tribuna da Câmara dos Deputados para denunciar os possíveis abusos das empresas de passagens aéreas “Quando se indaga as empresas aéreas elas argumentam que os preços das passagens subiram por uma combinação de fatores uma pandemia de COVID-19, a alta do dólar nos últimos anos e o suposto aumento de preço do combustível nas aeronaves, que inclusive, o querosene de avião já baixou acumulada mente 35% em 2023, segundos os dados da Petrobrás. Em 2023, de janeiro a maio, a alta das passagens foi 16,9%, em relação ao mesmo período do ano passado segundo levantamento da própria ANAC . ” disse o parlamentar pernambucano.

De tocaia: E as passagens a R$ 200,00?! O governo federal prepara um programa para vender passagens aéreas mais baratas para aposentados, funcionários públicos e estudantes. O programa será voltado para pessoas com salário de até R$ 6.800, segundo disse o ministro de Portos e Aeroportos Márcio França.

Pedido aceito- A Justiça deferiu o processamento do pedido de recuperação judicial feito pela 123 Milhas, pela HotMilhas, controlada pela agência de viagens, e pela Novum Investimentos, sócia da empresa. A juíza Claudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, ordenou a suspensão, pelo prazo de 180 dias, de todas as ações e execuções contra as devedoras.

Raquel Lyra leva o governo para todas as regiões do Estado e inicia escutas presenciais

O Governo de Pernambuco inicia, nesta sexta-feira (1º), a segunda etapa do Ouvir para Mudar, processo participativo de construção do Plano Plurianual (PPA/2024-2027). Nesta fase da iniciativa, a governadora Raquel Lyra e o secretariado que compõe a gestão começam a escuta presencial dos moradores das 12 Regiões de Desenvolvimento (RD) de Pernambuco. O pontapé inicial será dado no Sertão, nas cidades de Petrolina, na Erem Professora Evanira de Souza Dias; Ouricuri, na Erem Escola Fernando Bezerra, e Salgueiro, na ETE Professor Urbano Gomes.
O processo será realizado por meio de seminários que resultarão na priorização de políticas públicas e em novas propostas para a construção do planejamento que irão nortear as ações da administração estadual nos próximos anos. “Nas próximas semanas nós vamos desenhar, a muitas mãos, o futuro que desejamos para Pernambuco. De forma democrática, participativa, a população de cada região do nosso Estado vai ter a oportunidade de expressar os seus anseios, prioridades e sonhos nas mais diversas áreas. Esse é o nosso jeito de governar, ao lado do povo, trabalhando dia e noite para garantir transformação de verdade na vida de cada pernambucano e de cada pernambucana”, observa a governadora Raquel Lyra.
A primeira parada da “caravana”, em Petrolina, será às 8h. O seminário contará com a presença de autoridades da região, além de secretários de Estado e da própria governadora. Logo depois da abertura, a população presente será convidada a participar das salas temáticas, quando poderá debater sobre os seguintes temas: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Segurança e cidadania; Saúde e Qualidade de Vida; Agricultura e Meio Ambiente; e Infraestrutura e Dinamismo Econômico.
“As salas temáticas contam com a participação de representantes da sociedade civil e das secretarias envolvidas em cada tema. É um momento de escuta que começa com a apresentação das propostas do Governo, mas tem como principal objetivo a coleta de sugestões da população sobre as prioridades e novas sugestões para a construção do PPA”, explica o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE), Fabrício Marques.
Ao final das salas temáticas, um representante de cada grupo terá a oportunidade de apresentar as propostas elencadas pela população para o governo durante solenidade de encerramento do seminário. No sábado, o mesmo processo acontecerá em Ouricuri e Salgueiro. O evento contará com ilhas digitais nas quais a população também poderá participar contribuindo com suas sugestões para a construção do PPA.
Os encontros fazem parte de um processo mais amplo de construção de um PPA participativo e que foi iniciado no dia 21 de agosto, com o lançamento da escuta popular virtual do Ouvir para Mudar. No site ouvirparamudar.pe.gov.br, o governo apresenta 27 propostas de programas governamentais e convida a população a votar nas que considerar prioritárias. Também no site cada cidadão poderá contribuir com propostas que podem partir de uma necessidade de ação, políticas ou serviços públicos de algo que acredite que deve ser aprimorado pelo governo. Após esse momento, as sugestões serão analisadas e categorizadas de acordo com temas, regiões ou grupos sociais.
Até o dia 28, já tinham sido registradas 8.327 interações com o site, uma média de mais de mil por dia. Com essas iniciativas, a atual gestão irá incorporar as demandas e opiniões da população na formulação de diretrizes por meio da democracia participativa, em que os cidadãos têm a oportunidade de influenciar diretamente nas decisões de políticas públicas.
Calendário inicial dos seminários Ouvir para Mudar:
Dia 01/09/23 (Sexta-feira)
Petrolina – 8h
Dia 02/09/23 (Sábado)
Ouricuri – 8h30
Salgueiro – 14h